Vídeos digitais e o GeoGebra Mobile: possibilidades envolvendo quadriláteros e triângulos

  • Tiago Borges

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é analisar a produção de vídeos digitais por alunos do 6º ano de uma escola municipal de Campo Grande/MS, a partir de situações sobre quadriláteros e triângulos exploradas no GeoGebra Mobile. A pesquisa será qualitativa e utilizaremos como embasamento teórico a Teoria da Atividade. Para tal, analisaremos movimentos em sistemas de atividades que contemplem a experimentação com tecnologias. Com isso, esperamos provocar insights sobre como as tecnologias influenciam a produção de conhecimento a partir da exploração de situações sobre quadriláteros e triângulos no GeoGebra Mobile e posterior produção de vídeos digitais sobre essa experiência.

Referências

BORBA, M. C., SILVA. R. S. R., GADANIDIS. G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1. ed. ; 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

LIEBAN, D. E., MÜLLER, T. J. Construção de utilitários com o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. v. 1, p. 37-50, 2012.

MORAN, J. O Vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995.

OLIVEIRA, M. M. Como Fazer Pesquisa Bibliográfica. 7. ed. Revista e atualizada – Petrópolis, RJ : Vozes, 2016.

SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas na Produção Matemática On-line. Editora UNESP, 2014. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/126237/ISBN9788579835810.pdf?sequence=1> Acesso em: 15 jul 2018.

Publicado
2019-08-05