https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/issue/feed Ateliê do Turismo 2024-11-18T13:05:27+00:00 Professor Izac de O B Bonfim ateliedoturismo@gmail.com Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2594-8407 (online)</strong></p> <p><strong>Qualis B3</strong></p> <p align="justify">A <strong>Ateliê do Turismo</strong> é uma revista científica on-line e foi criada a partir de professores pesquisadores da área de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o objetivo de ser um canal de difusão e fomento do conhecimento interdisciplinar no campo do Turismo e Hospitalidade. A revista tem o intuito de publicar, inicialmente, por semestre, artigos científicos, ensaios, artigos de opinião, entrevistas, de autoria de pesquisadores e profissionais no campo do Turismo, Hospitalidade, Lazer e suas interfaces com áreas afins, permitindo uma natureza interdisciplinar de contribuições e avanços nesse processo importante e dinâmico de maturidade científica do Turismo, Hospitalidade e Lazer em nosso país.</p> https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19640 Turismo e segregação socioespacial: uma análise no destino turístico Trancoso (Porto Seguro/BA) 2024-09-16T19:18:05+00:00 Jean Carlos Estanislau Ferreira jcestanislau18@gmail.com Henrique Rodrigues de Araújo contatohenrirodrigues@gmail.com Mirella Costa Barbosa mirellacosta062@gmail.com <p>A segregação socioespacial é fruto da desigualdade social, sendo caracterizada pela marginalização dos indivíduos no espaço, de modo que são direcionados para localidades distantes dos centros e de áreas valorizadas pelo mercado para outras que normalmente possuem defasagens quanto aos serviços básicos e infraestruturas necessárias. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo identificar os aspectos da segregação socioespacial entre os espaços turísticos e bairros do distrito de Trancoso, em Porto Seguro na Bahia. Para isso, fez-se necessário uma revisão literária acerca da segregação socioespacial e turismo. A metodologia utilizada se deu com base na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo onde foram descritos por meio da observação direta não participante e comparados alguns bairros, como: Quadrado, Centro, Trancosinho, Maria Viúva e Mirante do Rio Verde. Identificaram-se diversos aspectos, sendo eles: calçamento das ruas, coleta de lixo, fornecimento de água, esgotamento sanitário e perfil das residências, que se modificam ou inexistem, a medida em que se afasta do espaço turístico Quadrado em direção aos demais bairros. Além disso, desvendou-se que Trancoso, como um todo, é segregado em relação à sede Porto Seguro, de modo que a gestão pública abre brechas para o mercado turístico que assume um papel de verticalidade sobre o distrito, interferindo convenientemente em obras e serviços. Notou-se que dentro do próprio lugar segregado existem segregações, as verticalidades que ocupam o Quadrado fazem dele um local estruturalmente privilegiado em relação aos outros bairros ou horizontalidade. Desse modo é o local que possui a maior atenção do poder público, por se tratar de um espaço turístico.</p> 2023-12-20T21:08:18+00:00 Copyright (c) 2023 Jean Carlos Estanislau Ferreira, Henrique Rodrigues de Araújo, Mirella Costa Barbosa https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/18327 A prática social discursiva foucaultiana como lente para um (des) caminho investigativo no turismo 2024-10-15T18:59:24+00:00 Ana Neri da Paz Justino ananeripesquisa@gmail.com Wilker Ricardo de Mendonca Nobrega wilkernobrega@yahoo.com.br Josenildo Soares Bezerra soares.bezerra@gmail.com <p>Foucault é um estudioso que revoluciona interpretação da realidade na segunda metade do século XX. O escopo de sua obra muitas vezes coloca o sujeito analista que a utiliza na posição de desafiante e corajoso, pois, a perspectiva foucaultiana demanda uma multiplicidade de olhares, em sua maioria imperceptíveis às abordagens estruturadas análise. Olhar para o turismo entendendo-o como fenômeno complexo e multidisciplinar abre a possibilidade de observação por meio das tecnologias foucaultianas. Fato que pode se tornar muito caro à sua epistemologia. Este estudo propõe analisar a prática social discursiva foucaultiana como lente analítica para o turismo. Para tanto, utilizou-se tanto de uma Revisão Narrativa da Literatura (RNL) quanto de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A partir de operadores booleanos específicos na rede mundial de computadores, tais como: foucauldian and tourism; the discursive social practice of tourism: a view from the foucauldian perspectives; a prática social discursiva and turismo and perspectiva foucaultiana; foucaultiano and turismo; e, Foucault foi construída a investigação. O acesso aos conteúdos se deu por meio diversos formatos de apresentação, a citar: publicações em periódicos, atas de conferências, bem como, teses e dissertações construídas em programas de pós-graduação Stricto Sensu. Os achados demonstram que observar a realidade sob a lógica foucaultiana demanda ao sujeito acessar o campo do turismo crítico numa posição que o coloque para além da crítica em si, pois, sua observação necessita posicionar-se inter e multidisciplinar, ultrapassando a estrutura das disciplinas. Também fica evidente que tais práticas são circunstâncias mais bem observadas nos estudos do século XXI, e que, muitos dos estudos que tomam o turismo como campo de observação a partir da prática social discursiva foucaultiana ainda são capitaneados por pesquisadores de outras áreas do conhecimento que não o turismo em si. Sendo uma lacuna de observação para a epistemologia do turismo.</p> 2023-12-18T13:11:10+00:00 Copyright (c) 2023 Ana Neri da Paz Justino, Wilker Ricardo de Mendonca Nobrega, Josenildo Soares Bezerra https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/18896 As capacidades dinâmicas em uma rede hoteleira da Paraiba: análise retrospectiva de 2005 a 2022 2024-10-15T19:18:21+00:00 Kamilla Nayara Batista Pimentel knbpimentel@gmail.com Yákara Vasconcelos Pereira yakarav@gmail.com Adriana Mirelly Silva Spindola Correia adriana.spindola.correia@gmail.com <p style="font-weight: 400;">A competitividade das organizações hoteleiras é uma preocupação global, especialmente com o surgimento de serviços substitutos e aumento da concorrência no contexto turbulento. O setor do turismo tem a sazonalidade como uma de suas características, assim como depende das mudanças da natureza para atrair ou proporcionar situações de repulsa aos turistas. O litoral paraibano, localizado no nordeste brasileiro segue com esses mesmos desafios. Diante dessas características, o objetivo deste estudo foi investigar como as capacidades dinâmicas foram implementadas em uma rede de hotéis da Paraíba entre 2005 e 2022. Participaram dessa investigação 7 gerentes gerais, 1 gerente financeiro e 2 proprietários da rede hoteleira. Trata-se, ainda, de estudo de caso longitudinal em retrospectiva. A técnica de análise de conteúdo foi adotada e contou com o apoio do software ATLAS.ti. O instrumento de coleta utilizado foi a entrevista semiestruturada. As capacidades dinâmicas encontradas foram a capacidade de adaptação, capacidade de inovação e a capacidade de aperfeiçoamento operacional. Essas capacidades dinâmicas subsidiaram a companhia para se manter competitiva no mercado hoteleiro perante os concorrentes. Portanto, como o turismo é considerado um mercado dinâmico, as empresas precisam se transformar e criar ideias para ter desempenho superior diante da imprevisibilidade do ambiente de negócio.</p> 2024-01-15T19:04:00+00:00 Copyright (c) 2024 Kamilla Nayara Batista Pimentel, Yákara Vasconcelos Pereira, Adriana Mirelly Silva Spindola Correia https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19474 Transformação digital: uma análise entre as Travel Techs e empresas tradicionais de turismo do Brasil 2024-10-15T19:24:18+00:00 Vinícius Lima vinefe23@gmail.com Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira anapaulagsantos@yahoo.com.br Joyce Kimarce do Carmo Pereira joycekimarce@hotmail.com <p>A tecnologia é inegavelmente, uma importante variável na transformação digital das organizações, porém, não representa o único elemento deste fenômeno. No turismo, a transformação digital vem causando disrupções e mudanças no mercado, fazendo com que as empresas tradicionais se adaptem para sobreviver frente às travel techs (empresas de tecnologia que atuam nas oportunidades e ineficiências do mercado de viagens e mobilidade). O objeto deste estudo foi a transformação digital no turismo a partir das as <em>travel techs</em> e empresas tradicionais. Os objetivos foram analisar e compreender os efeitos e potencializadores da transformação digital sobre as empresas de turismo brasileiras, entendendo os limites e as potencialidades das <em>travel techs</em> e empresas tradicionais no contexto brasileiro. Para a metodologia, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental abordando autores de diversas áreas do conhecimento e posteriormente uma coleta de dados primários entre as empresas tradicionais e <em>travel techs</em>. A amostra foi constituída por 88 questionários validados, coletados de modo <em>online</em>. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva a partir do uso da escala tipo Likert para mensuração da intensidade das respostas. Concluiu-se que as <em>travel techs </em>possuem nascem com uma maturidade digital superior às das empresas tradicionais do turismo e que apesar do intenso investimento em T.I, essas últimas possuem dificuldades em relação à mudança da cultura requerida na atualidade, e na geração de valor para o mercado por meio da tecnologia. Foi observado que a transformação digital está em um estágio embrionário no turismo, ocasionando muitos desafios e preocupação entre os profissionais e empresas que podem desaparecer do mercado.</p> 2024-01-15T22:25:23+00:00 Copyright (c) 2024 Vinícius Lima, Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, Joyce Kimarce do Carmo Pereira https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19539 Turismo de Base Comunitária e Gestão Participativa em Áreas Protegidas 2024-10-15T19:33:36+00:00 Mario Teixeira de Mendonça Neto mariomacneto@gmail.com Marcos Antônio Leite do Nascimento marcos.leite@ufrn.br <p style="font-weight: 400;">O artigo analisa publicações sobre o Turismo de Base Comunitária (TBC) e a Gestão Participativa em Áreas Protegidas e identifica qual a abordagem dos autores dessas publicações sobre os macrotemas abordados. Apresenta uma importante perspectiva sobre a possibilidade do turismo ocorrer em Unidades de Conservação, territórios naturais como principal atrativo turístico pela comunidade local, geralmente moradores tradicionais. Promovendo uma reflexão sobre a participação das comunidades tradicionais na preservação, conservação e gestão do turismo destas unidades visando o incremento e fortalecimento socioambiental. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva de abordagem qualitativa, realizando-se a análise do conteúdo de 13 estudos selecionados por sua relação com o tema e com as palavras-chave da pesquisa, utilizando o método <em>desk Research</em>. Na discussão, realizou-se a análise de conteúdo da amostra e organização de postulados por similaridade, os quais foram categorizados pelos seguintes aspectos: turismo em áreas protegidas; gestão participativa do TBC; gestão participativa em áreas protegidas. Concluiu-se que o TBC, pode ser um instrumento alavancador para o desenvolvimento do turismo nas comunidades tradicionais em áreas protegidas, proporcionando preservação, conservação e fortalecimento da economia nas comunidades locais, com a participação efetiva da sociedade no controle e gestão das ações, inclusive na formação de associações e cooperativas.</p> 2024-01-25T21:02:50+00:00 Copyright (c) 2024 Mario Teixeira de Mendonça Neto, Marcos Antônio Leite do Nascimento https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19197 “Adote um casarão”: reflexões sobre cidadania e sustentabilidades aplicados aos bens edificados de valor patrimonial, do centro histórico de São Luís do Maranhão 2024-10-15T19:42:02+00:00 Nathália Christine Garcez Rocha nathaliarocha.au@gmail.com Veríssimo Barros dos Santos Junior verissimo.junior@discente.ufma.br Antonio Cordeiro Feitosa antonio.cf@ufma.br Klautenys Dellene Guedes Cutrim klautenys.guedes@ufma.br <p>Revitalizar espaços históricos é pauta recorrente de gestores de bens patrimoniais que visam manter sua conservação para atender as demandas cotidianas das centralidades, em face do crescente abandono. O Centro Histórico da cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, entrou em decadência com o declínio econômico das atividades fabris e comerciais, no final do século XIX, intensificando-se a partir da década de 1970 após a construção da ponte do São Francisco e da barragem do Bacanga. No final do século XX, foram adotadas ações governamentais para mitigar este processo, com a instituição do projeto Reviver e as ações decorrentes. Neste artigo, aborda-se a política pública “Adote um casarão” que integra o Programa de Revitalização e Valorização da Região Central de São Luís, intitulado: “Nosso Centro” com o propósito de atribuir referência em conservação e desenvolvimento sustentável a esse espaço, preservando sua importância histórica e cultural, por meio da parceria pública privada, para as condicionantes da cidadania, do patrimônio e da sustentabilidade socioambiental. A partir da análise das condições dos imóveis cadastrados como vulneráveis, conclui-se que sua reforma e manutenção devem ser priorizadas para fomentar a preservação do acervo arquitetônico, considerando a relevância do conjunto em escala local, nacional e global.</p> 2024-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Nathália Christine Garcez Rocha, Veríssimo Barros dos Santos Junior, Antonio Cordeiro Feitosa, Klautenys Dellene Guedes Cutrim https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19541 Centros de recepção ao turista como vetores de hospitalidade e competitividade turística. 