Dinâmica do processo inovativo das empresas brasileiras e o financiamento das inovações tecnológicas no período 1999-2011

  • Carlos Roberto Gabriani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ricardo Dathein PPGE/Economia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ricardo José dos Santos UFMS/ESAN
Palavras-chave: Financiamento da inovação, Pesquisa e desenvolvimento, Dinâmica inovativa

Resumo

O financiamento da inovação tecnológica constitui um elemento central, pouco analisado, no processo de inovação. O objetivo deste artigo é destacar as características da dinâmica inovativa das empresas brasileiras a partir das Pintec, evidenciando um papel de destaque para o sistema bancário, enquanto um agente do elo do sistema nacional de inovação, no processo de seu financiamento. A hipótese subjacente é de que em função da dinâmica inovativa das empresas brasileiras ser estruturada predominantemente sobre os mecanismos da difusão tecnológica, via aquisição de novos conhecimentos na forma de patentes, know-how e máquinas e equipamentos e, por conseguinte, apresentarem grau relativamente reduzido de incerteza e risco tendo em vista já terem sua comprovação técnica e econômica estabelecidas, tais inovações são passíveis de contarem com fontes alternativas de financiamento, com destaque para o crédito bancário, desde que instrumentos financeiros sejam adequados. Na seção 2 destaca-se as características gerais da dinâmica do processo inovativo das empresas brasileiras segundo as Pintec. Na seção 3, evidencia-se asfontes de inovação tecnológica das empresas brasileiras. Na seção 4, analisa-se as fontes de financiamento da inovação das empresas brasileiras. Segue as considerações finais

Biografia do Autor

Carlos Roberto Gabriani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor do Curso de Ciências Econômicas da UFMS, Mestre em economia industrial pela UFSC, doutor em economia do desenvolvimento pela UFRGS.
Ricardo Dathein, PPGE/Economia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
PPGE/Economia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Ricardo José dos Santos, UFMS/ESAN
Possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desde 2005 atua como docente e coordenador no ensino superior de graduação e pós-graduação. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Economia Industrial, atuando principalmente no estudo da Indústria Brasileira de Petróleo e Gás Natural.
Publicado
2018-12-04
Como Citar
GABRIANI, C. R.; DATHEIN, R.; SANTOS, R. J. DOS. Dinâmica do processo inovativo das empresas brasileiras e o financiamento das inovações tecnológicas no período 1999-2011. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 4 dez. 2018.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas