https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/issue/feed Ateliê do Turismo 2024-06-21T18:03:46+00:00 Professor Izac de O B Bonfim ateliedoturismo@gmail.com Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2594-8407 (online)</strong></p> <p><strong>Qualis B3</strong></p> <p align="justify">A <strong>Ateliê do Turismo</strong> é uma revista científica on-line e foi criada a partir de professores pesquisadores da área de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o objetivo de ser um canal de difusão e fomento do conhecimento interdisciplinar no campo do Turismo e Hospitalidade. A revista tem o intuito de publicar, inicialmente, por semestre, artigos científicos, ensaios, artigos de opinião, entrevistas, de autoria de pesquisadores e profissionais no campo do Turismo, Hospitalidade, Lazer e suas interfaces com áreas afins, permitindo uma natureza interdisciplinar de contribuições e avanços nesse processo importante e dinâmico de maturidade científica do Turismo, Hospitalidade e Lazer em nosso país.</p> https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19640 Turismo e segregação socioespacial: uma análise no destino turístico Trancoso (Porto Seguro/BA) 2023-12-22T21:32:38+00:00 Jean Carlos Estanislau Ferreira jcestanislau18@gmail.com Henrique Rodrigues de Araújo contatohenrirodrigues@gmail.com Mirella Costa Barbosa mirellacosta062@gmail.com <p>A segregação socioespacial é fruto da desigualdade social, sendo caracterizada pela marginalização dos indivíduos no espaço, de modo que são direcionados para localidades distantes dos centros e de áreas valorizadas pelo mercado para outras que normalmente possuem defasagens quanto aos serviços básicos e infraestruturas necessárias. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo identificar os aspectos da segregação socioespacial entre os espaços turísticos e bairros do distrito de Trancoso, em Porto Seguro na Bahia. Para isso, fez-se necessário uma revisão literária acerca da segregação socioespacial e turismo. A metodologia utilizada se deu com base na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo onde foram descritos por meio da observação direta não participante e comparados alguns bairros, como: Quadrado, Centro, Trancosinho, Maria Viúva e Mirante do Rio Verde. Identificaram-se diversos aspectos, sendo eles: calçamento das ruas, coleta de lixo, fornecimento de água, esgotamento sanitário e perfil das residências, que se modificam ou inexistem, a medida em que se afasta do espaço turístico Quadrado em direção aos demais bairros. Além disso, desvendou-se que Trancoso, como um todo, é segregado em relação à sede Porto Seguro, de modo que a gestão pública abre brechas para o mercado turístico que assume um papel de verticalidade sobre o distrito, interferindo convenientemente em obras e serviços. Notou-se que dentro do próprio lugar segregado existem segregações, as verticalidades que ocupam o Quadrado fazem dele um local estruturalmente privilegiado em relação aos outros bairros ou horizontalidade. Desse modo é o local que possui a maior atenção do poder público, por se tratar de um espaço turístico.</p> 2023-12-20T21:08:18+00:00 Copyright (c) 2023 Jean Carlos Estanislau Ferreira, Henrique Rodrigues de Araújo, Mirella Costa Barbosa https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/18327 A prática social discursiva foucaultiana como lente para um (des) caminho investigativo no turismo 2023-12-20T21:10:15+00:00 Ana Neri da Paz Justino ananeripesquisa@gmail.com Wilker Ricardo de Mendonca Nobrega wilkernobrega@yahoo.com.br Josenildo Soares Bezerra soares.bezerra@gmail.com <p>Foucault é um estudioso que revoluciona interpretação da realidade na segunda metade do século XX. O escopo de sua obra muitas vezes coloca o sujeito analista que a utiliza na posição de desafiante e corajoso, pois, a perspectiva foucaultiana demanda uma multiplicidade de olhares, em sua maioria imperceptíveis às abordagens estruturadas análise. Olhar para o turismo entendendo-o como fenômeno complexo e multidisciplinar abre a possibilidade de observação por meio das tecnologias foucaultianas. Fato que pode se tornar muito caro à sua epistemologia. Este estudo propõe analisar a prática social discursiva