https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/issue/feed Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ e Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos 2024-04-30T21:40:33+00:00 Flavio da Rocha Benayon seminarioselliaq@gmail.com Open Journal Systems <p>Os Anais do Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ e do Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos reúnem textos relacionados às diferentes áreas do curso de Letras, como Linguística, Linguística Aplicada, Literatura e Educação. As publicações são produzidas pelos participantes do SELLIAQ.</p> <p><strong>ISSN: <span style="color: #000000;">2966-1714</span></strong> </p> https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20172 Possibilidade de aproximação entre Foucault e Pêcheux 2024-04-30T21:40:26+00:00 Marcelo Eduardo da Silva marceloedu2002@yahoo.com.br <p>Os sentidos são (re)construídos por um <em>encadeamento multiforme de ações sociais</em> desempenhadas em circunstâncias ditas das mais simples (como uma pequena discussão familiar, um cumprimento dissimulado direcionado a alguém de quem não se tem simpatia, uma controvérsia com colega de trabalho) às mais complexas (como um debate, uma greve, grandes manifestações de rua). Portanto, nem em nível micro – como defendia Michel Foucault –, nem em nível especificamente macro – aos moldes de Michel Pêcheux –, mas nessas duas esferas. Nosso texto tem característica de ensaio e seu objetivo é refletir sobre as possibilidades de junção entre os pensamentos desses dois autores que influenciam a Análise do Discurso, sobretudo no Brasil. Interpretamos a repercussão na imprensa a respeito da ocupação por indígenas de terreno disputado com uma empreiteira em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Observamos que nos textos analisados existem aspectos que definem um funcionamento cambiável de uso do poder (um princípio de circularidade, como afirmaríamos conduzidos por Foucault) e uma luta de classes (uma disputa ideológica, como diríamos inspirados em Pêcheux).</p> 2024-04-30T04:00:51+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20111 Religião e homossexualidade 2024-04-30T21:40:26+00:00 Rian Caetano de Oliveira rian.oliveira@ufms.br <p>O presente texto analisa as evidências ideológicas reproduzidas por memórias discursivas acerca da relação entre religião e homossexualidade presente no discurso religioso cristão. O desenvolvimento deste estudo filia-se à Análise do Discurso de linha Francesa e tem como objeto investigativo uma enunciação reproduzida por uma líder religiosa e cantora gospel contemporânea. O referido pronunciamento ocorreu em uma entrevista, disponível na plataforma de streaming YouTube, pela seguinte personalidade: Aline Barros. Como método de pesquisa, foi realizada uma análise discursiva, esta investigação tem como respaldo teórico contribuições desenvolvidas por Michel Pêcheux e Eni Puccinelli Orlandi. Um dos objetivos desta análise é questionar como memórias discursivas atualizadas na relação entre religião e homossexualidade são reproduzidas e perpetuadas como evidência na sociedade. Além disso, compreender a relação intrínseca entre língua, sujeito e ideologia.&nbsp;</p> 2024-04-30T03:47:24+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/19972 Os discursos de/sobre Direito Social Previdenciário e os seus funcionamentos em regimes autoritários do Estado brasileiro 2024-04-30T21:40:26+00:00 Mônica de Oliveira Pasini m234235@dac.unicamp.br <p><span style="font-weight: 400;">Fundamentada na Análise de Discurso (AD) materialista de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, esta pesquisa (em andamento) tem por finalidade investigar as relações da ordem do pré-construído, da historicidade para cidadania, especificamente na denominação previdência social, nos discursos de e sobre o direito social previdenciário em governos autoritários brasileiros. </span><span style="font-weight: 400;">O </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus</span></em><span style="font-weight: 400;"> desta investigação conta com as palestras do Ministro do Trabalho Alexandre Marcondes Filho veiculadas pela Rádio Nacional e textualizadas em livretos, para o período da ditadura Vargas, e as notícias protagonizadas pelo governo federal sobre previdência social veiculadas em jornais, no período da ditadura militar.