2024-10-15T20:07:12+00:00 Eliane Avelina de Azevedo Sampaio elianeavelina@yahoo.com.br Cristiane Alcântara de Jesus Santos cristie74@gmail.com <p>A qualidade da informação é um elemento significativo da atividade turística e têm um papel essencial na promoção do destino, visto que pode ser um indutor na escolha de uma viagem por parte do turista. Este artigo apresenta as questões teóricas relacionadas a importância dos equipamentos de recepção ao turista enquanto meio efetivo de comunicação, divulgação e promoção do destino. Centra-se, enquanto estudo empírico, na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, tendo por objetivo realizar uma análise perceptiva dos locais de recepção que estão atualmente disponíveis. Metodologicamente é uma pesquisa de natureza aplicada, através de estudo de caso com abordagem ao problema realizada de modo exploratório. Quanto aos procedimentos técnicos, realizou-se pesquisa bibliográfica a fim de desenvolver o aporte teórico; observação sistemática não-participante e entrevista semiestruturada com os atendentes dos postos de informação turística, com o objetivo de analisar estes equipamentos a partir de variáveis atribuídas ao contexto da hospitalidade, categorizados entre: produto essencial, produto facilitador, produto de suporte e produto ampliado. Os resultados obtidos demonstram que a capital Aracaju dispõe de espaços pouco receptivos, com carência de infraestrutura e, sobretudo, de aportes tecnológicos, o que os torna pouco estratégicos em termos de competitividade turística.</p> 2024-05-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Eliane Avelina de Azevedo Sampaio, Cristiane Alcântara de Jesus Santos https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19576 Turismo para todos: a percepção dos colaboradores em hotéis de Natal (Rio Grande do Norte) sobre práticas de inclusão e acessibilidade 2024-10-17T13:50:00+00:00 Erica Dayane Chaves Cavalcante erica.chaves@ufrn.br Maria Eduarda da Silva eeduarda-silva@hotmail.com Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva jessyca.r.henrique@gmail.com Joelma Abrantes Guedes Temoteo joelma.abrantes@academico.ufpb.br <p style="font-weight: 400;">A “acessibilidade e inclusão” de pessoas com deficiência é um tema que vem ganhando atenção em vários âmbitos, a exemplo dos meios de hospedagem. Este estudo tem como objetivo analisar as práticas de inclusão e acessibilidade vigentes em hotéis do município de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte (RN). Para atingir o objetivo, foram consideradas as experiências dos funcionários que trabalham diretamente ou indiretamente com os hóspedes, a fim de compreender o atendimento e acolhimento oferecidos com base em seus relatos. Foram examinadas as formas de atendimento inclusivo e as opiniões dos funcionários sobre o tema, tanto em suas vidas pessoais, quanto em seu ambiente de trabalho. Como metodologia, foram realizadas visitas a quatro hotéis localizados no município de Natal, elencados criteriosamente, nos quais realizou-se entrevistas com seus colaboradores e observação guiada. Observou-se que, embora os estabelecimentos estejam estruturalmente preparados para receber pessoas com deficiência, alguns colaboradores enfrentam dificuldades no atendimento devido à falta de treinamento específico e padronizado. Por fim, constata-se a importância de uma abordagem proativa na busca pela excelência no atendimento a pessoas com deficiência e destaca-se a necessidade de investimentos contínuos em treinamentos e aprimoramentos para garantir a inclusão e o bem-estar de todos os hóspedes.</p> 2024-05-18T20:22:30+00:00 Copyright (c) 2024 Erica Dayane Chaves Cavalcante, Maria Eduarda da Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva, Joelma Abrantes Guedes Temoteo https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19915 Evolução de métodos de pesquisa em Turismo: Uma revisão estruturada de literatura 2024-10-17T13:54:08+00:00 George Rossi gbrossi@usp.br Julio Carneiro da Cunha juliocunha@yahoo.com <p>Os resgates de produções científicas em Turismo ainda carecem de uma compreensão aprofundada de como as pesquisas da área estão sendo conduzidas. Diante disso, o objetivo deste artigo é identificar a evolução dos métodos de pesquisa, sejam teóricos ou empíricos, no domínio Turismo. Para tanto, por meio de uma revisão estruturada de literatura (<em>Structured Literature Review – SLR</em>) foram analisados 153 artigos dos sete periódicos internacionalmente mais relevantes da área de turismo. A técnica usada foi a contagem dos métodos mais usados nas publicações. A pesquisa revela predominância de técnicas de agrupamento (Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória) e de modelagem de dados por equações estruturais indicando que Turismo encontra-se na fase de testar e validar as teorias usadas. Além do mapeamento sobre o estágio de desenvolvimento metodológico da área, o estudo contribui para reflexões sobre a evolução da condução das pesquisas em Turismo, mostrando que a predominância é de estudos descritivos, havendo oportunidades para estudos qualitativos e exploratórios ou ainda causais.