ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP <p>ISSN<strong> 2763-9185 (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;"><strong>O </strong><strong>Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EduForP)</strong><strong> vinculado e veiculado pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-(PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas - CPTL, nasceu da busca de consolidação de espaços de discussão em torno das pesquisas e produções científicas do corpo docente e discente no contexto das Ciências humanas </strong>apresenta-se consolidado com a presente publicação de periodicidade anual.&nbsp;A publicação é gestada no interior do <strong><a href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/577044#linhaPesquisa">Grupo de pesquisa</a></strong><strong>&nbsp;–&nbsp;Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea –&nbsp;<a href="https://drive.google.com/file/d/1qLVIbAwBxHNvc4vol1Yg09RhKbWGjY/view">EduForP</a></strong>: criado em 2014 figura como extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, coordenado pelo Bolsista em Produtividade (1C) e professor Titular na Universidade Federal de Santa Catarina, prof. Dr. Phil. Alexandre Fernandez Vaz.&nbsp;<strong>EduForp, </strong>por sua vez, tinha como cede a Universidade do Sul de Santa Catarina onde o seu líder atuava antes da aprovação no concurso público na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2014. Desde então o&nbsp;<strong>EduForp&nbsp;</strong>passou a ter como cede a referida instituição UFMS, Campus Três Lagoas.&nbsp;<strong>EduForp&nbsp;</strong>conta com alunos de todos os níveis em nível superior Graduação, Mestrado e Doutorado. Portanto, os membros têm se dedicado a desenvolver pesquisas de base com acesso à fontes primárias (pesquisas etnográficas em educação e infância), documentos para análises dos dispositivos educacionais/formativos e culturais na sociedade contemporânea. O grupo conta com duas linhas de pesquisa, quais sejam (1) Educação e diversidades sociais; (2) Teoria Crítica, Cultura e Educação que centram seus esforços teóricos, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Culturais, Relações étnico e “raciais” na infância, Educação (Formação) com interfaces com a Cultura, a Literatura, a Capoeira e outras Manifestações culturais de matriz afro-brasileira. Por fim, a grupo conta com 5 pesquisadores e 17 discentes (Graduação, Mestrado e Doutorado). O grupo estabelece relações profícuas de pesquisas com diversas universidades Nacionais e Internacionais, como por exemplo, Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa onde o Líder atuou como investigador Visitante no ano letivo (2017-2018); Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017) onde foi realizado uma estância de curta duração; Universidad de la República (Urguguai), na qual o líder ministra palestras e Seminários; Univerdade Eduardo Mondlane (Maçambique) com parcerias em pesquisas; Universidad de Barcelona com parcerias em pesquisas (Espanha); Arizona University (E.U.A) com parcerias de consultoria; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal de Santa Maria&nbsp; onde foram realizados estudos pós-doutorais; Universidade do Extremo Sul Catarinense. Os pesquisadores e a discente do doutorado atuam como parecerístas <em>ad hoc</em> em diversos periódicos QUALIS/CAPES além de atuar na revista Cadernos de Estudos Africanos do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IULisboa-Portugal) e os seus membros são acionados para avaliação <em>ad hoc</em> de agências de fomento Nacional CAPES e CNPq e internacionais, como por exemplo, a Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguai.</p> pt-BR eduforp.proece@ufms.br (Sabrina Aleves de Souza) suporte.agetic@ufms.br (Suporte da AGETIC - UFMS) Tue, 21 Oct 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 SUMÁRIO https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23975 <p>Sumário&nbsp;</p> EduForP-In Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23975 Tue, 05 Aug 2025 00:00:00 +0000 A DIALÉTICA DA CAPOEIRA https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23374 <p>A capoeira é reconhecida como da capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial. Este projeto de pesquisa, propõe investigar as condições de trabalho dos professores de capoeira em Mato Grosso do Sul. Pretende-se centrar nas seguintes categorias de análise como ancoras da investigação: precarização, informalidade ou baixa remuneração. Utilizando a dialética materialista, a pesquisa tem também a intenção de discutir como a inclusão da capoeira no ambiente escolar formal pode transformar o mercado de trabalho desses profissionais na promoção da sua inserção no campo educacional. A metodologia envolverá, qestionários e entrevistas semiestrutradas coletar/geração de dados. A análise das condições socioeconômicas e institucionais dos capoeir<span style="text-decoration: line-through;">ist</span>as poderá desvendar a dialética entre cultura, formação e atuação profissional. Nossa hipótese parte do pressuposto de que a valorização profissional dos/das professores/as de capoeira não pode prescindir da problematização da tensão entre os elementos acima indicados em uma perspectiva interseccional no fomento à uma educação promotora de transformação social e econômica dos/das professores/as de capoeira à luz da cultura dita popular.</p> CARLOS ALBERTO LOPES FILHO,Christian Muleka Muwewa,Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo,Lenine Ferreira da Silva Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23374 Tue, 27 May 2025 00:00:00 +0000 A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E NA GUINÉ-BISSAU: UM ESTUDO SOBRE A DESIGUALDADE SOCIA https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23250 <p>Este artigo apresenta uma discussão sobre a formação docente no Brasil e na Guiné-Bissau: um estudo sobre a desigualdade social. O estudo tem como objetivo compreender de modo como ocorre a desigualdade na formação docente na educação Brasileira e na Guiné-Bissau. O Brasil é um país quase com uma dimensão de um continente, porém, é muito complexo discutir a desigualdade social dentro dele. Objetivos específicos: 1. Entender a forma ideal sobre a educação na sociedade Brasileira. 2. Compreender como ocorre o racismo na sociedade brasileira por meio da educação. Discutir sobre a formação dos professores no Brasil e Guiné-Bissau. A Guiné-Bissau é um país de pequena dimensão, isto é, apresenta uma superfície total de 36.125 km². A formação docente na Guiné-Bissau apresenta com muita complexidade social, porém, ao longo da luta pela independência compreende-se que o país se tornou tão frágil em termos de prestação de serviço educacional ao povo. Portanto, ao discutir sobre a educação na Guiné-Bissau e formação docente é importante recorrermos ao processo histórico. A Guiné-Bissau pode ser considerada um país atrasado no processo de educação porque desde a independência até então, o país continua no mesmo lamaçal. O Brasil já é um país velho na independência e onde podemos caracterizar o Brasil como um país que já avançou significativamente no processo da educação. O Brasil continua sendo um país onde é verificado muita desigualdade social de acesso à formação dos professores</p> Amison Nanque Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23250 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 +0000 A MÚSICA E A CRIANÇA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DE UM AMBIENTE MUSICALIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23380 <p>Este resumo visa abordar algumas reflexões acerca dos impactos de um ambiente musicalizador na Educação Infantil, tendo como objetivo geral investigar qual é a maneira mais adequada de se trabalhar com a música, considerando as suas contribuições para o desenvolvimento da criança. Como objetivos específicos pretende-se identificar a música como uma arte que perpassa pelas diferentes épocas e culturas, bem como pela vida da criança desde a mais tenra idade e refletir sobre a presença da música nas legislações brasileiras que norteiam o âmbito educacional. Tendo em vista que a música nesta etapa Educação Infantil vem sendo trabalhada pelos professores com práticas mecânicas e estereotipadas buscou-se, por meio da metodologia de pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica, analisar os estudos dos autores Brito (2003), Zampronha (2007), Fonterrada (2008), Allucci; Molina; Terahata (2012), Félix; Santana; Oliveira Junior (2014) e Gainza (1988). Diante disso, verifica-se que a música quando bem trabalhada estimula os mais variados aspectos do desenvolvimento da criança. Evidencia-se também, que a linguagem musical deve contemplar atividades voltadas para o desenvolvimento de um ambiente musicalizador, o que impõe a constatação de que a música, além de ser uma arte que permeia a vida da criança desde a mais tenra idade, quando bem trabalhada colabora para o seu desenvolvimento de maneira integral. Nesse sentido, torna-se necessário que os professores repensem suas práticas e concepções, a fim de que possam levar seus alunos a usufruírem de todos os benefícios que uma adequada prática musical pode proporcionar.</p> Ana Paula Félix Martins Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23380 Tue, 01 Jul 2025 00:00:00 +0000 A Pedagogia de Projetos https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23385 <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">Este trabalho pretende relacionar a pedagogia de projetos como um conjunto de concepções, metodologias e instrumentos necessários para a efetivação de uma gestão democrática na escola. Para isso, a metodologia empregada tem caráter bibliográfico, de modo a promover um diálogo entre as teorias e as epistemologias que as fundamentam. Os resultados desse encontro constituem uma rede de contribuições para alcançar os objetivos estritamente pedagógicos propostos nas disciplinas e currículos escolares, como também os estipulados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e, por conseguinte, os benefícios administrativos corroboram uma gestão escolar que alcança resultados positivos, organização administrativa e tomada de decisões democrática e integrada entre todos os sujeitos da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, estudantes, pais e a vizinhança).</span></p> <p><strong>Palavras chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Pedagogia de projetos. Gestão democrática. Projeto político-pedagógico.