&nbsp; Para análise das notícias, principalmente da década de 1970, também se assume as reflexões de Bethania Mariani sobre o discurso jornalístico marcado por controles internos e externos e caracterizado por perseguir a ilusão da informação objetiva. </span><span style="font-weight: 400;">Assim, um dos desdobramentos da análise discursiva, está na busca, nos enunciados desses </span><em><span style="font-weight: 400;">corpora</span></em><span style="font-weight: 400;">, das evidências produzidas pela ideologia, como o equívoco, por exemplo, que marca a historicidade. Ele se faz na historicidade, porque enquanto a falha está para a&nbsp; </span><span style="font-weight: 400;">língua, o equívoco, como uma ocorrência no discurso, está para a história. </span><span style="font-weight: 400;">Portanto, estudar o funcionamento dos discursos de/sobre direito social previdenciário em Estados caracterizados por governos de exceção democrática, nos quais a cidadania não se realiza plenamente, contribui para entender a historicidade da própria cidadania.&nbsp;</span></p> 2024-04-30T04:03:40+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20185 O “O Recife que eu quero: meu olhar através da videorreportagem” 2024-04-30T21:40:27+00:00 Samya Oliveira samya.nicole@ufpe.br Millena Paz millena.paz@ufpe.br <p><span style="font-weight: 400;">A tecnologia está presente no cotidiano de grande parte da população brasileira, especialmente através das mídias digitais. Sendo assim, a educação também recebe os impactos dessa nova realidade digital, de forma que faz-se necessário incluir essas mídias nas práticas escolares, especialmente no que tange ao trabalho com as linguagens. Dessa forma, o presente trabalho, respaldado em Bakhtin ([1952-53] 2010), Barsotti (2014) e Souza (2003), propõe uma trilha pedagógica, intitulada “O Recife que eu quero: meu olhar através da videorreportagem", a fim de articular a produção textual, em língua portuguesa, ao uso da plataforma </span><em><span style="font-weight: 400;">TikTok</span></em><span style="font-weight: 400;"> através de uma prática comunicativa que se aproxime maximamente da realidade dos estudantes recifenses. A proposta é direcionada ao primeiro ano do Ensino Médio, de forma que, para seu desenvolvimento, foi necessário analisar o Currículo de Pernambuco (2021), a BNCC (2018) e estabelecer, baseado nas justificativas curriculares previamente estabelecidas, a temática, o gênero textual videorreportagem e os objetivos pedagógicos. A partir disso, elaborou-se um roteiro composto por sete encontros, visando a materialização dos objetivos. É importante reforçar o fato de que trata-se de uma proposta e que, portanto, pode ser adaptada conforme as necessidades de cada docente e de suas respectivas turmas. Além disso, a trilha ainda não foi colocada em prática, mas espera-se que ela seja um projeto que dialogue com as demandas dos agentes da educação e do ensino de produção textual, uma vez que, ela estimula o posicionamento crítico de todos os envolvidos, bem como insere a tecnologia na sala de aula.</span></p> 2024-04-30T04:06:26+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/19933 A “legitimidade” por trás da avaliação em Língua Inglesa 2024-04-30T21:40:27+00:00 Victor Carreão vcarreao@yahoo.com.br <p>O conceito de “Comunidade de fala” é amplamente discutido dentro da linguística. Para Labov (1972) e Gumperz (1968), tal comunidade é composta por falantes que compartilham os mesmos valores sociais em relação a uma língua e possuem um número específico de interações entre si. Em um mundo altamente conectado e globalizado, as “comunidades” não estão mais restritas a posições geográficas (Kachru, 1982). Neste artigo, chamamos a atenção para como o aspecto extralinguístico das línguas desempenha um papel importante na aprendizagem, avaliação e identidade dos alunos. Os contextos em que uma variedade linguística é usada em uma comunidade são conhecidos como “domínio de uso” (Fishman, 2000). Isso também faz parte do que Wenger (1998) chama de Comunidade de Prática. Tal comunidade é definida por um propósito, que é compreendido e continuamente renegociado por seus membros, com regras específicas de relacionamento e engajamento entre eles. A estrutura social das Comunidades de Prática não é desprovida de relações de poder e prestígio. Sua estrutura e hierarquia fluidas (Eckert e Wenger, 2005) criam papéis de "legitimidade", que exercem mudanças sobre os vários recursos de uma comunidade - incluindo a linguagem. Alguns estudos relataram como as relações de poder podem refletir no uso da língua pelos membros de uma comunidade (Hujala, 2009), mostrando que o inglês como língua estrangeira também tem a influência de elementos sociais, e que a "legitimidade" tem um papel fundamental papel nisso. O conceito de inteligibilidade (Derwing &amp; Munro, 2015) é um dos critérios que pode evitar que avaliações sejam enviesadas.