Notas de uma narrativa fílmica sobre a avaliação da aprendizagem

  • Ana Paula Domingos Baladeli UNILA
Palavras-chave: narrativa fílmica, avaliação, discurso cinematográfico, profissão professor

Resumo

O cinema desperta o interesse por sua linguagem e é um objeto amplo de pesquisa científica, como técnica, arte, indústria ou discurso (BULMAN, 2002; COSTA, 2003; MARTIN, 2005). Este estudo visa discutir os significados da avaliação do aprendizado no filme alemão "Eingeschlossene Gesellschaft" (Tudo por um ponto) de 2022. A comédia discute as crenças sobre educação e avaliação de seis professores que se tornam reféns do pai de um aluno que foi reprovado por apenas um ponto. Ao examinar alguns estereótipos de professores, aborda representações da docência de forma e a função social da escola. A análise mostrou que a união de temas essenciais para o trabalho dos professores com uma abordagem mais direta à profissão dos professores, o que é menos comum no cinema.

Publicado
2024-04-30