n. 4 (2018)

ANAIS DO ENAPHEM

Bruno Alves Dassie e Thiago Pedro Pinto (Orgs.)

Sumário

Apresentação

Apresentação dos Anais do IV ENAPHEM PDF
. .

Conferência de abertura

Renovando las matemáticas escolares por medio de la formación del Magisterio PDF
Dolores Carrillo Gallego

Mesas redondas - convidadas

MRC 01: A formação de professores que ensinam matemática - história e perspectivas atuais
Resumos .
A pesquisa no campo da formação de professores que ensinam matemática nas últimas décadas: tendências e perspectivas PDF
Adair Mendes Nacarato
Formações de Professores que ensinam Matemática em MT e MS: o medo e as subjetividades fundamentais de cada dia PDF
Luzia Aparecida de Souza
MRC 02: A História da Educação Matemática nos cursos de Formação de Professores
Resumos .
História da Educação Matemática e Formação de Professores: reflexões, indagações, desafios PDF
Maria Laura Magalhães Gomes
Educação Matemática na formação de professores: a história de uma disciplina de história PDF
Elisabete Zardo Búrigo

Sessão Memória

Sessão Memória - Nilza Eigenheer Bertoni PDF
Carmyra Oliveira Batista

Mesas redondas - submetidas

MRS 01: A Matemática no ensino industrial em tempos de CBAI
Textos .
A Comissão Brasileira Americana de Ensino Industrial e a Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965) PDF
Paulo Roberto Castor Maciel
A Matemática no ensino industrial de Santa Catarina em tempos de Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) PDF
Oscar Silva Neto
O ensino da matemática nas Escolas Técnicas Federais: a influência da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial) na formação docente PDF
Barbara Winiarski Diesel Novaes
MRS 02: Arquivos Escolares e Pessoais: desafios e possibilidades para a História da Educação Matemática
Textos .
Dilemas do historiador da educação matemática: o que nos compete nos arquivos escolares? PDF
Diogo Franco Rios
Contribuições do Arquivo Pessoal Euclides Roxo para a escrita da História da Educação Matemática PDF
Aparecida Rodrigues Silva Duarte
Acervos escolares: entre pó, traças, documentos e memórias PDF
Maria Cecilia Bueno Fischer
MRS 03: Orientações para ensinar: em busca da caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática
Textos .
Um ‘cálculo oral para ensinar’ no Cours Pratique de Pédagogie de Daligault PDF
Viviane Barros Maciel
Os saberes para ensinar aritmética nos cadernos de Normalistas (1920-1980) PDF
Bruna Lima Ramos Giusti
O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940) PDF
Luciane de Fatima Bertini
MRS 04: Trabalhos Manuais e o ensino de matemática: histórias do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo
Textos .
Os saberes geométricos na matéria de Trabalhos Manuais no ensino primário paranaense PDF
Alexsandra Camara
Cartonagem e o ensino de geometria: análise de manuais fluminenses PDF
Maria Célia Leme da Silva
Trabalhos Manuais ou “trabalhos geométricos”? Articulações de uma matéria escolar, São Paulo, 1890-1950 PDF
Claudia Regina Boen Frizzarini
MRS 05: O Repositório de Conteúdo Digital (RCD) : possibilidades, limites e desafios para as pesquisas de HEM
Textos .
Repositório Institucional: de um depósito para um arquivo PDF
Bruno Alves Dassie
A pesquisa em história da educação matemática na era das Humanidades Digitais PDF
Wagner Rodrigues Valente
O uso criativo de Repositório de Conteúdo Digital (RCD) para pesquisas de História da Educação Matemática PDF
David Antonio da Costa
MRS 06: Três propostas metodológicas de pesquisa com História Oral: diferentes caminhos analíticos
Textos .
Uma proposta de análise de pesquisa em História Oral: narrativas de narrativas e a “Frisa do Tempo” nos Ginásios Vocacionais PDF
Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura
Questões metodológicas na produção de uma análise narrativa sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul PDF
Carla Regina Mariano da Silva
Hermenêutica de Profundidade: aporte teórico-metodológico para narrativas PDF
Kátia Guerchi Gonzales
MRS 07: Os experts e a produção de saberes na formação de professores e no ensino – uma análise em diferentes contextos
Textos .
Primeiras análises do Acervo Pessoal Maria do Carmo Domite: o cálculo mental para ensinar PDF
André Francisco de Almeida
O desenho para ensinar na formação de professores primários paulistas: a expertise de Cimbelino de Freitas PDF
Marcos Denilson Guimarães
Joaquim Meneleu de Almeida Torrez e os saberes profissionais do professor que ensina matemática - I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, 1927 PDF
Rosilda dos Santos Morais

