UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES QUE EMERGEM DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DE ACORDO COM O REFERENCIAL CURRICULAR DE MATO GROSSO DO SUL

  • Estevão Ovando Neto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Essa investigação trata-se de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento que busca responder algumas questões relacionadas ao desenvolvimento de conteúdos curriculares ao se trabalhar com atividades de Modelagem Matemática na sala de aula. Neste sentido, o objetivo norteador desse trabalho é investigar quais  relações entre os conteúdos que emergem de atividades de Modelagem Matemática de acordo com o Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul. Embasamo-nos sob o referencial teórico de currículo de acordo com Coll, Sacristan e Dewey e discutimos a crença da linearidade que pode ser interpretada por professores ao lerem as prescrições, como apresentam Pires e Silva, e alguns reflexos disso na sala de aula. A fim da desconstrução da linearidade, propusemos nossa concepção sobre o desenvolvimento do currículo em espiral no ensino de Matemática, de acordo com Bruner. A pesquisa é de caráter qualitativo e a análise dos dados está sendo feita por meio de atividades desenvolvidas com alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública em Campo Grande.

Biografia do Autor

Estevão Ovando Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestrando em Educação Matemática

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M. R. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, ano 17, n. 22, p.19-35, 2004.

ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. S. Atividades de Modelagem Matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir? Ciência e Educação, v.11, n. 3, p. 483- 498, 2005 a.

BOGDAN, R. C., BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRUNER, J. S. O processo da educação. São Paulo, Editora Nacional, 1978.

COLL, C. Psicologia e currículo. 3. ed. São Paulo: Ática,1998.

DEWEY, J. The child and the curriculum. Chicago: University Chicago Press, 1902.

PIRES, C. M. C. Currículo de Matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000.

SACRISTÁN, J.G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, M. A.; PIRES, C. M. C. Organização curricular da matemática no Ensino Médio: a recursão como critério. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 249-266, jan. 2013.

Publicado
2019-08-05
Seção
Comunicação Oral