O BALANCED SCORECARD E SUAS PERSPECTIVAS APLICADOS EM UMA INCUBADORA

  • Matheus Viegas de Campos Camacho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia da Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Priscila Regina Ribeiro Bueno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elismar Verissimo de Siqueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Diego Rorato Fogaça Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo tem como objetivo elaborar a proposta de um Balanced Scorecard para uma Incubadora mista de empresas localizada Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para tal foi realizado uma pesquisa exploratória, por meio de visitas técnicas, entrevista semiestruturada com a gestora da organização, análise de documentos, apoiados em conceitos de gestão organizacional, sendo possível analisar a sua estratégia a partir da missão, visão e valores. Com isso foram elaborados objetivos, indicadores, metas e iniciativas para cada uma das perspectivas abordadas no BSC. Com essas informações foi desenvolvido um mapa estratégico relacionando os objetivos de cada perspectiva. Desse modo, observa-se que a organização contém ações importantes a serem realizadas para a melhoria de sua gestão. As soluções elaboradas foram apresentadas à gestora da incubadora e parte das ações estratégicas foram aceitas para aplicação.

Biografia do Autor

Diego Rorato Fogaça, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Diego Rorato Fogaça possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica com certificado de Estudos Especiais em Estratégia e Organização pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) (2011) e Mestrado em Engenharia de Produção, na linha de Análise das Organizações do Trabalho, também pela EESC/USP (2014). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

DAFT, Richard L. Organização: teoria e projetos. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2004.

DORNELAS, José C. A. Planejando incubadora de empresas: como desenvolver um plano de negócios para incubadoras. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

HERRERO, E. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica, 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

HIKAGE, Oswaldo K.; SPINOLA, Mauro M.; LAURINDO, Fernando J. B. Software de Balanced Scorecard: proposta de um roteiro de implantação. Revista Produção, v. 16, n. 1, p. 140-160, 2006.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P.. A estratégia em ação: balanced scorecard. 23. ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2006.

MARCHESAN NETO, Armando. Sistemas de Avaliação de Desempenho: implantação do balanced scorecard em uma empresa de serviços. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Faculdade de Engenharia Mecânica e de Produção, Universidade Metodista de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, 2002.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

SILVA, A. B. et al. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

STORCH, Clane R. R.; NARA, Elpídio O. B.; STORCH, Luiz Afonso. Mapa estratégico, uma representação gráfica do Balanced Scorecard, ferramenta para otimização da tomada de decisões: estudo de caso de uma indústria de porte médio. Revista Produção Online, v. 4, n. 4, ago. 2004.

TACHIZAWA, Takeshy. Organizações não governamentais e terceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

THOMPSON, Arthur A.; STRICKLAND, Alonzo J. Planejamento estratégico: elaboração, implementação e execução. São Paulo: Pioneira, 2000.

Publicado
2020-05-06