Sessões Coordenadas

Sessão Coordenada 01: Textos, impressos e livros: reflexões a partir de três perspectivas PDF
Bruno Alves Dassie
Antonio Bandeira Trajano: circulação, adoção e difusão dos livros/manuais em Mato Grosso PDF
Relicler Pardim Gouveia
Manuais escolares e o saber profissional do professor que ensina matemática: uma análise das obras de Souza Lobo, Ramon Dordal e Antonio Trajano PDF
Andreia Fernandes Souza
Indicações metodológicas para o ensino de matemática no livro “The New Methods in Arithmetic” de Edward Lee Thorndike: um estudo do exemplar presente na biblioteca pessoal Alda Lodi PDF
Brian Diniz Amorim, Maria Laura Magalhães Gomes
Sessão Coordenada 02: Comentários PDF
Maria Laura Magalhães Gomes
As medidas no ensino de crianças: uma leitura a partir de Pestalozzi PDF
Deoclecia de Andrade Trindade
Revista do Laboratório de Ensino de Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, saberes e finalidades PDF
Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Edilene Simões Costa dos Santos
Sessão Coordenada 03: Comentários PDF
David Antonio da Costa
Os “Elementos de Álgebra” de João Borges e Gomes Cardim: indícios de mudanças da álgebra para ensinar na Escola Normal de São Paulo, 1903 PDF
Ana Maria Basei
Os saberes para ensinar o sistema decimal na obra Psicoaritmética (1934) PDF
Alan Rezende
A matemática na proposta de Decroly: análise do livro “El Calculo y La Medida en El Primer Grado de La Escuela Decroly” PDF
Juliana Chiarini Balbino Fernandes
Sessão Coordenada 04: Comentários PDF
Ivanete Batista dos Santos
Saberes para ensinar aritmética: prática de ensino após a reforma de Orestes Guimarães em Santa Catarina PDF
Maiara Elis Lunkes, Iara Zimmer, David Antonio da Costa
A aritmética nas diretivas oficiais para a Escola Normal de São Paulo na década de 1920 PDF
Jefferson dos Santos Ferreira
Sessão Coordenada 05: Comentários PDF
Antonio Vicente Marafioti Garnica
Construindo o Fundo Documental “A Matemática nos Exames de Admissão no Gymnasio Pelotense” PDF
Mélany Silva dos Santos, Diogo Franco Rios
Uma proposta biográfica aliada aos usos de História Oral e a pesquisa em um arquivo pessoal PDF
Jean Sebastian Toillier
Alguns apontamentos acerca da mobilização da Hermenêutica de Profundidade como referencial teórico-metodológico em pesquisas em Educação Matemática. PDF
Leandro Josué de Souza, Bruno Alves Dassie, Mirian Maria Andrade
Sessão Coordenada 06: Comentários PDF
Maria Cristina Araújo de Oliveira
Uma faculdade, um curso de especialização: uma proposta de ensino com Modelagem Matemática PDF
Leoni Malinoski Fillos
Uma matemática financeira para o ensino nas escolas alemãs de Antônio Carlos (SC) PDF
Francine Fragoso de Miranda Silva
Sessão Coordenada 07: Comentários PDF
Barbara Winiarski Diesel Novaes
Teses, exames, sabatinas e provas: uma tentativa de narrar a trajetória da avaliação da matemática escolar no ensino primário paranaense (1900-1970) PDF
Reginaldo Rodrigues da Costa, Wagner Alexandre do Amaral
As frações nas edições da Segunda Aritmética da Série Concórdia PDF
Malcus Cassiano Kuhn
Sessão Coordenada 08: Comentários PDF
Filipe Santos Fernandes
Uma estudante, uma professora: o vir-a-ser de uma expert em Educação Matemática PDF
Monica Menezes Souza
A expertise de professores paranaenses e os saberes que geram a produção de materiais didáticos para o ensino de matemática PDF
Mariliza Simonete Portela
Sessão Coordenada 09: Comentários PDF
Luciane de Fatima Bertini
