https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/issue/feedRevista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MS2024-07-05T19:30:17+00:00Luiz Carlos Bentoluiz.bento@ufms.brOpen Journal Systems<p><strong>ISSN 2675-1003 (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A REPET-TL objetiva somar esforços de reflexão teórica visando divulgar práticas de formação materializadas nas atividades do Programa de Educação Tutorial - PET.</p>https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/19866EDITORIAL DE ABERTURA, NÚMERO 5, V. 5 DA REVISTA ELETRÔNICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL -TRÊS LAGOAS/MS (REPET-TL)2023-12-14T13:26:50+00:00Luiz Carlos Bentoluizc.bento@yahoo.com.brGilberto Rodrigues dos Santosgilberto.rodrigues@ufms.brMauro Henrique Soares da Silvamauro.soares@ufms.br<p>Na tarefa de apresentar a quinta edição da Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MS (REPET-TL) necessitamos primeiramente de salientar a importância desse veículo de comunicação científica, para a divulgação do Programa de Educação Tutorial (PET), sobretudo no que se refere a suas principais metas, quais sejam: a) Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, por meio de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; e b) Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação e estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.</p>2023-12-13T16:36:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/19034AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O CASO DOS GRUPOS PET MATEMÁTICA DA UFMS2023-12-14T13:26:53+00:00Gerson dos Santos Fariasgerson.farias@uesb.edu.brAlessandro Ribeiro da Silvaalessandro.ribeiro@ufms.brEugenia Brunilda Opazo Uribeeugenia.uribe@ufms.br<p>O presente trabalho buscou refletir sobre a contribuição da educação tutorial na formação inicial de professores de matemática. Como aportes teóricos norteadores, dialogamos com os documentos e estudos que tematizam a educação tutorial, bem como pesquisas que abordam as especificidades da formação do professor de matemática, em especial, a fase inicial. Como parte do desenvolvimento metodológico do trabalho foi analisado, com a lente da pesquisa qualitativa, o caso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que conta com três grupos do Programa de Educação Tutorial vinculados a cursos de Licenciatura em Matemática. Foram entrevistados 51 petianos egressos dos grupos de matemática da UFMS utilizando a técnica do questionário como ferramenta de produção de dados, com perguntas que abordaram desde os motivos da escolha por participar do programa até a influência na formação e no trabalho docente realizado atualmente. Os resultados indicam uma avaliação positiva do programa, reconhecendo sua excelência, bem como uma contribuição importante na formação, em termos de aprofundamento de conceitos teóricos, em termos pedagógicos de reflexão sobre a prática docente, bem como em termos da formação de um profissional humanista e criativo.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18979RODAS DE CONVERSAÇÃO: PET-ENGENHARIAS VISANDO A INTERNACIONALIZAÇÃO2023-12-14T13:26:57+00:00Débora Cristina Serra Pinheirodebora_serra@discente.ufg.brMichelly Luis Lacerdamichellylacerda@discente.ufg.brYuri Naves de Oliveira Araújoyurinaves@discente.ufg.brAlex Carrijo Guimarãesalexcarrijo@discente.ufg.brAndreia Aoyagui Nascimentoaanascimento@ufg.br<p><span style="font-weight: 400;">A fim de atender a demanda de internacionalização acadêmica, isto é, motivar os estudantes de graduação a participar de programas de intercâmbio e mobilidade acadêmica, o grupo PET-Engenharias Conexões de Saberes da Universidade Federal de Goiás promoveu, no ano de 2022, a atividade de Rodas de Conversação no idioma inglês. O evento foi realizado na modalidade remota em três edições e em uma edição presencial. Nesta atividade os participantes foram instigados a praticar o idioma inglês com temas que abrangem a vida cotidiana. A metodologia aplicada na forma de dinâmica e </span><em><span style="font-weight: 400;">Quiz </span></em><span style="font-weight: 400;">foi proposta por Silva (2012) e proporcionou o sucesso das edições. A divulgação foi realizada pelos petianos do PET-Engenharias Conexões de Saberes em redes sociais, e-mail e mensagens de aplicativo. Os resultados apresentam o impacto da atividade no âmbito acadêmico brasileiro, levando em consideração o aspecto de formação dos participantes e outros.