</span></p> Fernando Abrão Sato,Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23385 Tue, 01 Jul 2025 00:00:00 +0000 A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS DE RECEPÇÃO INFANTIL: Alguns apontamentos https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/24313 <p>O presente artigo visa revelar como a pessoa negra vem sendo retratada nas produções literárias para as crianças, tendo como objetivo geral analisar a representação do negro nas produções literárias de recepção infantil. Tendo em vista a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a pesquisa sobre a representação do negro nas produções literárias de recepção infantil torna-se potente. Buscou-se por meio da metodologia de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica. Diante disso, verifica-se que no passado, a literatura muitas vezes representou a população negra de forma estereotipada, reduzindo-a à pobreza ou à violência. A literatura negra atual busca oferecer uma visão mais complexa e positiva da experiência negra.</p> Ana Paula Félix Martins,Sthefany Beatriz de Souza Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/24313 Thu, 16 Oct 2025 14:49:44 +0000 Branca de Neve: Uma Leitura Crítica sobre “raça” https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23393 <p>Os contos de fadas ocupam um lugar significativo no imaginário infantil, encantando gerações e consolidando-se como elementos centrais na formação cultural. Para tanto, este estudo é parte de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo analisar as relações e tensões sociais no contexto do conto <em>Branca de neve</em> à luz da formação cultural e identitárias e suas implicações para a educação das crianças. O foco deste recorte está na análise das questões de “raça” presentes na narrativa, evidenciando suas ausências e valorizações. A dicotomia que reside na ausência destas questões na obra, afirma a sua presença naquilo que a obra apresenta como referência de “raça” e identidades sociais representada pelos sete anões e Branca de Neve. Para conduzir a pesquisa adotamos uma abordagem qualitativa e documental, com base na pesquisa bibliográfica, a partir conceitos como identidade(s), “raça” e educação/formação. A relevância da análise se dá pelo fato de <em>Branca de Neve</em> ser um clássico da literatura infantil. Assim, as reflexões apontam para a necessidade de discutir o racismo, a falta de representatividade e identidades ausentes no conto, visando questionar as representações sociais presentes na obra que reforçam o <em>status quo</em> no imaginário infantil.</p> camilla loureiro Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23393 Tue, 27 May 2025 00:00:00 +0000 Descolonização epistemológica na formação docente: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23412 <p>Apresentamos algumas considerações parciais de uma pesquisa de doutorado, em andamento, cuja metodologia situa-se no âmbito da pesquisa (auto) biográfica em Educação. De natureza qualitativa, a investigação dedica-se à análise dos impactos do ingresso de estudantes afrodescendentes nas atividades formativas da Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Propomo-nos a dialogar se podemos falar em democratização somente possibilitando o acesso de estratos sociais marginalizados ou se tal acesso é indissociável de uma virada epistemológica. Compreendemos que as genealogias de pensamentos não-ocidentais podem contribuir com o rompimento da dominação epistemológica euro-norte-androcêntrica de pensamentos críticos das Ciências Sociais, com a valorização dos saberes tradicionais e com a descolonização curricular. Os pressupostos teóricos foram Gomes; Laborne (2018), Fanon (2020), Delory-Momberger (2012), Bragança (2018), entre outros. Consideramos que as narrativas com as histórias de vida e as experiências formativas expõem o caminho mais longo para afrodescendentes acessarem esse espaço educativo, científico, intelectual e político, reflexo do sistema de dominação que exclui corpos, bem como genealogias de pensamentos outros.</p> Ana Paula do Nascimento Velásquez,Norma Silvia Trindade de Lima Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23412 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 +0000 Deslocados de Guerra no contexto da Insurgência Jihadista no Norte de Moçambique https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23373 <p>&nbsp;</p> <p>Esta é uma pesquisa em andamento que busca compreender as sociabilidades e identidades dos deslocados de guerra no contexto da Insurgência Jihadista no Norte de Moçambique. Neste processo, exploramos as modalidades de acolhimento, experiências de guerra, trajetórias e os contextos de inserção dos deslocados (Makonde e Mwani). Entre os sujeitos de investigação estão os deslocados, funcionários do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos e Desastre de Nampula, Caritas Diocesana de Nampula, Governo de Meconta e líder comunitário da comunidade acolhedora. Os métodos adotados são as entrevistas etnográficas, observação (direta) e participante. Os resultados preliminares tendem a evidenciar uma resposta multissetorial, liderada por Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, funcionários do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos e Desastres e do Posto Administrativo de Namialo. Neste processo, os deslocados passam por uma triagem e são acolhidos em centros transitórios (escolas e igrejas) e, posteriormente, reassentados no Posto Administrativo de Corrane. A pesquisa mostra também que os deslocados passam por experiências traumáticas de guerra, de rapto e decapitações de parentes, vizinhos e amigos, incêndio de suas casas.</p> <p><strong>Palavras–chave</strong>: Insurgência jihadista. deslocados de guerra. Sociabilidades e identidades. Norte de Moçambique.</p> Antonio Ntimbanga Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23373 Mon, 30 Jun 2025 13:51:08 +0000 EDUCAÇÃO E MULTICULTURALISMO NO FOMENTO DOS VALORES DEMOCRÁTICOS E INCLUSIVOS https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23224 <p>O tema proposto por esse artigo envolve a abordagem do multiculturalismo através do campo educacional. O objetivo da pesquisa consiste em analisar sobre as contribuições da Educação e da formação docente para a inclusão do multiculturalismo em sala de aula. Justifica-se a escolha temática em virtude de sua relevância sociocultural que preza pela observância dos valores democráticos. A metodologia adotada é dedutiva, de natureza qualitativa, com um levantamento teórico-bibliográfico. As principais conclusões obtidas mostram a importância da sala de aula e da formação continuada dos professores, de forma crítica e reflexiva, para os diálogos a respeito da diversidade cultural, assim incentivando práticas educacionais que promovam a equidade, respeito, dignidade humana e bem-estar social, formando cidadãos capazes de lidar com os desafios sociais, potencializando os seus aprendizados através de um ensino inclusivo.</p> Raquel Torres de Brito Silva,Carlos Alberto Vasconcelos Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23224 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E A DIVERSIDADE DE GÊNERO EM ESPAÇOS MUSEAIS https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23372 <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa tem como objetivo investigar a diversidade de gênero em museus a partir da narrativa e da representação de objetos, pinturas,&nbsp; obras, bens culturais de mulheres nos setores educativos. Em primeira análise descreve-se os bens patrimoniais relacionados às mulheres (brancas e não brancas) para discorrer sobre os conceitos, categorias e abordagens históricas que são utilizadas para referenciar o saber/fazer feminino no passado e presente. Após a catalogação e análise desses bens patrimoniais femininos, fundamenta-se&nbsp; a segunda etapa da pesquisa, com o uso de tecnologias (jogos digitais, cartilhas e sites) para ensinar sobre mulheres negras ao público escolar. Teoricamente a pesquisa se baseia na educação museal, na diversidade de gênero e nos documentos oficiais museais como do Instituto Brasileiro de Museus. O estudo busca identificar museus com acervos dedicados a mulheres e analisar como promovem a educação de gênero por meio de políticas públicas. Assim, a investigação propõe conectar instituições museológicas e escolas por meio de metodologias ativas e tecnologias digitais. A análise&nbsp; será realizada em Museus em Campo Grande/MS, principalmente no Museu José Antônio Pereira e a Comunidade da Tia Eva, investigando itens representativos das figuras femininas e a representação de mulheres negras em espaços de memória.&nbsp;</span></p> <p><strong>Palavras-chaves:</strong><span style="font-weight: 400;"> educação museal; gênero; museus; representações&nbsp;</span></p> HEIDI BARBOSA,Jaqueline Aparecida Martins Zarbato Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23372 Fri, 20 Jun 2025 00:00:00 +0000 ENSINO DE BIOLOGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO DIGITAL https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23377 <p>Este estudo analisa os desafios e impactos da adaptação de conteúdos de Ciências e Biologia para a Educação a Distância (EaD), com ênfase em metodologias, tecnologias e práticas pedagógicas no ensino básico (presencial e híbrido). Justifica-se pela urgência de adequação ao ensino digital, principalmente em disciplinas com componentes práticos. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em revisão bibliográfica de artigos do Google Acadêmico e SciELO, apoiada por teóricos da EaD que discutem metodologias, tecnologias e práticas educativas. Os resultados evidenciam desafios como deficiências tecnológicas, carência de formação docente e demanda por ferramentas interativas. Como alternativas, destacam-se metodologias ativas e recursos digitais (laboratórios virtuais, simulações), que ampliam o engajamento e a aprendizagem de conceitos complexos. Conclui-se que, embora essas estratégias sejam eficazes, é essencial investir em infraestrutura digital e capacitação docente contínua para consolidar a qualidade do EaD em Ciências e Biologia.</p> Mariele Angélica de Souza Freitas,Lorenza Maria Tozelli da Silva Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23377 Tue, 01 Jul 2025 00:00:00 +0000 ENSINO RELIGIOSO, INTERCONFESSIONALIDADE E EPISTEMOLOGIAS AFRO-BRASILEIRAS: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23352 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo propõe uma análise crítica do ensino religioso no Brasil à luz da LDB (Lei nº 9.394/96), com ênfase nos limites da interconfessionalidade frente às religiões de matriz africana. A partir de uma perspectiva decolonial, problematiza-se como a educacional brasileira, embora proclame a valorização da diversidade religiosa, segue operando sob uma lógica cristã-normativa que tende a excluir ou folclorizar as tradições afro-brasileiras. Utilizando análise documental crítica da LDB e revisão bibliográfica com autores como Frantz Fanon, Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Luiz Rufino, o estudo revela como os marcos legais e pedagógicos reproduzem estruturas coloniais de silenciamento e epistemicídio. A ensino religioso é compreendida não apenas como conteúdo curricular, mas como instrumento de disputa simbólica e ideológica, capaz de reafirmar ou desafiar hierarquias de poder. Ao trazer a espiritualidade afro-brasileira para o centro do debate, o artigo denuncia o esvaziamento político da interconfessionalidade quando esta não reconhece cosmologias que não se organizam nos moldes ocidentais. Conclui-se que é urgente reconfigurar os fundamentos do ensino religioso no Brasil, de modo que ela reconheça e incorpore de forma legítima as epistemologias dos povos afrodescendentes como parte integral da formação ética e cultural das novas gerações.</span></p> Pierre Possamai da Silva,Guilherme Orestes Canarim,Alex Sander da Silva Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23352 Thu, 12 Jun 2025 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO DO PROFESSOR HOSPITALAR https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23329 <p>O presente artigo aborda a formação de professores para classes hospitalares, destacando os desafios e as propostas para garantir uma educação inclusiva e eficaz em ambientes hospitalares. O artigo também analisa o reformismo curricular no Brasil, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visam promover uma educação mais inclusiva. As implicações dessas reformas na formação docente são discutidas, enfatizando a necessidade de formação contínua e apoio institucional. Essa pesquisa discute a importância e os desafios da formação de professores para atuar em classes hospitalares, destacando a necessidade de uma educação inclusiva e adaptada às especificidades de alunos em tratamento de saúde. O texto parte do contexto das reformas curriculares no Brasil, analisando como essas mudanças impactam a atuação docente em ambientes hospitalares e propondo caminhos para a qualificação desses profissionais. Para superar os desafios, são apresentadas propostas práticas, como cursos de capacitação, workshops interdisciplinares, e políticas públicas que reconheçam e valorizem o trabalho dos educadores em classes hospitalares. Sugestões para futuras pesquisas incluem estudos sobre a formação contínua dos professores, análises comparativas entre práticas em diferentes regiões do Brasil, e investigações sobre as experiências dos alunos atendidos nessas classes. Em suma, o artigo destaca a importância da formação adequada para professores que atuam em classes hospitalares como um elemento fundamental para garantir o direito à educação e à saúde dos alunos, contribuindo para sua reintegração ao ambiente escolar após períodos de tratamento.</p> MARIZA VASCONCELOS SILVA Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23329 Thu, 12 Jun 2025 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA PANDEMIA https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23223 <p>O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou a intersecção entre o trabalho docente e a educação antirracista, a partir de narrativas de professores(as). O objetivo desta comunicação é analisar as potencialidades dos diários de aula como instrumento metodológico e formativo, evidenciando como os professores(as) envolvidos(as) no projeto "Escola de Todas as Cores" construíram reflexões que articulam pessoalidade, profissionalidade e educação antirracista. Os dados apresentados foram produzidos por meio da escrita dos diários de aula. Entre as conclusões parciais apresentadas nesta comunicação, destacamos a potencialidade dos diários de aula para a construção de processos crítico-reflexivos e, de maneira específica, para o desenvolvimento da profissionalidade docente com foco na temática antirracista, ao explorar a intersecção entre pessoalidade e profissionalidade docente.</p> CLEIDIANE DE OLIVEIRA,Letícia Mendonça,Teodoro Adriano Costa Zanardi Zanardi Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23223 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 +0000 Futebol, Violência Racial E Formação Cultural: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23390 <p>O presente resumo apresenta uma síntese analítica dos resultados de uma pesquisa concluída e publicada sob o título “Racismos extracampo e formação cultural”, cuja temática é o racismo no futebol, especialmente em sua dimensão extracampo, isto é, para além das práticas e discursos que se circunscrevem às ações dos jogadores durante o jogo. O foco recai sobre as práticas racistas perpetradas por torcedores, as quais, mesmo diante da consagração de ídolos negros, continuam a manifestar-se em formas simbólicas, verbais e físicas. A análise parte de uma abordagem interdisciplinar no campo das Ciências Humanas, mobilizando teorias críticas para compreender como o futebol funciona como espaço de reafirmação da desigualdade racial. Referenciais como Theodor Adorno (2003), Kabengele Munanga (2006), Franz Fanon (1968), Paulo Freire (1987) e Bell Hooks (2017) são utilizados para sustentar a tese de que é necessário deslocar a luta antirracista para o plano da cultura e da subjetividade, com ênfase no conceito de desaprendizagem. Tal proposta visa desestabilizar os dispositivos históricos de racialização e permitir novas práticas de reconhecimento do Outro nos estádios e na sociedade.</p> Thalita Pereira da Silva,Christian Muleka Mwewa Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23390 Tue, 27 May 2025 00:00:00 +0000 NOTES ABOUT LEISURE TIME, RECREATION AND NATURE, WITH REGARD TO THE EDUCATION OF BODIES https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23397 <p>This paper reflects on the relationship between leisure, recreation and nature, where the body and its mediations with the social aspect take a central role. Based on what will be referred to as Adorno’s framework on leisure, an analytical structure is proposed to address issues related to educational policies, leisure practices, and the various thematizations in which recreation and activities in nature play a central role - both as educational practices and as goods-. Similar to what occurs in the world of labour, this work shyly seeks to identify elements that point toward a “<em>poietic subversion,</em>” enabling a shift from leisure to freedom as a formative possibility within experiences of non-work.</p> Rodrigo Píriz Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23397 Mon, 30 Jun 2025 13:58:40 +0000 NOMOFOBIA: OS IMPACTOS DO USO DO SMARTPHONE SOBRE OS ADOLESCENTES E SUAS INFLUÊNCIAS ACERCA DA APRENDIZAGEM https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23199 <p><strong>Resumo: </strong>Esta dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, na Linha de Pesquisa: Cultura, Tecnologia e Aprendizagem. O estudo investiga o impacto do uso intenso de <em>smartphone</em>s por adolescentes e suas influências na aprendizagem, dado o crescente uso e o risco de nomofobia. Objetivou-se compreender essa relação através de revisão sistemática qualitativa e exploratória, com rigorosos critérios de seleção de estudos. A análise dos resultados, sob filiação epistemológica construtivista e interpretativista, indica que o uso excessivo associa-se a efeitos negativos na concentração, desempenho e autonomia, enquanto a nomofobia eleva a ansiedade e estresse. Conclui-se pela necessidade de intervenções para equilibrar o uso tecnológico e métodos tradicionais, favorecendo o desenvolvimento academico e autorregulatório.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Nomofobia; <em>Smartphone</em>; Adolescentes; Aprendizagem; Internet.</p> ALINE CLAUDINO DOS SANTOS JACQUES Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23199 Fri, 23 May 2025 00:00:00 +0000 O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23386 <p>Este trabalho é parte de um pré-projeto de pesquisa feito para a seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGE/UFMS/CPTL), cuja pesquisa está em andamento. Para este texto, propomos como objetivo evidenciar, sob a ótica dos dispositivos legais, a implantação das salas de recursos multifuncionais (SRMS) no sistema regular de ensino. Justifica-se pela importância de compreender a criação e efetividade das políticas públicas inclusivas destacando o atendimento ao estudante no processo educativo. A metodologia tem base na pesquisa documental, por meio de Leis e Decretos específicos, cujos direitos já estão garantidos para aqueles que necessitam de atendimento especializado. A pesquisa, em andamento, tem inspirações nos Estudos Culturais, a partir das contribuições de Hall (2003; 2006), Cancline (2008), Foucault (1999), dentre outros. Como resultado parcial, observa-se que os dispositivos legais têm sido essenciais para garantir aos estudantes, público-alvo da educação especial, a possibilidade de desenvolver sua potencialidade, considerando suas necessidades específicas.</p> Lúrian Cássia Sá de Rufino Wege,Ilma Regina Castro Saramago Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23386 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 +0000 Il concetto di sport nella governance del programma Jr. NBA (Montevideo, Uruguay 2023–2024) https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23466 <p dir="auto">Questo articolo presenta la mappa concettuale (Athayde, 2020) elaborata sul concetto di sport in una politica pubblica sportiva nel dipartimento di Montevideo, Uruguay (analizzata negli anni 2023-2024). Il programma Jr. NBA, legato allo sviluppo del basket nel paese, mantiene una relazione diretta con la National Basketball Association, NBA in inglese, che riunisce principalmente squadre degli Stati Uniti. La divisione e l'amministrazione politica in Uruguay, che includono il governo nazionale, quello dipartimentale e l'eterogeneità dei municipi a Montevideo dove viene implementato il programma dipartimentale analizzato, offrono uno scenario particolare per lo studio dello sport come problema di gestione pubblica. La partecipazione cittadina, limitata da una legge ambigua, è meramente osservativa, mentre la relazione del programma con il piano di sviluppo della NBA in America Latina apre la strada alla partecipazione di attori privati. La globalizzazione e la diplomazia sportiva rafforzano la loro influenza, evidenziando uno Stato con margini di azione ridotti rispetto al controllo dello sport, di fronte a una governance guidata dal settore privato. In questo contesto, diventa necessario concettualizzare lo sport quando questo viene proposto al centro di quello che possiamo definire un esercizio di pubblicizzazione del basket nel paese. A partire dall'analisi dei documenti ufficiali della politica sportiva dipartimentale e dalle interviste con gli attori coinvolti nell'elaborazione e nell'implementazione del Jr. NBA, emergono diverse prospettive sul fenomeno sportivo. Tuttavia, condividono il fatto che il concetto non appare formulato come un asse problematico, né come fonte di tensioni nel discorso.