</p> 2024-04-30T04:07:47+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/19949 Concepções de linguagem e o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa 2024-04-30T21:40:28+00:00 Fabiana da Silva Lira fabiana.vaillant@unemat.br Cristiane Schmidt Cristiane.sch@unemat.br <p>Propõe-se com o presente artigo promover uma discussão acerca das concepções de linguagem, de forma que sejamos conduzidos a uma reflexão sobre a relevância teórica das concepções de linguagem enquanto paradigma metodológico basilares no ensino/aprendizagem de língua portuguesa. Para tanto, o contexto histórico será nosso foco e os principais autores serão o centro teórico que nos darão evidências norteadoras que nos conduzirá de forma a alcançar nosso objetivo no aprimoramento das práticas ensino/aprendizagem em sala de aula dos cursos fundamental e médio. Sendo assim, utilizaremos recortes de atividades propostas no Livro Didático que nos permita refletir sobre as três concepções de linguagem discutidas delas nesse artigo.</p> 2024-04-30T04:09:10+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20176 Protótipos digitais de ensino, multiletramentos e uma análise da ferramenta ELO 2024-04-30T21:40:29+00:00 Fernanda Victória Cruz Adegas fernandaadegas.ufms@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida acerca do protótipo digital de ensino (ROJO, 2013, 2017a, 2017b) “Figuras de Linguagem da Língua Portuguesa”, desenvolvido no ELO - Ensino de Línguas On-line, o qual é entendido como ergódicos&nbsp; (LEFFA, BEVILÁQUA, 2019). Desse modo, o referencial teórico é baseado nas seguintes referências: 1) estudo dos novos letramentos; 2) aprendizagem ergódica, 3) protótipos digitais de ensino e 4) sistemas autorais de materiais didáticos. Diante do exposto, o objetivo foi evidenciar até que medida o protótipo supracitado e a ferramenta ELO oferecem condições para o desenvolvimento de materiais didáticos ergódicos e interativos. Logo, como resultados, observou-se que o ELO, a partir da criação do protótipo elaborado pelos autores desta publicação, dispõe de variados recursos que viabilizam tal construção, sendo, portanto, mais que um PDF navegável, ou seja, um sistema ergódico e interativo, de fato.</span></p> 2024-04-30T04:10:28+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20186 A transição do ensino remoto emergencial para o ensino presencial 2024-04-30T21:40:29+00:00 Fabiane Paiva Quelho Moni fabiane.quelho@ufms.br <p>Neste artigo se objetiva apresentar a percepção de um grupo de professores em relação aos comportamentos apresentados por seus alunos no decorrer da transição do Ensino Remoto Emergencial para o retorno às aulas presenciais e de que modo essa circunstância influenciou na aprendizagem da disciplina de Língua Espanhola. Haja vista que este estudo é parte integrante de uma pesquisa de TCC apresentado na comunicação oral do evento do IV Seminário Nacional de Língua e Linguagens da UFMS/CPAQ. Nesse sentido, é pertinente frisar que o recorte temporal ocorreu após o período da pandemia de 2020, ocasionada por meio do vírus SARS-CoV-2, popularmente denominado como (COVID-19). Ademais, é indubitável discorrer que em virtude da pandemia as organizações sanitárias e de responsabilidade de saúde pública de todas as esferas prescreveram o isolamento social como mecanismo estratégico para o devido controle da disseminação do vírus mortal, por sua vez, a restrição de contato social modificou a rotina das escolas, considerada desde sempre como um ambiente seguro e que possui vários estímulos e práticas sociais de interação. A metodologia utilizada é a qualitativa de natureza expositiva cuja coleta de dados advém da pesquisa primária sendo oriunda de um questionário on-line realizada através da plataforma do Google Forms. Por fim, vale mencionar que as conjunturas ocasionadas durante o retorno as aulas presenciais demonstraram que as relações de interações socioemocionais entre os pares do âmbito escolar contribuem para a aprendizagem de Língua Espanhola</p> 2024-04-30T04:11:48+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20143 A revista digital 2024-04-30T21:40:29+00:00 Aguinaldo Gomes de Souza gomes.aguinaldo@gmail.com <p>Neste trabalho analisamos e descrevemos a produção de revistas digitais por estudantes do ensino médio como uma abordagem dialógica no ensino de língua portuguesa. O estudo analisa a diversidade de gêneros discursivos presentes em uma revista digital, bem como as marcas linguísticas e os elementos extralinguísticos que os constituem. Em relação a metodologia, baseamo-nos na perspectiva de análise da linguagem do círculo de Bakhtin e