A formação de professores, dos anos iniciais do ensino fundamental, no ensino das operações fundamentais: integração de tecnologias

  • Fernanda Gabriela F S Duarte Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este projeto de pesquisa de mestrado tem como tema a formação de professores e o uso de tecnologias digitais. A pesquisa tem como objetivo investigar o processo de integração de tecnologias no ensino das operações fundamentais, de um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Grande/MS, a partir de uma proposta de formação continuada. Para isso temos como questão norteadora: Ações de formação para o uso de tecnologias, de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, contribuem para inovação no processo de ensino? A pesquisa será de abordagem qualitativa e a coleta de dados se dará por meio de entrevistas e uma ação de formação de professores para/com o uso de tecnologias, com professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de Campo Grande/MS.

Biografia do Autor

Fernanda Gabriela F S Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda em Educação Matemática - UFMS

Referências

ALMEIDA, M. E. B. DE; SILVA, M. DA G. M. DA. Currículo, Tecnologia e Cultura Digital: Espaços e Tempos de Web Currículo. Revista e-Curriculum, v. 7, n. 1, 2011.

BRASIL, S. DE E. F. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília-DF: [s.n.]. v. 3

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221–236, 2003.

CURI, E. Formação de Professores Polivalentes: p. 278, 2004.

Publicado
2019-08-19