A formação dos professores nas Escolas Teuto-Brasileiras da região de Blumenau (SC)

  • Rosinéte Gaertner Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Este artigo tem como foco central a formação dos professores que atuaram nas escolas teuto - brasileiras da região de Blumenau, estado de Santa Catarina. Apresenta como e porque surgem as escolas comunitárias na região de Blumenau, de colonização alemã. Este modelo de escola predominou no período de 1854 até 1938 quando foram extintas pelas leis de nacionalização implantadas no estado. Discute ainda sobre a formação dos professores que ensinaram nas escolas teuto-brasileiras de Blumenau e os instrumentos e ações utilizadas para contribuir na formação deles. Um olhar mais atento é lançado sobre a formação dos professores que ensinaram Matemática nestas escolas.
Como Citar
Gaertner, R. (1). A formação dos professores nas Escolas Teuto-Brasileiras da região de Blumenau (SC). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6129
Seção
Mesas redondas - submetidas