utilizamos o método dialógico discursivo para desvelar as relações dialógicas materializadas em forma de textos na revista. A análise revela que a revista é carregada de recursos multimodais, como imagens, vídeos e áudios, para enriquecer a comunicação e a interação com os leitores. O estudo aponta para a eficácia da abordagem de trabalho com gêneros da esfera digital em sala de aula, proporcionando o desenvolvimento de habilidades linguísticas e uma compreensão mais ampla da língua como prática social. O estudo também destaca a escolha consciente dos gêneros e o uso de tecnologias digitais como elementos relevantes para a prática pedagógica, nesse sentido, é possível dizer que um trabalho com o descrito, contribui para a compreensão das práticas sociais e das relações humanas mediadas pela linguagem no ambiente educacional digital.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; &nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> 2024-04-30T04:13:03+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20188 A abordagem da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental Anos Iniciais versus aplicação dentro dos livros didáticos 2024-04-30T21:40:30+00:00 Rozeli Conceição da Silva pg404351@uem.br <p>A presente pesquisa visa investigar o ensino da variação linguística nas aulas do componente curricular de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Esta investigação é caracterizada pela abordagem qualitativa, os métodos técnicos empregados são de natureza documental e bibliográfica. O tema deste estudo também apresenta a abordagem da variação linguística no Ensino Fundamental Anos Iniciais, conforme o postulado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), e a análise de como a variação linguística é proposta nos livros didáticos de Língua Portuguesa dos 3º aos 5º anos. A elaboração deste artigo teve como base teórica autores como Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Cyranka, Scafutto (2011) e Faraco, Ziles (2017). Essa pesquisa proporcionou uma compreensão do quão importante é trabalhar com a formação do indivíduo na escola, visando desmistificar o preconceito linguístico, aplicando uma pedagogia da variação linguística no dia a dia, ensinando aos alunos a conhecer, compreender, analisar e respeitar as diferentes formas de expressão do indivíduo em seus diversos contextos sociais.</p> 2024-04-30T04:14:21+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20108 Práxis sociolinguística no contexto educacional 2024-04-30T21:40:30+00:00 Daniele Foletto luizedanifoletto@gmail.com Priscila Borges Coutinho pri_borges2005@hotmail.com <p>Este artigo se propõe a uma revisão dos principais conceitos envoltos em Sociolinguística no que tangem à forma como esse conhecimento vem sendo aplicado no contexto educacional. Os avanços no estudo dessa ciência influenciaram sobremaneira o modo como determinadas concepções de Língua foram postas ao longo do tempo no ensino de Língua Materna. A variação padrão, antes dita como a única possível, era promovida como superior às demais variações, o que obliterava qualquer forma de comunicação que não se alicerçasse aos guias normativos. Desse prescritivismo surgem o preconceito linguístico e o silenciamento daqueles educandos que, a depender do seu estrato social, possuem mais dificuldades em se adaptarem à normatividade gramatical. Os autores basilares desta pesquisa foram Faraco (2008), Lima (2016), Callou e Leite (2010), Bagno (2003) e Bortoni-Ricardo (2005) que nos apresenta fatos linguísticos no âmbito escolar. Partimos desse conjunto de fatos e bases teóricas para conduzir a nossa reflexão no que diz respeito à Sociolinguística e as suas possíveis influências para a construção de um ensino mais equânime e transformador.</p> 2024-04-30T04:15:33+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/19950 Sociolinguística educacional e sua contribuição para as metodologias em/de sala de aula 2024-04-30T21:40:31+00:00 Fabiana da Silva Lira fabiana.vaillant@unemat.br Daniele Angélica Borges Foletto Daniele.foleto@unemat.br <p>O artigo tem como objetivo realizar uma análise crítica da relação entre a Sociolinguística Educacional e o ensino da Língua Portuguesa no contexto escolar. Para atingir esse objetivo, a pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de renomados sociolinguistas, como Dante Lucchesi, William Labov, Bortoni-Ricardo, Antoine Meillet, além de linguistas brasileiros como Evanildo Bechara e Bagno, a fim de contextualizar a discussão no cenário nacional. A metodologia empregada inicia com uma reflexão sobre a competência linguística dos falantes na língua materna e a