Como aliar o uso de smartphones e a produção de Histórias em Quadrinhos em sala de aula de Matemática?
Resumo
Neste minicurso, que se relaciona com uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, temos como proposta convidar e orientar os participantes em um processo de produção de histórias em quadrinhos pelo aplicativo Canva . A proposta envolve, após a discussão sobre elementos centrais de produção de HQ’s, um trabalho relacionado à leitura de textos interdisciplinares e à exibição de desenhos animados.Referências
BRITO, Márcia Regina F. de. Alguns Aspectos Teóricos e Conceituais da Solução de Problemas Matemáticos. In: BRITO, Márcia Regina F. de. Solução de problemas e a Matemática Escolar. Campinas, SP: Alínea, 2006. p. 20.
DURÃES, Vanuza Camargo; CHIARI, Aparecida Santana de Souza. Produção de Histórias em Quadrinhos: Articulando Tecnologias Digitais e Sala de Aula. In: SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Campo Grande. Anais.
BRANDÃO, Daniel. HQ - Curso Básico de Histórias em Quadrinho: A linguagem e os princípios da produção em HQs. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, v. 10, n. 1, 2016. Semanal.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011.
SCHÄFER, Annete. Geração Celular. 2009. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/geracao_celular.html>. Acesso em: 27 ago. 2019.