SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM UMA CIDADE DO SUL DO BRASIL

  • Egidio Antonio Cancelier Fachin Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Leopoldo Pedro Guimarães Filho Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Graziele Fernandes da Rocha Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • David Batista Gesuino Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Valter Blauth Junior Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Resumo

A simulação computacional atualmente é uma das principais ferramentas de análise e acompanhamento de dados reais, em cenários que os utilizam em conjunto à gestão por softwares. O artigo apresenta uma análise do tempo de consumo do sistema de abastecimento de água de uma cidade do sul do Brasil, caracterizando-se como uma área com baixa amplitude de exploração em análise computacional. Partindo do fato que manipular dados de abastecimento de água exige processos criteriosos, o trabalho teve por objetivo agregar soluções a partir da análise do tempo de um Sistema de Abastecimento de Água, praticado por uma empresa de saneamento do extremo sul catarinense. A principal ferramenta utilizada foi o software de simulação FlexSim®®, na qual foram simulados dados baseados nas coletas referentes às reservas e distribuição do sistema. Desta forma, foi imprescindível verificar e tratar os valores coletados e adaptá-los para serem inseridos em cenários que fizessem a relação entre problemas reais, como a falta de água, possíveis manobras para garantir o consumo por mais tempo e ainda a necessidade do tempo de operação de estações para a sustentabilidade do sistema. Com os resultados deste trabalho, foram encontrados valores de vazões com ênfase no tempo, manobras para a sustentação do abastecimento, além do tempo necessário de operação para suprir consumos. Realizou-se pôr fim a avaliação do uso do software de simulação, ampliando a gerência de operação e infraestrutura, bem como a qualidade de distribuição perante situações atípicas, perpetuando o consumo de água.

Biografia do Autor

Egidio Antonio Cancelier Fachin, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

 

Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC 

Coordenador do Núcleo de Estudos em Engenharia de Produção - NEEP
Graziele Fernandes da Rocha, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Estudante de Engenharia de Produção na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC 

Membro do Núcleo de Estudos em Engenharia de Produção - NEEP

David Batista Gesuino, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Estudante de Engenharia de Produção na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC 

Membro do Núcleo de Estudos em Engenharia de Produção - NEEP

Valter Blauth Junior, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Membro do Núcleo de Estudos em Engenharia de Produção - NEEP

Referências

ALAMBERT JUNIOR, Nelson. Manual prático de tubulações para abastecimento de água: informações práticas e indispensáveis para projetos, obras e manutenções. Rio de Janeiro: ABES, 1997. 176 p. ISBN 8570221274

BANKS, J. Handbook of Simulation, 849 p, CAON, Mauro, 1. Ed. Geórgia (EUA), EMP, 1998.

BANKS, J; CARSON II, J.S.; NELSON, B.L.; NICOL, D.M. 2005. Discrete - Event System Simulation. 4ª ed., Upper Saddle River, Prentice Hall, 608 p.

BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo Demográfico 2010: Sinopse. 2010. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/h4s0>. Acesso em: 25 set. 2018.

BRASIL. Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento - SNIS. Ministério das Cidades / Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos: TABELA COMPLETA DE INDICADORES DESAGREGADOS E AGREGADOS. 2018. CASAN - IN013 - Morro da Fumaça. Disponível em: <http://www.snis.gov.br/diagnostico-agua-e-esgotos/diagnostico-ae-2018>. Acesso em: 26 jun. 2018.

CUNHA, A. A. R. Otimização energética em tempo real da operação de sistemas de abastecimento de água. 2009. 191 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009.

DAL PONT, Sílvio Cesar; SARTOR, Glauce Damásio; SILVEIRA, Antônio Adílio da; Apostila curso de operação e controle de ETA. Criciúma:

CASAN, 2007. 82 p.

FIGUEIREDO, J.; VASCONCELLOS, L.; PEREIRA, S. O desenvolvimento e a Aplicação de um Modelo Multiagente para o Ensino da Teoria das Restrições. SIMPOI, 2011.

FLEXSIM®. Simulação Aplicada. Modelagem e análise usando FlexSim®. Disponível em:<https://www.FlexSim®.com/ftp/textbook/supportingmaterials/Portugues/Capitulo6PortuguesLivroSimulacaoAplicada.pdf> Acesso em: 05 jun. 2018.

FORRESTER, J. Principles of Systems. Cambridge, 1968.

FRANCATO, A. L., BARBOSA, P. S. F. Operação ótima de sistemas urbanos de abastecimento de água. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECÂNICA (COBEM), 15, .1999, Águas de Lindóia. Águas

de Lindóia,1999.

HUM, S., LEE, C. K. JIT Scheduling rules: A simulation evaluation. Omega, Int. J. Mgmt Sci. Vol. 26, No. 3, pp. 381±395, 1998 industries. International Journal of Service Industry Management, v.13, n.3, 2002.

PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva. Campus: Rio de Janeiro, 1996. 8ª reimpressão.

PROFOZICH, David M. Managing change with business process simulation. London: Prentice Hall, 1998. 199 p. ISBN 0139058370 Número de Chamada: 658.406 P964m 1998.

SOUSA, E. R. Sistemas De Abastecimento De Água. Documentação De Apoio À Disciplina De Saneamento Ambiental, Departamento De Engenharia Civil E Arquitetura; Secção De Hidráulica E Dos Recursos Hídricos E Ambientais - Instituto Superior Técnico, Lisboa, 2001.

Publicado
2020-05-06