</p> Joaquin Puglia Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23466 Tue, 05 Aug 2025 20:00:09 +0000 O QUE SENTE O PROFESSOR? https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23381 <p>Esta pesquisa artigo propõe uma reflexão sobre os afetos no exercício docente e nas relações afetivas no espaço escolar, considerando as contradições presentes na educação contemporânea. A escola, idealizada como espaço de desenvolvimento humano e crítico, muitas vezes se vê imersa em práticas marcadas pela competitividade, indiferença à diversidade e reprodução de violências simbólicas. Com base na Teoria Crítica da Sociedade, especialmente nos pensamentos de Adorno e Horkheimer, problematiza-se o papel da escola na reprodução das estruturas sociais e econômicas dominantes. A metodologia adota é a pesquisa qualitativa. Destaca-se que a pesquisa encontra-se em desenvolvimento. A partir de conceitos como semiformação e razão instrumental, discute-se como a educação pode tanto contribuir para a emancipação quanto para a manutenção da barbárie. Dialogando com a filosofia dos afetos de Spinoza o trabalho destaca a importância dos afetos na constituição subjetiva dos docentes e nas dinâmicas escolares. Os afetos, compreendidos como potências que ampliam ou diminuem a capacidade de agir, são analisados em sua dimensão ética, social e política. Assim, argumenta-se que a construção de relações afetivas autênticas é fundamental para uma educação verdadeiramente emancipatória e humanizadora.</p> Danillo Lima Calixto da Cruz Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23381 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 +0000 OS VALORES DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DO PDI DA UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23475 <p>A crescente complexidade dos desafios ambientais do século XXI exige respostas educacionais que promovam mudanças estruturais nos modos de pensar e agir da sociedade. Nesse contexto, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) se consolida como uma proposta estratégica de transformação social, integrando os princípios da sustentabilidade às práticas pedagógicas. O objetivo deste&nbsp; ensaio&nbsp; foi de analisar &nbsp;Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o intuito de compreender como a universidade tem incorporado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, em sua política educacional. O A metodologicamete, o estudo adotou o método qualitativa, com base em análise documental do PDI da UFMS, legislações internas, resoluções institucionais e relatórios da UNESCO, além de revisão bibliográfica de autores que discutem a integração da EDS nas universidades. Espera-se como resultado a identificação de evidências concretas do compromisso da UFMS com os princípios da sustentabilidade, especialmente por meio da oferta de cursos voltados à diversidade sociocultural e ambiental, como o de Planejamento Ambiental e Territorial Indígena, e da inclusão de metas e ações no PDI que valorizem a inclusão, a inovação curricular e a responsabilidade socioambiental. Também se prevê destacar limitações na consolidação da EDS como prática transversal no ensino superior, como a necessidade de maior capacitação docente, adaptação curricular mais ampla e ferramentas de monitoramento específicas para as metas relacionadas à sustentabilidade. Conclui-se que a UFMS apresenta potencial para consolidar-se como referência nacional em EDS, desde que fortaleça suas estratégias institucionais por meio de iniciativas integradas e da adoção de modelos avaliativos, como o <em>Sustainability Balanced Scorecard</em>, capazes de alinhar seus objetivos educacionais aos compromissos globais da Agenda 2030.</p> Joaquina Manuel Bulaunde Gonhamo Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23475 Tue, 05 Aug 2025 00:00:00 +0000 POLÍTICAS AFIRMATIVAS E O ACESSO DE NEGROS/AS E INDÍGENAS À PÓS-GRADUAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT) https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23688 <p>O presente relatório busca explicitar as políticas de acesso e permanência da população negra e indígena na Pós-Graduação Stricto Sensu na Universidade Federal de Catalão (UFCAT). O recorte se justifica por contemplar o projeto “Políticas afirmativas e o acesso de negros/as e indígenas à Pós-Graduação na Região Centro-Oeste” cujo objetivo geral é analisar o acesso e a permanência da população negra e indígena na Pós-Graduação Stricto Sensu nas Universidades Públicas da Região Centro-Oeste. Buscar-se-á caracterizar o contexto em que se insere a universidade Federal de Catalão a partir da atuação do Programa de Pós-Graduação em Educação, a fim de identificar a efetivação de políticas afirmativas, no período de adoção de reserva de vagas nesse Programa, no período de 2018 (ano da desvinculação da UFG).</p> Christian Muleka Mwewa,Eugênia Portela de Siqueira Marques,Alexis Carabali Angola Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23688 Tue, 05 Aug 2025 00:00:00 +0000 POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA “IDADE CERTA” https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23366 <p>A Sociologia da Infância surge na Europa no final da década de 1980 como um campo de estudo voltado para as culturas infantis. No Brasil, as discussões influenciadas por essas investigações, promoveram mudanças nas políticas públicas e na formação de professores. Portanto, hoje é possível se trabalhar com um novo conceito de “criança” e de “infância”. Destarte, esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo analisar criticamente a política que institui o Compromisso Nacional de Alfabetização na Idade Certa a partir da concepção de “criança” e “infância” elucidadas pela Sociologia da Infância. Espera-se com esse estudo levantar um banco de dados com as principais pesquisas em educação, publicadas em periódicos, que discutam a presença das teorias da Sociologia da Infância nas práticas escolares; realizar um levantamento teórico sobre os principais autores que discutem a Sociologia da Infância e confrontar todos esses dados com as políticas de Alfabetização na Idade Certa.</p> Bruno Pavan dos Santos,Ione da Silva Cunha Nogueira Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23366 Fri, 20 Jun 2025 00:00:00 +0000 QUANDO A PUNIÇÃO SUSTENTA O RACISMO: INIBIÇÃO, PENSAMENTO CRÍTICO EM CRIANÇAS E A URGÊNCIA DE MEDIAÇÕES CULTURAIS https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23339 <p>&nbsp;A presente pesquisa em desenvolvimento, tem como objeto de estudo as interações sociais e as dinâmicas das diversidades no contexto escolar das séries iniciais do ensino fundamental, com especial atenção, em como se estruturam os racismos e quais são os seus mecanismos de silenciamento. A investigação centra-se nas relações entre professores e estudantes, bem como entre os próprios alunos/as. Analisamos como essas relações ou interações influenciam o desenvolvimento cognitivo no processo de (con)formação das subjetividades das crianças. Tal análise será levado a cabo à luz da psicologia educacional, psicanálise, Estudos culturais e teorias (de)(s)coloniais. Objetiva-se analisar como as práticas punitivas não reflexivas reproduzem violências. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa na perspectiva autobiográfica, fundamentada na análise de conteúdo. Argumentamos que a partir das mediações culturais no contexto pedagógico pode-se identificar as práticas racistas para uma potencial intervenção transformadora dos conflitos em oportunidades de aprendizagem crítica.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Janini Guedes Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23339 Mon, 26 May 2025 00:00:00 +0000 REFLEXIONES SOBRE JUEGO, CUERPO Y EDUCACIÓN https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23151 <p style="font-weight: 400;">Independientemente del ámbito de la educación en el que se ejerza la enseñanza de juego (ya sean ámbitos informales, en educación inicial, primaria, secundaria o terciaria) es necesario comprender la importancia de transmitir lo que el juego y lo lúdico implican en términos de forma de cultura. Ello permite pensar cómo profundizar en cuanto a conocimientos y a su transmisión y adquisición de los mismos, desde un saber situado; sobre todo en términos de formulación de conocimiento, y lo que aún sigue experiencia.</p> <p style="font-weight: 400;">Plantear además a modo de introducción que el juego y la lúdica en la educación del cuerpo históricamente durante el siglo XX el juego ha sido tomado como medio para el cumplimiento de objetivos educativos y de la educación física, teniendo una implicancia central la salud física y moral del niño. Del mismo modo, pasa tanto en la recreación como el juego que se inscribe en una lógica de funcionamiento vinculada a los tiempos de trabajo, siendo funcional a las lógicas del mercado. En este sentido, pensar el juego en términos de enseñanza implica el desafío de pensar la articulación entre la dimensión conceptual y la experiencia que define la dimensión lúdica de la existencia.</p> Rodrigo Píriz Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23151 Fri, 23 May 2025 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE PESQUISA: TEORIA CRÍTICA PARA O INCONFORMISMO https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23357 <p><span style="font-weight: 400;">Trata-se de um relato de experiência à luz de bolsa do </span><span style="font-weight: 400;">Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/ UFMS)</span><span style="font-weight: 400;"> no contexto do programa de pesquisa “Teoria crítica para o inconformismo” desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa </span><span style="font-weight: 400;">Grupo de Pesquisa Formação e cultura na sociedade contemporânea-EduForP (UFMS/CNPq).