CONSUMO COLABORATIVO A LUZ DA DESTRUIÇÃO CRIATIVA E INOVAÇÃO DISRUPTIVA: um estudo de casos múltiplos

  • Andressa Valeria Durante Universidade Estadual de Maringá
  • Lígia Boeze Universidade Estadual de Maringá
  • Andressa Aparecida Tomazeli Universidade Estadual de Maringá
  • Vitor da Costa Koki Nogami Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Consumo colaborativo, Inovação disruptiva, Destruição criativa.

Resumo

Com a evolução da tecnologia e a consequente mudança de comportamento dos consumidores, antigas formas de consumo começam a serem remodeladas e aplicadas ao atual contexto econômico e social, são as antigas práticas de escambo, que são reinventadas a partir do uso da tecnologia, tomando uma nova forma, mais sustentável e preocupada com a reconstrução de valores como a confiança e a interação social. Neste sentido, o presente trabalho buscou analisar a trajetória do consumo colaborativo, relacionando com os conceitos de destruição criativa e inovação disruptiva. Para isso, foi realizado um estudo de casos múltiplos de consumo colaborativo presentes no cenário brasileiro, sendo os casos: Netflix, Airbnb, Uber, Enjoei e Catarse. A escolha dos casos foi baseada nas formas de consumo colaborativo apresentadas por Botsman e Rogers (2011), que são: sistema de produtos e serviços, mercado de redistribuição e estilo de vida colaborativo. A partir da análise dos casos selecionados, foi constatado que nem todas as cinco plataformas possuem características que as remetem a destruição criativa e a inovação disruptiva.

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Publicado
2018-12-13
Como Citar
DURANTE, A. V.; BOEZE, L.; TOMAZELI, A. A.; NOGAMI, V. DA C. K. CONSUMO COLABORATIVO A LUZ DA DESTRUIÇÃO CRIATIVA E INOVAÇÃO DISRUPTIVA: um estudo de casos múltiplos. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 13 dez. 2018.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas