Resolução de Problemas - Probabilidade
Resumo
Como alunos do PIBID do Instituto de Matemática da UFMS (INMA), desenvolvemos durante nosso período vigente diversos tipos de atividade, estas que visam melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos em sala de aula, usando materiais concretos, que permitam que o aluno relacione o conteúdo matemático com suas vivências do dia a dia, facilitando assim, o aprendizado. Dentre estas atividades, com o intuito de explicar noções de probabilidade e paradoxo, trabalharemos com o ‘’Enigma de Monty Hall’’ e o ‘’Paradoxo no aniversário’’, onde, de maneira lúdica, explicamos conceitos preliminares de probabilidade e conversamos sobre a definição de paradoxo e como ele se encaixa nesses dois contextos, e que eles são classificados dessa maneira simplesmente por apresentarem resoluções que não batem com a nossa intuição. A escolha do tema "probabilidade" se dá pelo fato de ser algo tão presente em nossos dias, mas, apesar disto, ser muitas vezes complicada para os alunos, principalmente das séries mais inferiores, que necessitam de mais materiais concretos e situações mais próximas do dia a dia para que seja feita essa assimilação do conteúdo e consequentemente seu entendimento. Aproveitando dos jogos e atividades escolhidos para explicar sobre probabilidade, também abordaremos o assunto do paradoxo, que é erroneamente usado para descrever as respostas para estes desafios, promovendo assim a interdisciplinaridade, tão importante nos dias de hoje para as escolas. Como é sabido, a matemática é vista como uma matéria muito complexa por muitas pessoas, principalmente os jovens, por isso é imprescindível o uso de materiais concretos que atraiam a atenção para o que está por trás do funcionamento desses materiais, no caso, usamos o enigma de Monty Hall para chamar a atenção para o conteúdo por trás desse "paradoxo", ou seja a probabilidade, que até no meio acadêmico, a resolução deste desafio trouxe estranheza e não foi aceito inicialmente, justamente por ser anti-intuitiva.