Ponte Polinomial
Resumo
O artigo tem como finalidade apresentar um jogo que pode contribuir na assimilação e apropriação do conceito de funções polinomiais de grau 1 e de grau 2, foi criado o jogo "Ponte Polinomial" para ser utilizado no Ensino Fundamental e Médio com o objetivo dos alunos aplicarem operações básicas, propriedades e resolver problemas no estudo de funções polinomiais. O ensino de funções é feito em partes separadas, fragmentadas de tal modo que o aluno tem muita dificuldade em compreender o todo, o que se propõe é o contrário disso, é partir do todo para a compreensão das partes, que o aluno possa inferir sobre os problemas propostos e entender como resolvê-los. Para alcançar os objetivos, as cartas envolvem situações problemas, gráficos, relação entre a variável x e a variável e distinção entre função do primeiro grau e função do segundo grau. Ao decorrer do texto, apresenta o método utilizado, o fundamental teórico que se foi embasado mostrando a importância de levar o jogo para sala de aula e as vantagens que podem ser proporcionadas para os alunos nas escolas e para o futuro deles, expondo também a experiência de como os alunos se saíram com o jogo Ponte Polinomial, a experimentação nos mostrou que o jogo é bem atraente e os alunos puderam resolver problemas selecionados utilizando lápis e papel, na busca pela solução do problema. Assentando ao que este artigo tem como objetivo é de que o Jogo possibilita ao aluno resolver exercícios com entusiasmo, fundamentado no conhecimento significativo presente no acerto que pode levar à vitória no jogo e, concomitantemente, levar à aprendizagem de conceitos de funções matemáticas e queremos que os professores optem por exigir cada vez menos a memorização de fórmulas e valorizar a autonomia dos alunos. A Ponte Polinomial pode ser usada em sala de aula por professores, pois esse jogo permite o aprendizado mais leve e sútil, onde os alunos consigam expor suas dúvidas e o professor consiga ajudá-los a entenderem e resolverem, de modo que os alunos consigam adquirir o conceito amplo de função polinomial.