</span></p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18974ASSISTÊNCIA À ESCOLA JATOBAZINHO: ESTUDO E IMPLANTAÇÃO DE UMA MALHA DE ATERRAMENTO NA INSTITUIÇÃO2023-12-14T13:27:00+00:00Ruben Barros Godoyruben.godoy@ufms.brTiago Henrique de Abreu Mateustiago.mateus@ufms.brIanca Moraes Silva de Jesusianca.moraes@ufms.brThaís Maria Tolfothais.tolfo@ufms.br<p>O Programa de Educação Tutorial (PET) consolida-se pelo princípio da indissociabilidade entre Pesquisa, Ensino e Extensão acrescidos à educação tutorial. Os grupos PET desenvolvem ações que colaboram para a formação da comunidade acadêmica, bem como das comunidades externas. Neste sentido, o presente artigo discorrerá sobre a visita assistencial realizada pelo Grupo PET-Engenharia Elétrica à Escola Municipal Rural Mirim Extensão Jatobazinho. A visita teve como objetivo instruir membros da escola responsáveis pela manutenção sobre os riscos do choque elétrico, bem como a importância do aterramento para prover a segurança da instituição. Além disso, realizar estudos e testes no solo local e, por fim, aplicar os dados em cálculos para a aprovação do projeto e implementação de uma malha de aterramento.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18972SINTOMAS DE ANSIEDADE E DESEJO ALIMENTAR EM ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-192023-12-14T13:27:03+00:00Andressa Lemes de Assisandresslba@discente.ufg.brGiovana Souza Oliveiragiovanaoliveira3007@discente.ufg.brMarina de Sá Azevedomarina.azevedosa@gmail.comRaquel Machado Schincagliaraquelms@outlook.comLuciana Bronzi de Souzalucianabronzi@ufg.brMarilia Mendonça Guimarãesmarilianutri@ufg.br<p>O estudo objetivou avaliar sintomas de ansiedade e desejo alimentar de alunas do curso de nutrição de uma universidade pública, antes e durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo quase-experimental, realizado pelo PET Nutrição. A coleta de dados se deu por questionário autoaplicável de forma presencial pré-pandemia e por meio de formulário eletrônico durante a pandemia. Observou-se aumento significativo em todos os sintomas de ansiedade ao considerarmos os períodos pré e durante a pandemia. As estudantes pretas, pardas e amarelas apresentaram sintomas de ansiedade aumentados e aumento significativo da falta de controle sobre a alimentação, quando comparadas às estudantes brancas. Observou-se aumento significativo na intensidade do desejo alimentar durante a pandemia de COVID-19, quando comparado ao período pré-pandemia. Os achados deste estudo oportunizaram aprendizagem tutorial em ensino, pesquisa e extensão ao grupo PET Nutrição e ações em saúde mental, alimentar e nutricional para a comunidade acadêmica.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>ansiedade, comportamento alimentar, estudantes, COVID-19, saúde do estudante</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18968 TRÊS DÉCADAS DO PET BIOLOGIA UFC: VIVENCIANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO2023-12-14T13:27:06+00:00Letícia Borges Leiteleticiaborges@alu.ufc.brAndressa Mendonça de Oliveiraandressamendonca@alu.ufc.brBárbara de Oliveira Rodriguesbarbara.rodrigues@alu.ufc.brLidiana Rabelo da Silvalidianarabelo@alu.ufc.brThalita Maria Vasconcelos Martinsthalitavm@alu.ufc.brErika Freitas Motaerika.mota@ufc.br<p>O Programa de Educação Tutorial (PET) de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi implementado em abril de 1992. Desde sua criação, atua na formação dos estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da UFC. Atualmente, o grupo é estruturado em comissões, sendo estas, Administrativa, Científica, Financeira, Gestão de Pessoas, Multimídias e Divulgação, e Tutoria. Cada comissão desempenha funções importantes para o bom funcionamento do grupo e a plena execução de suas ações. Esse trabalho objetiva apresentar as principais atividades do PET Biologia UFC e sua potencial contribuição para o desenvolvimento profissional dos petianos e vivência no ensino, pesquisa e extensão, conforme o Manual de Orientações Básicas (MOB).<br>Destarte, o programa contribuiu de forma significativa e direta na formação de mais de 200 excelentes profissionais bacharéis e licenciados que foram petianos na graduação e que hoje atuam em diferentes áreas da Biologia.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18967IMPORTÂNCIA DAS MONITORIAS DO PET ENGENHARIAS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS MONITORES DO IFBA2023-12-14T13:27:08+00:00Alex França Andradeeng.alexfrancaandrade@gmail.comFilipe Carvalho de Andradefilipeandrade112@gmail.comTaina de Assunção Araújotainaeng.amb@gmail.comEdson Costa Oliveiraedsoontn35@gmail.comMaria Bianca Cruz Silvabiancacruzeng@gmail.comJoseane Oliveira da Silvajoseaneos@ifba.edu.br<p>O presente artigo tem como objetivo mensurar a importância das monitorias, oferecidas pelo grupo PET Engenharias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)- Campus Vitória da Conquista, na formação dos alunos monitores. Foi direcionado um formulário aos integrantes do programa, atuais e egressos, que ministraram monitorias pelo PET Engenharias, sendo esse o grupo amostral da pesquisa. Após a análise e tabulação dos dados foi possível concluir que, apesar das dificuldades explicitadas, as monitorias contribuíram de forma ativa para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e profissionais dos monitores, assim como no processo de ensino-aprendizagem.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18962EDUCANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA A CULTURA DA PAZ: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS2023-12-14T13:27:11+00:00Nádia Grosso Torresnadia_gt1234@hotmail.comClara Feitosa Sallesclarafs2002@gmail.comVitória Carolina Calister Bastosvitoria.calister@ufms.brMaria Paula Figueiredo Terencemaria.terence@ufms.brJomara Brandini Gomesjomara.gomes@ufms.brMara Cristina Ribeiro Furlanmaracristina.mga@gmail.com<p>Objetivou-se relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (UFMS CPTL) sobre a realização do projeto de Extensão “Educando para a cultura da paz”. O projeto possuiu o intuito de promover valores fundamentais para promover a paz nas relações sociais e inteligência emocional para resolução de conflitos. No total, 25 crianças e adolescentes entre seis e 12 anos participaram do projeto. Foram realizados cinco encontros presenciais, com uso de metodologias ativas, desenvolvidas durante aproximadamente uma hora e meia. As seguintes temáticas foram abordadas: apresentação do projeto; identificação de atitudes, palavras e pensamentos que causam problemas e sofrimento emocional no dia a dia; controle emocional frente a conflitos; construção da autoestima; diálogo, empatia, generosidade e respeito à diversidade. Podendo-se concluir notável a mudança positiva no comportamento das crianças e dos adolescentes.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18254PERCEPÇÃO DE EGRESSOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA 2023-12-14T13:27:12+00:00Greta Gabriela Rychesckigreta.gabriela@hotmail.comBeatrice Orthmannbeatriceorthmann@gmail.comAna Luísa Vidorsi.analuisavidor@gmail.comFrancilene Graciele Kunradi Vieirafrankunradi@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa objetivou i</span><span style="font-weight: 400;">dentificar </span><span style="font-weight: 400;">a percepção de egressos sobre as contribuições do Programa de Educação Tutorial do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina na sua trajetória acadêmica, verificar</span><span style="font-weight: 400;"> as habilidades adquiridas no Programa e avaliar a importância desse enquanto estratégia de ensino, pesquisa e extensão. </span><span style="font-weight: 400;">Os dados foram coletados utilizando-se um questionário </span><em><span style="font-weight: 400;">on-line</span></em><span style="font-weight: 400;"> e autoaplicável e foram descritos em frequência absoluta e relativa. </span><span style="font-weight: 400;">Participaram do estudo</span><span style="font-weight: 400;"> 80 egressos. </span><span style="font-weight: 400;">Os principais motivos para participar do Programa foram realizar a tríade universitária, adquirir experiências, oportunidade de bolsa e obter currículo promissor. A maioria desenvolveu habilidades importantes para a formação, teve alguma publicação vinculada ao Programa e foi ministrante de palestra ou curso durante sua participação. A maioria avaliou o Programa como ótimo ou bom, conseguindo atingir o objetivo de elevar a qualidade da formação acadêmica dos integrantes e estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação.</span></p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18987A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, DA UFMS CAMPUS DE TRÊS LAGOAS, SOBRE A ATUAÇÃO DO GRUPO PET-GEOGRAFIA2023-12-14T13:27:14+00:00Mirian dos Santos Nogueiramirian.nogueira97@gmail.comAlan Da Silva Neves alansilvatl99@gmail.comJossyane Da Silva Rossejossy_rosse@hotmail.comMauro Henrique Soares da Silva mauro.soares@ufms.brDenis Vitor de Souza Vilelad.vitor@ufms.br<p>A presente pesquisa tem como objetivo analisar o olhar dos discentes dos cursos de graduação em geografia da UFMS em Três Lagoas em relação ao Programa de Educação Tutorial, mais especificamente do Grupo PET-Geografia. Para isso foram aplicados questionários online, coletando 26 respostas de discentes matriculados nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Foi observado o maior número de discentes possuem conhecimento sobre a atuação do Grupo PET-Geografia, pelas atividades realizadas pelo grupo e percebida pelos discentes ao longo da graduação, sobretudo a realização de palestras e na recepção de calouros. Foram considerados as condições sanitárias globais - Pandemia e “Pós-Pandemia” - de 2020 a 2022 influenciaram na relação entre o PET-Geografia e os discentes de Graduação em Geografia do CPTL/UFMS, uma vez houve distinção na percepção da atuação do PET-Geografia pelos alunos ingressantes durante o período pandémico e aqueles ingressantes em 2022 e 2023.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/19031A EVOLUÇÃO E ADAPTAÇÃO DA ATIVIDADE PET CONEXÕES MATEMÁTICA E COMUNIDADE DURANTE E PÓS-PANDEMIA2023-12-14T13:27:16+00:00Felipe Bernardino da Silva Lucasf.bernardino@ufms.brFernando Pereira de Souzafernando.pereira@ufms.brRoberta de Araújo Liraroberta_araujo_lira@ufms.brBianca Silva Bragabianca.braga@ufms.brLeonardo Lemes Runichileonardo_l_runichi@ufms.brGabriela Aparecida Graton de SouzaGabriela_aparecida@ufms.br<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho analisa a evolução e adaptação da atividade PET Conexões Matemática e Comunidade, durante e após o período da pandemia. O Programa de Educação Tutorial (PET) é reconhecido por promover a interação entre alunos de graduação e a comunidade, visando o compartilhamento de conhecimento e o fortalecimento da integração social. No entanto, devido às restrições impostas pela pandemia, a atividade precisou se reinventar para continuar cumprindo seus objetivos. Este estudo investiga as estratégias adotadas, como a utilização de recursos online e a produção de materiais audiovisuais, para manter a conexão com a comunidade e proporcionar um ambiente de aprendizado virtualmente acessível. Além disso, são apresentadas as atividades elaboradas logo após a volta do ensino presencial como também, as principais conclusões sobre a efetividade dessas adaptações e o impacto da pandemia na atividade PET Conexões Matemática e Comunidade.</span></p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18971DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DE TRILHAS ECOLÓGICAS COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA O PET MATA ATLÂNTICA2023-12-14T13:27:17+00:00Márcio Lacerda Lopes Martinsmarciollm@ufrb.edu.brJaiara Santiago Damasceno Limajaiarasantiago@hotmail.comVitoria Cristina Santos Menezesvimenezes@outlook.comSara Cristina Santos Oliveirasaraoliveira.17@hotmail.comMatheus Santiago de Sant'anamatheussantiago2002@gmail.comRonimar dos Santossanttosroni@gmail.com<p>Esse trabalho consiste em um relato das atividades desenvolvidas dentro do projeto de extensão Trilhas Ecológicas no Parque Florestal Mata de Cazuzinha (PFMC), em desenvolvimento pelo PET Mata Atlântica com o objetivo de ampliar as ações para sua conservação. O PFMC é um fragmento de Mata Atlântica localizado no centro do município de Cruz das Almas, e exposto aos mais diversos impactos antrópicos. Há cerca de um ano o PET Mata Atlântica vem desenvolvendo atividades de capacitação para o monitoramento de visitantes e recebendo escolas e grupos organizados em três trilhas demarcadas na área do PFMC. A atividade proporcionou aos petianos e petianas maior interação com a comunidade cruzalmense e com situações reais de ensino e extensão. Além disso, permitiu o desenvolvimento da oralidade, capacidade de improviso, autonomia, trabalho em grupo e responsabilidade, além de maior apropriação de conhecimentos relacionados à Mata Atlântica.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18965CAPACITAÇÃO E PESQUISA: EMULADOR DE JOGOS RETRÔ2023-12-14T13:27:19+00:00Giulia Donini Bürkllegiuliadoninib@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O processo de desenvolvimento de projetos internos pelos membros, realizado no Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina é de extrema importância para a introdução de bolsistas ao gerenciamento de projetos e à capacitação técnica nos temas de interesse dentro da engenharia, servindo como primeiro passo para inserção no meio acadêmico-científico. O presente relato tem como objetivo mostrar as atividades desenvolvidas e como as habilidades e aprendizados adquiridos se relacionam com o pilar de pesquisa da tríade universitária, possibilitado pelo programa. Além disso, o projeto teve como inspiração a preservação de tecnologias antigas, como videogames, no quesito de emulação, para que essas informações e o acesso à elas não se perca com o passar dos anos.</span></p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18963CUIDANDO DOS PETIANOS: AÇÕES PARA PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL 2023-12-14T13:27:20+00:00Juliana Kalini Saturnino Pinheirojuliana.kalini@ufms.brPablo Henrique Almeida de Souzapablo.h@ufms.brVictoria Laura Facinvictoria_facin@ufms.brGiulia Fernanda Cabralgiulia.cabral@ufms.brLorena Guerra Bombilorena.bombi@ufms.brMara Cristina Ribeiro Furlanmaracristina.mga@gmail.com<p>Trata-se de um relato de experiência sobre um projeto de extensão, que objetivou promover atividades extracurriculares para melhorar a saúde mental, diminuir o estresse, aumentar a qualidade de vida, estimular a interação e destacar a importância da atividade física entre os integrantes do grupo PET Enfermagem (Programa de Educação Tutorial) da Universidade de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Foram realizados sete encontros: 1. Jantar para recepção aos novos petianos e aumento de vínculo do grupo; 2. Trilha ecológica; 3. Confraternização de final de semestre; 4. Meditação; 5. Jogos; 6. CINEPET e, 7. Caminhada e piquenique. O projeto alcançou os objetivos, proporcionar integração entre os petianos, momentos de relaxamento e alívio dos estresses do ambiente acadêmico e do cotidiano.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18960REFORÇO ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO2023-12-14T13:27:23+00:00Anna Lethycia de Almeida Liraannalethyciaa@gmail.comCamila Peres de Souzacamila_peres@live.comDéborah Melo Nubiatodeborahnub@gmail.comJeniffer Francisca dos Santosjeniffersantos200tl@gmail.comGilberto Rodrigues dos Santosgilberto.rodrigues@ufms.br<p><strong>RESUMO: </strong>O ensino de Matemática apresenta constantes desafios para as escolas brasileiras, que requerem diferentes estratégias educacionais que contribuam com o desenvolvimento dos estudantes e os ajudem a alcançar as habilidades desejadas. Uma alternativa para minimizar os obstáculos de aprendizagem dos alunos é o reforço escolar, estratégia adotada pelo grupo PET Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, para contribuir com algumas escolas públicas da cidade de Três Lagoas. O presente trabalho relata a elaboração e a implementação da atividade intitulada "Reforço Escolar no Ensino Básico", proposta no planejamento de atividades do grupo. As metodologias adotadas e os impactos proporcionados pela atividade, tanto na vida acadêmica dos estudantes, quanto no andamento das disciplinas de matemática, são descritos e ilustrados por relatos de professores que tiveram seus alunos envolvidos no projeto.</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVES: </strong>Ensino Aprendizagem, Matemática, Reforço Escolar, Programa de Educação Tutorial.</p> <p><strong>ABSTRACT:</strong> The teaching of Mathematics presents constant challenges for Brazilian schools, which require different educational strategies that contribute to the development of students and help them to achieve the desired skills. An alternative to minimize students' learning obstacles is tutoring, a strategy adopted by the PET Mathematics group on the Três Lagoas Campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul, to contribute to some public schools in the city of Três Lagoas. The present work reports the elaboration and implementation of the activity entitled "School Reinforcement in Basic Education", proposed in the planning of the group's activities. The methodologies adopted and the impacts provided by the activity, both in the academic life of the students and in the progress of the mathematics disciplines, are described and illustrated by reports of teachers who had their students involved in the project.</p> <p><strong>KEY-WORDS:</strong> Teaching Learning, Mathematics, School Tutoring, Tutorial Education Program.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18860DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ DE COMBATE: EXTERNALIZAÇÃO DO PET EEL ATRAVÉS DA EQUIPE DE COMPETIÇÃO ROBOTA2023-12-14T13:27:25+00:00Gustavo Portela Alvesgustavoportela.ufsc@gmail.comAndré Luís Kirstenkirsten.andre@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O presente relato descreve o desenvolvimento da construção de um robô de combate com peso máximo de três libras (3 lb.), projetado para participação em competições de robótica, evidenciando todo o processo desde a integração do petiano ao projeto descrito, até a atuação efetiva do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no cotidiano de trabalho do membro. O projeto foi iniciado pela parte mecânica com a idealização e construção do chassi, impresso em 3D com o material ABS. Em seguida, foram feitos dimensionamentos para a projeção da eletrônica do robô, para posteriormente efetuar sua implementação e integração com o chassi e, em paralelo a isso, foi desenvolvida a programação para rádio controle do robô. O robô foi finalizado e participou da competição desejada. O documento também evidencia como a tríade de Ensino, Pesquisa e Extensão está intrinsecamente ligada a esta atividade específica.</span></p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18925PROCESSO DE INSERÇÃO EM PESQUISA: PROJETO MEDFASEE2023-12-14T13:27:25+00:00Eduardo Fariasfariaseduardo403@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O processo de inserção de membros em colaboração com projetos de institutos científicos de pesquisa, realizado no Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pautado na Tríade de Ensino, Pesquisa e Extensão é de extrema importância para a introdução de bolsistas à pesquisa, bem como ao meio acadêmico-científico. O presente relato irá exemplificar através de experiência pessoal as etapas do processo, bem como seu desdobramento e resultados na trajetória acadêmica de um membro que por meio deste processo foi inserido no projeto MEDFASEE, pertencente ao Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica (LabPlan). Também será compartilhada uma síntese do projeto e das atividades desenvolvidas pelo bolsista, assim como as habilidades e aprendizados adquiridos.</span></p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18846UM CURSO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DE GRADUANDOS E PARA O APRIMORAMENTO DA INTELIGÊNCIA SOCIAL DE PETIANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2023-12-14T13:27:26+00:00Ed Bezerraed_porto@uol.com.brBreno Henrique de Souza Limabrenohslima@gmail.comLucas Gomes Dantasdanta83.cc@gmail.comSamantha Dantas Medeirossamantha.medeiros@gmail.comGabriel Lima Lino de Araújogabrielllaraujo735@gmail.comVitória Cristhyna dos Santos Camelovitoriacristhyna29@gmail.com<p>Este relato tem por objetivo apresentar uma atividade exitosa realizada pelo grupo PET- Computação: o Curso de Preparação para Universitários (CPU). O objetivo geral do CPU é promover o aprendizado de programação e o conhecimento do âmbito tecnológico sobre a indústria 4.0 a discentes dos cursos de graduação da UFPB. Trata-se de um curso gratuito, ofertado na modalidade híbrida (presencial e remota) que ocorreu em cinco edições, sendo que as quatro primeiras ocorreram de forma totalmente remota devido às complicações da COVID-19. O conteúdo do CPU é formado por materiais teóricos (roteiros semanais, aulas escritas e listas de exercícios) e práticos (programação Python). A organização de cursos híbridos, como o CPU, possibilitou o aprimoramento da inteligência social dos petianos. Ademais, o desenvolvimento de habilidades mínimas de lógica de programação e conhecimentos básicos da linguagem de programação Python pode tornar os aprendizes mais aptos para sua área de formação acadêmica e da indústria 4.0.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18734O PET HISTÓRIA E O MUSEU HISTÓRICO ITINERANTE: APRENDIZADO HISTÓRICO POR MEIO DAS NOÇÕES DE MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E CULTURA MATERIAL2024-07-05T19:30:17+00:00Karen Nogueirakaren_nogueira@ufms.brJosé Eduardo Rodrigues da Silva Joseeduardorodriguesdasilva59@gmail.comPedro Henrique da Silvapedro.henrique.silva@ufms.brBruna Oliveira Coragebruna.corage@ufms.brVitor Matheus dos Santosvitor.matheus@ufms.brLuiz Carlos Bentoluiz.bento@ufms.br<p>O presente relato de educação tutorial tem por objetivo discorrer sobre as ações, sobretudo a experiência obtida na realização das exposições por parte dos envolvidos no projeto do MHI. A partir disso, propõe-se utilizar dos resultados coletados, para que seja viável buscar melhorias e avanços em questões necessárias para as possíveis próximas apresentações. Ademais, é abordado sobre os meandros do projeto, buscando divulgar informações fundamentais para a compreensão de sua importância para todos seus integrantes, dos estudantes aos monitores e professores coordenadores. Para mais, há a descrição de todos os passos que envolvem o presente projeto, dando início em seu planejamento, descrevendo suas peças e enfoques centrais, e se encerrando em seus resultados utilizados para uma reflexão conjunta por seus membros. Portanto, é possível ter conhecimento sobre uma ampla gama de saberes voltados a uma melhor compreensão dos objetivos do projeto, seus resultados, suas adversidades e melhorias, bem como a percepção da mediação de conhecimento – e o próprio autoconhecimento – da parte dos monitores.