https://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/issue/feedAnais da Semana de Educação e Formação Docente da Faed2025-09-26T12:04:58+00:00Sandra Novais Sousasubmissao2sefd@gmail.comOpen Journal Systems<p>Os <strong>Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faed</strong> socializa e divulga as produções científicas advindas de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação (Faed), bem como de outras faculdades, institutos e <em>campi</em> da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e demais instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul e região que possuem cursos de licenciatura e programas de Pós-Graduação em Educação ou na área de Ensino.</p> <p>ISSN: 3085-9786</p>https://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23912A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTES E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA PROFISSÃO DOCENTE2025-09-10T19:40:19+00:00Ana Clara Mallmann Silvaanaclaramallmann@gmail.comHellen Jaqueline Marquessubmissao2sefd@gmail.com<p><strong>Resumo</strong><span style="font-weight: 400;">: </span><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa, do tipo estado da questão, investigou a contribuição da formação inicial para a construção de sentido na profissão docente, com enfoque no campo das Artes Visuais, a partir do referencial da Pedagogia Histórico-Crítica. Ao executar levantamento bibliográfico na base Oasisbr, foram selecionadas produções que articulam formação docente e construção de sentido profissional. Os resultados indicam que, embora ainda pouco explorado, o tema revela a centralidade desse processo na constituição do ser professor e a urgência de uma formação crítica, que se oponha às abordagens pragmáticas. Conclui-se que a construção de sentido na docência exige a compreensão das condições materiais e sociais que atravessam a formação e o exercício profissional.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23945AFETIVIDADE E PROTAGONISMO NA PRIMEIRA INFÂNCIA2025-09-10T19:49:06+00:00Ana Clara Mendes Fernandesmendes.ana@ufms.brLuciene Cléa da Silvasubmissao2sefd@gmail.com<p><strong>Resumo</strong><span style="font-weight: 400;">: </span><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem como eixo central a análise das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da Educação Infantil, com ênfase na importância da afetividade nas interações e trocas entre professores e crianças, bem como na valorização da autonomia e do protagonismo infantil no ambiente escolar, considerando a importância de uma rotina estruturada. Essas reflexões emergiram a partir das experiências vivenciadas durante o Estágio Obrigatório II, realizado no Centro de Educação Infantil Claudete de Oliveira da Vera Cruz, na turma dos grupos 4, em agosto de 2024. A partir da observação atenta do cotidiano escolar, foi possível compreender que a construção de uma prática pedagógica significativa e respeitosa está diretamente relacionada à qualidade das relações estabelecidas entre educadores e crianças, ao reconhecimento da criança como sujeito ativo em seu processo de aprendizagem e à criação de um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral na primeira infância. Assim, consideramos que investir em práticas pedagógicas que reconheçam e respeitem as infâncias em suas diversas expressões é condição indispensável para garantir uma educação de qualidade, ética e socialmente comprometida.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23932FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO2025-09-10T19:50:52+00:00Andressi Gomes de Alencar Ramosandressi.ramos@hotmail.comAnizia Nogueira Queiroz Ferreiraanizia.queiroz@ufms.brIliana de Souza Motailiana.mota@ufms.brIsadora Teixeira Oliveiraisadora.teixeira@ufms.brRebeca Louise de Souza Amorimrebeca.amorim@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>O artigo apresenta vivências e reflexões das acadêmicas do curso de licenciatura em Pedagogia (Integral) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participantes do Programa |Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto "Alfabetização". O estudo teve como objetivo compreender o papel do Pibid na articulação entre teoria e prática, com foco na formação docente inicial e nas práticas de alfabetização. A metodologia adotada consistiu em: análise documental, tendo como fontes a legislação educacional, bem como editais, portarias e resoluções que organizam e fundamentam o Pibid; revisão de literatura, a partir de autores que discutem a formação de professores e a construção da identidade docente; e análise de narrativas formativas produzidas pelas bolsistas sobre suas vivências no Pibid na escola parceira, junto a uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a experiência contribuiu significativamente para a construção da identidade docente, para a compreensão das dificuldades enfrentadas na alfabetização e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais sensíveis, críticas e intencionais. Conclui-se que o contato direto com o cotidiano escolar, aliado ao acompanhamento da professora regente e das discussões em grupo nas reuniões quinzenais, proporcionou aprendizagens valiosas, evidenciando que a formação docente vai além da teoria, exigindo escuta ativa, sensibilidade, mediação equilibrada e construção de vínculos com os alunos.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23944A POTENCIALIDADE DA PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA2025-09-10T19:51:55+00:00Artur Tsuguio Ajul Matidaartur.tsuguio@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo possui o objetivo de analisar a potencialidade da pesquisa biográfica para se investigar a formação inicial de professores de matemática que possuem uma primeira graduação em bacharelado, por meio de entrevistas narrativas e histórias de vida. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, buscando apresentar o percurso histórico da pesquisa biográfica e o que a diferencia de outras perspectivas de pesquisa. Como resultados, aponta-se que, pelo fato de a pesquisa biográfica em educação trabalhar com a subjetividade dos sujeitos, a temporalidade dos fatos, em relatos escritos ou falados das vivências dos pesquisados, ela mostra-se como uma escolha que pode contribuir para compreender as motivações, anseios, expectativas ou possíveis decepções com a escolha da primeira graduação que levaram estudantes da licenciatura em matemática a buscarem uma segunda graduação. Conclui-se, a partir desse estudo de cunho bibliográfico, que é possível considerar a potencialidade da pesquisa biográfica para o estudo do objeto em questão, assim como para a investigação de outros objetos que estejam voltados à compreensão das relações educativas, em espaços escolares ou não escolares. </span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23962O POTENCIAL FORMATIVO PIBID2025-09-10T19:53:19+00:00Bruno Borgo dos Santos Mourabrunoborgo.edu@gmail.comCássia Eduarda Lima de Deussubmissao2sefd@gmail.comGiovanna de Azevedo Wildnersubmissao2sefd@gmail.comIsabela de Paula Ribeiroisabela.paula@ufms.brJéssica Cristina Flores Vingajessica.flores@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar as vivências e os desafios enfrentados durante a execução do Subprojeto Alfabetização, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), refletindo sobre sua contribuição para a formação docente. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma análise documental, tendo como fontes a legislação educacional e documentos regulatórios do Pibid, e a análise dos relatórios de acadêmicas bolsistas do Pibid, escritos em forma de narrativas. Como resultados, aponta-se que a participação no subprojeto tem propiciado às pibidianas aprendizagens relacionadas à condução de atividades em uma turma crianças em fase de alfabetização, à importância do planejamento de atividades contextualizadas e ao desenvolvimento de estratégias criativas de ensino.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23929DOCENTES BACHARÉIS E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO SUPERIOR2025-09-10T19:57:32+00:00Bruno Delmondes Xavierbruno_xavier@ufms.br<p>Este artigo tem por objetivo analisar as percepções de docentes bacharéis sobre a formação pedagógica para o exercício da docência no ensino superior, por intermédio da metodologia de revisão sistemática de literatura de cinco teses defendidas entre 2016 e 2025. Constata-se que, ao contrário da educação básica, a legislação brasileira não exige formação pedagógica específica para docentes do ensino superior. E isso resulta em lacunas formativas significativas, especialmente entre professores oriundos de cursos de bacharelado. Diante disso, buscou-se entender quais são as ausências e lacunas de conhecimentos e saberes pedagógicos que os docentes percebem em suas atividades nas universidades e quais seriam os saberes que compreendem ser necessários a uma formação docente que aprimore o desempenho no ensino. Os resultados revelam que esses profissionais frequentemente ingressam na docência sem preparo pedagógico, baseando-se em experiências práticas e intuições. As teses analisadas apontam discursos que explicitam carências de saberes didático-pedagógicos, ausência de políticas institucionais de formação docente e isolamento profissional dos docentes participantes da pesquisa. Apesar disso, reconhecem a importância da reflexão sobre a prática e demonstram interesse em ampliar seus conhecimentos pedagógicos. Conclui-se a necessidade de políticas públicas que promovam a formação continuada e valorizem a Pedagogia como ciência da educação, para que as formações para docente bacharéis sejam sistematicamente críticas, integradas à prática, com fins a qualificar o ensino superior e fortalecer a identidade docente.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23914LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2025-09-10T19:58:32+00:00Carla Martielle Alvicio Nantes Mendescarla92376808@gmail.comHellen Jaqueline Marquessubmissao2sefd@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho buscou realizar um levantamento de produções acadêmicas sobre a temática Música na Educação Infantil com enfoque na pedagogia histórico-crítica e/ou teoria histórico-cultural. A modalidade de pesquisa foi tipo Estado da Arte, delineado pela metodologia de Botero (2000). A busca pelas produções foi realizada nas plataformas Banco de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Teses e Dissertações da CAPES. As unidades selecionadas foram todas dentro dos critérios pré-estabelecidos, unidades que se tratavam do ensino da música na educação infantil. Na busca inicial encontramos 48 unidades de análise dentro dos descritores pesquisados, em um primeiro momento, no qual consideramos apenas o tema, selecionamos 7 trabalhos e, ao final, após realizar as análises mais aprofundadas, restaram 5 unidades para o aprofundamento. Concluímos que há muitas produções que apresentam a musicalização na infância e notamos suas contribuições para o desenvolvimento humano, porém ainda faltam trabalhos que unem diretamente esta temática com a abordagem teórica proposta. Observamos lacunas recorrentes, como a falta de uma formação específica, superficialidade com que a música é abordada nos currículos e falta de estudos que associam teoria e prática em contextos educativos.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23883CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES2025-09-10T19:59:45+00:00Damiano Miottidamiano.miotti@ufms.brCélia Regina de Cravalhocelia.carvalho@ufms.br<p>O trabalho faz uma análise da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e a formação de professores, buscando entender o papel do professor no processo de humanização dos alunos. Foi realizado um mapeamento bibliográfico utilizando etapas da metodologia estado do conhecimento no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr) para identificar dissertações e teses publicadas nos últimos 10 anos de 2015 a 2024, que descrevessem sobre a formação de professores e Vygotsky. A abordagem metodológica foi a qualitativa buscando compreender interpretar a teoria histórico-cultural e as publicações encontradas. Tem como objetivo geral entender o papel do professor no processo de humanização dos alunos. Como objetivos específicos elenca-se realizar um mapeamento bibliográfico na Oasisbr, verificando as pesquisas realizadas no Estado do Mato Grosso do Sul referente aos descritores, com isso analisar os tipos de abordagens metodológicas utilizadas e o contexto das publicações na formação de professores. Como resultados foram encontrados 9 dissertações e uma tese, ambas da UFMS, que utilizaram como principais abordagens metodológicas a pesquisa qualitativa, a pesquisa bibliográfica, pesquisa ação e estudos que se ancoraram no método Histórico-Cultural de Vygotsky. As publicações descreveram a respeito da formação de professores com enfoque para a teoria Histórico-Cultural nos mais distintos assuntos e objetos de estudo.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23964DE QUE FORMA AS NARRATIVAS TÊM SIDO UTILIZADAS EM PESQUISAS BIOGRÁFICAS SOBRE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS?2025-09-10T20:00:51+00:00Edinéia A. Dauzaker da Silvaedineia.silva@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>Este estudo tem como objetivo investigar como as pesquisas educacionais sobre professoras alfabetizadoras, que utilizam metodologias ligadas às histórias de vida, narrativas, memoriais e outras fontes de cunho biográfico, têm realizado o tratamento desses dados, e a quais conclusões sobre a potencialidade de tais fontes chegam os pesquisadores. Para tanto, foi realizado um mapeamento de dissertações produzidas em programas de pós-graduação em Educação, as quais foram analisadas a partir das seguintes questões: a quais fontes biográficas recorreram os pesquisadores? Como justificam a relevância e o diferencial dessas fontes para suas pesquisas? Quais resultados, em relação às professoras alfabetizadoras, são apontados pelos pesquisadores? Essa investigação fundamenta-se em autores que discutem a pesquisa narrativa e (auto)biográfica, como Gaston Pineau e Christine Delory-Momberger, dentre outros que possibilitam compreender a constituição da identidade docente a partir das experiências de vida, da memória e da escrita de si. A pesquisa possibilitou compreender que as abordagens narrativas e (auto)biográficas, ao levarem em consideração as vozes das professoras alfabetizadoras, contribuem para a construção de saberes reflexivos e críticos sobre ensinar e aprender no percurso formativo de alfabetização, constituindo em uma excelente ferramenta teórica-prática no campo da Educação.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23926O ENTENDIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ATUA NAS EMEIS DE CAMPO GRANDE - MS EM RELAÇÃO AO PROTAGONISMO INFANTIL2025-09-10T20:01:44+00:00Elisângela Rodrigues Furtadoelisangelarodriguesfurtado@gmail.com<p>Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como tema: Formação e prática pedagógica do professor de Educação Física nas EMEIs de Campo Grande - MS: (im)possibilidades para o protagonismo infantil. No entanto, este estudo tem por objetivo descrever o entendimento do professor de Educação Física que atua nas Escolas de Educação Infantil no Município de Campo Grande – MS em relação ao protagonismo infantil. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa. Na qual, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Física que atuavam no grupo 3. Os dados produzidos nas entrevistas foram transcritos e interpretados utilizando a técnica da análise de conteúdo. Os principais achados foram: que os professores de Educação Física tem entendimentos diferentes de protagonismo infantil; que alguns percebe a criança como um sujeito que cria e recria seus universos culturais e sociais; a criança como o centro das práticas pedagógicas, considerando suas falas e interesses; e por último a participação efetiva da crianças nas atividades proposta, ter uma escuta sensível, considerar suas vivências e experiências. No entanto, em nenhum momento foi relatado, a criança como um sujeito de direitos, mas podemos perceber que de forma implícita os docentes tem realizado práticas que tem considerado os direitos das crianças.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23946PANORAMA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2020 A 20232025-09-10T20:03:10+00:00Emanuelle Lima Javetaemanuelle.javeta@ufms.brAntônio Carlos Nascimento Osóriosubmissao2sefd@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O curso de Pedagogia é uma graduação com longa trajetória no Brasil, iniciando na década de 30, no Rio de Janeiro, com o primeiro curso no ensino superior. Desde então, passou por diversas transformações atreladas a regulamentações e controle, de acordo com o contexto histórico da época. Sendo assim, por ser um curso essencial para a formação de docentes, destaca-se a importância de vislumbrar o perfil do curso no estado de Mato Grosso do Sul. Portanto, o objetivo deste artigo é de apresentar de forma clara e objetiva dados quantitativos referente ao curso de graduação em Pedagogia do período de 2020 a 2023 no estado de Mato Grosso do Sul. O estudo é de natureza quantitativa, por meio de uma pesquisa documental, com foco no recorte na graduação de Pedagogia no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados apresentados desde período sugerem que o curso continua em expansão no país, com alta taxa de matrícula, contudo, os dados referentes ao estado de MS sugerem que a IES pública lidera a matrícula presencial do curso desde 2022, enquanto a IES privada mantém sua liderança na modalidade EAD. Conclui-se, portanto, o estado de MS apresenta um perfil divergente do cenário nacional, com aumento na procura pelas IES de rede privada na modalidade EAD, e a diminuição das taxas na rede pública de ensino.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23886A DIMENSÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES2025-09-10T20:04:19+00:00Félix Matiasfelixmatiasney@gmail.comNádia Maria Fernandonadiamariafe@gmail.com<p>Este artigo analisa a presença da dimensão ambiental nas legislações e currículos de formação de professores em Moçambique e no Brasil. Através de uma abordagem qualitativa e documental, foram examinados os principais marcos legais e curriculares que orientam a formação docente nos dois países, destacando como as questões ambientais são incorporadas nos processos formativos. A análise revela que, embora ambos os países reconheçam a importância da educação ambiental, sua implementação nos currículos ainda enfrenta desafios relacionados à transversalidade, formação continuada e práticas pedagógicas. Propõe-se uma problematização crítica da forma como a educação ambiental é tratada, sugerindo caminhos para uma formação docente mais comprometida com a sustentabilidade e justiça socioambiental.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23936A CENA DA SALA AULA2025-09-10T20:05:11+00:00Jefferson Ribeiro da Silvajefferson.silva@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu-UFMS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual a discussão em torno da formação inicial nos cursos de graduação em Letras da UFMS é apresentada por meio de narrativas de alunos egressos. O objetivo deste trabalho é compreender, a partir das teorias do letramento digital, de que modo as manifestações da cultura digital no século XXI reconfiguram os desafios da formação docente. Para tanto, utilizamos de entrevistas narrativas, segundo os critérios do Método Biográfico, a fim de capturar na experiência individual sentidos compartilháveis do processo formativo. Por meio da entrevista narrativa, realizada com uma professora de Língua Portuguesa, constatamos que a formação inicial, ao tratar especificamente das tecnologias digitais, se orientam pelos aspectos funcionais que os dispositivos e os objetos digitais apresentam no fazer pedagógico. Assim, o contraste entre o saber prático e a formação, como apresentados na narrativa, nos permite visualizar a questão a partir de uma perspectiva mais abrangente.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23901Interfaces entre Formação de Professores e Educação do Campo2025-09-10T20:12:00+00:00Jéssika Nogueira da Silvajessikamestrado@gmail.comCélia Beatriz Piatticelia.piatti@ufms.br<p>Este artigo, advindo da pesquisa de Doutorado em andamento intitulada “Formação de professores para as escolas do campo: um estudo em dissertações e teses”, tem como objetivo analisar produções, dissertações e teses publicadas nos repositórios das universidades federais e, neste estudo, especificamente as pesquisas da região Norte. A questão que norteia esse balanço está pautada no questionamento sobre qual a concepção de formação de professores que atuam ou irão atuar em escolas do campo está sendo atribuída pelos pesquisadores da área. Delimitamos como recorte temporal o período de 2012 a 2021. O critério para a seleção das universidades é possuírem a graduação em Licenciatura em Educação do Campo. O estudo está fundamentado na teoria histórico-cultural com base no materialismo histórico-dialético. Os resultados apontam que há consenso entre os pesquisadores de que é preciso formar professores com criticidade e dialogicidade alinhada aos problemas sociais e que haja respeito quanto à diversidade e à compreensão da importância de sua participação na comunidade e nos movimentos sociais do campo. As pesquisas dialogam na mesma direção, afirmando que é preciso formar professores com consciência política e que reconheçam os territórios como espaço onde a escola se efetiva e tem o seu lugar, identificando os problemas educacionais de forma geral, bem como com aqueles que atingem a escola do campo. Dessa forma, será possível elevar o nível de consciência política dos professores ou de futuros professores na perspectiva de avançar para a sua emancipação.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23949A EDUCAÇÃO EM SOLOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL2025-09-10T20:13:42+00:00Jucilene de Souza Ruizjucileneruiz@gmail.comRafael Rossisubmissao2sefd@gmail.comAna Paula Araujosubmissao2sefd@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Os solos são recursos naturais essenciais para uma série de serviços ecossistêmicos indispensáveis para a vida em nosso planeta. Contudo, cotidianamente, eles são alvo de inúmeros processos de degradação física, química e/ou biológica. Entendemos que a Educação em Solos apresenta o potencial para contribuir com reflexões e atitudes educacionais perante as crianças e os jovens no caminho de uma compreensão científica e sistêmica sobre a conservação dos recursos naturais. Nesse artigo, problematizamos o lugar que a temática “solos” ocupa nos documentos da Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Por meio de abordagem sistêmica e documental, concluímos que existem desafios que precisam ser superados para uma perspectiva mais ampla e crítica sobre esse assunto nos referidos documentos.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23958LEVANTAMENTO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A CATEGORIA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA2025-09-10T20:16:12+00:00Kharen Paes de Albuquerquekharen.albuquerque@ufms.brHellen Jaqueline Marqueskharen.albuquerque@ufms.br<p>Este artigo, vinculado a uma pesquisa de mestrado na linha “Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/Faed/UFMS ) tem como objetivo analisar a produção acadêmica de teses e dissertações que articulem a formação de professores de maneira explícita à perspectiva da emancipação humana, fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e no materialismo histórico-dialético (MHD) a fim de identificar contribuições, limites e lacunas teórico-metodológicas neste campo de pesquisa. A pesquisa foi realizada nas bases nacionais Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dentre as 15 produções encontradas, apenas 5 atenderam integralmente aos critérios teórico-metodológicos. A análise revelou a escassez de pesquisas que abordam com profundidade e rigor a formação docente sob um viés crítico e emancipador, além de apontar lacunas relacionadas ao uso superficial da PHC e à influência de políticas neoliberais. Os resultados indicam a necessidade urgente de fortalecer a pesquisa educacional comprometida com a transformação social, reafirmando a educação como instrumento de mediação para a emancipação humana.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23918POTÊNCIAS DE UMA ANÁLISE À LUZ DAS FERRAMENTAS DE FOUCAULT SOBRE A PERMANÊNCIA DE PEDAGOGOS HOMENS NOS ANOS INICIAIS2025-09-26T12:04:58+00:00Lucas de Oliveira Souza Mendeslucasmendesufms@gmail.com<p>Este trabalho, desenvolvido como parte do processo avaliativo da disciplina Produção do Conhecimento em Educação, no âmbito do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, busca analisar de que modo as ferramentas teóricas de Michel Foucault podem auxiliar na investigação sobre a permanência de pedagogos homens nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo parte de uma perspectiva pós-crítica, articulando conceitos como poder, discurso e disciplina e para problematizar os modos pelos quais as normas de gênero operam na constituição da docência nesse segmento educacional. A análise evidenciou que a presença masculina nessa etapa desafia normas socialmente instituídas que associam o cuidado e o ensino infantil ao feminino, gerando tensões e resistências. Conclui-se que as ferramentas foucaultianas, juntamente aos estudos de gênero, oferecem subsídios para compreender os mecanismos reguladores que operam na escola como espaço generificado.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23888O PAPEL DA ASSESSORIA TÉCNICA NA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR2025-09-10T20:21:17+00:00Luciane de Jesus Velasquez velasquez.lu@hotmail.com<p>Este artigo apresenta um relato de experiência profissional vivenciado em uma unidade escolar do município de Corumbá-MS, no contexto da atuação como assessora técnica do Núcleo de Educação Especial e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação. Com o propósito de contribuir para o fortalecimento das práticas inclusivas e qualificar o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria promoveu formações continuadas para toda a Educação Básica da rede municipal. O objetivo deste estudo é relatar a experiência da primeira formação continuada voltada especificamente aos profissionais de apoio educacional que atuam nas escolas municipais. A proposta formativa teve como foco principal o esclarecimento sobre as atribuições desses profissionais, o reconhecimento do perfil dos estudantes acompanhados e o aprofundamento do conhecimento sobre os diferentes tipos de deficiência. Os relatos evidenciaram dúvidas recorrentes quanto às responsabilidades da função, à elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) e à compreensão dos marcos legais que regem a Educação Especial. Os achados revelam a importância da escuta ativa, da formação continuada contextualizada e da atuação colaborativa como estratégias para o fortalecimento das práticas inclusivas nas escolas.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23935A DOCÊNCIA COMO TRABALHO INVISÍVEL2025-09-10T20:22:38+00:00Rodrigo Augusto de Souza rodrigo.augusto@ufms.brMaria Eduarda Crisanto da Silva maria.crisanto@ufms.br<p>O presente trabalho, resultado de atividade de pesquisa na disciplina Educação e Trabalho, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, apresenta como objetivo analisar a jornada de trabalho do professor e investigar como a superexploração profissional afeta no ensino. Para isso, recorrerá às contribuições da obra “A experiência do trabalho e a educação básica”, de Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta e “O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas”, de Maurice Tardif e Claude Lessard com o intuito de problematizar os dados levantados na pesquisa. Essa análise será feita com base em pesquisa empírica, realizada a partir de entrevista feita a uma docente temporária da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23961O PAPEL DAS BRINQUEDOTECAS UNIVERSITÁRIAS COMO LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE2025-09-10T20:23:28+00:00Milene Bartolomei Silvamilene.silva@ufms.brDaniela Cristina Barros de Souza Marcatodaniela.marcato@ufms.brLuciene Cléa da Silvaluciene.silva@ufms.brHellen Jaqueline Marqueshellen.marques@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>Este artigo tem como objetivo discutir o papel das brinquedotecas universitárias como espaços pedagógicos e laboratórios de formação docente, com base na experiência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a partir da realização do projeto de extensão "Brinquedoteca Aberta: Centro de Formação", implantado desde 2017, na cidade Universitária de Campo Grande e coordenado por professoras do curso de Pedagogia. Buscamos compreender como as práticas realizadas na brinquedoteca, que, neste ano de 2025 atende cerca de 50 crianças, filhos e filhas de servidores e estudantes, contribuem para a formação de futuros docentes. Respaldadas pelas vivências cotidianas, consideramos que a brinquedoteca universitária da UFMS representa uma experiência significativa de integração entre ensino, pesquisa e extensão e, enquanto laboratório formativo, contribui para a construção de saberes docentes, favorecendo o desenvolvimento de competências fundamentais à docência, como a escuta atenta, a mediação lúdica, o planejamento pedagógico contextualizado e a reflexão crítica sobre a prática. Ao mesmo tempo, cumpre importante papel social ao oferecer atendimento qualificado a crianças da comunidade acadêmica. Assim, a consolidação de brinquedotecas universitárias como centros de formação docente e de pesquisa sobre as infâncias pode contribuir significativamente para a qualificação dos cursos de licenciatura e para a construção de uma educação mais sensível, democrática e comprometida com a transformação social.