foucaultiana como lente analítica para o turismo. Para tanto, utilizou-se tanto de uma Revisão Narrativa da Literatura (RNL) quanto de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A partir de operadores booleanos específicos na rede mundial de computadores, tais como: foucauldian and tourism; the discursive social practice of tourism: a view from the foucauldian perspectives; a prática social discursiva and turismo and perspectiva foucaultiana; foucaultiano and turismo; e, Foucault foi construída a investigação. O acesso aos conteúdos se deu por meio diversos formatos de apresentação, a citar: publicações em periódicos, atas de conferências, bem como, teses e dissertações construídas em programas de pós-graduação Stricto Sensu. Os achados demonstram que observar a realidade sob a lógica foucaultiana demanda ao sujeito acessar o campo do turismo crítico numa posição que o coloque para além da crítica em si, pois, sua observação necessita posicionar-se inter e multidisciplinar, ultrapassando a estrutura das disciplinas. Também fica evidente que tais práticas são circunstâncias mais bem observadas nos estudos do século XXI, e que, muitos dos estudos que tomam o turismo como campo de observação a partir da prática social discursiva foucaultiana ainda são capitaneados por pesquisadores de outras áreas do conhecimento que não o turismo em si. Sendo uma lacuna de observação para a epistemologia do turismo.</p> 2023-12-18T13:11:10+00:00 Copyright (c) 2023 Ana Neri da Paz Justino, Wilker Ricardo de Mendonca Nobrega, Josenildo Soares Bezerra https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/18896 As capacidades dinâmicas em uma rede hoteleira da Paraiba: análise retrospectiva de 2005 a 2022 2024-01-22T19:12:07+00:00 Kamilla Nayara Batista Pimentel knbpimentel@gmail.com Yákara Vasconcelos Pereira yakarav@gmail.com Adriana Mirelly Silva Spindola Correia adriana.spindola.correia@gmail.com <p style="font-weight: 400;">A competitividade das organizações hoteleiras é uma preocupação global, especialmente com o surgimento de serviços substitutos e aumento da concorrência no contexto turbulento. O setor do turismo tem a sazonalidade como uma de suas características, assim como depende das mudanças da natureza para atrair ou proporcionar situações de repulsa aos turistas. O litoral paraibano, localizado no nordeste brasileiro segue com esses mesmos desafios. Diante dessas características, o objetivo deste estudo foi investigar como as capacidades dinâmicas foram implementadas em uma rede de hotéis da Paraíba entre 2005 e 2022. Participaram dessa investigação 7 gerentes gerais, 1 gerente financeiro e 2 proprietários da rede hoteleira. Trata-se, ainda, de estudo de caso longitudinal em retrospectiva. A técnica de análise de conteúdo foi adotada e contou com o apoio do software ATLAS.ti. O instrumento de coleta utilizado foi a entrevista semiestruturada. As capacidades dinâmicas encontradas foram a capacidade de adaptação, capacidade de inovação e a capacidade de aperfeiçoamento operacional. Essas capacidades dinâmicas subsidiaram a companhia para se manter competitiva no mercado hoteleiro perante os concorrentes. Portanto, como o turismo é considerado um mercado dinâmico, as empresas precisam se transformar e criar ideias para ter desempenho superior diante da imprevisibilidade do ambiente de negócio.</p> 2024-01-15T19:04:00+00:00 Copyright (c) 2024 Kamilla Nayara Batista Pimentel, Yákara Vasconcelos Pereira, Adriana Mirelly Silva Spindola Correia https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19474 Transformação digital: uma análise entre as Travel Techs e empresas tradicionais de turismo do Brasil 2024-04-05T19:19:45+00:00 Vinícius Lima vinefe23@gmail.com Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira anapaulagsantos@yahoo.com.br Joyce Kimarce do Carmo Pereira joycekimarce@hotmail.com <p>A tecnologia é inegavelmente, uma importante variável na transformação digital das organizações, porém, não representa o único elemento deste fenômeno. No turismo, a transformação digital vem causando disrupções e mudanças no mercado, fazendo com que as empresas tradicionais se adaptem para sobreviver frente às travel techs (empresas de tecnologia que atuam