</p> 2024-06-07T18:30:03+00:00 Copyright (c) 2024 George Rossi, Julio Carneiro da Cunha https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19194 Utilização das hashtags na promoção turística: uma análise do uso da #ondeiremfortaleza através do empreendimento colosso fortaleza 2024-10-17T14:00:27+00:00 Kennedy Kaufummam Costa Mafra kennedyifrn@gmail.com Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante islaine_cristiane@hotmail.com <p>A comunicação é empregada em várias áreas do conhecimento, especialmente no turismo, para expressar aspectos verbais e não verbais. No marketing, ela desempenha um papel fundamental na promoção dos destinos turísticos em redes sociais. É por meio das redes sociais que as empresas expõem seus produtos e serviços a mais pessoas, rompendo a barreira geográfica que antes existia. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o impacto da <em>hashtag</em> #ondeiremfortaleza, usada nas imagens publicadas na página do Instagram @colosso.fortaleza, no processo para a escolha de Fortaleza/Ceará (CE) como destino turístico. A metodologia adotada segue uma abordagem interpretativa, com uma amostragem intencional, baseada na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados desta pesquisa evidenciam a importância do uso de<em> hashtags</em> na promoção de um destino, ampliando sua visibilidade e despertando o interesse de potenciais visitantes. Isso, por conseguinte, aumenta o fluxo turístico no local. Conclui-se que o uso de <em>hashtags </em>na promoção de destinos possui relevância significativa para obter visualizações de potenciais turistas que pensam em visitar o destino.</p> 2024-06-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Kennedy Kaufummam Costa Mafra, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19553 Gestão de riscos e inovação na pandemia: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal 2024-10-17T14:05:20+00:00 Raquel Fernandes de Macedo raquelfmacedo@gmail.com Alexandre Gomes Galvão xandaogalvao@yahoo.com.br <p style="font-weight: 400;">A pandemia de Covid-19 que se difundiu pelo mundo impactando também a atividade turística, e consequentemente as empresas de turismo, tais como as agências de viagens. Mediante esse contexto, os gestores das agências tiveram que se adequar à nova situação, inovando para permanecer no mercado e utilizando a gestão de riscos para gerir essas empresas de turismo. Nesse sentido, o objetivo geral do presente trabalho é investigar o processo de inovação das agências de viagens de Natal para se adequarem aos riscos durante a pandemia de Covid-19. No que se refere aos procedimentos metodológicos a pesquisa foi do tipo descritivo-exploratório quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa. Sendo assim, realizou-se estudo de casos múltiplos com cinco agências de viagens, com a coleta de dados realizada entre 13 e 23 de dezembro de 2021, e posterior tratamento de dados com o método de co-ocorrência. Os resultados do estudo apontaram que com o advento da pandemia de Covid-19 as agências de viagens precisaram se adequar através de mecanismos de inovação, tendo um impulso no investimento das vendas online e do marketing por meio das redes sociais como o Instagram. Também passaram a priorizar roteiros nacionais e nordestinos, como Ceará, Alagoas, Paraíba e Recife, posto que para a ocasião ficava difícil atuar com enfoque no mercado de turismo internacional. Salienta-se que nesse período estavam sendo adotados os protocolos de higiene para realização dos passeios. Conclui-se que esse estudo contribuiu para expor o olhar dos gestores das agências de viagens sobre as mudanças as quais tiveram que efetuar em decorrência da pandemia de Covid-19, utilizando meios de inovar seus negócios para continuar atuando no mercado.</p> 2024-06-20T21:10:04+00:00 Copyright (c) 2024 Raquel Fernandes de Macedo, Alexandre Gomes Galvão https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19676 Inserção de práticas veganas na operação de um meio de hospedagem no contexto do desenvolvimento sustentável 2024-10-17T14:08:47+00:00 Romário Loffredo de Oliveira rloffredo@id.uff.br Bruna Ranção Conti bruna.conti@unirio.br <p class="resumoabstract">O veganismo é um movimento social pautado na ideologia de libertação animal e contempla práticas diversas, sendo a mais popular delas o seu regime alimentar. O mercado de viagens vem se adaptando a este novo interesse do público e inserindo tais práticas em sua operação, o que leva ao seguinte questionamento: como as práticas consideradas veganas podem contribuir para a sustentabilidade em um meio de hospedagem? Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar a aplicação de práticas veganas por um meio de hospedagem no contexto do desenvolvimento sustentável. Para tanto, foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Optou-se pelo método de estudo de caso, que contou com uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas envolvidas e uma entrevista semiestruturada com a representante de um meio de hospedagem associado ao veganismo. Os dados foram analisados com base na categoria ‘sustentabilidade’, sugerida no estudo de Oliveira e Conti (2022). Entre os resultados encontrados, percebeu-se, principalmente, a busca por minimizar os danos causados ao meio ambiente, por meio de práticas orientadas à libertação animal, e a maior preocupação com a comunidade local e sua qualidade de vida. Além disso, o avanço teórico desta pesquisa proporciona novas possibilidades de investigação no campo da hotelaria e do turismo, enquanto apresenta um conjunto de práticas sociopolíticas e ambientais relevantes para a operação mais sustentável de um meio de hospedagem e para a captação de hóspedes veganos e demais indivíduos preocupados com questões socioambientais da atualidade.</p> 2024-06-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Romário Loffredo de Oliveira, Bruna Ranção Conti https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19811 A hospitalidade virtual e seus indicadores: um estudo nos sites e na rede social instagram dos hotéis da cidade do Rio de Janeiro 2024-10-17T14:23:14+00:00 Mariana Pires Vidal López marividal@gmail.com Marina Hastenreiter Silva marina.silva@prof.eteab.faetec.rj.gov.br Beatriz Almeida Rodrigues beatriz237aarr@gmail.com <p style="font-weight: 400;">A hospitalidade está baseada no ato de hospedar e receber visitantes (Camargo, 2005). Com a expansão virtual, devido aos avanços tecnológicos e às demandas surgidas durante a pandemia da Covid-19, a hotelaria se inseriu nesse ambiente. Contudo, a adoção de requisitos e ferramentas para transmitir hospitalidade de forma virtual levanta questões sobre a essencialidade do fator humano na interação hóspede-funcionário. Mesmo na esfera digital, a presença humana destaca-se como crucial, pois as relações sociais desempenham papel essencial no comércio eletrônico (Lu et al., 2016). Buscou-se verificar como os hotéis do Rio de Janeiro transmitem hospitalidade em ambientes virtuais, examinando 70 estabelecimentos, distribuídos em categorias de estrelas. O levantamento bibliográfico utilizou as plataformas "Scopus" e "Web of Science". Foi desenvolvido um <em>checklist</em>, validado a partir de um teste, com indicadores de hospitalidade para análise de <em>sites</em> e Instagram, sendo constatado que a maioria dos <em>sites</em> atende aos indicadores, com exceção da acessibilidade. No Instagram, os hotéis apresentaram melhor desempenho no <em>marketing </em>digital. Os resultados evidenciam o empenho crescente das redes hoteleiras em se inserir no ambiente tecnológico, mantendo interações e utilizando plataformas digitais para captar potenciais hóspedes. Por fim, percebe-se que as redes estão empenhadas em se inserir no mercado digital.</p> 2024-07-31T12:48:02+00:00 Copyright (c) 2024 Mariana Pires Vidal López, Marina Hastenreiter Silva, Beatriz Almeida Rodrigues https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/20955 Políticas Públicas de Turismo de Base Comunitária no Paraná: o caso do Caminho dos Cafés das Mulheres 2024-10-17T14:27:27+00:00 Marines da Conceição Walkowski marinesw@gmail.com Leonilo Alves de Abreu nillo.pb@gmail.com Terezinha Busanello Freire tbusanello@idr.pr.gov.br Luciana Soares de Morais lucianamorais@idr.pr.gov.br <p>O Estado Paraná se destaca pelo desenvolvimento de novas atividades no espaço rural, por meio de iniciativas de diferentes entidades voltadas ao setor turístico, atuando no Turismo de Base Comunitária. Dentre os destaques está a atuação do IDR-Paraná na formulação de políticas públicas que culminaram com a criação da iniciativa do roteiro de agroturismo Caminho dos Cafés das Mulheres. O roteiro abrange iniciativas de dois municípios do Norte Pioneiro (Pinhalão e Tomazina), e envolve 20 mulheres cafeicultoras e suas famílias. O objetivo desta pesquisa é caracterizar o projeto Caminhos dos Cafés das Mulheres à luz dos conceitos de TBC e da política pública no Paraná. A pesquisa se caracteriza como aplicada com abordagem qualitativa de caráter exploratória, bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante, a descrição e análise dos dados por meio de análise de conteúdo. Os principais resultados demonstraram que o TBC no estado do Paraná tem se desenvolvido a partir de uma política pública, respaldada pela atuação das associações de classe e dos Institutos como IDR-Paraná. Propõem-se que futuras pesquisas investiguem a relação entre as iniciativas existentes de TBC com as políticas públicas estadual e nacional e análise dos principais impactos.