</span></p> <p>&nbsp;</p> Valdréia Camargo,Christian Muleka Mwewa Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23357 Tue, 27 May 2025 00:00:00 +0000 “RELACIONES ÉTNICAS Y RACIALES EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA: EDUCACIÓN INICIAL” https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/21799 <p>Este proyecto se enmarca dentro de la maestría “derechos de infancia y políticas públicas” otorgada por la Universidad de la República (UDELAR). La construcción de la identidad de niños y niñas afrodescendientes en Uruguay es atravesada por el racismo estructural al que se ven sometidos. Las prácticas educativas entre ellas la educación física (EF), en particular (objeto de esta investigación), no lo visualizan y lo continúan (re)produciendo. A través de esta investigación se buscará explicitar, comprender y analizar las relaciones étnico y “raciales” en las clases de EF entre niños blancos y no-blancos, tensionados e influenciados por las dimensiones de la diversidad cultural, en una escuela de la ciudad de Montevideo, en un grupo de nivel 5 años. Si bien la variable étnica y “racial” se encuentra en un proceso de visibilización en los últimos años, desde la educación física es necesario generar líneas de investigación y formas de abordaje en relación a ella para su superación. Según el “Atlas sociodemográfico y de la desigualdad del Uruguay /La población afro-uruguaya en el Censo 2011” la población afro-uruguaya es la minoría étnico y “racial” de mayor presencia numérica en Uruguay y posee una fuerte importancia en la construcción de la identidad nacional.Lo que se buscará a partir de este trabajo es visibilizar cómo las relaciones étnico y “raciales” se desarrollan entre los/las niños/as, más específicamente durante las clases de EF para comenzar a pensar la disciplina desde una perspectiva diversa. Si bien esta variable se encuentra en un proceso de visibilización en los últimos años, generando líneas de trabajo y abordaje en relación a ella, sigue siendo necesario trabajar en la promoción de las identidades múltiples y la cultura afro desde edades tempranas buscando disminuir las brechas de desigualdad de la población afrodescendiente de nuestro país.<br>Palabras clave: Infancia. Relaciones étnicas raciales. Educación Física escolar.</p> Maria agustina Herrera Luciaro Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/21799 Fri, 23 May 2025 00:00:00 +0000 SAÚDE MENTAL ESCOLAR: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23368 <p>Este resumo expandido descreve uma ação de extensão do curso de Psicologia da <br>Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizada numa escola municipal infantil de <br>Campo Grande. A atividade tinha como objetivo o desenvolvimento emocional infantil, auxiliando <br>na expressão e compreensão dos sentimentos. Durante a oficina, o relato de uma criança sobre a <br>violência doméstica sofrida pela mãe demonstrou de forma empírica a importância do psicólogo <br>no contexto escolar e a articulação intersetorial nos casos de violência.</p> Sara Filgueira Pereira,Nycoly Taisa Alves Ferreira,Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo,Luiza Maria De Souza Nabarrete Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23368 Fri, 20 Jun 2025 00:00:00 +0000 SER NEGRO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE CRÍTICA - REFLEXIVA https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23378 <p style="font-weight: 400;">Este resumo aborda uma visão geral do “Ser negro na sociedade contemporânea brasileira: uma análise crítica-reflexiva” com objetivo de repensar a edificação desta ação que se fundamenta em um conceito abstrato de democracia racial, permitindo a inclusão de todos os cidadãos e exterminando com o racismo estrutural já existente. Nota-se em todo contexto a discriminação racial, verificando-se desigualdades entre o branco e o negro. A emancipação da população negra pressupõe mais do que a dimensão estritamente econômica, ela envolve dimensões culturais, políticas e de valores profundas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, abrangendo o levantamento de artigos e livros, nas bases de dados das plataformas do google acadêmico, Scielo e portal de periódicos da CAPES. Fundamentou-se pela Teoria Crítica de Adorno. O racismo opera estruturalmente na formação social capitalista. Estrategicamente funciona como mecanismo definidor de lugares sociais.</p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> Machava Aliante Xavier Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23378 Tue, 01 Jul 2025 00:00:00 +0000 TENSÕES ÉTNICAS E FENOTÍPICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23379 <p>A pesquisa em andamento aqui apresentada se insere no âmbito da Pesquisa do Doutorado em Educação. A mesma figura como uma das dimensões do “<em>Programa: Teoria crítica para o inconformismo: a não-identidade como telos das relações étnicas e ‘raciais’”. </em>O presente recorte, aqui apresentado, tem como objetivo explicitar para analisar as tensões étnicas e fenotípicas evidenciadas no contexto da Educação Infantil em uma escola em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Nos pautamos em uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e documental com apropriação de bibliografias. O tema ou a pesquisa justifica-se por entender que as relações sociais (micro sociedade) na Educação Infantil, também, são pautadas na inter-relação entre os sujeitos deste contexto a partir do <em>afetamento étnico fenotípico</em>. O <em>afetamento étnico fenotípico</em> é aqui entendido como a forma com a qual os indivíduos se inter-relação ao privilegiar a percepção externa do <em>Outro</em> para além das suas subjetividades explicitadas, mas sim na relação objetificada pela exterioridade corporal. Esta temática será abordada à luz dos estudos da sociologia da infância e da criança, antropologia da criança, Estudos Culturais e Teoria Crítica da Sociedade. Nossa principal hipótese a ser perscrutada ou refutada é que, no contexto escolar, deve-se ampliar as micro rebeliões didática que potencializem as discussões de temas que envolvem a auto percepção e do <em>Outro</em> emergindo as tensões micro socais.</p> Lenine Ferreira da Silva,Christian Muleka Mwewa,Carlos Alberto Lopes Filho Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23379 Tue, 27 May 2025 00:00:00 +0000 UNA BREVE HISTORIA DEL SLACKLINE: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23398 <p>Este trabajo es una reflexión sobre el slackline como práctica corporal que surge en el Uruguay de forma relativamente reciente. Es producto de una investigación que se enmarca en el plan de trabajo del grupo de investigación Estudios culturales y sociales sobre el juego y lo lúdico. Particularmente en la línea de investigación sobre Tiempo libre, teoría crítica y educación del cuerpo. Es un trabajo investigativo principalmente histórico, que tuvo como objetivo general ampliar el conocimiento sobre la práctica del Slackline desde su surgimiento en nuestro País, a la vez que analizó su dimensión lúdica en lo que respecta a las personas y la naturaleza, y en cuanto práctica realizada en el tiempo libre. Para ello se abordó la temática a partir de un recorrido histórico en donde se articula lo local y lo global, materializado en un entretejido que va desde sus comienzos hasta nuestros días. Se indagó a través de entrevistas y observaciones de campo, qué implica el Slackline como vivencia corporal y forma de cultura. El trabajo permite reflexionar así, sobre lo que el slackline genera en tanto vivencia lúdica para quienes desarrollan la práctica y han sido parte de la historia de la misma.</p> Lorena Barreto,Facundo Burgos,Rodrigo Píriz Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23398 UM OLHAR PARA ALÉM DO CURRÍCULO: FORMAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23340 <p>Este estudo surge da experiência da autora como professora de Arte, ao observar crianças negras rejeitando autorretratos com tons de pele escuros<span style="text-decoration: line-through;">. </span>Busca-se analisar a vivência do racismo no cotidiano escolar potencializado pelas lacunas nos currículos e materiais didáticos. Tomamos como referencial, estudos no campo da filosofia e psicanálise para compreender questões raciais e os impactos das desigualdades para a formação da subjetividade no campo da educação para repensar práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com análise de dados autobiográficos. Como o letramento racial pode ser introduzido pedagogicamente para desconstruir o racismo nas séries iniciais? A produção de materiais que visem uma educação antirracista desde a infância, pode ser uma saída? Estes por sua vez, podem promover a valorização da diversidade e o combate ao racismo na estrutura escolar. Os resultados visam subsidiar a formação de crianças críticas e conscientes de suas identidades.</p> Janini Guedes Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23340 Mon, 26 May 2025 00:00:00 +0000 ANÁLISIS DE LA RESIGNIFICACIÓN DE LAS NOCIONES DEL GÉNERO: UNA MIRADA DESDE LAS IMPLICACIONES SOCIO-CULTURALES EN LOS JÓVENES WAYUU DE LA ESCUELA NORMAL SUPERIOR INDÍGENA DE URIBIA, LA GUAJIRA. https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23370 <p>Este proyecto de investigación se enfoca en el análisis de cómo los nuevos conceptos ampliados de género interactúan con las tradicionales en la Cultura Wayuu que, con su cosmovisión, mantiene nociones de género arraigadas en una estructura binaria y en roles bien definidos que han sido perpetuados a lo largo de generaciones. Estas no solo informan las expectativas y comportamientos dentro de la comunidad, sino que también juegan un papel crucial en la identidad cultural de las nuevas generaciones que se enfrentan a escenarios educativos diversos y la cohesión social. La introducción de nuevos conceptos de género, que incluyen identidades no binarias y fluidas, asi como también la erradicación o mitigación de comportamientos estereotipados, presenta un desafío significativo al enfrentar estas concepciones tradicionales, que no solo son normas sociales, sino que también forman parte integral del tejido cultural Wayuu.</p> <p>El objetivo de esta investigación es Analizar la resignificación de las nociones de género y sus implicaciones socio-culturales en los jóvenes Wayuu de la Escuela Normal Superior Indígena de Uribia, La Guajira. A través de un enfoque cualitativo, se pretende comprender cómo los nuevos conceptos de género, influyen en las dinámicas sociales y culturales de la comunidad Wayuu. La metodología empleada se centrará en entrevistas semiestructuradas, con el fin de explorar cómo los jóvenes negocian las tensiones entre las nociones de género tradicionales y las perspectivas contemporáneas emergentes, identificando las estrategias adoptadas por la comunidad para integrar estas nuevas perspectivas de género sin despojarse de su identidad cultural.