nas oportunidades e ineficiências do mercado de viagens e mobilidade). O objeto deste estudo foi a transformação digital no turismo a partir das as <em>travel techs</em> e empresas tradicionais. Os objetivos foram analisar e compreender os efeitos e potencializadores da transformação digital sobre as empresas de turismo brasileiras, entendendo os limites e as potencialidades das <em>travel techs</em> e empresas tradicionais no contexto brasileiro. Para a metodologia, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental abordando autores de diversas áreas do conhecimento e posteriormente uma coleta de dados primários entre as empresas tradicionais e <em>travel techs</em>. A amostra foi constituída por 88 questionários validados, coletados de modo <em>online</em>. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva a partir do uso da escala tipo Likert para mensuração da intensidade das respostas. Concluiu-se que as <em>travel techs </em>possuem nascem com uma maturidade digital superior às das empresas tradicionais do turismo e que apesar do intenso investimento em T.I, essas últimas possuem dificuldades em relação à mudança da cultura requerida na atualidade, e na geração de valor para o mercado por meio da tecnologia. Foi observado que a transformação digital está em um estágio embrionário no turismo, ocasionando muitos desafios e preocupação entre os profissionais e empresas que podem desaparecer do mercado.</p> 2024-01-15T22:25:23+00:00 Copyright (c) 2024 Vinícius Lima, Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, Joyce Kimarce do Carmo Pereira https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19539 Turismo de Base Comunitária e Gestão Participativa em Áreas Protegidas 2024-02-23T15:29:01+00:00 Mario Teixeira de Mendonça Neto mariomacneto@gmail.com Marcos Antônio Leite do Nascimento marcos.leite@ufrn.br <p style="font-weight: 400;">O artigo analisa publicações sobre o Turismo de Base Comunitária (TBC) e a Gestão Participativa em Áreas Protegidas e identifica qual a abordagem dos autores dessas publicações sobre os macrotemas abordados. Apresenta uma importante perspectiva sobre a possibilidade do turismo ocorrer em Unidades de Conservação, territórios naturais como principal atrativo turístico pela comunidade local, geralmente moradores tradicionais. Promovendo uma reflexão sobre a participação das comunidades tradicionais na preservação, conservação e gestão do turismo destas unidades visando o incremento e fortalecimento socioambiental. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva de abordagem qualitativa, realizando-se a análise do conteúdo de 13 estudos selecionados por sua relação com o tema e com as palavras-chave da pesquisa, utilizando o método <em>desk Research</em>. Na discussão, realizou-se a análise de conteúdo da amostra e organização de postulados por similaridade, os quais foram categorizados pelos seguintes aspectos: turismo em áreas protegidas; gestão participativa do TBC; gestão participativa em áreas protegidas. Concluiu-se que o TBC, pode ser um instrumento alavancador para o desenvolvimento do turismo nas comunidades tradicionais em áreas protegidas, proporcionando preservação, conservação e fortalecimento da economia nas comunidades locais, com a participação efetiva da sociedade no controle e gestão das ações, inclusive na formação de associações e cooperativas.</p> 2024-01-25T21:02:50+00:00 Copyright (c) 2024 Mario Teixeira de Mendonça Neto, Marcos Antônio Leite do Nascimento https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19197 “Adote um casarão”: reflexões sobre cidadania e sustentabilidades aplicados aos bens edificados de valor patrimonial, do centro histórico de São Luís do Maranhão 2024-05-18T18:29:47+00:00 Nathália Christine Garcez Rocha nathaliarocha.au@gmail.com Veríssimo Barros dos Santos Junior verissimo.junior@discente.ufma.br Antonio Cordeiro Feitosa antonio.cf@ufma.br Klautenys Dellene Guedes Cutrim klautenys.guedes@ufma.br <p>Revitalizar espaços históricos é pauta recorrente de gestores de bens patrimoniais que visam manter sua conservação para atender as demandas cotidianas das centralidades, em face do crescente abandono. O Centro Histórico da cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, entrou em decadência com o declínio econômico das atividades fabris e comerciais, no final do século XIX, intensificando-se a partir da década de 1970 após a construção da ponte do São Francisco e da barragem do Bacanga. No final do século XX, foram adotadas ações governamentais para mitigar este processo, com a instituição do projeto Reviver e as ações decorrentes. Neste artigo, aborda-se a política pública “Adote um casarão” que integra o Programa de Revitalização e Valorização da Região Central de São Luís, intitulado: “Nosso Centro” com o propósito de atribuir referência em conservação e desenvolvimento sustentável a esse espaço, preservando sua importância histórica e cultural, por meio da parceria pública privada, para as condicionantes da cidadania, do patrimônio e da sustentabilidade socioambiental. A partir da análise das condições dos imóveis cadastrados como vulneráveis, conclui-se que sua reforma e manutenção devem ser priorizadas para fomentar a preservação do acervo arquitetônico, considerando a relevância do conjunto em escala local, nacional e global.</p> 2024-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Nathália Christine Garcez Rocha, Veríssimo Barros dos Santos Junior, Antonio Cordeiro Feitosa, Klautenys Dellene Guedes Cutrim https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19541 Centros de recepção ao turista como vetores de hospitalidade e competitividade turística. 2024-05-18T18:06:49+00:00 Eliane Avelina de Azevedo Sampaio elianeavelina@yahoo.com.br Cristiane Alcântara de Jesus Santos cristie74@gmail.com <p>A qualidade da informação é um elemento significativo da atividade turística e têm um papel essencial na promoção do destino, visto que pode ser um indutor na escolha de uma viagem por parte do turista. Este artigo apresenta as questões teóricas relacionadas a importância dos equipamentos de recepção ao turista enquanto meio efetivo de comunicação, divulgação e promoção do destino. Centra-se, enquanto estudo empírico, na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, tendo por objetivo realizar uma análise perceptiva dos locais de recepção que estão atualmente disponíveis. Metodologicamente é uma pesquisa de natureza aplicada, através de estudo de caso com abordagem ao problema realizada de modo exploratório. Quanto aos procedimentos técnicos, realizou-se pesquisa bibliográfica a fim de desenvolver o aporte teórico; observação sistemática não-participante e entrevista semiestruturada com os atendentes dos postos de informação turística, com o objetivo de analisar estes equipamentos a partir de variáveis atribuídas ao contexto da hospitalidade, categorizados entre: produto essencial, produto facilitador, produto de suporte e produto ampliado. Os resultados obtidos demonstram que a capital Aracaju dispõe de espaços pouco receptivos, com carência de infraestrutura e, sobretudo, de aportes tecnológicos, o que os torna pouco estratégicos em termos de competitividade turística.</p> 2024-05-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Eliane Avelina de Azevedo Sampaio, Cristiane Alcântara de Jesus Santos https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19576 Turismo para todos: a percepção dos colaboradores em hotéis de Natal (Rio Grande do Norte) sobre práticas de inclusão e acessibilidade 2024-05-18T20:24:23+00:00 Erica Dayane Chaves Cavalcante erica.chaves@ufrn.br Maria Eduarda da Silva eeduarda-silva@hotmail.com Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva jessyca.r.henrique@gmail.com Joelma Abrantes Guedes Temoteo joelma.abrantes@academico.ufpb.br <p style="font-weight: 400;">A “acessibilidade e inclusão” de pessoas com deficiência é um tema que vem ganhando atenção em vários âmbitos, a exemplo dos meios de hospedagem. Este estudo tem como objetivo analisar as práticas de inclusão e acessibilidade vigentes em hotéis do município de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte (RN). Para atingir o objetivo, foram consideradas as experiências dos funcionários que trabalham diretamente ou indiretamente com os hóspedes, a fim de compreender o atendimento e acolhimento oferecidos com base em seus relatos. Foram examinadas as formas de atendimento inclusivo