Leitura e Contação de Histórias na Aldeia Guajajara Taywá em Barra do Corda, Maranhão

  • Dailme Maria da Silva Tavares Universidade Estadual do Maranhão/UEMA
  • Diana Rosa Maria da Silva Tavares EEFM Iracema Bello Oricchio
Palavras-chave: índios, guajajaras, cultura

Resumo

O presente trabalho tem como tema “Leitura e contação de histórias na aldeia guajajara Taywá em Barra do Corda, Maranhão”. O objetivo é fazer uma análise reflexiva sobre as narrativas e contação de histórias presentes na memória dos indígenas da aldeia Taywá, que localiza-se no minicípio de Barra do Corda, no estado do Maranhão, a fim de mostrar a sua importância dessas narrativas e histórias na cultura e na formação da identidade dos índios. Como também destacar a preservação de elementos da memória coletiva de uma sociedade que continua contando suas histórias e difundindo seus conhecimentos.  As narrativas orais fazem parte da cultura dos povos indígenas, influenciando na formação de sua identidade e estão presentes no cotidiano das aldeias como uma forma de explicar a realidade, a origem do mundo, e o desenvolvimento do homem, ou seja, eles demonstram a habilidade que o ser humano tem de criar e contar histórias.

Biografia do Autor

Dailme Maria da Silva Tavares, Universidade Estadual do Maranhão/UEMA

Mestra em Ciências Sociais pela UNESP-Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília, SP. Professora na Universidade Estadual do Maranhão/Campus Barra do Corda.

Diana Rosa Maria da Silva Tavares, EEFM Iracema Bello Oricchio

 Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela FAMART, MG. Professora na Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutora Iracema Bello Oricchio, Embu das Artes, SP.

Publicado
2021-12-23