</p> MARIANGEL HENRIQUEZ Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23370 Mon, 30 Jun 2025 13:31:04 +0000 A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO DIÁLOGO COM CRIANÇAS https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23388 <p>A pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Infâncias e diversidades vinculada dentro do Grupo de Pesquisa GEPES –&nbsp;<a href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42234">Grupo de Estudos e Pesquisas em</a><a href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42234">&nbsp;Edu</a><a href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42234">cação</a><a href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42234">&nbsp;e Sociedade</a> da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, &nbsp;tem como objeto de estudo a percepção das crianças da Educação Infantil a respeito da Educação Inclusiva. Por meio de observação participante e diálogos com as crianças de uma turma de Pré II, a pesquisa busca entender como essas crianças se relacionam com a inclusão, especialmente no que diz respeito a colegas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os principais questionamentos abordam a interação entre crianças autistas e seus pares, a promoção de uma educação equitativa e o acolhimento de alunos com necessidades especiais nas escolas. O objetivo maior é captar a visão infantil sobre a inclusão, investigar os avanços e desafios da legislação pertinente e analisar o funcionamento do Atendimento de Educação Especial para crianças com TEA na Educação Infantil. O procedimento metodológico foi de abordagem qualitativa e de pesquisa de campo, com observação participante. Com a pesquisa, espera-se que este estudo contribua com a compreensão da visão de educadores, gestores, funcionários da escola, familiares e crianças a respeito das diversidades presentes na escola e sala de aula. A partir das discussões e reflexões sobre o processo de inclusão escolar, levando em consideração as impressões de uma criança diagnosticada no espectro autista e das crianças que com ela convivem, sobre suas vivências no contexto da Educação Infantil.</p> Mirian Batista dos Santos Carvalho Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23388 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 +0000 A FORMAÇÃO CULTURAL DOS/DAS DOCENTES DE CAPOEIRA COM NÍVEL SUPERIROR https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23376 <p>Este projeto de pesquisa nasce das reflexões e experiências na capoeira, ao longo de mais de duas décadas de prática. Tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultura Imaterial da Humanidade, é uma arte que supera os paradigmas do esporte e das práticas desportivas, contemplando diversidades de saberes e fazeres no contexto de suas práticas. O/A professor/a de capoeira são que convivem com esta prática ancestral, que tem por característica principal a transmissão oral e espontânea dos saberes. Pode-se dizer que no final do século XX, estes professores/as de capoeira acessam o ensino superior e agregam à suas identidades, a formação de nível superior. A partir destas reflexões, nasce o problema de pesquisa deste projeto: Como se sintetiza a formação acadêmica e popular na atuação contextual dos/das docentes de capoeira com nível superior. O objetivo geral materializa-se em investigar como se dá a dialética negativa entre a formação acadêmica e a formação popular na atuação pedagógica dos/das docentes de Capoeira com nível superior, considerando os contextos sociais em que estão inseridos. A metodologia de pesquisa consta de duas etapas: na primeira a luz dos instrumentos etnográficos (questionário e entrevistas); a segunda etapa se concentra na dimensão documental e bibliográfica na análise de teses, dissertações e monografias produzidas sobre a capoeira com a temática da formação docente. A análise destes resultados dar-se-á a partir da Teoria Crítica da Sociedade, Estudos culturais, pesquisa no campo da educação e da cultura dentre outros.</p> CARLOS ALBERTO LOPES FILHO,Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23376 Tue, 27 May 2025 00:00:00 +0000 ALFABETIZAÇÃO E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23351 <p><strong>Resumo:</strong> O estudo faz parte de uma pesquisa em andamento e tem como objeto o processo de alfabetização na educação infantil, na idade pré-escolar de 4 a 5 anos, de acordo com a BNCC (2018). O objetivo é compreender a aquisição da escrita na educação infantil, à luz da Teoria Histórico-Cultural (Vigotski; Luria; Leontiev, 2019). Nessa perspectiva, a alfabetização infantil é um processo social e mediado, no qual a criança aprende a ler e escrever por meio de experiências significativas. Para tanto, o professor deve ter uma formação orientada e os conhecimentos necessários sobre o processo de desenvolvimento da criança. A escrita é um instrumento cultural, e seu domínio envolve estágios simbólicos (desenhos, pseudoletras) e a compreensão de sua função social. O brincar e os erros são parte essencial da construção ativa do conhecimento. A alfabetização, assim, vai além da técnica, integrando-se ao desenvolvimento cognitivo e cultural da criança. Desse modo, nota-se que a aquisição da escrita na educação infantil ocorre por interações sociais mediadas, com o apoio de adultos e pares. Conforme a teoria de Vigotskiana, a cultura molda o desenvolvimento e a diversidade é central no processo de alfabetização; estudos contemporâneos ampliam essa visão, mostrando como a escola deve mediar sem apagar diferenças. A metodologia utilizada será o levantamento bibliográfico, com o uso dos descritores “alfabetização na educação infantil” e “aquisição da escrita na educação infantil”. Esta etapa da pesquisa contribuirá para a análise do processo de alfabetização na educação infantil.</p> Elaine Ribeiro Santos Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23351 Thu, 12 Jun 2025 00:00:00 +0000 ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA NO BRASIL SOB O ENFOQUE DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23358 <p>Este resumo refere-se a um estudo em curso que analisa e discute aspectos históricos e atuais relacionados à formação docente no Brasil, mais especificamente na área da Pedagogia. Para a compreensão da constituição histórica da Pedagogia e o seu desenvolvimento formativo é necessária a análise da realidade enquanto sistema, em sua totalidade. Assim, como objetivos, este trabalho busca explanar a formação docente, envolta em aspectos sociais, culturais e suas transformações ao longo do tempo, compreendendo seus elementos, determinações e implicações no processo educativo. O referencial teórico e epistemológico utilizado é a Teoria Histórico-Cultural, fundamentada no Materialismo Histórico e Dialético. A partir da interlocução com importantes autores e estudiosos de tal abordagem e dados coletados por meio de buscas em bases de dados de pesquisas bibliográficas, pretende-se assinalar possíveis elementos que contribuam para uma formação docente que reverbere na sociedade. &nbsp;</p> Jaqueline Ferreira da Silva Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23358 Thu, 12 Jun 2025 00:00:00 +0000 BIENESTAR DIGITAL https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23233 <p>L'umanità vive attualmente in un'epoca caratterizzata dai progressi delle tecnologie dell'informazione e della comunicazione, vivendo cambiamenti vertiginosi in un processo di accelerazione. Il panorama globale ci invita a riflettere sugli effetti sul sistema familiare e sulla possibilità di raggiungere uno stato di benessere digitale, che può essere inteso come un uso equilibrato delle tecnologie digitali, che consenta un divertimento controllato e un minimo deterioramento funzionale (Campos Ventura, 2023; Vanden, 2021). Tenendo presente che la famiglia è permeata da processi globali, lo studio si propone di analizzare l'influenza della genitorialità positiva sul benessere digitale di un gruppo di famiglie del comune di Villanueva, La Guajira.<br>A tal fine, sono stati fissati i seguenti obiettivi specifici:<br>1. Studiare le caratteristiche della genitorialità positiva in un gruppo di famiglie del comune di Villanueva, La Guajira.<br>2. Indagare gli stili educativi dei genitori e le strategie per un uso appropriato delle TIC in un gruppo di famiglie del comune di Villanueva, La Guajira.<br>3. Descrivere le percezioni dei membri della famiglia sulla relazione tra genitorialità positiva e benessere digitale.<br>4. Raccontare le sfide affrontate dalle famiglie nel compito di educare nell'era digitale.</p> <p>Lo studio si basa sulla teoria della cultura digitale, che si concentra principalmente sull'interazione tra cultura e tecnologia e sul modo in cui si configurano le nuove condizioni ambientali dei modi di essere (García Canclini, 2007; Rodríguez Riverón, 2016). Si comprende anche che la famiglia gioca un ruolo cruciale nel rapporto con le tecnologie, stabilendo limiti chiari o meno, ovvero gli stili educativi dei genitori e, inoltre, la concezione della famiglia come sistema aperto. I principali riferimenti teorici sono i lavori di López et al. (2010), che affrontano il tema della genitorialità positiva e offrono una lettura di un mondo interconnesso, e di Moreno (2010), che fornisce una comprensione del contesto storico che ha permesso lo sviluppo della genitorialità positiva in Europa. Leyton e Ortiz (2022), invece, mostrano la chiara tendenza alla genitorialità positiva nei Paesi dell'America Latina, mentre Agudo Salces (2021) fornisce una panoramica della genitorialità permeata dalle reti sociali e Vaquero Tió (2020)</p> <p>profundiza la parentalidad digital. Los anteriores trabajos concuerdan en que la mirada debe estar en las competencias parentales en cuanto a tecnologías digitales y en las claras transformaciones que estas generan en el núcleo familiar.