Fuga do Quadrafim: Aprendendo Funções de uma Maneira Divertida
Resumo
O presente artigo apresenta o estudo sobre a aplicação de um jogo de tabuleiro para verificar se os alunos do final do 9º do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio possuem uma boa compreensão dos conceitos de função afim (primeiro grau) e função quadrática (segundo grau) e distingui-las uma da outra, bem como conhecer o seu gráfico e outras operações básicas que as envolvam. A motivação para tal trabalho deve-se ao fato de que se tem o método tradicional de ensino como a prática pedagógica mais vista em sala de aula nos dias de hoje, assim o professor muitas vezes fica atrelado ao conteúdo abordado pelos livros e não usa de outros meios para promover o processo de ensino aprendizagem. E os alunos, presos a essa rotina, não gozam de práticas diferentes para poderem assimilar melhor o conteúdo que lhes é passado dia após dia na sala de aula. Através dessa problemática, a criação de um jogo de tabuleiro que envolvesse o estudo de funções de primeiro e segundo grau torna-se interessante para que o aluno, através de uma atividade diferente, possa testar seus conhecimentos sobre esse conteúdo específico. O jogo desenvolvido recebeu o nome de “Fuga do Quadrafim”. É feita uma fundamentação teórica sobre o estudo de função nas escolas, bem como a importância dos jogos na sala de aula de Matemática como facilitadores do processo de aprendizagem. São apresentados os objetivos de se criar tal jogo, como este foi desenvolvido, bem como a maneira de jogá-lo. A experimentação foi feita com alunos do 9º do Ensino Fundamental e os resultados mostraram que eles ainda têm dificuldades em identificar os tipos de funções, seus gráficos e também se confundem muito na interpretação de texto no que se diz respeito à resolução de problemas.
Publicado
2019-09-21
Seção
Mostra de Materiais