O desenho prescrito para o ensino primário em Minas Gerais na transição entre os séculos XIX e XX

  • Andréia Magalhães Dias Almeida Prof. da E. M. Marília de Dirceu, Mestrandado PPG em Educação Matemática, UFJF
  • Maria Cristina Araújo de Oliveira Prof. Dep. Matemática e do PPG em Educação Matemática, UFJF

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar a presença da disciplina Desenho no ensino primário no final do século XIX e início do século XX. Qual o seu papel na Reforma João Pinheiro (1906) e posteriormente no âmbito do Instituto João Pinheiro (1909). Procura verificar a relação do Desenho com a formação profissional. A legislação educacional é considerada como um ponto de partida para a busca de compreensão da questão principal, entretanto a mesma deverá estar aliada a outras fontes que, devidamente contextualizadas, possibilitem a compreensão histórica dos limites das leis. A partir das fontes analisadas, legislação educacional e a estrutura e funcionamento do Instituto João Pinheiro, a disciplina Desenho parece se configurar com fins profissionalizantes, na formação do novo cidadão republicano.
Como Citar
Almeida, A. M. D., & Oliveira, M. C. A. de. (1). O desenho prescrito para o ensino primário em Minas Gerais na transição entre os séculos XIX e XX. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6189
Seção
Sessões Coordenadas