COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADO: reconhecimento da necessidade de compra

  • Luciana Daiane Aleixo de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Martins de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edrilene Barbosa Lima Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jamson Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jadson Justi Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Reconhecimento de necessidades de compra, Supermercado

Resumo

O processo de decisão de compra começa quando há uma necessidade, que é ativada ou reconhecida, que faz com que o consumidor chegue à conclusão de que ele realmente necessita fazer algo que satisfaça este estímulo percebido. Desta forma o problema deste trabalho é: como o consumidor identifica a necessidade de compra em um supermercado? Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o comportamento de compra do consumidor da cidade de Nova Andradina, através do reconhecimento das necessidades a partir de uma compra de supermercado. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com entrevista a partir de um roteiro semiestruturado em que foram entrevistados 10 clientes escolhidos aleatoriamente quando estavam indo realizar uma compra no supermercado, no município de Nova Andradina-MS. Como resultado, os entrevistados disseram que identificam a necessidade de irem ao supermercado quando são atraídos por promoções, que realizam uma compra através de influência de familiares e amigos e que identificam a necessidade de ir ao supermercado quando percebem a falta de um produto.

Biografia do Autor

Luciana Daiane Aleixo de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Patrícia Martins de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Edrilene Barbosa Lima Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Adjunta do Curso de Administração UFMS/CPNA
Jamson Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor Assistente do Curso de Administração UFMS/CPNA
Jadson Justi, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Professor Assistente do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da UFAM

Referências

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

RICHERS, R. O enigmático mas indispensável consumidor: teoria e prática. Revista de Administração, v. 19, n. 3, p. 46-56, 1984.

SCHIFMAN, L. G.; KANUK, L. Comportamento do consumidor. 9. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

SHETH, N. J.; MITTAL, B.; NEWMAN, I. B. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
ALEIXO DE FREITAS, L. D.; MARTINS DE SOUZA, P.; BARBOSA LIMA JUSTI, E.; JUSTI, J.; JUSTI, J. COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADO: reconhecimento da necessidade de compra. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 21 dez. 2018.
Seção
Resumo Expandido - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor