Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD <p><strong>ISSN 2675-4185 (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;">O SIMSAD é um evento acadêmico científico que tem por objetivo promover um processo de atualização, cooperação e incremento de conhecimento por meio dasocialização (palestras, minicursos, visitas técnicas, networking e apresentação de artigos científicos)entre a comunidade em geral, profissionais, empresarios, professores e acadêmicos.</p> pt-BR egarauj@yahoo.com.br (Elton Gean Araújo) aatadrianobirigui@gmail.com (Adriano Alves Teixeira) Wed, 06 Sep 2023 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A INFLUÊNCIA DA IMAGEM DOS ATLETAS DO SURFE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19382 <p>O presente estudo teve como objetivo investigar a influência da imagem dos atletas profissionais de surfe na compra de produtos relacionados ao esporte. Para isso, foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores ou simpatizantes do esporte surfe, todos residentes na cidade de Macaé-RJ. Os resultados mostraram que todos os entrevistados já assistiram algum evento ou competição de surfe pela TV, <em>Internet </em>ou pessoalmente. A maioria disse ser fã de algum atleta do esporte e, com o acesso à <em>Internet </em>e redes sociais, podem acompanhar o dia a dia e campeonato dos atletas do esporte pela rede social <em>Instagram</em>. Os produtos relacionados ao surfe mais consumidos pelos entrevistados foram acessórios para a prática do esporte, vestuário e acessórios pessoais. Os locais mais usados para compra de produtos de surfe são as lojas físicas e pela <em>Internet, </em>sendo a <em>Internet</em> o local com maior preferência para consumo, pela facilidade em encontrar variedade de produtos e pelo preço mais acessível. A motivação para a compra de produtos relacionados ao surfe foi o estilo de vida que o surfe representa. Os entrevistados demonstraram vontade de usar o que os atletas usam e associam a recomendação do atleta à qualidade da marca.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19382 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 ANÁLISE DE FATORES DETERMINANTES NA DECISÃO DE COMPRA ONLINE: O IMPACTO DA PANDEMIA NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19383 <p>Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da pandemia do Covid-19 na decisão de compra <em>online</em> dos consumidores. Devido à situação global da pandemia do Coronavírus (Covid-19) durante o ano de 2020, sucedeu-se a significativas mudanças de hábitos no comportamento dos consumidores, uma delas é a mudança para o mundo digital. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado de entrevistas com um total de 15 entrevistados. Os principais resultados apontam que houve uma mudança significativa no comportamento de compra dos consumidores entrevistados após o início da pandemia, fazendo com que novos hábitos de compra <em>online</em> fossem adquiridos. Os entrevistados passaram a consumir mais de forma <em>online</em> e as necessidades mudaram, passando a valorizar mais produtos vistos como essenciais e necessários para o momento vivido e passaram a realizar compras mais conscientes.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19383 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DOS INDICADORES DE MARKETING PARA O ALCANCE DAS ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19384 <p>Este trabalho busca avaliar o nível de contribuição dos indicadores de marketing para o alcance das estratégias mercadológicas de uma concessionária de caminhões e ônibus no município de Ribeirão Preto-SP. Para tal, foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. Como resultado nota-se que, no campo da estratégia empresarial, a medição de desempenho deixou de ser mero mecanismo de controle para se transformar em suporte fundamental para a gestão estratégica, funcionando como mecanismo de alinhamento e comunicação da estratégia. Em relação às métricas destacam-se as relacionadas a margens e lucros, voltadas ao gerenciamento de produto, rentabilidade do cliente e vendas. Especificamente em relação à organização analisada, apesar da utilização de parte delas, a tradução de tais informações gerenciais ainda é ineficiente e as decisões estratégicas se concentram, em sua maioria, nos indicadores financeiros.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19384 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 BARREIRAS AO DESENVOLVIMENTO DAS STARTUPS NO ECOSSISTEMA JARAQUI VALLEY https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19387 <p>Este estudo busca compreender as razões para com a mortalidade, entendidas como barreiras de insucesso às <em>startups</em>, mediante o desenvolvimento dessas organizações, e em específico ao ecossistema Jaraqui Valley de <em>startups</em> amazonenses. O método por saturação teórica utilizou técnicas de coletada de dados por meio de roteiro de entrevistas semiestruturado, com acesso a participantes detentores de conhecimento sobre desenvolvimento de <em>startups</em>, possibilitando a análise de categorias a partir do contexto e experiência desses entrevistados. Os resultados e as análises demonstraram as barreiras são vivenciadas a partir dos estágios de ideação, com entrada no estágio de validação, momento no qual precisam desenvolver um protótipo (MVP). Foi constatado a falta de profissionais qualificados em associação a uma precária mentalidade empreendedora, envolvendo administração e conhecimento especializado. Ademais, outras <em>startups</em> ficam estagnadas no estágio de operações, apresentando dificuldades com os clientes ou devido a utilização de uma abordagem equivocada, reflexos de uma fraca gestão dos recursos e de pessoal, envolvendo uma necessária capacitação jurídica; de vendas; capacitação contábil; marketing digital e SEO.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19387 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 Nem te conto https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19388 <p>Em plena era da transformação digital, novos recursos de tecnologia da informação (TIC) se tornam realidade nas organizações, um deles é o <em>Enterprise Resource Planning</em> (ERP). Tais sistemas incrementam a produtividade das organizações, mas apesar dessa evolução e das novas possibilidades, a literatura relata subutilização dos recursos disponíveis na parte operacional e na gestão. Considerando que os contadores atuam também como consultores da rede de clientes, será que aplicam os recursos que indicam, na gestão de seus próprios negócios? Os objetivos do estudo foram identificar se os ERP e as ferramentas digitais estão sendo usados na gestão das empresas contábeis, e explorar quais seriam os fatores para sua (sub)utilização na percepção dos seus gestores. Para tanto, usamos a Teoria da Contingência como lente teórica, a fim de investigar o tema em empresas contábeis de Mato Grosso do Sul em 2023, onde nove gestores foram ouvidos com a técnica de entrevista semiestruturada. Entre os principais resultados, identificamos que todos os gestores relatam subutilização da tecnologia e apenas um terço deles usa seus ERP e outras ferramentas TIC na gestão, sendo que os demais, embora contratem recursos similares, apontam preferências pessoais, falta de tempo ou de conhecimento como óbices para uma gestão informatizada. Em compensação, entre os gestores que a utilizam foram relatadas a melhora de suas empresas, o reconhecimento de que ela pode ser vital para atravessar tempos difíceis, e que as dificuldades sofridas podem contribuir para a quebra da cultura de resistência à tecnologia.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19388 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 A GESTÃO DA QUALIDADE POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19389 <p>Diante de um cenário altamente flexível e oscilante, as organizações apresentam seu ciclo de vida sendo influenciado pela gestão vigente. Assim, cabe à empresa a busca por métodos e técnicas que permitam o alcance de soluções eficazes para a geração de vantagem competitiva e o rompimento das dificuldades decorrentes de questões econômicas, financeiras e operacionais. Considerando a importância de um aprimoramento na gestão das micro e pequenas empresas, o presente artigo objetiva a realização de um estudo em uma empresa no setor de <em>food service</em>. Assim, foi realizada a coleta da opinião do público externo sob a perspectiva do atendimento, avaliando a eficácia dos serviços oferecidos pela empresa em estudo. A análise foi executada por meio do Método de Análise de Soluções de Problemas (MASP), aliada ao Ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir). A partir da análise, foi possível compreender e buscar métodos e procedimentos eficazes, visando por um estabelecimento da qualidade. O retrabalho, a variabilidade dos métodos utilizados e a identificação de estímulos que comprometem a qualidade do serviço prestado foram analisados na pesquisa, facilitando a identificação da eficiência produtiva, e realizando a criação de um plano de ação para a utilização da empresa, por meio da ferramenta 5W2H. Os resultados apontaram que a empresa apresentou bons índices de satisfação por parte do serviço prestado, sendo feito um aprimoramento em relação ao tempo de espera do produto, tanto em vendas físicas, quanto <em>onlines</em>. Evidenciou-se ainda a necessidade de se haver automatização de alguns processos, para o alcance da eficiência, principalmente devido às sazonalidades observadas na empresa.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19389 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 FERRAMENTAS DE GESTÃO UTILIZADAS NAS EMPRESAS DO SETOR DE SERVIÇOS ACOMPANHADAS PELO PROGRAMA BRASIL MAIS NO OESTE DE SANTA CATARINA https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19390 <p>O presente trabalho trata das ferramentas de gestão utilizadas nas empresas do setor de serviços acompanhadas pelo Programa Brasil Mais no Oeste de Santa Catarina e tem como objetivo identificar o perfil dos empresários atendidos, as ferramentas de gestão utilizadas pelas empresas e a relação com o aumento da produtividade das empresas. O setor de serviços é um grande gerador de empregos no Brasil, no entanto, percebe-se uma carência de habilidades empreendedoras de gestão e finanças. Na literatura há várias ferramentas de gestão que podem ser aplicadas e acompanhadas. A metodologia abordada neste trabalho foi referente ao acompanhamento do Agente Local de Inovação com 9 empresas do setor de serviços de vários segmentos. As informações foram coletadas através do Radar da Inovação, bem como através de um questionário para identificar o perfil dos empresários. Evidencia-se que a maioria dos empresários possui entre 34 e 39 anos, alta escolaridade e com empresas constituídas e menos de 10 anos. Por fim, o estudo aponta que o uso de ferramentas de gestão contribui significativamente às micro e pequenas empresas, porém, não se aplica a todas as empresas do estudo, visto que deve-se considerar as características e tamanho do negócio.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19390 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO PROCESSO SUCESSÓRIO DE EMPRESAS FAMILIARES DO RAMO MOVELEIRO NA CIDADE DE SANTA MARIA/RS https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19391 <p>As empresas familiares possuem um crescimento expressivo de mercado, criando pontes para futuras gerações darem continuidade nos negócios da família. Além disso, esse tipo de empresa apresenta uma ligação mais próxima entre o proprietário e seus colaboradores, facilitando a tomada de decisão e a troca de ideias. A continuidade da empresa familiar envolve geralmente um processo sucessório que possui relevância quando for aplicado da maneira correta, com conhecimento, habilidade e competência, para com isso atingir os resultados desejados na troca do gestor. O objetivo da presente pesquisa foi identificar se a qualificação profissional em gestão é um facilitador do processo sucessório em empresas familiares. Como método utilizou-se uma pesquisa descritiva e qualitativa, com uso de questionário com perguntas abertas, sendo que quatro sucessores aceitaram participar. Tendo em vista que o mercado está se inovando a todo instante, a qualificação se faz necessário nesse processo de maturação de novas ideias e métodos de gestão. O resultado alcançado foi satisfatório, visto que os sucessores demonstraram que a qualificação profissional agrega no processo de tomada de decisão no dia a dia da empresa. Além disso, se for usado da maneira correta, esse conhecimento abre portas para adquirir credibilidade e respeito no ambiente empresarial. Entretanto, foi observado que as empresas pesquisadas não possuem um plano de sucessão, aprendendo com o atual proprietário as maneiras de gerir a empresa. Portanto, dentre as limitações encontradas na pesquisa, destaca-se a pequena amostra que aceitou participar, sendo indicada para pesquisas futuras utilizar uma amostra maior.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19391 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 GESTÃO EMPREENDEDORA DOS MEI’S https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19392 <p>O objetivo desse artigo foi identificar como os Microempreendedores Individuais (MEI’S) usam a previsão de vendas na gestão dos seus negócios. A metodologia foi classificada com uma abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com 38 perguntas, aplicado de forma online, devido à pandemia da COVID-19, via formulário do <em>Google Docs </em>com 40 MEI’S da cidade de Mamanguape/PB. Os resultados apontam que a maioria dos respondentes não usa intencionalmente uma previsão de vendas e os poucos que usam fazem por meio do método qualitativo, com base na experiência do negócio. A conclusão indica que esse método qualitativo utilizado contribui para erros na previsão ao comprar/produzir mais ou menos do que a venda real. Assim, o estudo constatou que a falta de conhecimento e orientação na previsão de vendas tem sido um entrave para a efetiva transformação de crescimento em seus negócios por parte dos MEI’S.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19392 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOS ADMINISTRADORES EM QUESTÃO https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19393 <p>É comum haver graduados em diferentes áreas atuando nos campos da Administração, inclusive em cargos públicos, comprometendo a construção da profissionalidade dos administradores, visto que esta contempla um conjunto de elementos que promovem o desenvolvimento e o reconhecimento social de uma profissão.&nbsp; Diante disso, a presente pesquisa objetivou analisar o papel do Conselho Federal de Administração (CFA) e do Conselho Regional de Administração em Pernambuco (CRA-PE) na construção da profissionalidade dos administradores no âmbito dos concursos públicos realizados na Região Nordeste no ano de 2022. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, classificando-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, cujos dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, foram identificados três editais de concursos públicos que admitiam a inscrição de candidatos de qualquer área de nível superior para cargos específicos dos campos da Administração. No que tange à verificação dos elementos da profissionalidade nos regimentos internos do CFA e do CRA-PE, constatou-se que esses documentos sinalizam a preocupação com a especificidade da função nos campos da Administração, bem como apresentam diretrizes relacionadas ao saber específico, ao poder de decisão e à pertença ao corpo coletivo. Todavia, não foram identificadas, nos documentos analisados, normativas diretamente relacionadas à orientação e à fiscalização de concursos públicos no que diz respeito a cargos cujas atribuições são da área de Administração.&nbsp;Tal lacuna compromete o fortalecimento da classe dos administradores e, consequentemente, a sua profissionalidade.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19393 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 PLANTERRA FOODS https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19397 <p>A gigante de proteínas animais brasileira JBS decidiu fechar sua <em>startup </em>de proteínas <em>plant- based Planterra</em>, anunciando o fim de sua participação no mercado de carne <em>plant-based. </em>A notícia repentina suscitou o estudo em busca de entender o porquê de tal decisão em momento em que este mercado aparecia como crescente. Por intermédio do Modelo OLI, ou paradigma eclético, de Dunning (1993), utilizado na tomada de decisão de internacionalização, aplicado a análise de conteúdo. O artigo analisou diversas notícias de variadas fontes procurando explicar a decisão. Os resultados apontaram que o posicionamento estratégico nos Estados Unidos não era compatível ao investimento realizado pela corporação, optando-se por focar em outros países. Ou seja, as vantagens do Modelo OLI <em>Location </em>(L) foram perdidas, preferindo-se dirigir os investimentos ao mercado brasileiro e europeu. As conclusões trazem que o mercado de proteína alternativa precisa ser mais bem compreendido e se põe em dúvida a tendência de seu crescimento nos EUA e no mundo, preconizada na época de pandemia.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19397 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 A IMPORTÂNCIA DO PILAR DA COMUNICAÇÃO E DO TREINAMENTO CORPORATIVO PARA A EFETIVA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA DO COMPLIANCE https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19398 <p>O trabalho pretende abordar a cultura de compliance, medida que vem sendo amplamente aderida pelas empresas, na busca por uma atuação mais transparente e em consonância com as normas. Os programas de integridade ganharam popularidade após os escândalos da operação Lava-Jato, situação em que inúmeras pessoas jurídicas renomadas foram identificadas por práticas do crime de corrupção. Diante este cenário caótico, as empresas debruçaram uma atenção maior no desenvolvimento e implementação de um programa de compliance efetivo. Para que a cultura de compliance seja implementada e apresente resultados positivos, é necessário que o programa esteja pautado sobre a função tríplice de prevenir, detectar e sanar atos ilícitos e aqueles que, mesmo não configurando um crime, causam reflexos perniciosos na instituição. Para que um programa de compliance seja implementado na empresa, é necessário que o mesmo tenha como alicerce os mecanismos e ferramentas do programa, conhecido por muitos como “pilares”<span style="text-decoration: line-through;">.</span> Os treinamentos corporativos representam uma ferramenta essencial para o correto funcionamento do programa, tendo em vista que a comunicação dentro da empresa é o principal fator para a irradiação de uma cultura organizacional. Para atingir os objetivos, o trabalho foi elaborado de forma indutiva. Realizado e fundamentado por meio de revisões bibliográficas, dentre elas revistas acadêmicas <em>on-line</em>, bem como a utilização de informações já disponibilizadas em livros, artigos, legislação e outras fontes publicadas.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19398 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS EMPRESAS FAMILIARES BRASILEIRAS https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19399 <p>O objetivo é identificar como o processo de gestão de pessoas vem sendo executado nas empresas familiares, tendo como finalidade identificar os pontos fortes e fracos evidenciando cinco subsistemas de Recursos Humanos (RH): Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Remuneração e Benefícios e Gestão de Carreira. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa aplicada de caráter descritivo com abordagem quantitativa, utilizando como método de pesquisa o levantamento de dados, tendo como objetivo desenvolver as categorias analisadas: caracterização geral da empresa (identificar as configurações das gestões estratégica, tática e operacional), subsistemas desenvolvidos pela empresa (identificar técnicas e condutas de aplicação dos subsistemas), perfil do respondente e campo opcional (identificar as impressões qualitativas dos respondentes). O resultado deste trabalho foi obtido através de 202 respostas pelo Google Forms e indicam as oscilações no desenvolvimento dos subsistemas de gestão de pessoas e consequente insatisfação dos funcionários, através de suas respectivas respostas.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19399 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19400 <p>O objetivo desta pesquisa é apresentar a extensão universitária como instrumento de interação dialógica entre as instituições de ensino superior (IES) e a sociedade. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo, com levantamento bibliográfico sobre a temática. Os resultados teóricos demonstram que a extensão universitária tem como concepção realizar a interlocução da universidade com a sociedade, numa via de mão dupla que permita que tanto o público interno quanto o externo envolvidos participem do processo de criação e transmissão do conhecimento, promovendo desenvolvimento continuado na comunidade que está inserida. Além disso, IES que trabalham com atividades de extensão devidamente orientadas contribuem positivamente para a promoção social, econômica e ambiental da comunidade local. Todavia, estudos apontam que muitas IES ainda possuem uma visão limitada de extensão, fato que pode trazer cooperações limitadas à sociedade envolvida.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/SIMSAD/article/view/19400 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000