A matemática do ensino primário nos anais da I conferência nacional de educação (1927) – fragmentos do passado sob a lente da perspectiva foucaultiana

  • Rosilda dos Santos Morais Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O presente texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que vem sendo realizada a partir do projeto “O ensino de matemática dos primeiros anos escolares nos documentos das Conferências Nacionais de Educação (1927-1954)”, vinculado ao GHEMAT, São Paulo, SP. O objetivo geral do projeto é organizar em um inventário documentos – anais, folhetos, anúncios, dentre outros – produzidos em um dos eventos mais significativos da educação no Brasil, as Conferências Nacionais (1927-1954), considerada uma vertente fértil de pesquisa. Para este texto optou-se por analisar duas das 112 teses/comunicações apresentadas na I Conferência Nacional de Educação (1927), aquelas que versaram sobre o ensino de Matemática. Considerando a necessidade de delimitar a escrita, nesta pesquisa, dentre os objetivos específicos do projeto, analisou-se o ensino de matemática e suas dinâmicas de transformação, bem como identificou-se temas, assuntos e problemas tratados nas conferências relativos à matemática do curso primário. Em termos de construção do objeto teórico da pesquisa recorreu-se aos estudos de Michel Foucault para fundamentar a análise dos dados produzidos.
Como Citar
Morais, R. dos S. (1). A matemática do ensino primário nos anais da I conferência nacional de educação (1927) – fragmentos do passado sob a lente da perspectiva foucaultiana. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6142
Seção
Mesas redondas - submetidas