Alguns aspectos sobre a formação de professores (de Matemática) em uma região oriunda do garimpo de diamantes PDF
Eliete Grasiela Both, Ivete Maria Baraldi
A Formação de Professores Indígenas no território etnocultural “Povos do Pantanal” PDF
Vlademir Sérrgio Bondarczuk, Thiago Pedro Pinto
Cenário da Criação dos Cursos de Formação de Professores Indígenas no Estado de São Paulo: um trabalho em História da Educação Matemática PDF
Karina Aparecida da Silva, Maria Edneia Martins-Salandim
Sessão Coordenada 10:
. .
História do primeiro curso de Licenciatura em Matemática em Governador Valadares- MG: um panorama geral PDF
Ana Catarina Cantoni Roque, Maria Laura Magalhães Gomes
Algumas considerações sobre a formação matemática e os últimos anos de funcionamento do curso de Ciência da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei PDF
Paulo Apipe
Algumas compreensões sobre os primeiros anos da licenciatura em matemática a distância da UFMS PDF
Ana Claudia Lemes de Morais, Thiago Pedro Pinto
Sessão Coordenada 11: A formação de professores de Matemática em algumas regiões do Brasil, a partir de diferentes óticas PDF
Maria Cecilia Bueno Fischer
A Formação de Professores de Matemática em Cassilândia na Década de 1990 PDF
Tatiana Rozalia Guedes, Thiago Pedro Pinto
Trajetória da Formação de Professores de Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia PDF
Elianai Rodrigues Lima Pedroso, Marlos Gomes Albuquerque, Francielli da Silva Ribeiro
Formação de professores de Matemática no RN: uma análise histórica a partir da ótica dos espaços PDF
Marcelo Bezerra de Morais
Sessão Coordenada 12: Comentários PDF
Carla Regina Mariano da Silva
Formação Inicial do Professor de Matemática: um olhar aos documentos oficiais de âmbito federal (1961-1974) PDF
Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio, Armando Traldi Junior
A Cades no Ceará e a formação de professores de Matemática nas décadas de 1950 e 1960: o que diziam os jornais? PDF
Luiza Santos Pontello, Maria Laura Magalhães Gomes
Sessão Coordenada 13: Comentários PDF
Heloisa da Silva
O Movimento da Matemática Moderna no litoral paranaense: Trajetória do professor participante PDF
Ligiane de Oliveira Simões, Liceia Alves Pires, Mariliza Simonete Portela
Matemática Moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil: vestígios encontrados em diários de classe PDF
Makele Verônica Heidt, Circe Mary Silva da Silva
Sessão Coordenada 14: Comentários PDF
Liliane dos Santos Gutierre
A Matemática nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX. PDF
Malcus Cassiano Kuhn
História do ensino de matemática no Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (1954-1968) PDF
Renata Alves Costa, Maria Laura Magalhães Gomes
A caracterização dos saberes a ensinar aritmética a partir das finalidades do curso primário na Escola de Aprendizes Artífices PDF
Cleber Schaefer Barbaresco, David Antonio da Costa
Sessão Coordenada 15: Comentários PDF
Diogo Franco Rios
O Ensino de Matemática nas Escolas Públicas de Canoas/RS, década de 1950 PDF
Alexandre Ausani Huff, Arno Bayer
Estranhando uma escola: Orlando, contribuições para a História da Educação Matemática Brasileira PDF
Reinaldo Donizete de Oliveira, Maria Edneia MArtins-Salandim
Sessão Coordenada 16: Comentários PDF
Moysés Gonçalves Siqueira Filho
Os Rudimentos de Matemática no Ensino Industrial de Emergência brasileiro PDF
Jeremias Stein Rodriguês, David Antonio da Costa
As relações do contexto histórico do Rio Grande do Sul no Currículo Escolar: um estudo a partir da disciplina de matemática em um Curso Técnico na cidade de Novo Hamburgo/RS (1967 – 1983). PDF