</p> 2024-08-12T13:44:25+00:00 Copyright (c) 2024 Marines da Conceição Walkowski, Leonilo Alves de Abreu, Terezinha Busanello Freire, Luciana Soares de Morais https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/20317 Carnaval Brasileiro e Identidade Nacional - uma breve história da folia e da nação 2024-10-18T19:36:15+00:00 Antonio Firmino de Oliveira Neto firmino.neto@ufms.br Teylor Fuchs Cardoso dos Santos teylorfuchs@hotmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de consolidação do carnaval no Brasil e sua relação com a construção da Identidade Nacional. Compreendendo a origem da festa a partir das influências das festas pagãs e da Antiguidade e seu vínculo com a religião católica. Com análise bibliográfica e documental o trabalho se debruçou desde as primeiras modalidades de manifestações carnavalescas trazidas pelos portugueses como o entrudo, os bailes de máscaras de influência francesa até chegar ao carnaval com características hibridas, que posteriormente seria chamado de carnaval brasileiro, que se tornou uma das referências da identidade nacional.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-09-13T22:53:17+00:00 Copyright (c) 2024 Antonio Firmino de Oliveira Neto, Teylor Fuchs Cardoso dos Santos https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19345 Marketing digital: uma análise dos principais destinos turísticos do estado da Bahia 2024-10-22T13:42:50+00:00 Carla Regina Ferreira Freire Guimarães crffguimaraes@uesc.br Matheus Araújo Alves matheus.araujo.3@hotmail.com <p>O presente trabalho analisa o marketing digital no estado da Bahia e nos seus principais destinos turísticos. Especificamente, procurou-se: i) identificar os principais destinos turísticos baianos; ii) averiguar como os órgãos oficiais utilizam os websites para a divulgação da Bahia e de seus principais destinos baianos. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, tendo como principal método de coleta de dados o levantamento documental, além da pesquisa exploratória feita nos <em>sites</em> dos órgãos oficiais da Bahia e de seus principais destinos turísticos. Os resultados apontam que a Bahia é um dos Estados mais visitados do país e seus principais destinos turísticos são Ilhéus, Salvador, Itaparica, Porto Seguro, Cairu, Mata de São João e Camaçari, devido ao seu considerável fluxo turístico. Além disso, todas as localidades utilizam o marketing digital, mas não em sua potencialidade máxima. Conclui-se que o setor turismo na Bahia possui papel importante para o crescimento do estado mas é necessário incentivar o marketing digital para aumentar o fluxo turístico e consequentemente contribuir para a elevação do número de empregos formais.</p> 2024-09-17T18:39:40+00:00 Copyright (c) 2024 Carla Regina Ferreira Freire Guimarães, Matheus Araújo Alves https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/21018 A percepção de qualidade dos participantes da Fenaostra 2023 com o uso do TOURQUAL 2024-10-17T14:36:13+00:00 Tatiane Alves tathy492@gmail.com Juliana Dóra Busti Peretti de Oliveira julianabperetti@gmail.com Nadia Garlet ngarlet@yahoo.com.br Tiago Savi Mondo tiago.mondo@ifsc.edu.br <p>A concepção dos eventos visa atrair visitantes para o destino turístico, promovendo a divulgação da cidade ao criar uma conexão com a cultura local. Esse enfoque é considerado uma oferta de qualidade e uma experiência enriquecedora para os visitantes no setor de turismo. Durante a 21ª FENAOSTRA, em 2023, foi realizada uma coleta de dados para avaliar os indicadores de qualidade do evento, com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos na festa. A pesquisa, realizada de maneira quantitativa e descritiva no local do evento, ocorreu diariamente ao longo dos seis dias da FENAOSTRA (de 31 de outubro a 5 de novembro de 2023), na praça de alimentação. Foram entrevistados 500 visitantes, que avaliaram os serviços proporcionados durante o evento. O instrumento de coleta de dados adotado foi um questionário elaborado com base no protocolo TOURQUAL. Entre os principais resultados, destaca-se a análise do evento a partir de indicadores como localização e disponibilidade de banheiros, estacionamento e transporte até o evento, conforto, beleza, acústica, temperatura no local, acessibilidade, sinalização, preço dos produtos e a tecnologia disponibilizada durante o evento.