Leitura, escrita e uso de tecnologias na perspectiva de estudantes de ações afirmativas na/da UFPA
Resumo
O presente trabalho, em andamento, realizado especificamente com os(as) alunos(as) de graduação indígenas e quilombolas, participantes do Projeto de Ensino e Aprendizagem Literacia e Integração Acadêmica: a autonomia pelas vias da aprendizagem e inclusão (PLIA) da Universidade Federal do Pará, tem como objetivo investigar e compreender os desafios em leitura, escrita dos gêneros acadêmicos e uso de tecnologias apontados por graduandos(as) indígenas e quilombolas do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pará. O projeto de ensino visa promover o desenvolvimento acadêmico dos(as) ingressantes aos cursos de graduação da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica aos níveis de formação profissional por meio do atendimento às suas necessidades educacionais. Esta pesquisa, situada no âmbito da Linguística Aplicada, fundamenta-se nos Novos Estudos de Letramento (Lea, Street, 2006; Heath, 1982; Kleiman, 1995, 1998; Macedo, 2021), na Pedagogia dos Multiletramentos (Cazden et al., 2021; Pinheiro, 2016), na perspectiva de Gêneros Discursivos (Bakhtin, 1997 [1953], e dos Estudos Críticos Interculturais (Candau, 2008, 2021; McLaren, 1997; entre outros). Como base metodológica, adotou-se a perspectiva qualitativo-interpretativista. O corpus para análise é constituído por dados gerados a partir de questionário aberto e entrevista semiestruturada aplicados junto aos estudantes. Os resultados preliminares demostram que as ações pedagógicas acompanhadas por atendimentos individualizados e coletivos contribuem significativamente para promover a autonomia, criticidade e a inclusão de estudantes de ações afirmativas nas práticas sociais e tecnológicas da leitura e da escrita na esfera universitária, e sobretudo, para o desenvolvimento das habilidades e competências para/na formação docente/profissional.
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