influência da escola na ampliação dessas competências. O artigo aborda, de forma sucinta, o histórico da Sociolinguística, destacando mudanças de perspectiva desde Saussure até Labov, e explora a abordagem da variação linguística, discutindo a heterogeneidade da língua e seu papel na análise sociolinguística. Ao concluir, destaca-se que a Sociolinguística Educacional desempenha um papel crucial no processo de ensino de Língua Portuguesa, ressaltando a importância de reconhecer e valorizar a diversidade linguística nas comunidades de fala. Propõe-se uma abordagem pedagógica que integre a norma culta com as variedades linguísticas, promovendo a conscientização crítica de professores e alunos, e sublinha a necessidade de uma mudança de postura na escola e na sociedade para efetivamente incorporar as contribuições da Sociolinguística Educacional no ensino de línguas.</p> 2024-04-30T04:16:49+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/19701 Leitura, escrita e uso de tecnologias na perspectiva de estudantes de ações afirmativas na/da UFPA 2024-04-30T21:40:31+00:00 Bruna Ferro e Silva Pinto brunaferro.8@gmail.com Célia Zeri de Oliveira celiazeri@ufpa.br <p>O presente trabalho, em andamento, realizado especificamente com os(as) alunos(as) de graduação indígenas e quilombolas, participantes do Projeto de Ensino e Aprendizagem <em>Literacia e Integração Acadêmica: a autonomia pelas vias da aprendizagem e inclusão </em>(PLIA) da Universidade Federal do Pará, tem como objetivo investigar e compreender os desafios em leitura, escrita dos gêneros acadêmicos e uso de tecnologias apontados por graduandos(as) indígenas e quilombolas do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pará. O projeto de ensino visa promover o desenvolvimento acadêmico dos(as) ingressantes aos cursos de graduação da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica aos níveis de formação profissional por meio do atendimento às suas necessidades educacionais. Esta pesquisa, situada no âmbito da Linguística Aplicada, fundamenta-se nos Novos Estudos de Letramento (Lea, Street, 2006; Heath, 1982; Kleiman, 1995, 1998; Macedo, 2021), na Pedagogia dos Multiletramentos (Cazden et al., 2021; Pinheiro, 2016), na perspectiva de Gêneros Discursivos (Bakhtin, 1997 [1953], e dos Estudos Críticos Interculturais (Candau, 2008, 2021; McLaren, 1997; entre outros). Como base metodológica, adotou-se a perspectiva qualitativo-interpretativista. O <em>corpus </em>para análise é constituído por dados gerados a partir de questionário aberto e entrevista semiestruturada aplicados junto aos estudantes. Os resultados preliminares demostram que as ações pedagógicas acompanhadas por atendimentos individualizados e coletivos contribuem significativamente para promover a autonomia, criticidade e a inclusão de estudantes de ações afirmativas nas práticas sociais e tecnológicas da leitura e da escrita na esfera universitária, e sobretudo, para o desenvolvimento das habilidades e competências para/na formação docente/profissional.</p> 2024-04-30T04:18:19+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20084 Leitura e produção de poemas e crônicas com estudantes de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT Campus Sorriso 2024-04-30T21:40:32+00:00 Elisangela Saboia elisangela.saboia@ifmt.edu.br <p>Em uma sociedade permeada por multiletramentos, comunicar-se de modo apropriado e dominar as possibilidades de uso de textos são condições essenciais para a participação na cultura letrada. Sendo assim, é papel fundamental da escola criar situações interlocutivas propícias para o aprimoramento da leitura e da escrita. Com esse objetivo, foi desenvolvido o <em>Projeto de Ensino Leitura e Produção Textual de Poemas e Crônicas</em>, com os estudantes ingressantes nos 1º anos dos cursos Técnicos em Agropecuária e em Alimentos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Sorriso. Resultante de uma ação pedagógica do Núcleo de Linguagens e Internacionalização do Campus Sorriso (NULIC), o Projeto atendeu cerca de vinte estudantes com encontros quinzenais. Adotou-se uma perspectiva discursiva-textual de trabalho com a linguagem. Os participantes realizaram as análises dos textos abordados nas aulas, exercitaram a produção textual e praticaram a revisão de seus próprios textos e dos seus colegas, com mediação docente. Como resultados, verificou-se que os estudantes puderam vivenciar a experiência da escrita como um processo a ser construído e não como algo pronto e acabado, o que permitiu incluir os alunos ao processo educacional como seres pensantes e de linguagem, como destaca Oliveira (2019). Portanto, além de contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem, este trabalho contribuiu para a formação integral dos estudantes.