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23943CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA2025-09-10T20:24:20+00:00Milla Benetti Felipebenetti.milla@ufms.brHellen Jaqueline Marqueshellen.marques@ufms.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo propõe analisar criticamente as representações sociais construídas historicamente sobre a infância e refletir como tais visões influenciam o imaginário social e, consequentemente, a prática pedagógica. Compreender as concepções de infância na sociedade é essencial para os professores em todas as etapas da educação básica, uma vez que tais concepções podem influenciar diretamente suas práticas pedagógicas. A forma como se enxerga a criança impacta o modo como ela é tratada, as expectativas estabelecidas sobre seu comportamento e o modo como ela aprende e se desenvolve. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão de literatura sobre a temática, tomando como referencial teórico as contribuições da pedagogia histórico-crítica, por meio das obras de Saviani. Concluímos que a infância está imersa em concepções historicamente elaboradas, as quais moldam a forma de ensinar e se relacionar com as crianças no cotidiano. Cabe aos professores conhecerem tais concepções para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o ser criança e o seu processo de educação. </span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23934COMO A POSTURA EMOCIONAL E CORPORAL DA PROFESSORA INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS2025-09-10T20:25:23+00:00Nicoly Caetano De Oliveira Alvesnicoly.caetano@ufms.brAgata Medina Lopes de Souzaagata_medina@ufms.brMyrna Wolff Brachmann dos Santosmyrna.wb.santos@ufms.br<p>O seguinte trabalho é oriundo de reflexões realizadas durante o estágio obrigatório realizado na Educação Infantil. Em decorrência de um grande contraste na postura emocional e corporal das professoras de duas turmas na qual observamos, nos surgiu o questionamento: Como a postura emocional e corporal da professora influencia o comportamento das crianças e suas relações interpessoais? A partir desta indagação, pautadas em nossas vivências, associadas ao estudo teórico de autores que discutem a ética do cuidado, a afetividade e a dialogia nas práticas pedagógicas, buscamos desenvolver uma análise crítica centrada na atuação da professora, com ênfase em seu comportamento e em como suas atitudes atuam no desenvolvimento comportamental das crianças. Defendemos a ideia de que a forma como a professora se comunica verbal e fisicamente é essencial para o desenvolvimento das crianças, reforçando a importância de práticas pedagógicas baseadas no respeito, na escuta e no afeto.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23927PLANEJAR PARA BEBÊS2025-09-10T20:26:16+00:00Rebeca Louise de Souza Amorimrebeca.amorim@ufms.brRaissa Santana dos Reisraissa.santana@ufms.brMyrna Wolff Brachmann dos Santosmyrna.wb.santos@ufms.br<p>O presente trabalho discute a importância do planejamento pedagógico na Educação Infantil, com foco na atuação com bebês, a partir das experiências vividas no Estágio Obrigatório I realizado na Educação Infantil. Durante esse processo, observamos fragilidades na elaboração das propostas pela professora regente, bem como a ausência de intencionalidade nas atividades e seguindo-se apenas a rotina pré estruturada. A reflexão deste texto é embasada em referenciais teóricos que buscam considerar a importância da intencionalidade no trabalho pedagógico com bebês e evidencia a necessidade de superar práticas automatizadas e adultocêntricas que estão presentes na sociedade, fortalecendo uma pedagogia sensível, crítica e comprometida com a infância. Desse modo, reforçamos a importância da valorização do planejamento como uma prática intencional e formativa no trabalho pedagógico com crianças pequenas e o impacto da disciplina de Estágio Obrigatório na formação de futuros pedagogos.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23937PARA ALÉM DA EDUCAÇÃO MORAL DAS RELAÇÕES RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES2025-09-10T20:27:41+00:00Rosa de Fátima Evaristorosa_evaristo@ufms.brAngelina Brandão Rodrigues Vieiracoordenadora.angelina@gmail.comMaria Aparecida Lima dos Santosmaria.lima-santos@ufms.br<p>Este texto, de caráter teórico, tem como tema o racismo institucional e a violência contra populações negras, analisados à luz das teorias de Michel Foucault, Achille Mbembe e Pierre Bourdieu. A atividade faz parte da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, a qual se encontra vinculada ao projeto intitulado “Currículo, escola e formação de professores: olhares sobre as políticas educacionais sulmatogrossenses”, financiada pela FUNDECT (chamada n. 50/2024). O objetivo é constituir uma base teórica que subsidie uma reflexão inicial sobre como essas formas de violência são estruturais e se reproduzem nos espaços institucionais, especialmente na escola, através de práticas naturalizadas de exclusão. Para discorrer sobre o corpo teórico eleito, elegemos casos de violência policial analisados à luz dos conceitos de biopolítica e governamentalidade (Foucault), necropolítica (Mbembe) e violência simbólica (Bourdieu), articulando-os para pensar como o Estado exerce controle sobre a vida e a morte, especialmente de corpos negros e periféricos. A partir desses conceitos, será possível compreender como o racismo e a violência são naturalizados e reproduzidos nos espaços institucionais, principalmente na escola, reforçando práticas de exclusão e desigualdade, o que torna necessária a superação do discurso moralizante na formação de professoras/es no enfrentamento do racismo nas práticas escolares.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/24081O COTIDIANO ESCOLAR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO2025-09-10T19:21:23+00:00Sandra Regina Gomes da Silva Fagundessubmissao2sefd@gmail.comEmanuele Ferraz Barbosasubmissao2sefd@gmail.comEmanuele Croza Martinssubmissao2sefd@gmail.comÉvely Jussara Santana Garciasubmissao2sefd@gmail.comShirley Aparecida Rosasubmissao2sefd@gmail.comSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>O presente artigo tem como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com o objetivo de refletir sobre sua contribuição para a formação inicial docente. A partir da análise de vivências dos bolsistas em escolas públicas e da leitura de documentos oficiais, discute-se como o programa favorece o desenvolvimento de uma identidade profissional crítica, sensível e comprometida com a realidade educacional brasileira. Os resultados apontam que o Pibid fortalece a relação entre teoria e prática, promovendo uma formação que valoriza a escuta, o vínculo com os alunos e a mediação pedagógica contextualizada. Conclui-se que a inserção precoce no ambiente escolar contribui para a construção de uma docência mais consciente, ética e transformadora.</p>2025-09-10T19:21:22+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/24082CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DA PROFISSÃO DOCENTE2025-09-10T19:18:01+00:00Sandra Regina Gomes da Silva Fagundessubmissao2sefd@gmail.comAdrian Cruz da Rosasubmissao2sefd@gmail.comIsadora Maria Nogueira da Silvasubmissao2sefd@gmail.comMaria Eduarda Crisanto da Silva maria.crisanto@ufms.brThayná Viana Padilhasubmissao2sefd@gmail.comSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>O artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para a construção de saberes teórico-práticos sobre a docência. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa documental, para apresentação dos fundamentos que regem o Pibid, e a análise de narrativas formativas produzidas por estudantes participantes do programa. Os resultados apontam que o Pibid tem contribuído para que os estudantes compreendam as articulações entre a teoria e a prática e, portanto, para a superação de uma visão dicotômica desses saberes necessários ao profissional do magistério. Aponta-se, ainda, que esses resultados levam a uma reflexão sobre as fragilidades históricas da formação inicial de professores no Brasil, marcadas por uma distância muitas vezes significativa entre o currículo universitário e as realidades escolares.</p>2025-09-10T19:18:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23928DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR VOLTADO À REGIÃO DE FRONTEIRA2025-09-10T20:28:53+00:00Tatiane Medina Larrozatatymedina322@gmail.comDaiane Medina Larrozadaianemedinalarroza@gmail.com<p>Este artigo discute a importância do desenvolvimento da consciência fonológica em contextos bilíngues, com foco em escolas situadas na região de fronteira entre Ponta Porã/MS (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Diante da diversidade linguística presente nesse território, propõe-se uma reflexão sobre práticas pedagógicas lúdicas especialmente jogos fonológicos como estratégias eficazes para apoiar a alfabetização de crianças cuja língua materna é o espanhol ou o guarani. Por meio de uma abordagem bibliográfica, o estudo destaca a consciência fonológica como habilidade metalinguística essencial à aprendizagem da leitura e da escrita, sem desvalorizar os repertórios linguísticos pré-existentes. Os resultados apontam que, ao utilizar a língua materna como ponte para o ensino do português, os jogos fonológicos tornam-se instrumentos de inclusão e valorização da identidade cultural dos alunos. Conclui-se que a formação docente voltada para o reconhecimento da diversidade linguística é fundamental para a promoção de uma educação equitativa e eficaz em contextos de fronteira.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23938SAÚDE MENTAL E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2025-09-10T20:30:09+00:00Thainá da Silva Peixotothaina.peixoto@ufms.br<p>O presente estudo, resultado de trabalho acadêmico na disciplina da Educação e Trabalho do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, procura refletir sobre o impacto do trabalho docente na saúde mental, através da obra "O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de Interações humanas” de Maurice Tardif e Claude Lessard e “Carta de Paulo Freire aos professores” e “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire. A partir da análise de uma entrevista com uma professora da rede pública, este ensaio busca refletir sobre os impactos do trabalho docente na saúde mental, especialmente na Educação Infantil, destacando os desafios enfrentados, as condições de trabalho, a sobrecarga emocional e as estratégias que os profissionais desenvolvem para enfrentar essa realidade.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23899A BASE NACIONAL COMUM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES2025-09-10T20:30:58+00:00Thais Nayana Santos da Costathaisnayana2@gmail.com<p>Este artigo analisa os sentidos atribuídos à formação docente a partir da promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). O texto tem como base a pesquisa de mestrado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A formação de professores tornou-se um campo de debate especialmente a partir das décadas de 1980 e 1990, intensificando-se com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Ancorada no materialismo histórico-dialético, a PHC defende a centralidade do conhecimento sistematizado e o papel da educação como prática social transformadora. A pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos à formação docente no contexto das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Busca compreender os desdobramentos dessas políticas nas concepções de ensino e aprendizagem e nas práticas formativas direcionadas aos professores em exercício, evidenciando os desafios políticos e pedagógicos postos à formação docente na contemporaneidade. Além disso, propõe-se a confrontar os pressupostos dessas políticas com os fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Psicologia Histórico-Cultural, reafirmando a defesa de uma formação voltada à apropriação crítica do conhecimento e à emancipação humana. Os resultados apontam tensões entre a perspectiva crítica defendida pela PHC e a lógica normatizada da BNCC, evidenciando a necessidade de repensar a formação docente como espaço de emancipação e de construção de consciência crítica.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23960REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DO PROFESSOR SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE2025-09-10T20:32:00+00:00Thalita de Cassia de Souza Paixãothalita.paixao@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>Diante das constantes transformações sociais e culturais que impactam o cenário educacional, este estudo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, como o desenvolvimento profissional é compreendido e abordado no contexto das pesquisas sobre formação de professores. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, realizada na base de dados OasisBr, com foco em trabalhos acadêmicos que discutem o desenvolvimento profissional docente e sua relação com a profissionalização e outros termos importantes que ajudam a compreender a importância desse processo. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento profissional docente é compreendido como um processo contínuo, dinâmico e integrado à prática pedagógica, envolvendo tanto experiências formais quanto informais, individuais e coletivas. Se observou, ainda, que a formação inicial e continuada precisa articular saberes acadêmicos e experiências práticas, valorizando a reflexão crítica e o protagonismo do professor. Assim, percebemos que o desenvolvimento profissional vai além da aquisição de novos conhecimentos, sendo essencial para a construção da identidade docente, a melhoria da qualidade do ensino e a adaptação constante às exigências do contexto educacional.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23939FORMAÇÃO DOCENTE2025-09-10T20:33:02+00:00Weverlin Ferreira Brizolaweverlin.ferreira@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>Este artigo propõe uma análise crítica do conceito de formação, com ênfase na formação docente, a partir da articulação entre textos sobre a política educacional brasileira e contribuições teórico-metodológicas de base narrativa, experiencial e reflexiva. Parte-se da compreensão da formação como categoria histórica e situada, atravessada por tensões entre orientações normativas estatais e as experiências formativas vividas pelos sujeitos docentes, marcadas pela implicação subjetiva, pela construção de sentidos e pelo desenvolvimento profissional contínuo. A análise tem como base autores como que deslocam o foco da formação para o campo da experiência, da memória e da autoformação. Conclui-se que a formação pode ser compreendida como práxis reflexiva e situada, em que cada sujeito se constitui na relação com os outros, com a prática e com a singularidade de seu percurso formativo.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23933DO NACIONAL AO LOCAL2025-09-10T20:34:03+00:00Ana Carolina Alves Tibúrcioprofa.anatiburcio@gmail.comSolange Jarcem Fernandessolange.jarcem@ufms.br<p>Discutir sobre a valorização docente, implica em tratar uma série de aspectos que fazem parte da carreira do professor, como por exemplo, as jornadas de trabalho, a estruturação da carreira, a qualidade de vida, a remuneração, dentre outros aspectos. Sendo assim, a partir de pesquisa, ainda em fase de desenvolvimento, feita em nível de mestrado, com o tema da remuneração docente diante das políticas públicas de valorização, o presente trabalho possui como intuito central, analisar a forma como a remuneração se insere enquanto meio de valorização docente no estado de Mato Grosso do Sul, principalmente por meio das legislações, com a observação das principais legislações nacionais e da forma como esse processo se realiza em âmbito local. O presente artigo utiliza da análise legal para levantar seus dados e informações, resultando na posterior organização dos principais instrumentos que serviram de parâmetro para a organização da remuneração e carreira docente. Assim, após análise das leis e da forma como compactuaram para o atual modelo e estrutura do trabalho, se conclui que a remuneração impacta de forma muito importante na organização deste trabalho, sendo importante parâmetro para atratividade na carreira, para além do exposto, a remuneração também se insere enquanto meio de valorização, com a representação do modo como as especificidades locais se tornaram de suma importância para a estruturação da carreira, pois de acordo com as suas necessidades, o trabalho se organiza e se adapta, tendo como exemplo, o processo de divisão e feitos após este momento.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23908EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR2025-09-10T20:35:23+00:00Ana Luiza da Silva Rodriguesluiza.ana@ufms.brFelipe Vieira Gimenezsubmissao2sefd@gmail.comCarina Elisabeth Macielsubmissao2sefd@gmail.com<p><strong>Resumo</strong><span style="font-weight: 400;">: Este trabalho tem como objeto de investigação a política de acesso à educação superior, tendo como objetivo realizar o estado do conhecimento das teses e dissertações cuja temática seja o acesso de estudantes egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à educação superior. Para tanto, como metodologia, utilizou-se a coleta e análise de dados das produções localizadas nas seguintes plataformas: Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além das bases de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Mato Grosso do Sul. A escolha por incluir produções regionais visa identificar as contribuições da pesquisa educacional local sobre essa temática. Embora seja um campo ainda em construção, os resultados identificaram 17 produções, entre teses e dissertações, das quais debatem sobre as trajetórias dos sujeitos, histórias de vida, sentidos, percepções e sentidos acerca da educação superior, da construção da identidade dos estudantes egressos da EJA, e das políticas de acesso e permanência. A partir da análise, evidencia-se a necessidade da sistematização de dados que possibilitem identificar a presença desses sujeitos nas universidades, bem como aprimorar as políticas públicas de modo a atender as especificidades dos estudantes egressos da EJA.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23952A ESCOLA ESTADUAL PADRE FRANCO DELPIANO NA DÉCADA DE 19702025-09-10T20:36:37+00:00Andrew Vinícius Cristaldo da Silvaandrew.biologia@yahoo.com.brNádia Bigarellasubmissao2sefd@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O estudo sobre a Escola Estadual de 1º grau Pe. Franco Delpiano, na década de 1970, revela como sua estrutura e funcionamento refletiam a política educacional da ditadura militar, especialmente a Lei nº 5.692/71. A escola atendia, que atendia alunos com Lepra, do 1º ao 4º ano do antigo 1º grau (atual Ensino Fundamental I), funcionando no período vespertino, sem cobrança de taxas, e com infraestrutura básica. Não havia cantina, APM, ou estatuto próprio. O currículo era orientado por um Planejamento Curricular elaborado pela Secretaria de Educação, similar ao atual PPP, mas com forte viés tecnicista e disciplinador. A proposta visava formar sujeitos adaptados à ordem social da época, valorizando a disciplina como caminho para a cidadania. O ensino era centralizado, com conteúdo definido e foco na avaliação do comportamento e desempenho, com índices expressivos de evasão e reprovação. As disciplinas eram ministradas por professores regentes, e os conteúdos escolhidos buscavam moldar comportamentos esperados, dentro de uma lógica de controle social. A cultura escolar refletia um modelo eurocêntrico, que silenciava saberes locais e impunha uma visão homogênea de educação, ligada ao projeto de modernidade/colonialidade. Assim, a escola funcionava como instrumento de reprodução de valores impostos pelo regime militar, distantes da realidade dos alunos. Refletir sobre esse modelo é essencial para compreender os desafios atuais da educação brasileira, especialmente no que diz respeito à valorização da diversidade e à construção de uma escola mais inclusiva e democrática. Esta pesquisa foi um recorte da tese de Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23890EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESIGUALDADES ESTRUTURAIS2025-09-10T20:39:25+00:00Bruna Luciana Vallebruna.valle@ufms.brCarina Elisabeth Macielcarina.maciel@ufms.br<p>Este artigo realiza uma revisão sistemática da produção acadêmica sobre universidades estaduais brasileiras no período de 2013 a 2023, com base em quatorze (14) produções acadêmicas selecionadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação. Busca-se compreender como as desigualdades estruturais atravessam a constituição, o funcionamento e as políticas das instituições estaduais de educação superior. Emergem-se três grandes eixos de contradições a partir da análise das produções: (i) o subfinanciamento crônico e as limitações à autonomia universitária; (ii) a construção de políticas de inclusão e permanência em contextos de precarização institucional; e (iii) a invisibilidade dos trabalhadores técnico-administrativos nos debates sobre democratização universitária. Evidencia-se que, embora as produções se estruturem por objetos e metodologias diversas, alinham-se na crítica as formas pelas quais o projeto de universidade pública vem sendo tensionado pelas determinações do Estado e pelas exigências do capital. Ao valorizar as contribuições desses trabalhos, este artigo propõe uma agenda de pesquisa comprometida com a leitura crítica da totalidade social e com a defesa da universidade pública como espaço de produção de conhecimento, formação humana e resistência.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23963POLÍTICAS EDUCACIONAIS2025-09-10T20:40:16+00:00Bruno Borgo dos Santos Mourabrunoborgo.edu@gmail.comAlice Maria Alves Rangelalice.rangel@ufms.brAna Lucia Rodrigues Gomesana_lucia_rodrigues@ufms.brBruna da Silva de Andradebruna.s.andrade@ufms.brRaissa Santana dos Reisraissa.santana@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar, sob uma perspectiva histórico-crítica, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A metodologia utilizada se valeu de pesquisa documental, revisão de literatura e análise de narrativas produzidas por acadêmicas bolsistas participantes do Subprojeto Alfabetização – Pedagogia (Integral), da Faculdade de Educação (Faed) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como resultados da pesquisa documental e revisão de literatura, aponta-se que o Pibid tem resistido às tentativas de descontinuidade e modificação de seus objetivos, ao longo do período de sua existência e diante das várias mudanças de governo que houve desde sua criação. As narrativas das bolsistas, por sua vez, trouxeram reflexões sobre suas expectativas em relação à participação no Programa, ligadas tanto à sua própria formação e aprendizagem da profissão quanto ao desejo de contribuir para modificar positivamente a realidade educativa das crianças que acompanham. Revelam, ainda, as dificuldades que enfrentam para cumprir as exigências do Pibid, haja vista que o valor da bolsa não é suficiente para mantê-las no curso sem precisar recorrer a outras fontes de renda. Concluímos, assim, que considerar a potencialidade do Pibid como política pública educacional voltada à valorização do magistério e à facilitação do ingresso na profissão não significa fechar os olhos para os desafios que precisam ser enfrentados para que o Programa cumpra integralmente com os seus objetivos.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23950CAMINHOS, ACESSOS E VIAS DA EDUCAÇÃO MATO-GROSSENSE2025-09-10T20:41:20+00:00Clésio Castro Carmoclesiocarmo@gmail.comOzerina Victor Oliveirasubmissao2sefd@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Ao iniciarmos este artigo a primeira pergunta que nos cabe é saber se os alunos indígenas são “sujeitos de direitos” (ARROYO, 2012) e merecem e recebem um tratamento adequado/ diferenciado por parte das políticas públicas educacionais? Para responder essa indagação, partimos da análise da prova do processo seletivo para ingresso de novos estudantes nas Escolas Cívico-Militares (ECIM) no Estado de Mato Grosso. O objetivo é compreender se o perfil requerido na prova aplicada reflete a proposta de uma educação que tem como pano de fundo a garantia de uma educação pública, de qualidade e inclusiva. A abordagem metodológica é qualitativa, tendo sido a pesquisa documental por meio da análise de conteúdo da prova aplicada no processo seletivo realizado no ano de 2024. Conclui-se que, este modelo de escola segrega os alunos indígenas ao não contemplar as especificidades desse grupo populacional.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23905INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL2025-09-10T20:42:23+00:00Eder Baiaroski Lopeseblvip@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A internacionalização da educação superior tornou-se um componente essencial das políticas educacionais e sociais, impactando diretamente a formação acadêmica e cidadã dos estudantes. Este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas que regem a internacionalização no Brasil, com foco em Mato Grosso do Sul, avaliando seus impactos, desafios e contradições em comparação com modelos nacionais e globais. Metodologicamente, a pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica de políticas públicas sociais e educacionais, bem como estudos teóricos sobre a internacionalização do ensino superior. Os resultados indicam que, embora a internacionalização amplie oportunidades acadêmicas, ela também reforça desigualdades estruturais, especialmente devido à financeirização do ensino e à predominância de parcerias com países centrais. O estudo evidencia que a falta de equidade no acesso à mobilidade acadêmica e à cooperação internacional limita a democratização do conhecimento e a formação de cidadãos globais. Como contribuição, a pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre o papel do Estado e das universidades na promoção de uma internacionalização inclusiva e acessível, alinhada às necessidades locais e nacionais.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23942CURRÍCULO, ENSINO, DIVERSIDADE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DE MULHERES NEGRAS2025-09-10T20:43:31+00:00Giuza Ferreira da Costa Victóriogiuza_costa@ufms.br<p>Este estudo tem como objetivo realizar um mapeamento sistemático dos estudos publicados na última década (2014-2024) em bases de dados acadêmicas, abordando temas relacionados à produção de conhecimento de mulheres negras. A metodologia adotada caracteriza-se pelo tipo Estado do Conhecimento, cujo propósito é identificar e analisar as abordagens, temas e lacunas existentes, promovendo uma compreensão aprofundada das perspectivas atuais e contribuindo para a promoção da inclusão no âmbito acadêmico e social. Para tanto, três questões nortearam os objetivos específicos deste mapeamento: quais temas tem sido investigados por mulheres negras na pós-graduação, em quais cursos esses estudos foram produzidos e cursos esses estudos foram produzidos e quais foram as principais abordagens teóricas, conceituais e modelos analíticos utilizados pelo/as pesquisadores/as nessas investigações? Trata-se de um trabalho documental e bibliográfico, constituído por um levantamento de teses e dissertações localizados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O mapeamento indicou que as produções acadêmicas sobre mulheres negras nas universidades ainda são incipientes e vem aumentando nos últimos anos, indicando um interesse crescente na temática. No entanto, ainda há muitas lacunas e áreas que podem ser exploradas, especialmente em relação às experiências curriculares, práticas pedagógicas antirracistas e epistemologias femininas negras.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23911AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E A LÓGICA GERENCIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL2025-09-10T20:44:35+00:00Jéssica da Costa Britobritojessica.c@gmail.comSolange Jarcem Fernandessubmissao2sefd@gmail.com<p><strong>Resumo</strong><span style="font-weight: 400;">:</span> <span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem como objetivo investigar como a Parceria Público-Privada emergiu na educação da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS). É parte da tese de Doutorado em Educação em andamento, intitulada “O jogo político: a ação dos aparelhos privados de hegemonia na disputa pela gestão da educação da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul” e dos estudos desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa Núcleo de Aprofundamento em Gestão Escolar (NAGE). A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, a partir de legislações, projetos governamentais, relatórios institucionais e literatura sobre o tema. Nas últimas décadas, as políticas públicas no Brasil têm sido cada vez mais influenciadas por atores privados, que passaram a atuar na formulação, no financiamento e na execução de ações que, tradicionalmente, eram responsabilidade do Estado. Os resultados da pesquisa apontam que a REE/MS estabelece convênios e consórcios com institutos do setor privado, como o Instituto Unibanco, mas a parceria público-privada se materializa especialmente com a adoção da lógica gerencial nas políticas e programas implantados pela Secretaria Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), incorporando práticas administrativas e conceitos como meritocracia, eficácia, neutralidade e descentralização.