e as opiniões dos funcionários sobre o tema, tanto em suas vidas pessoais, quanto em seu ambiente de trabalho. Como metodologia, foram realizadas visitas a quatro hotéis localizados no município de Natal, elencados criteriosamente, nos quais realizou-se entrevistas com seus colaboradores e observação guiada. Observou-se que, embora os estabelecimentos estejam estruturalmente preparados para receber pessoas com deficiência, alguns colaboradores enfrentam dificuldades no atendimento devido à falta de treinamento específico e padronizado. Por fim, constata-se a importância de uma abordagem proativa na busca pela excelência no atendimento a pessoas com deficiência e destaca-se a necessidade de investimentos contínuos em treinamentos e aprimoramentos para garantir a inclusão e o bem-estar de todos os hóspedes.</p> 2024-05-18T20:22:30+00:00 Copyright (c) 2024 Erica Dayane Chaves Cavalcante, Maria Eduarda da Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva, Joelma Abrantes Guedes Temoteo https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19915 Evolução de métodos de pesquisa em Turismo: Uma revisão estruturada de literatura 2024-06-18T14:58:13+00:00 George Rossi gbrossi@usp.br Julio Carneiro da Cunha juliocunha@yahoo.com <p>Os resgates de produções científicas em Turismo ainda carecem de uma compreensão aprofundada de como as pesquisas da área estão sendo conduzidas. Diante disso, o objetivo deste artigo é identificar a evolução dos métodos de pesquisa, sejam teóricos ou empíricos, no domínio Turismo. Para tanto, por meio de uma revisão estruturada de literatura (<em>Structured Literature Review – SLR</em>) foram analisados 153 artigos dos sete periódicos internacionalmente mais relevantes da área de turismo. A técnica usada foi a contagem dos métodos mais usados nas publicações. A pesquisa revela predominância de técnicas de agrupamento (Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória) e de modelagem de dados por equações estruturais indicando que Turismo encontra-se na fase de testar e validar as teorias usadas. Além do mapeamento sobre o estágio de desenvolvimento metodológico da área, o estudo contribui para reflexões sobre a evolução da condução das pesquisas em Turismo, mostrando que a predominância é de estudos descritivos, havendo oportunidades para estudos qualitativos e exploratórios ou ainda causais.</p> 2024-06-07T18:30:03+00:00 Copyright (c) 2024 George Rossi, Julio Carneiro da Cunha https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19194 Utilização das hashtags na promoção turística: uma análise do uso da #ondeiremfortaleza através do empreendimento colosso fortaleza 2024-06-18T20:24:51+00:00 Kennedy Kaufummam Costa Mafra kennedyifrn@gmail.com Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante islaine_cristiane@hotmail.com <p>A comunicação é empregada em várias áreas do conhecimento, especialmente no turismo, para expressar aspectos verbais e não verbais. No marketing, ela desempenha um papel fundamental na promoção dos destinos turísticos em redes sociais. É por meio das redes sociais que as empresas expõem seus produtos e serviços a mais pessoas, rompendo a barreira geográfica que antes existia. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o impacto da <em>hashtag</em> #ondeiremfortaleza, usada nas imagens publicadas na página do Instagram @colosso.fortaleza, no processo para a escolha de Fortaleza/Ceará (CE) como destino turístico. A metodologia adotada segue uma abordagem interpretativa, com uma amostragem intencional, baseada na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados desta pesquisa evidenciam a importância do uso de<em> hashtags</em> na promoção de um destino, ampliando sua visibilidade e despertando o interesse de potenciais visitantes. Isso, por conseguinte, aumenta o fluxo turístico no local. Conclui-se que o uso de <em>hashtags </em>na promoção de destinos possui relevância significativa para obter visualizações de potenciais turistas que pensam em visitar o destino.