As pesquisas sobre História da educação matemática têm crescido exponencialmente nos últimos anos no Brasil e no exterior. Sinais desse crescimento podem ser vistos na consolidação de grupos de pesquisa como o HIFEM, GHOEM, GHEMAT dentre vários outros brasileiros, eventos internacionais, a exemplo do CIHEM, bem como pela enorme quantidade de artigos e livros nacionais e internacionais, e produções de teses, dissertações, trabalhos de iniciação científica desenvolvidos em diversos programas de pós-graduação. É revelador o fato de um dos principais periódicos internacionais da área – BOLEMA -, depois da chamada para o número temático “História da educação matemática”, em 2010, ter publicado dois volumes para abrigar uma grande quantidade de trabalhos de indiscutível qualidade, que atestam o avanço do conhecimento na área. Vários outros periódicos promoveram edições temáticas sobre História da educação matemática, e todos foram publicados com textos, produzidos por vários autores nacionais e estrangeiros, abordando uma grande diversidade de temas. Ressalta-se ainda a criação da HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática em 2015 (http://histemat.com.br/).
Muitos encontros têm sido realizados para possibilitar a divulgação, debate e troca de experiências de pesquisa sobre história da educação matemática. Em boa medida, eles ocorrem ou no interior de eventos mais amplos da Educação Matemática / História da Matemática ou são promovidos por grupos de pesquisa ou foram especificamente criados com a função de congregar pesquisadores do campo da História da Educação Matemática. Em 2016 foi criado o GT 15 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA como um dos Grupos de Trabalho vinculado à SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Acrescenta-se ainda que, mesmo sem antes ter ocorrido um evento nacional, professores brasileiros com pesquisas em história da educação matemática, tomaram a iniciativa de, junto com colegas de Portugal, México, Espanha, Cuba e Venezuela realizarem o I CIHEM – Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática. O Evento ocorreu na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, em Portugal, entre os dias 26 a 29 de maio de 2011. Ao término desse evento internacional, vários pesquisadores brasileiros, ainda em Portugal, analisaram a pertinência de promover, já em 2012, um evento nacional de modo a reunir uma comunidade de pesquisa que estava em grande expansão. Assim, tem início a criação do I ENAPHEM – Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.
A primeira edição do evento foi realizada em Vitória da Conquista (BA), nos dias 01 a 03 de novembro de 2012 (http://enaphem.galoa.com.br). O sucesso dessa iniciativa, que contou com um grande número de participantes e trabalhos apresentados, levou a realização da segunda edição, em 2014. Como resultado importante do evento, tivemos além dos Anais, a publicação do livro História da Educação Matemática no Brasil: Problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas, cujo objetivo foi refletir sobre e divulgar ainda mais amplamente a produção científica divulgada no evento.
O II ENAPHEM foi realizado em Bauru (SP), nos dias 31/10 e 1 e 2/11, do ano de 2014, tendo como temática: “Fontes, temas, metodologias e teorias: a diversidade na escrita da História da Educação Matemática no Brasil” (http://www2.fc.unesp.br/enaphem/index.php), tendo também grande número de pesquisadores presentes e mais de 300 trabalhos apresentados. Seguindo a primeira edição, novamente, uma sistematização dos temas abordados em vários estudos em desenvolvimento foi elaborada e reunida no livro Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade, publicado no III ENAPHEM.
Em 2016, de 31 de outubro a 2 de novembro, o III ENAPHEM ocorreu em São Mateus (ES) (http://www.eventos.ufes.br/enaphem/3enaphem), sediado na UFES. O tema desta terceira edição foi “História da educação matemática e formação de professores”. Assim como ocorreu nas edições anteriores, houve a publicação de um livro síntese lançado no IV ENAPHEM, em 2018, intitulado História da Educação Matemática e Formação de Professores. Novamente o sucesso do evento se repetiu, e a temática foi tão instigante e potente que houve, por parte dos participantes, a solicitação que o tema fosse mantido para a quarta edição do ENAPHEM. Tal solicitação mostrou-se significativa por vários motivos, dentre os quais devem ser citadas as drásticas mudanças que ocorreram no cenário político e educacional brasileiro nos últimos anos, implicando cortes de verbas de custeio para cursos de licenciatura a distância, descontinuidade de programas como PIBID e OBEDUC, além dos cortes nos financiamentos de pesquisa dentre as quais aquelas muitas relacionadas à formação de professores, seja para a educação básica ou superior.
Desta forma, optou-se por realizar em Campo Grande (MS), no ano de 2018, o IV ENAPHEM, com o tema: “Formação de Professores: história, cultura e política” na tentativa de retomar, ampliar e amplificar as discussões sobre “Formação de Professores” já postas por essa comunidade de pesquisadores. Elementos como cultura e política refletem preocupações contemporâneas sobre a formação de professores e a educação de forma geral, e foram tomados de forma entrelaçada, cujo tratamento é tão significativo quanto urgente, considerando o momento político da época. Assim como nas demais edições, publicou-se a obra História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis.
No ano de 2020, sediado em Natal (RN), ocorrido em período de pandemia COVID-19 na modalidade remota, o V ENAPHEM teve tema “Panoramas curriculares e circulação de conhecimento”. Foi a primeira edição nesta modalidade que ocorreu de forma mais alargada na programação e procurou ser mais inclusiva.
No que se refere aos locais de realização do evento, diga-se, busca-se uma descentralização nas escolhas de sedes do ENAPHEM. Por ora, e assim como feito nas outras edições, Florianópolis foi escolhida como sede da sexta edição devido a sua localização geográfica no sul brasileiro. Além deste aspecto, a UFSC, campus de Florianópolis, possui um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT, com mestrado e doutorado, nota 6 CAPES, que agrega os grupos de pesquisa GECEM - Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática e o GHEMAT-SC – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, cujos membros realizam pesquisas na temática, compondo a comissão de organização. Ademais, na UFSC encontra-se sediado o Repositório Institucional de fontes para as pesquisas em História da educação matemática (https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769), espaço virtual composto em quase 6000 itens de digitalizações de documentos históricos que são utilizados nas diversas pesquisas do campo da História da educação matemática (Hem).