</p> <p>Este trabajo, contará con datos cualitativos y cuantitativos, debido al tipo de información que se requiere para dar cumplimiento a los objetivos. Es de tipo descriptivo, donde&nbsp; “se narran, reseñan o identifican hechos, situaciones, rasgos, características de un objeto de estudio” (Bernal, 2010, p. 113), y, como método se usará el fenomenológico, al proponerse narrar la experiencia vivida en la forma en que lo perciben los implicados (Hernández et&nbsp;al., 2014). Adicionalmente se usará la técnica de entrevista y grupos focales, utilizando como instrumentos la entrevista en profundidad, la escala de parentalidad positiva (E2p), desarrollada por Gómez y Muñoz (2014). Como participantes del estudio o muestra, se estará trabajando con 15 familias del municipio de Villanueva del departamento de La Guajira, en los barrios el Cafetal, las Delicias y Román Gómez Ovalle, utilizando un muestreo bola de nieve.</p> <p><br><br>3. Descrivere le percezioni dei membri della famiglia sulla relazione tra genitorialità positiva e benessere digitale.<br>4. Raccontare le sfide affrontate dalle famiglie nel compito di educare nell'era digitale.</p> Augusto David Fernández Alarza Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23233 Mon, 30 Jun 2025 14:29:43 +0000 BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UMA DISCUSSÃO SOBRE BRINCAR https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23328 <p>Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento, cujo objeto de estudo é a Brinquedoteca em ambiente hospitalar. Tem como objetivo apresentar as primeiras discussões legais relativa à temática.&nbsp; Em observação aos últimos movimentos do mundo, observa-se uma&nbsp;&nbsp; preocupação com o estudante quando está em tratamento em um ambiente hospitalar. Justifica-se em razão da preocupação gerada ao discutir os traumas infantis durante o processo de internação, prejudicando seu desenvolvimento cognitivo, bem como, trazendo reflexo prejudiciais para sua recuperação física e psicológica. Isso pode ter consequências negativas em seu desenvolvimento. E, com o propósito de minimizar essa situação, realizaremos um levantamento bibliográfico baseando-se em observação ao atendimento as prescrições previstas em documentos legais vigente, como a Constituição Federal do Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional registram a preocupação da equidade da educação, buscando na Educação Especial, um atendimento mais humanizado e, que venha a ser cumprindo em classes, escolas ou atendimento especializado. Com a sanção da Lei 11.104/2005, obrigando os hospitais brasileiros especializados em atendimento infantil, a implantação de espaços infantis, trazendo para o convívio da criança, materiais e jogos fundamentais para o desenvolvimento infantil, evidenciando seus impactos na recuperação do aluno-paciente. Entende-se, que nos dias atuais, a importância do ato de brincar, no desenvolvimento social e cognitivo da criança podem vir para minimizar esses desconfortos, servindo como uma ferramenta para fins terapêuticos. Efetivamente, novas legislações trouxeram mudanças, apresentou melhorias nos atendimentos educacionais.</p> MARIZA VASCONCELOS SILVA Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23328 Tue, 05 Aug 2025 00:00:00 +0000 COOPERAZIONE E MOTIVAZIONE NELLE ATTIVITÀ DI INSEGNAMENTO https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23249 <p>A pesquisa aborda as atividades de ensino na educação básica, com foco na análise da relação da cooperação entre professores e alunos e a motivação para que esses colaborem nas atividades de estudo. Assim, torna-se primordial desvendar o cotidiano escolar, e como os professores enfrentam o desafio de motivar os alunos nas atividades escolares. Reconhecemos a importância fundamental do papel do educador, na organização de um ambiente de ensino e aprendizagem que respeite e valorize a multiplicidade étnica e as diversidades culturais dos estudantes. Consideramos que as vivências adquiridas pela criança em seu meio social, influencia na relação com seus pares e com os professores. Logo, o lugar que a criança ocupa na relação de ensino tem sérias implicações no desenvolvimento de necessidades, afetos e motivação na vida escolar. Portanto, a cultura desempenha um papel de extrema relevância na formação docente, pois um professor munido de uma sólida compreensão da identidade cultural brasileira, estará apto a reconhecer as diversidades, promover a inclusão e acrescentar elementos culturais as suas atividades de ensino. A pesquisa está organizada pelo levantamento bibliográfico nas bases de dados, adotando uma abordagem qualitativa descritiva de natureza observacional o que possibilita a coleta dos dados através da observação direta da manifestação do fenômeno in loco. A fundamentação teórica da pesquisa ancora-se na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, tendo como principais referências as obras de Vygotsky sobre desenvolvimento infantil e as de Leontiev sobre a teoria da atividade. Atualmente, a pesquisa segue rigorosamente o cronograma de execução física do projeto.</p> Lidiane Duarte Pardinho Munis Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23249 Thu, 12 Jun 2025 00:00:00 +0000 ESTRATEGIAS DE PREVENCIÓN DEL CONSUMO DE SUSTANCIAS PSICOACTIVAS DESDE UN ENFOQUE SOCIOCULTURAL EN LA INSTITUCIÓN EDUCATIVA ALFONSO LÓPEZ PUMAREJO DE URIBIA, LA GUAJIRA, COLOMBIA. https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23111 <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Colombia Uribia Pazmiño Molina Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23111 Fri, 23 May 2025 00:00:00 +0000 ITINERÁRIO DE UM COMPETIDOR DE CAPOEIRA https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23375 <p><strong>: </strong>&nbsp;Este relato de experiência em processo tem como principal objetivo investigar por meio de um itinerário etnográfico, os aspectos sociais, culturais, emocionais e físicos de permeiam a preparação de um capoeirista para uma competição desta modalidade para integrantes da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (ABADÁ-CAPOEIRA). Os Jogos Abertos do Interior de Goiás, a serem realizados em Itumbiara/GO, serão preparatórios os Jogos Mundiais Abadá-Capoeira<span style="text-decoration: line-through;">,</span> realizados na cidade do Rio de Janeiro. Por meio deste instrumento, diário de campo, o pesquisador poderá relatar as práticas rotineiras de treinamento no período que preparatório para a competição, descrever os ajustes e mudanças nos hábitos alimentes e sono, registrar sensações, sentimentos, percepções e desafios durante a preparação. Na competição descrever o ambiente físico, o clima social, as falas, as indumentárias para além do uniforme da competição, a organização, as expressões, como se dão as interações entre os competidores, a organização e o público presente. Em uma palavra, realizar uma descrição densa do processo e ambiente da e para a competição. Perceber, relatar para refletir acerca da construção das identidades corporais subjetivadas na objetividade da competição para dar sentido às experiências atribuídas à competição na capoeira, pode ser tomado como uma hipótese possível.</p> CARLOS ALBERTO LOPES FILHO,Lívia de Paula Machado Pasqua Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23375 Tue, 27 May 2025 00:00:00 +0000 Il concetto di sport nella governance del programma Jr. NBA (Montevideo, Uruguay 2023-2024). https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23384 <p dir="auto">Questo articolo presenta la mappa concettuale elaborata sulla nozione di sport in una politica pubblica sportiva nel dipartimento di Montevideo, Uruguay (analizzata negli anni 2023-2024). Il programma Jr. NBA, legato allo sviluppo del basket nel paese, ha una relazione diretta con la National Basketball Association, NBA, che riunisce principalmente squadre degli Stati Uniti. La divisione e l’amministrazione politica in Uruguay tra il governo nazionale, il governo dipartimentale e l’eterogeneità dei comuni a Montevideo, dove viene implementato il programma dipartimentale analizzato, presenta uno scenario particolare per lo studio dello sport come problema di gestione pubblica. La partecipazione cittadina, limitata da una legislazione ambigua, è meramente osservativa, mentre la relazione del programma con il piano di sviluppo della NBA in America Latina apre spazio alla partecipazione di attori privati. La globalizzazione e la diplomazia sportiva rafforzano la loro influenza, evidenziando uno Stato con margini di azione ridotti per quanto riguarda il controllo dello sport, di fronte a una governance guidata dal settore privato. In questo contesto, diventa necessario concettualizzare lo sport quando si pone al centro di ciò che possiamo chiamare un esercizio di pubblicizzazione del basket nel paese. A partire dall’analisi di documenti ufficiali della politica sportiva dipartimentale e da interviste con gli attori coinvolti nel Jr. NBA nella sua formulazione e implementazione, emergono diverse prospettive sul fenomeno sportivo, ma condividono il fatto che il concetto non appare formulato come un asse problematico, né come fonte di tensioni nel discorso.</p> Joaquin Puglia Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23384 Tue, 01 Jul 2025 19:19:32 +0000 O desemparedamento na EMEI Eliene Macedo dos Santos https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23218 <p>O conceito de desemparedamento da infância, propõe a valorização dos espaços externos como ambientes pedagógicos, vem sendo implementado com sensibilidade e inovação na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Eliene Macedo dos Santos, localizada no município de Primavera do Leste-MT. A escola incorporou essa proposta não apenas nas atividades com as crianças, mas também nas suas práticas de gestão e organização institucional. Uma das iniciativas mais simbólicas dessa transformação foi a realização das reuniões administrativas em áreas externas da escola, como pátios arborizados ou varandas abertas, em vez de salas fechadas. Essa mudança, além de representar uma nova experiência de vivenciar a educação dos profissionais da educação, reforça o compromisso da unidade escolar com uma abordagem mais aberta, acolhedora e conectada à natureza. Esse tipo de prática dialoga com a ideia de que os espaços influenciam diretamente na qualidade das interações e no bem-estar dos sujeitos (ZABALZA, 1991; FORNERO, 1998). Ao realizar encontros administrativos em ambientes abertos, a escola rompe com a rigidez hierárquica e promove uma dinâmica mais horizontal e colaborativa, onde o ambiente estimula o diálogo, a escuta ativa e o senso de pertencimento entre os educadores e a equipe gestora. Segundo Sá e Werle (2017), ainda são poucas as instituições que repensam de forma significativa o uso dos espaços escolares. Por isso, iniciativas como a da EMEI Eliene Macedo dos Santos destacam-se por propor uma ruptura não apenas simbólica, mas prática, com as estruturas tradicionais de gestão escolar. Dessa forma, ao desemparedar também a administração escolar, a EMEI amplia o conceito de educação integral e vivencial, tornando-se um exemplo de inovação e coerência entre discurso e prática.