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23931MARCO LEGAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA DE MATO GROSSO DO SUL (AIEMS) NUMA PERSPECTIVA DIALÉTICA2025-09-10T20:47:01+00:00Karina Marcondes Lopes de Lavorkarina.lavor@outlook.com<p>O artigo tem como objeto de estudo o marco legal da Avaliação Institucional Externa de Mato Grosso do Sul (AIEMS) e seu papel na gestão educacional. O objetivo é investigar e analisar as leis, resoluções e deliberações que instituem e regulamentam a AIEMS nas escolas de educação básica do estado, à luz da teoria marxista do Materialismo Histórico-Dialético. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica das normativas legais e teóricas sobre avaliação educacional e dialética marxista. Os resultados apontam que a AIEMS é fundamentada em legislações como a Constituição Federal, a LDB, a Lei do Sistema Estadual de Ensino de MS, deliberações do Conselho Estadual de Educação e resoluções da Secretaria de Estado de Educação, revelando uma estrutura normativa robusta e em constante aprimoramento. Conclui-se que, sob uma perspectiva dialética, a avaliação institucional externa não deve ser compreendida apenas como instrumento técnico de controle, mas como ferramenta potencial para transformação social, ao oferecer subsídios críticos à comunidade escolar. A AIEMS, portanto, é um instrumento que reflete contradições e totalidades do sistema educacional e pode contribuir para a construção de uma nova hegemonia voltada à emancipação das classes subalternas, desde que utilizada de forma crítica e participativa.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23940DE NORMALISTAS A AUXILIARES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS2025-09-10T20:47:51+00:00Larissa Maia dos Santoslarissamaiadossantos@gmail.comSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>O presente trabalho tem como objetivo compreender as modificações históricas que marcam o chamado curso normal, bem como suas implicações atuais para a formação de profissionais que atuam na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e com crianças público-alvo da educação especial. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, tendo como fontes a legislação educacional, a partir da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 4.024/1961), sancionada durante o governo João Goulart, e autores e obras que abordam a história da Educação, a formação de professores e as políticas públicas educacionais. Como resultados, aponta-se que as recentes reformulações levaram o curso normal a atender também à demanda por profissionais na educação especial, formando assistentes educacionais inclusivos em substituição aos professores especializados, o que, em última instância, resultou na redução de investimentos e na precarização do atendimento às crianças com deficiências, transtornos globais do comportamento e/ou altas habilidades/superdotação. Conclui-se, assim, que a retomada do curso normal pela Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul torna evidente as contradições que marcam a legislação brasileira em relação às exigências mínimas de formação para os professores regentes, uma vez que as diretrizes nacionais estabelecem, preferencialmente, a exigência de formação em nível superior para essa função. Dessa forma, os concluintes do curso Normal Médio não estão habilitados a atuar como professores, sendo designados apenas como auxiliares educacionais inclusivos.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23916DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR2025-09-10T20:48:56+00:00Marcela Luzio Ferreira Moquiutimarcelahistur@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo discutir o Plano Educacional Individualizado – PEI, para acadêmicos da Educação Superior, instrumento fundamental para a realização do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de reflexões sobre as dificuldades da elaboração deste instrumento que deve apresentar várias informações que são obtidas não apenas pelo acadêmico, mas também pelo corpo docente. O interesse pelo tema, surgiu com a experiência como professora do Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior e as dificuldades encontradas em elaborar o referido instrumento que tivesse todas as informações necessárias para organização do atendimento ao acadêmico público da Educação Especial. Neste sentido, o tema é abordado com base na análise de dispositivos legais que asseguram a inclusão da pessoa com deficiência, incluindo a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Estatuto da Pessoa Com Deficiência (Lei nº 13. 146/2015), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a aplicação desta legislação na inclusão dos acadêmicos na Educação Superior. A </span><span style="font-weight: 400;">realização do levantamento de Teses e Dissertações no Catálogo da Capes de pesquisas que tratam sobre a temática, confirmou que ainda existem poucas pesquisas que discutem o PEI na Educação Superior, mas os estudos apresentados podem possibilitar a diminuição das dificuldades na elaboração deste instrumento como elemento importante utilizado no Atendimento Educacional Especializado.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23947PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE DIFERENÇAS NO CURRÍCULO2025-09-10T20:49:51+00:00Rejane Trindade Rodriguesarejanetrindade@gmail.comMaria Aparecida Lima dos Santossubmissao2sefd@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho amplia as discussões desenvolvidas no âmbito do projeto de doutoramento, com foco na análise do </span><em><span style="font-weight: 400;">Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS)</span></em><span style="font-weight: 400;">, especialmente na área de Ciências Humanas do Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se na concepção de currículo como enunciação, compreendendo-o como prática discursiva atravessada por disputas simbólicas e políticas. Em diálogo com a teoria pós-fundacional, mobilizamos os aportes de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, articulando-os à Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, para pensar o currículo como campo contingente de significação o objetivo deste trabalho é desenvolver reflexão sobre as tentativas de fixação de sentidos que são disputados dentro do CRMS, a partir do entendimento que o currículo está em constante processo de rasura, sendo lugar de produção de sentidos, identidades e diferenças. Neste trabalho apresentamos alguns dos principais conceitos do arcabouço teórico que pretendemos mobilizar para construir uma reflexão sobre os processos de identificação presentes na narrativa do CRMS, etapa inicial da pesquisa de doutoramento que pretendemos desenvolver. </span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23957OS DESAFIOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS, NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DO ENSINO MÉDIO A EDUCAÇÃO SUPERIOR, NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA2025-09-10T20:50:45+00:00Ricardo Mathias da Silvaricardo.mathias@ufms.br<p>Este artigo tem por objetivo apresentar os desafios das ações afirmativas, na educação para as relações étnico-raciais, do ensino médio a educação superior. O presente artigo caracteriza-se como um trabalho de campo e qualitativo, e se configura como um estudo que fará uso de alguns procedimentos metodológicos. Nesse contexto, verificamos como resultado, que nas últimas décadas o ensino médio, da rede pública de ensino, tem conseguido reduzir, mesmo que timidamente a evasão escolar de estudantes negros, paralelo a esse importante avanço é registrado o crescimento de estudantes negros na educação superior, evidenciando uma mudança na cara da universidade no que diz respeito a diversidade étnico-racial. O crescimento no número de estudantes negros tanto no ensino médio, com a incorporação do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, através das leis 10.639/03 e 11.645/08. Concluímos que a educação das relações étnico-raciais nos currículos da educação básica garante melhora no aprendizado e redução no abandono escolar, bem como garante o acesso a educação superior, com a matrícula de novos estudantes nas universidades públicas, por meio de cotas e nas instituições privadas, por meio do PROUNI. Esse resultado mostra o engajamento do movimento negro ao longo dos anos, numa demanda insistente pelo reconhecimento da identidade da população negra. Esse estudo se fundamentou na teoria de (ALMEIDA, 2018), (ALMEIDA, 2019), (ANDIFES, 2019), (BENTO e CARONE, 2016), (BOANAFINA; MACIEL e LIMA, 2024), (FÁVERO, 2006), (GOMES, 2003), (MARQUES; RIBEIRO, 2019), (OTRANTO, 2006), (PAULA, 2017).</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23915EVASÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR2025-09-10T20:51:41+00:00Thaís Cardozo de Souzathais.souza@ufms.