A Semântica de Frames como elemento discursivo-argumentativo no Jornalismo Institucional

  • Josemar dos Santos UNISC
Palavras-chave: Jornalismo Institucional, Semântica Cognitiva, Semântica de Frames, Discurso

Resumo

O tema jornalismo institucional ainda é pouco pesquisado, tanto que a literatura traz escassas contribuições científicas acerca dessa temática, sendo que uma delas foi desenvolvida em 2010, durante a realização de minha dissertação de Mestrado. Na ocasião, esse conteúdo foi trazido à tona numa investigação acerca da emergência de metáforas conceituais e o papel que ocupavam na construção discursiva noticiosa nos jornais das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (ICES). Dando sequência ao estudo sobre esse fenômeno contemporâneo por meio de um olhar científico, busca-se tentar entender melhor o modo de produção desse trabalho desenvolvido pelas assessorias de imprensa. Tendo a Semântica Cognitiva, com enfoque na Semântica de Frames, como aporte teórico aplicado e o objeto de estudo as notícias relacionadas às práticas de extensão propostas pelas ICES no Rio Grande do Sul e veiculadas em seus portais na internet, a questão norteadora perquirida é a seguinte: à luz da Semântica de Frames, como ocorre o alinhamento discursivo-argumentativo para que as Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul consolidem e fortaleçam uma identidade socialmente construída? A base teórica é centrada nos estudos de Charles Fillmore e na plataforma FrameNet Brasil. Como resultados, verifica-se que a construção textual em forma de frames desponta como uma estratégia interessante para construção desse gênero textual, ao tornar mais leve e atraente uma divulgação, sem que o objeto do discurso seja colocado em cena de forma árida ou representado por uma propaganda explícita para o leitor.

Biografia do Autor

Josemar dos Santos, UNISC

 Jornalista, Mestre em Letras e Doutorando em Letras-Linguística (bolsista Capes).

Publicado
2021-12-23