</p> Marcelo de Souza,Lucimar Mota Moreira,Nathieli Gonçalves Lima Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23218 Thu, 12 Jun 2025 00:00:00 +0000 O Impacto do Clima Escolar na Saúde Mental dos Professores na Aprendizagem dos Estudantes e a Crise de Identidade Profissional dos Docentes do Ensino Médio causada pela Ideologia da Competência. https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23389 <p><span style="font-weight: 400;">A ideologia da competência pressiona docentes com ênfase em resultados mensuráveis e gera crises de identidade profissional e danos à saúde mental. </span><span style="font-weight: 400;">Examinar como os professores do ensino médio, que trabalham 40 horas por semana, são impactados pelo clima escolar, como isso afeta o aprendizado dos alunos, explorando a conexão entre a saúde mental e as possíveis crises de identidade profissional que surgem devido à ideologia da competência. </span><span style="font-weight: 400;">Estudar o clima escolar é extremamente importante, pois um ambiente positivo está ligado a melhores resultados acadêmicos e ao bem-estar geral. Esta pesquisa se aprofunda na influência do clima escolar por meio de entrevistas estruturadas e análise de microdados do INEP. Além disso, propõe-se uma metodologia psicológica para investigar a relação entre a saúde mental e a crise de identidade. </span><span style="font-weight: 400;">A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas estruturadas com professores do ensino médio. Complementarmente, propõe-se um estudo longitudinal com métodos mistos, combinando inquéritos quantitativos e entrevistas qualitativas, e analisando os dados por meio de estatísticas descritivas, correlações, regressões longitudinais, Modelagem de Equações Estruturais, análise temática e análise narrativa, utilizando instrumentos validados para saúde mental. </span><span style="font-weight: 400;">O estudo se baseia no construtivismo social, entendendo o clima escolar como uma construção social. A metodologia proposta também se alinha com teorias psicológicas relevantes, como a Teoria Cognitivo-Social, para investigar a saúde mental e a identidade docente.</span> <span style="font-weight: 400;">As análises iniciais mostram que um clima escolar hostil impacta tanto a saúde mental dos professores quanto a aprendizagem dos alunos, além de estar relacionado à Ideologia da Competência.</span></p> Cristiane Alves da Silva Farias Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23389 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 +0000 Racismo Cotidiano e suas Múltiplas Manifestações: Uma Análise no Contexto da Formação Docente https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23355 <p><strong>Resumo:</strong> Este estudo explorou o racismo cotidiano em suas diversas formas de manifestação, a partir de uma atividade de pesquisa desenvolvida na disciplina Tópicos Especiais em Educação, componente curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL. Conduzida durante o ano de 2025/1, no âmbito do Estágio Docência (parcial), a pesquisa objetivou identificar e analisar as distintas facetas do racismo que permeiam o cotidiano, frequentemente caracterizadas por sua sutileza e naturalização. A relevância deste estudo reside na necessidade de desvelar as complexas dinâmicas racistas para a qualificação de futuros profissionais da educação, fomentando uma atuação consciente e comprometida com a promoção da equidade racial. A metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica de referenciais teóricos da Teoria Crítica e de estudos dedicados ao racismo cotidiano, em articulação com a análise de relatos e discussões emergidas na experiência do estágio. A filiação epistemológica ancora-se na perspectiva crítica, buscando compreender as desigualdades sociais e a construção da identidade. A pesquisa reconhece o papel determinante da formação docente na promoção de uma educação que valorize a diversidade e esteja comprometida com a igualdade de direitos sociais e com uma formação cultural abrangente para os educandos. As conclusões parciais indicam que o racismo se manifesta de maneira multifacetada, abrangendo desde microagressões até a ausência de representatividade, o que demanda uma análise contínua e a implementação de práticas pedagógicas antirracistas no contexto educacional.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Racismo; Racismo Cotidiano; Formação Docente; Estágio Docência; Teoria Crítica.</p> Leda Maria de Souza Alves Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23355 Mon, 26 May 2025 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA OU EXPERIÊNCIA DE CASO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23689 <p>Objetivo relatar parte da minha experiência ao longo do percurso no curso de Pedagogia. Como essa experiência encontra centralidade na minha participação no Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas, a denomino de <em>experiência de caso</em>. Do ponto de vista metodológico o presente relato não se caracteriza como estudo de caso ou estudo autobiográfico por se distanciar das referidas metodologias. Transitamos entre a contextualização de um campo (o Programa Residência no curso de Pedagogia (CPTL/UFMS) e a especificidade da minha participação como sujeito que se furta de fazer uma exegese do programa, pois trata-se de um recorte da realidade. A <em>experiência de caso</em> se caracteriza por narrar, na primeira pessoa, caso específico que ampliou a minha experiência a partir das experiências que eu trazia comigo como mulher negra. O relato se justifica por enfatizar a iniciação à docência no interior de um curso de licenciatura. Assim, para além da minha subjetividade, trânsito em estudos (referências) que tematizam o estágio, na sua dimensão da <em>práxis</em> (reflexão e ação), como componente do curso de licenciatura. Concluímos que, através das intervenções supervisionadas realizadas com a turma do 2º ano do ensino fundamental na etapa de alfabetização, o Programa se caracteriza como fundamental para a formação de futuras professoras. A participação indica resultados assertivos no contexto da sala de aula por meio da troca de experiências trazidas como sujeito e as adquiridas no programa por meio da orientação supervisionada.</p> Sthefany Beatriz de Souza,Christian Muleka Mwewa,Alexandra Neves Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23689 Tue, 05 Aug 2025 00:00:00 +0000 RELAÇÕES COOPERATIVAS ENTRE CRIANÇAS NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23346 <p>Este projeto de pesquisa investiga as implicações das relações cooperativas entre crianças da educação infantil no desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com base na Psicologia Histórico-Cultural e no Materialismo Histórico-Dialético. O objetivo central é compreender como as atividades pedagógicas cooperativas podem favorecer a subordinação da ação infantil à instrução verbal do professor e, consequentemente, promover o desenvolvimento cognitivo e social. Justifica-se pela necessidade de práticas pedagógicas que valorizem a cooperação, superando a organização individualizada das atividades. A metodologia qualitativa inclui revisão bibliográfica e observação em campo, com registro das interações infantis em sala de referência. A filiação teórica sustenta-se em autores como Vygotsky, Luria e Leontiev, que destacam a linguagem e a interação social como fatores fundamentais para a internalização de conceitos. Estabelece-se também uma articulação com as questões étnico-raciais, reconhecendo que as interações cooperativas entre crianças são atravessadas por contextos culturais e identitários diversos. Ao considerar a pluralidade étnica como parte do processo educativo, a pesquisa contribui para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas desde a infância. Espera-se que os resultados favoreçam a criação de ambientes de aprendizagem mais colaborativos, significativos e equitativos, além de reforçarem a importância da formação docente comprometida com a diversidade e a justiça social.</p> Paula Santos da Silva Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23346 Thu, 12 Jun 2025 00:00:00 +0000 SUBJETIVIDADE EM CONFLITO: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23383 <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho é um projeto de iniciação científica/ PIBIC, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que foi enquadrado e tem previsão de início para agosto de 2025. O projeto tem como objetivo geral: compreender as expressões de violências que ocorrem no ambiente escolar e identificar quais são essas violências e como elas são registradas. Objetivos específicos: Realizar levantamento bibliográfico para embasar as discussões que serão abordadas no projeto; e identificar quais os tipos de violências que se expressam na unidade escolar por meio de documentos oficiais da unidade escolar. O principal problema a ser abordado por esta pesquisa é a violência escolar em suas múltiplas manifestações (racial, verbal, física, psicológica, patrimonial e sexual). Para construir uma análise sobre esses dados, o estudo será conduzido em três etapas: Levantamento bibliográfico, nas áreas da psicologia educacional, escolar e social, para fundamentar o segmento da pesquisa; Contextualização da comunidade escolar, através da cartografia, inserindo a pesquisadora no contexto e território em que está sendo inserida. Após esse levantamento cartográfico, o estudo entrará em campo com a análise documental, será realizado um levantamento a partir da documentação de registros de ocorrências dos estudantes (caderno de registros, atas) que serão disponibilizados pela escola e posteriormente analisados pela pesquisadora. Como resultados esperados, este estudo tem como objetivo compreender as esferas que permeiam as expressões de violência no ambiente escolar, a partir de documentos oficiais que a instituição utiliza.&nbsp;</span></p> Ana Tereza Fernandes Moura,Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/23383 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 +0000 FICHA TÉCNICA https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/24314 <p>ficha técnica&nbsp;</p> EduForP-In Copyright (c) 2025 ANAIS EduForP - 2763-9185 https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/article/view/24314 Thu, 16 Oct 2025 15:04:52 +0000