Foco e Escopo

O Encontro Internacional de Gestão Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN) é um evento concebido e organizado pelo Curso de Administração do Câmpus de Naviraí e pelo Núcleo de Pesquisa em “Gestão, Desenvolvimento e Inovação” (NGDI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com apoio de diversos parceiros.

O encontro se materializa como um evento relevante para reunir e integrar não somente a comunidade de Naviraí e região, como também pesquisadores e acadêmicos de instituições nacionais e internacionais no debate em torno dos desafios e oportunidades de desenvolvimento. Ao refletir sobre desenvolvimento, acreditamos que a dimensão deste extrapola o aspecto puramente econômico, na medida em que abarca as esferas científicas, sociais, ambientais e culturais, questões fundamentais para alicerçar um processo de desenvolvimento sustentado, por meio da discussão nos seguintes eixos temáticos:

1. Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor

2. Inovação e tecnologias

3. Educação, saúde e sociedade

4. Desenvolvimento local/regional

A realização de mesas redondas, apresentação de trabalhos, mini cursos e mostra de empresas permitirá que acadêmicos de graduação, pós graduação, estudantes do ensino técnico, professores, pesquisadores, profissionais de organizações públicas e privadas, empresários, profissionais da economia informal, ONG’s e outros interessados, realizem um amplo debate sobre aspectos de gestão, refletindo e melhorando suas práticas, com intuito de ampliar o debate sobre seus aspectos, fortalecendo assim, o campo teórico-prático da gestão. O EIGEDIN se configura como uma oportunidade de troca de experiências sobre os principais entraves que impedem o desenvolvimento local e regional, bem como de fomentar a discussão sobre oportunidades e novas alternativas, propiciadas pela interação entre o público, o privado e a sociedade.

Dessa forma, os organizadores do EIGEDIN convidam a todos para participar do evento, seja como autor com a submissão de artigos, relatos de práticas ou resumos expandidos; ou ainda como ouvinte nas diversas atividades propostas.

Periodicidade

Publicação Anual dos anais do EIGEDIN.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (PROECE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Fontes de Apoio

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Histórico do periódico

O Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação foi criado em 2017, no ano em que teve início o curso de Administração e o MBA em Gestão de Negócios no Campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O evento surgiu com o intuito de fomentar discussões sobre o desenvolvimento local e regional endógeno, por meio da interação entre os atores locais, conhecendo suas diferentes visões para que juntos possam pensar o desenvolvimento local.

Como forma de alcançar tal fato, intentou-se realizar um evento que pudesse envolver as diversas instituições de ensino da região e a sociedade em geral, como forma de incentivar a troca de conhecimentos.

Entendeu-se, desde a sua concepção, que o evento poderia reunir e integrar não somente a comunidade de Naviraí e região, mas também pesquisadores e acadêmicos de instituições nacionais e internacionais, no debate em torno dos desafios e oportunidades do desenvolvimento.

O primeiro EIGEDIN, realizado em setembro de 2017, superou as expectativas de público ao envolver 916 pessoas no total, desde sua concepção até a execução. Foram 526 inscritos, houve mais de 120 apresentações de trabalhos e 14 organizações comerciais, cooperativas e industriais participando da Mostra de Empresas e da Roda de Conversa com empresários.

O segundo EIGEDIN, realizado em novembro de 2018, envolveu um público de mais de 1.000 pessoas, considerando os quatro dias de evento. Foram 497 inscritos, 136 apresentações de trabalhos e 17 organizações parcerias.