UMA ANÁLISE EMPÍRICA DOS PRINCIPAIS ATRIBUTOS QUE INFLUENCIAM A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR DE CERVEJAS ARTESANAIS

  • Erik Telles Pascoal ICT/UNIFAL
  • Elton Henrique Callegari Lopes
  • Ana Laura Polississo Rueda

Resumo

O mercado de cervejas artesanais no Brasil apresentou um crescimento significativo nos últimos anos e, por esse motivo, diversos estudos sobre o perfil do consumidor de cervejas vêm sendo realizados por importantes instituições nacionais. O presente trabalho teve como objetivo identificar os principais atributos que influenciam a preferência do consumidor de cervejas artesanais e correlacionar tais atributos com os principais tipos de cervejas artesanais existentes no mercado. Para a identificação destes atributos, foi realizado um levantamento, por meio de um questionário online aplicado em consumidores dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Os atributos previamente definidos foram: cor, sabor, aroma e teor alcoólico. Para validar os resultados foi realizada uma análise utilizando a escala Best-Worst. A pesquisa apontou que o sabor é o atributo com maior nível de significância para o consumidor, seguido pelo aroma da cerveja. Para o sabor, o que mais se destacou foi o maltado; para o aroma, o neutro e/ou cítrico. Com relação aos diversos tipos de cervejas artesanais, os que mais se correlacionam com a preferência identificada na pesquisa são: Munich Helles, Pilsner, American Pale Ale, India Pale Ale e Witbier.

Publicado
2021-06-10