</p> <p> </p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/19002O ESTUDO DA RETA TANGENTE: ASSOCIANDO OS MÉTODOS ANTIGOS AO USO DO GEOGEBRA2023-12-14T13:27:27+00:00Fernando Pereira de Souzafernando.pereira@ufms.brFelipe Bernardino da Silva Lucasf.bernardino@ufms.brGustavo Bertarelo Proençagustavo.bertarelo@ufms.brRoberta de Araujo Lirarobertaliraraujo@gmail.comAlanis Eduarda Ferreira dos Santosalanis.eduarda@ufms.brAllef Junior Chacorocciallef.chacorocci@ufms.br<p>O estudo da reta tangente remonta à antiguidade, com importantes contribuições dos matemáticos gregos. Embora os gregos não possuíssem o formalismo matemático desenvolvido posteriormente, eles investigaram as propriedades das retas tangentes em algumas curvas específicas. Um dos primeiros matemáticos a estudar a reta tangente foi Euclides, famoso por seu trabalho no livro “Os Elementos”. Em seu livro, ele abordou o problema da tangência em círculos. Posteriormente, Arquimedes fez importantes avanços no estudo da reta tangente investigando o problema da tangência em espirais, como a espiral arquimediana. Apolônio introduziu a ideia de excentricidade em cônicas, que está relacionada à tangência. Ele investigou as propriedades das tangentes a parábolas, elipses e hipérboles, explorando as relações entre as retas tangentes e as características das curvas. O estudo da evolução histórica deste conceito é uma fonte de conhecimento e esclarecimento que pode levar a uma melhor compreensão do cálculo diferencial e integral. O grupo PET Conexões de Saberes Matemática/CPTL apresenta neste artigo um estudo histórico dos diferentes métodos de se encontrar a reta tangente a uma curva, passando por um ponto qualquer descrito por Euclides, Arquimedes e Apolônio. Com o apoio do software de Geometria Dinâmica GeoGebra, apresentamos um roteiro para a construção da reta tangente à circunferência, parábola, elipse e hipérbole. </p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18981RPG DE VACINAÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO2023-12-14T13:27:28+00:00Vanessa Ariane Silva da Costacosta.vanessa@alu.ufc.brAlfredo de Menezes Ehrichehrichalfredo@gmail.comErika Freitas Motaerika.mota@ufc.br<p>Anualmente, o Programa de Educação Tutorial de Biologia da Universidade Federal do Ceará (PET Biologia UFC) oferta o Curso de Férias para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, tendo como objetivo abordar diversos temas das Ciências Biológicas de forma interativa e lúdica. Um dos temas abordados durante o XVI curso de férias foi a vacinação, tema atual e de extrema importância. A abordagem foi feita através do desenvolvimento da atividade intitulada RPG de Vacinação. Para isso, os 24 alunos presentes foram distribuídos em três equipes, e foi aplicado um jogo no formato RPG onde os personagens levariam danos caso não completassem corretamente a caderneta de vacinação e a equipe que levasse menos danos sairia vitoriosa. Por fim, foi passado um questionário para avaliar a percepção e satisfação dos alunos com a atividade. A maior parte das respostas foi satisfatória, demonstrando que houve um aumento tanto do interesse dos alunos pelo assunto, como um alto grau de satisfação com a aula introdutória e metodologia aplicada.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18201PET-ENGENHARIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DA PROGRAMAÇÃO DE ALTO NÍVEL2023-12-14T13:27:29+00:00Yuri Naves de Oliveira Araújoyurinaves@discente.ufg.brAlex Carrijo Guimarãesalexcarrijo@discente.ufg.brMichelly Luis Lacerdamichellylacerda@discente.ufg.brDébora Cristina Serra Pinheirodebora_serra@discente.ufg.brAndreia Aoyagui Nascimentoaanascimento@ufg.br<p><span style="font-weight: 400;">A ferramenta computacional Octave tem seu uso cada vez mais difundido devido à sua alta aplicabilidade em diversas atividades cotidianas, pois o mesmo permite realizar atividades de grande serventia para trabalhos e projetos acadêmicos, como a criação de roteiros e utilização de ferramentas de análise. Portanto, este artigo visa demonstrar as etapas de elaboração de um curso Octave para a comunidade além de coletar e expor feedbacks sobre o curso. Ademais, objetiva-se, a partir da análise do retorno dado pelos participantes, não somente verificar a satisfação da comunidade com o conteúdo produzido, mas também orientar futuros projetos de ensino relacionados ao descrito por este artigo. Por fim, concluiu-se que os resultados obtidos por meio de formulários de feedback foram positivos e, em suma, o curso de programação Octave foi produtivo para aqueles que procuraram aprender.