Análise de livros didáticos produzidos na Bahia nas décadas de 1960 e 1970: comparando a apresentação de conteúdos algébricos

  • José Cassiano Teixeira Santos Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Larissa Pinca Sarro Gomes Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP –SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC –Ilhéus –BA–Brasil. Endereço para correspondência: Campus Soane Nazaré de Andrade, Rod. Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho, CEP 45662-900. Ilhéus-BA, Brasil.

Resumo

Neste artigo apresentamos as primeiras compreensões elaboradas a partir da análise comparativa de alguns conteúdos algébricos explicitados nos livros didáticos Matemática Moderna II e Matemática 6. O primeiro foi produzido na capital baiana, no final da década de 1960, por Omar Catunda, Martha Maria de Souza Dantas, Eliana Costa Nogueira, Neide Clotilde de Pinho e Souza, Eunice da Conceição Guimarães e Nôrma Coelho de Araújo. O livro didático Matemática 6 foi escrito na segunda metade da década de 1970 e apenas a última autora não participou dessa produção. Considerando as formulações de Alain Choppin, Roger Chartier e tomando o livro didático como um objeto da cultura escolar, procuramos compreender as apropriações realizadas pelos autores dos intensos debates realizados no cenário nacional e internacional com propostas de mudanças para a matemática escolar. Com a análise realizada foi possível compreender a mudança na linguagem matemática e no formalismo com que os autores abordam os conteúdos algébricos analisados.
Como Citar
Santos, J. C. T., & Gomes, L. P. S. (1). Análise de livros didáticos produzidos na Bahia nas décadas de 1960 e 1970: comparando a apresentação de conteúdos algébricos. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6198
Seção
Sessões Coordenadas