Como aliar o uso de smartphones e a produção de Histórias em Quadrinhos em sala de aula de Matemática?

  • Vanuza Camargo Durães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aparecida Santana de Sousa Chiari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste minicurso, que se relaciona com uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, temos como proposta convidar e orientar os participantes em um processo de produção de histórias em quadrinhos pelo aplicativo Canva . A proposta envolve, após a discussão sobre elementos centrais de produção de HQ’s, um trabalho relacionado à leitura de textos interdisciplinares e à exibição de desenhos animados.

Biografia do Autor

Vanuza Camargo Durães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda em Educação Matemática pela mesma Universidade. TCC - "Diversos tipos de texto matemático" - aprovado com louvor. Projeto de Pequisa do Mestrado - "Produção de histórias em quadrinhos: articulando tecnologias digitais e sala de aula" Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Atuou como professora no Ensino Fundamental II.
Aparecida Santana de Sousa Chiari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Líder do Projeto TeDiMEM. Professora do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2007), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015). Foi Orientadora Educacional Online do programa RedeFor, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Ministrou disciplinas na USP para cursos da área de Exatas. Atualmente é docente Adjunta A2 do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição. Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Costa Rica/MS, é membro dos grupos de pesquisa GETECMAT, GEForPED e GPIMEM (associada). É também membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso do Sul, membro do comitê de pareceristas das revistas Integrare, Ciência & Educação e BOLEMA, além de emitir pareceres ad hoc para outros periódicos. Mãe do Enzo, esteve em licença maternidade em 2017. 

Referências

BRITO, Márcia Regina F. de. Alguns Aspectos Teóricos e Conceituais da Solução de Problemas Matemáticos. In: BRITO, Márcia Regina F. de. Solução de problemas e a Matemática Escolar. Campinas, SP: Alínea, 2006. p. 20.

DURÃES, Vanuza Camargo; CHIARI, Aparecida Santana de Souza. Produção de Histórias em Quadrinhos: Articulando Tecnologias Digitais e Sala de Aula. In: SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Campo Grande. Anais.

BRANDÃO, Daniel. HQ - Curso Básico de Histórias em Quadrinho: A linguagem e os princípios da produção em HQs. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, v. 10, n. 1, 2016. Semanal.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011.

SCHÄFER, Annete. Geração Celular. 2009. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/geracao_celular.html>. Acesso em: 27 ago. 2019.

Publicado
2019-09-09