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-09-22T13:33:00+00:00 Copyright (c) 2024 Tatiane Alves, Juliana Dóra Busti Peretti de Oliveira, Nadia Garlet, Tiago Savi Mondo https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/21015 Análise da reputação dos atributos do rafting de Brotas-SP em plataforma colaborativa de viagens 2024-11-01T19:50:02+00:00 Mateus Salvador Justi mateussalvador.justi@hotmail.com Heros Augusto Santos Lobo heroslobo@ufscar.br <p>O <em>rafting</em> é uma atividade característica do turismo de aventura, sendo uma das principais atividades de Brotas-SP, um dos principais destinos de aventura do Brasil. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de analisar as opiniões dos participantes do <em>rafting</em> de Brotas-SP por meio de suas opiniões registradas na plataforma colaborativa de viagens <em>TripAdvisor.</em> As análises adas 689 avaliações presentes na plataforma no período pesquisado tiveram seu conteúdo analisado. Os resultados demonstraram que cerca de 99,42% dos usuários do <em>TripAdvisor</em> estão satisfeitos com a experiência vivenciada. Além disso, 63,00% dos turistas tem sua experiência marcada positivamente pelos guias e outros colaboradores das operadoras de <em>rafting</em>, transmitindo sensações de atenção, excelência, segurança e profissionalismo a 23,47% dos participantes. Os resultados obtidos apresentaram similaridade com opiniões de usuários de outros destinos de turismo de aventura na natureza que usaram a mesma plataforma. Por fim, destaca-se a importância das relações humanas no turismo, sendo este um dos principais aspectos mais bem avaliados nas opiniões registradas no <em>TripAdvisor</em>.</p> 2024-11-01T19:36:51+00:00 Copyright (c) 2024 Mateus Salvador Justi, Heros Augusto Santos Lobo https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/21378 Competitividade no setor de viagens e turismo: estudo de caso sobre Chaves, Vila Real, Portugal 2024-11-18T13:05:27+00:00 Aristides Faria Lopes dos Santos aristidesfaria@ifsp.edu.br <p>Esta nota de pesquisa apresenta uma análise situacional do Concelho de Chaves, Distrito de Vila Real, localizado no Norte de Portugal. A área de abrangência da pesquisa é a sub-região estatística NUT III – alto Tâmega, da Região Norte de Portugal, de acordo com a Lei nº 75, de 12 de setembro de 2013. A economia local de Chaves é caracterizada tradicionalmente pela produção agrícola e, mais recentemente, pelo Turismo Termal e Rural. Trata-se de uma região rica em história e tradições culturais. Há dois desafios socioeconômicos a serem enfrentados: o envelhecimento da população residente e a emigração da população mais jovem. Neste sentido, a atividade turística pode configurar-se como vetor para o desenvolvimento econômico da região do Alto Tâmega e Barroso, que abrange uma área, aproximada, de 2.922 km² e compreende os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. De acordo com os censos de 2021, a população residente do Alto Tâmega e Barroso é de 84.248 habitantes.</p> 2024-11-14T18:46:44+00:00 Copyright (c) 2024 Aristides Faria Lopes dos Santos https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19807 Afroempreendedorismo feminino em Juiz de Fora - MG: reflexões sobre gastronomia, eventos e turismo 2024-10-17T14:40:30+00:00 Regina Célia Queiroga reginaqueiroga10@gmail.com Vitória Camillo da Silva Maurício camillo.vitoria@gmail.com Edilaine Albertino de Moraes edilaine.moraes@ufjf.br <p>Este artigo tem como objetivo analisar os afroempreendimentos gastronômicos de Juiz de Fora – MG, sob a ótica das mulheres negras, e refletir sobre as possibilidades de suas inserções nos eventos oficiais da cidade. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza pela perspectiva qualitativa e exploratória. Sendo assim, foram identificados os empreendimentos gastronômicos de mulheres pretas na cidade, o que permitiu analisar como esses empreendimentos se identificam com o afroempreendedorismo. Ademais, foram elencados os eventos gastronômicos oficiais da cidade que não incluem a culinária afrodescendente, o que impulsionou aventar as possibilidades de organização das mulheres pretas para reverter essa realidade. Dessa forma, o afroempreendedorismo de mulheres da área de alimentos e bebidas pode se tornar um elemento de integração socioeconômica e histórico-sócio-cultural entre a gastronomia negra e o turismo na cidade de Juiz de Fora.</p> 2024-06-19T17:40:34+00:00 Copyright (c) 2024 Regina Célia Queiroga, Vitória Camillo da Silva Maurício, Edilaine Albertino de Moraes