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente estudo discute os conceitos de evasão e permanência no Ensino Superior brasileiro, com foco nas licenciaturas, especialmente o curso de Pedagogia, à luz das políticas educacionais contemporâneas e das desigualdades sociais que atravessam o espaço universitário. A partir de uma revisão de literatura e de um levantamento sistemático do estado do conhecimento, analisaram-se teses, dissertações e artigos científicos produzidos entre 2013 e 2023, disponíveis na BDTD/CAPES, Banco de Teses da ANPAE e periódicos especializados como a RBPAE, Educação & Sociedade, Educação em Revista, Revista Práxis Educacional e publicações da ANPEd. Os resultados evidenciam uma predominância de estudos qualitativos voltados à compreensão das trajetórias de estudantes em situação de vulnerabilidade, a crítica à fragmentação das políticas de permanência — notadamente o PNAES — e a ênfase em sujeitos interseccionados por raça, gênero, classe, território, deficiência e maternidade. Além disso, identificam-se lacunas importantes, como a concentração geográfica das pesquisas, a ausência de abordagens longitudinais e a escassa articulação entre dados estatísticos e análises qualitativas. O estudo conclui que garantir a permanência no Ensino Superior exige o reconhecimento de que permanecer é um direito e não um privilégio, demandando políticas integradas, interseccionais e articuladas aos projetos pedagógicos dos cursos. Ao reunir os principais referenciais teóricos e evidências empíricas, este trabalho busca contribuir com a construção de universidades mais justas, democráticas e inclusivas.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23909INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA2025-09-10T20:52:39+00:00Viviane Grzechota Selzlervivianselzler@gmail.com<p><strong>Resumo</strong><span style="font-weight: 400;">:</span> <span style="font-weight: 400;">O presente trabalho, em processo de tese, tem como tema a gestão escolar em redes municipais de ensino e seu processo de institucionalização. Para tanto, será reunido a pesquisa bibliográfica e documental sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, Gestão Escolar e documentos legais educacionais orientadores da rede municipal de educação de Cascavel e Bauru, a fim de elucidar que uma proposta educacional contra hegemônica pressupõe organização do trabalho pedagógica consoante e peculiar. Face o modo de produção capitalista e suas mazelas sociais, faz-se mister processos educacionais reagentes a fim da revolução social que sirvam como inspiração de resistência social. </span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23948PROGRAMA MS ALFABETIZA EM FOCO (2022–2025)2025-09-10T20:53:36+00:00Walquiria Gonzalez Sanches sanchesgonzalez@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objeto de estudo o Programa “MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança”, política pública implementada no estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi mapear e analisar a produção acadêmica sobre o referido programa, entre os anos de 2022 e 2025, buscando identificar as temáticas predominantes e as contribuições críticas dos estudos. A metodologia adotada consistiu em um levantamento bibliográfico em bases acadêmicas nacionais (Google Acadêmico, SciELO, Catálogo da CAPES, Sucupira e repositórios institucionais), identificando nove produções (sete artigos e duas dissertações) diretamente relacionadas ao tema. Os resultados foram organizados em quatro grandes eixos: formação de professores; análise da trajetória das políticas públicas; práticas pedagógicas de leitura e escrita; e avaliações externas. As análises revelam que, embora o programa tenha promovido ações de formação continuada e buscado responder aos prejuízos de aprendizagem no pós-pandemia, sua implementação está fortemente marcada por lógicas gerencialistas e meritocráticas, que limitam a autonomia docente e priorizam resultados em avaliações externas. Além disso, observou-se o avanço de parcerias público-privadas, reforçando processos de privatização simbólica e ideológica da educação pública. Conclui-se que a produção científica recente sobre o MS Alfabetiza contribui para uma leitura crítica da política, evidenciando suas potencialidades e contradições, e ressaltando a importância de repensar práticas formativas e avaliativas alinhadas a uma concepção emancipadora da alfabetização.</span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23887A DISCIPLINA DE LIBRAS E SUAS REPERCUSSÕES NO COTIDIANO DA PESSOA SURDA2025-09-10T20:54:54+00:00Adriano de Oliveira Gianottoadriano.gianotto@ufms.brCintia Alves de Souza Pereiracintiaaspereira@hotmail.com<p>A principal motivação deste estudo foi compreender o papel da Disciplina de Libras – Língua Brasileira de Sinais, como estratégia de inclusão das pessoas com surdez. Por conseguinte, um de seus objetivos foi identificar, na produção bibliográfica científica, quais ações ou intervenções têm se mostrado efetivas estratégias inclusivas no cotidiano destas pessoas. Buscou-se, também, conhecer os enfoques apresentados pela literatura, relacionados aos desafios relativos à singular forma de estar no mundo, da pessoa surda, numa sociedade globalizada, onde o processo de exclusão social ainda é muito presente. Foi realizada, então, uma pesquisa de revisão sistemática da produção científica do tema em questão. Foram considerados os artigos em português, no período de 2010 a 2021, selecionados por meio de descritores como “Educação”, “Surdez”, “Libras”. Os dados foram submetidos às análises quantitativa e qualitativa, esta última por meio da análise de conteúdo do material que resultou em 4 categorias analíticas: “Estratégias /Tecnologias de ensino”, “Políticas públicas”, “Atenção à saúde” e “Inclusão e identidade surda”. O intuito foi contribuir para melhor compreensão dos dados obtidos e assim evidenciar como a literatura desta última década vem retratando os reais desafios enfrentados pelas pessoas surdas. Apesar dos avanços e esforços feitos, há uma vasta amplitude de diálogos a serem travados, principalmente tendo a pessoa surda como protagonista. Esta continua sendo parte da comunidade surda amordaçada, como tão bem denominou LANE (1997) em seu livro. Este estudo mostrou que pouco espaço foi dado para que o próprio surdo expusesse seus sentimentos sobre seu sofrido cotidiano de exclusão.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23953PRÁTICAS ALFABETIZADORAS E FORMAÇÃO INICIAL2025-09-10T20:55:43+00:00Andressi Gomes de Alencar Ramosandressi.ramos@hotmail.comBruna de Oliveira Rodriguesbruna_oliveira@ufms.brLetícia de Lima Souzaleticia.lima.s@ufms.brLiz Angela Pinto Candidoliz.candido@ufms.brMariana Moraes Silvamoraes.mariana@ufms.brRebeca Louise de Souza Amorimrebeca.amorim@ufms.brSandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p><span style="font-weight: 400;">O artigo tem como objetivo refletir sobre os processos formativos vivenciados por acadêmicas do curso de licenciatura em Pedagogia (Integral) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Subprojeto Alfabetização. Como procedimentos metodológicos, foram realizados: análise documental, a partir da legislação educacional e editais relacionados ao Pibid; revisão de literatura, tendo como fonte artigos científicos e obras que discutem a alfabetização; e análise de narrativas formativas produzidas pelas bolsistas sobre suas vivências no Pibid na escola parceira, junto a uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que, em suas narrativas, as bolsistas trazem reflexões sobre o potencial formativo de sua participação no Pibid, ao mencionarem que o programa tem propiciado a elas a ampliação do seu próprio repertório literário e a compreensão, na prática, da importância da ludicidade, da criação de vínculos afetivos, da escuta ativa, da oferta de propostas didáticas contextualizadas e mais próximas das práticas sociais e da consideração do protagonismo infantil para os processos de aprendizagem das crianças. Conclui-se que a escrita das narrativas formativas potencializa as aprendizagens possibilitadas pelo Pibid, uma vez que provoca as bolsistas a fazerem reflexões e articulações entre os conhecimentos teóricos e as práticas observadas e realizadas na escola parceira. </span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23956INFÂNCIAS, GÊNERO E DIREITOS HUMANOS EM FILMES DE ANIMAÇÃO FEITOS POR CRIANÇAS NO BRASIL E EM PORTUGAL2025-09-10T20:56:39+00:00Maria Eduarda Ratiermaria.ratier@ufms.brLetícia de Oliveira Gonçalvesmaria.ratier@ufms.brSofia Lísias de Lacerda Cardoso maria.ratier@ufms.brConstantina Xavier Filhamaria.ratier@ufms.br<p>O texto trata-se de discussões de pesquisa de três planos de trabalho de iniciação científica que discutem, respectivamente: infâncias, gênero e direitos humanos. Os planos integram a pesquisa mais ampla intitulada “Fazer Cinema Brincando: encontros-experiências, subjetivações, ética e estética ao produzir filmes com crianças no Brasil e em Portugal” Foram coletados e selecionados filmes de animação produzidos em projetos educativos nos dois países. As análises demonstram a potência de se produzir filmes com crianças, destacando seus protagonismos de contarem histórias sobre assuntos que dizem respeito às suas vidas. Os filmes também podem ser utilizados como recursos pedagógicos para outras crianças da educação básica visando problematizar e discutir sobre as temáticas priorizadas nos nossos estudos.</p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faedhttps://periodicos.ufms.br/index.php/SEFD/article/view/23904A BNCC E A ABRANGÊNCIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL2025-09-10T20:57:25+00:00Mariana Rodrigues Correiamariana.correia@ufms.brPaulo de Tarso Varela Ferromariana.correia@ufms.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo discute a concepção e as diretrizes da formação de professores na contemporaneidade, com foco nas práticas educativas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. Analisa-se como a BNCC, ao enfatizar o desenvolvimento integral dos estudantes e as competências gerais, impulsiona a necessidade de uma formação docente que transcende os limites da sala de aula, explorando o potencial pedagógico de diversos ambientes. Serão abordados os desafios e as oportunidades para a atuação dos professores do Ensino Fundamental na promoção de aprendizagens significativas, articulando saberes formais e informais, a fim de garantir um atendimento educacional que prepare os alunos para os desafios do século XXI. </span></p>2025-08-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Educação e Formação Docente da Faed