UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES QUE EMERGEM DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DE ACORDO COM O REFERENCIAL CURRICULAR DE MATO GROSSO DO SUL
Resumo
Essa investigação trata-se de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento que busca responder algumas questões relacionadas ao desenvolvimento de conteúdos curriculares ao se trabalhar com atividades de Modelagem Matemática na sala de aula. Neste sentido, o objetivo norteador desse trabalho é investigar quais relações entre os conteúdos que emergem de atividades de Modelagem Matemática de acordo com o Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul. Embasamo-nos sob o referencial teórico de currículo de acordo com Coll, Sacristan e Dewey e discutimos a crença da linearidade que pode ser interpretada por professores ao lerem as prescrições, como apresentam Pires e Silva, e alguns reflexos disso na sala de aula. A fim da desconstrução da linearidade, propusemos nossa concepção sobre o desenvolvimento do currículo em espiral no ensino de Matemática, de acordo com Bruner. A pesquisa é de caráter qualitativo e a análise dos dados está sendo feita por meio de atividades desenvolvidas com alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública em Campo Grande.
Referências
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