Fernando Luis Rosso, Arno Bayer
Sessão Coordenada 17:
. .
Produto Educacional advindo de um Mestrado Profissional: perspectivas e desafios quanto sua aplicabilidade, em especial, no ensino de Matemática PDF
Cídia Paula Alves
Percepções do processo da criação do Curso e do Departamento de Computação através da Matemática na UFMS PDF
Reinaldo Camargo Silva, Thiago Pedro Pinto
Educação Matemática: Um olhar para os cursos de doutorado do Brasil PDF
Marizete Nink de Carvalho, Thiago Pedro Pinto
Sessão Coordenada 18: Comentários PDF
Edilene Simões Costa dos Santos
Um estudo histórico do saber desenho segundo a legislação em Minas Gerais PDF
Eder Quintão Lisboa
O desenho como metodologia e recurso para ensinar no primário (1925 a 1932) PDF
Débora Rodrigues Caputo, Maria Cristina Araújo de Oliveira
SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE DESENHO: propostas internacionais por Manoel Frazão (1893) PDF
Gabriel Luís da Conceição
Sessão Coordenada 19: Comentários PDF
Fernando Guedes Cury
Didática Especial e História da Educação Matemática: contribuições de um estudo sobre a formação de professores de matemática na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (Belo Horizonte,1941-1954) PDF
Filipe Fernandes, Paulo Henrique de Souza Araújo, Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza
O PIBID de Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: um olhar para a formação docente PDF
Anelândia Maria da Conceição Silva, Liliane dos Santos Gutierre
Sessão Coordenada 20: Comentários PDF
Kátia Guerchi Gonzales
A Disciplina Álgebra Linear no Brasil antes de 1960: Entre Textos e Memórias PDF
Eduardo Gonçalves Santos
História das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado no curso de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais: primeiros caminhos de uma pesquisa PDF
Mariana Lima Vilela
Educação Especial e Educação Inclusiva: considerações históricas PDF
Paula Cristina Constantino Santos, Ivete Maria Baraldi
Sessão Coordenada 21: Comentários PDF
Wagner Rodrigues Valente
O processo de disciplinarização do ensinar a ensinar a matemática escolar no Instituto de Educação de Porto Alegre/RS PDF
Sara Regina Silva, Andréia Dalcin
Sessão Coordenada 22: Formação de professores, história da educação matemática – processos históricos de lutas que contribuem com a legitimação de um campo de pesquisa PDF
Rosilda dos Santos Morais
História da educação matemática: um campo de lutas PDF
Yohana Taise Hoffmann, David Antonio da Costa
Colonialidade de poder: um olhar sobre discursos naturalizados que atravessam a história da formação de professores de matemática no Brasil PDF
Ana Maria Ana Maria de Almeida
Sessão Coordenada 23: Comentários PDF
Thiago Pedro Pinto
Saberes geométricos para ensinar geometria prática PDF
Marcos Fabrício Pereira, Francisca Janice dos Santos Fortaleza
Publicações de Geometria para o ensino primário brasileiro: iniciando a verificação da possibilidade de uma “vulgata” PDF
FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA, MARIA LÚCIA PESSOA CHAVES ROCHA
Um estudo da matemática escolar a partir do caderno de Maria PDF
Suele Lopes Lopes Pedroso, Edilene Simões Costa dos Santos
Sessão Coordenada 24: Comentários PDF
Ivete Maria Baraldi
Análise de um Livro de Geometria Plana PDF
Fernando Guedes Cury
O ensino de geometria do curso primário em tempos de escola nova: o que diz a Revista do Ensino? PDF
Joana Kelly Souza dos Santos


ISSN: 2596-3228