</p> 2024-04-30T04:19:44+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/19937 Notas de uma narrativa fílmica sobre a avaliação da aprendizagem 2024-04-30T21:40:32+00:00 Ana Paula Domingos Baladeli apdbaladeli@gmail.com <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">O cinema desperta o interesse por sua linguagem e é um objeto amplo de pesquisa científica, como técnica, arte, indústria ou discurso (BULMAN, 2002; COSTA, 2003; MARTIN, 2005). Este estudo visa discutir os significados da avaliação do aprendizado no filme alemão "Eingeschlossene Gesellschaft" (Tudo por um ponto) de 2022. A comédia discute as crenças sobre educação e avaliação de seis professores que se tornam reféns do pai de um aluno que foi reprovado por apenas um ponto. Ao examinar alguns estereótipos de professores, aborda representações da docência de forma e a função social da escola. A análise mostrou que a união de temas essenciais para o trabalho dos professores com uma abordagem mais direta à profissão dos professores, o que é menos comum no cinema.</span></p> 2024-04-30T04:21:04+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/19966 O luto na literatura infanto-juvenil da cubana Teresa Cárdenas em “Cartas para minha mãe” 2024-04-30T21:40:32+00:00 Rosália Aparecida da Silva rosalia.silva@ifro.edu.br Joely Coelho Santiago joely.santiago@sou.ufac.br <p>Há temas impróprios para serem escritos às crianças e adolescentes? O objetivo deste trabalho é de analisar o livro “Cartas para a minha mãe”, de Teresa Cárdenas (2010), especialmente quanto à questão do luto. A obra foi publicada em Cuba, no ano de 1997, com o título originalmente sendo “<em>Cartas al cielo</em>”. A análise será feita por teorias decoloniais e de feminismo negro, aliados ao processo de descrição, análise, interpretação e compreensão baseados em procedimentos narratológicos do âmbito dos estudos literários. A busca é por identificar denúncias que a narradora está fazendo à sua mãe, já falecida, incluindo muitas complexidades sociais: racismo, pobreza, religiosidade, violências de gênero e contra criança e adolescente, prostituição, abuso infantil, entre outros. A compreensão de como a literatura recria a perda e o luto por meio da ficção e como vão se encadeando na trama os pensamentos de uma criança até sua adolescência é importante, especialmente, quando não é incomum encontrarmos órfãos em nossas comunidades. Ainda mais em se tratando de uma menina negra, público que historicamente não vinha figurando como protagonista de romances ou outras construções literárias. Espera-se ao final compreendermos melhor essa relação vida-morte por meio da narrativa da cubana Teresa Cárdenas.</p> 2024-04-30T04:22:12+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/20181 Traduções turísticas "Bem Mato Grosso" 2024-04-30T21:40:33+00:00 Daniele Foletto luizedanifoletto@gmail.com Priscila Borges Coutinho pri_borges2005@hotmail.com Beatriz Arruda Acosta Ferreira da Cruz beatri.acosta@unemat.br <p>Com o crescente acesso e uso de dispositivos móveis de comunicação, mais especificamente, os smartphones, os quais são potenciais equipamentos que podem fornecer o acesso aos tradutores, objeto de estudo desta pesquisa, favorecidos por funcionalidades continuamente renovadas e atraentes a muitos perfis de usuários. Debruçamo-nos sobre o potencial discursivo do <em>Google Translate</em>, ferramenta de tradução instantânea de texto e <em>websites</em> para mais de 100 idiomas. Buscamos compreender suas potencialidades e fragilidades no contexto do ensino de Língua Inglesa. O <em>Google Translate</em>, apesar de sua conveniência e ampla variedade de idiomas, apresenta limitações evidentes. Ele tende a fazer traduções literais, ignorando contextos e nuances da linguagem, resultando em perda de significado. Embora útil para compreensão geral, não substitui tradutores humanos, especialmente em tarefas críticas como documentos legais e textos complexos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento com o objetivo de analisar quais são as potencialidades e fragilidades do <em>Google</em> Tradutor nos contextos de práticas de ensino de Língua Inglesa, e que busca apresentar a hipótese é a de que tradutores não produzem traduções confiáveis, pois se baseiam na literalidade linguística e não conhecem elementos inerentes à comunicação humana, tais como polissemia, ambiguidade, dentre outras figuras de linguagem.</p> 2024-04-30T04:23:33+00:00 Copyright (c) 2024 Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