</span></p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18990ASSISTENTE VIRTUAL DO PET EEL2023-12-14T13:27:30+00:00Eduardo Dutra Bitencourteduardobitencourt.eng@gmail.comAndré Luis Kirstenkirsten.andre@gmail.comThéo Matias Accioli de Vasconcellostheomatiasav@gmail.comFernanda Paiva de Moraisfernandapaivamorais@gmail.comCarolina Dias Costa Lucascaroldiascostalucas@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Com o propósito de dar seguimento ao portfólio de pesquisas e projetos do PET EEL, bem como desenvolver as habilidades relacionadas às competências de hardware, embarcados e programação dos novos membros do grupo, foi construída uma assistente virtual. O processo de criação foi dividido em duas partes, uma relacionada ao Hardware e outra ao Software. Para a construção do projeto, foram utilizados um Arduino, um microfone com entrada P2 e a saída de som de um computador. A parte esquemática do circuito de modulação de voz e amplificador de som foi realizada no software de simulação Proteus, e os códigos projetados no PyCharm, programados em Python. Para a integração de todas as funcionalidades, foi necessário apenas o Arduino e seu respectivo código. Deste modo, foi desenvolvida uma assistente virtual que ficará conectada ao computador, na sala do PET EEL.</span></p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18989ENTREVISTA COM ROSEMEIRE APARECIDA DE ALMEIDA: TUTORA DO PET GEOGRAFIA (UFMS/CPTL) DE 2016 A 20222024-02-08T18:52:21+00:00Gabriel Queiroz dos Santosg.queiroz@ufms.brMateus Luiz Leite Fleury dos Reismateus.fleury@ufms.brIzabely Cristina da Silva Morais izabelycristina511@gmail.comMarcos Cesar da Silva Juniormcesar478@gmail.comMauro Henrique Soares da Silvamauro.soares@ufms.br<p>Mais do que um grupo, o PET Geografia tornou-se uma comunidade comprometida com o crescimento acadêmico e com o fortalecimento do pensamento geográfico. Sua história é marcada pela dedicação dos estudantes e pelo constante incentivo à integração entre teoria e prática, preparando assim os futuros profissionais da área para os desafios do mundo contemporâneo. Em suma, o PET Geografia do Campus de Três Lagoas representa uma importante iniciativa no contexto educacional, impulsionando o desenvolvimento dos integrantes. Com o intuito de relembrar essa trajetória de muitas lutas e conquistas do PET Geografia, entrevistamos a professora e doutora Rosemeire Aparecida de Almeida que foi tutora do Grupo PET-Geografia/CPTL (2016-2022) e marcou a história do programa. </p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/18735ENTREVISTA COM O PROFESSOR VITOR WAGNER NETO DE OLIVEIRA2023-12-14T13:27:32+00:00Gustavo Silvagustavobsilva2710@gmail.comRafaela Loreto Prado rafaela_prado@ufms.brMilena Ferreira Rodriguesmilena_rodrigues@ufms.brMaicon Luis Dias Salustiano maykonminecraft0202@gmail.comMatheus Medeiros Piqueramatheus.piquera@ufms.brLuiz Carlos Bentoluiz.bento@ufms.br<p>O professor Vitor Wagner Neto de Oliveira é professor titular do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Ele foi autor do projeto que resultou na criação do PET História Conexões de Saberes no ano de 2010, permanecendo como tutor do grupo até 2016. Essa entrevista tem o propósito de mapear a trajetória do professor no programa a fim de compreender os desafios da criação do Grupo, primeiros contatos com o programa e os desafios inerentes a prática da educação tutorial nos primeiros anos do programa na UFMS. Numa perspectiva histórica e memorialística a entrevista visa demonstrar a importância do PET História enquanto uma política pública de educação para o fortalecimento do curso de História, bem como para a formação dos integrantes do programa e para os demais acadêmicos do curso.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MShttps://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/19867REVISTA COMPLETA, Nº 5, V,5 20232024-02-08T18:49:11+00:00Luiz Carlos Bentoluizc.bento@yahoo.com.br<p>A revista completa contribui diretametne para a divulgação e qualificação da divulgação científica que é um dos principais objetivos da revista. Dessa forma, o editorial completo possibilita uma visão de conjunto das publicações, permitindo um processo de leitura e apropriação por parte da comunidade petiana.</p>2023-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MS