A abordagem da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental Anos Iniciais versus aplicação dentro dos livros didáticos
Resumo
A presente pesquisa visa investigar o ensino da variação linguística nas aulas do componente curricular de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Esta investigação é caracterizada pela abordagem qualitativa, os métodos técnicos empregados são de natureza documental e bibliográfica. O tema deste estudo também apresenta a abordagem da variação linguística no Ensino Fundamental Anos Iniciais, conforme o postulado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), e a análise de como a variação linguística é proposta nos livros didáticos de Língua Portuguesa dos 3º aos 5º anos. A elaboração deste artigo teve como base teórica autores como Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Cyranka, Scafutto (2011) e Faraco, Ziles (2017). Essa pesquisa proporcionou uma compreensão do quão importante é trabalhar com a formação do indivíduo na escola, visando desmistificar o preconceito linguístico, aplicando uma pedagogia da variação linguística no dia a dia, ensinando aos alunos a conhecer, compreender, analisar e respeitar as diferentes formas de expressão do indivíduo em seus diversos contextos sociais.
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.