</p> 2024-06-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Kennedy Kaufummam Costa Mafra, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19553 Gestão de riscos e inovação na pandemia: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal 2024-06-20T21:13:27+00:00 Raquel Fernandes de Macedo raquelfmacedo@gmail.com Alexandre Gomes Galvão xandaogalvao@yahoo.com.br <p style="font-weight: 400;">A pandemia de Covid-19 que se difundiu pelo mundo impactando também a atividade turística, e consequentemente as empresas de turismo, tais como as agências de viagens. Mediante esse contexto, os gestores das agências tiveram que se adequar à nova situação, inovando para permanecer no mercado e utilizando a gestão de riscos para gerir essas empresas de turismo. Nesse sentido, o objetivo geral do presente trabalho é investigar o processo de inovação das agências de viagens de Natal para se adequarem aos riscos durante a pandemia de Covid-19. No que se refere aos procedimentos metodológicos a pesquisa foi do tipo descritivo-exploratório quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa. Sendo assim, realizou-se estudo de casos múltiplos com cinco agências de viagens, com a coleta de dados realizada entre 13 e 23 de dezembro de 2021, e posterior tratamento de dados com o método de co-ocorrência. Os resultados do estudo apontaram que com o advento da pandemia de Covid-19 as agências de viagens precisaram se adequar através de mecanismos de inovação, tendo um impulso no investimento das vendas online e do marketing por meio das redes sociais como o Instagram. Também passaram a priorizar roteiros nacionais e nordestinos, como Ceará, Alagoas, Paraíba e Recife, posto que para a ocasião ficava difícil atuar com enfoque no mercado de turismo internacional. Salienta-se que nesse período estavam sendo adotados os protocolos de higiene para realização dos passeios. Conclui-se que esse estudo contribuiu para expor o olhar dos gestores das agências de viagens sobre as mudanças as quais tiveram que efetuar em decorrência da pandemia de Covid-19, utilizando meios de inovar seus negócios para continuar atuando no mercado.</p> 2024-06-20T21:10:04+00:00 Copyright (c) 2024 Raquel Fernandes de Macedo, Alexandre Gomes Galvão https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19676 Inserção de práticas veganas na operação de um meio de hospedagem no contexto do desenvolvimento sustentável 2024-06-21T18:03:46+00:00 Romário Loffredo de Oliveira rloffredo@id.uff.br Bruna Ranção Conti bruna.conti@unirio.br <p class="resumoabstract">O veganismo é um movimento social pautado na ideologia de libertação animal e contempla práticas diversas, sendo a mais popular delas o seu regime alimentar. O mercado de viagens vem se adaptando a este novo interesse do público e inserindo tais práticas em sua operação, o que leva ao seguinte questionamento: como as práticas consideradas veganas podem contribuir para a sustentabilidade em um meio de hospedagem? Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar a aplicação de práticas veganas por um meio de hospedagem no contexto do desenvolvimento sustentável. Para tanto, foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Optou-se pelo método de estudo de caso, que contou com uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas envolvidas e uma entrevista semiestruturada com a representante de um meio de hospedagem associado ao veganismo. Os dados foram analisados com base na categoria ‘sustentabilidade’, sugerida no estudo de Oliveira e Conti (2022). Entre os resultados encontrados, percebeu-se, principalmente, a busca por minimizar os danos causados ao meio ambiente, por meio de práticas orientadas à libertação animal, e a maior preocupação com a comunidade local e sua qualidade de vida. Além disso, o avanço teórico desta pesquisa proporciona novas possibilidades de investigação no campo da hotelaria e do turismo, enquanto apresenta um conjunto de práticas sociopolíticas e ambientais relevantes para a operação mais sustentável de um meio de hospedagem e para a captação de hóspedes veganos e demais indivíduos preocupados com questões socioambientais da atualidade.</p> 2024-06-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Romário Loffredo de Oliveira, Bruna Ranção Conti https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/19807 Afroempreendedorismo feminino em Juiz de Fora - MG: reflexões sobre gastronomia, eventos e turismo 2024-06-19T17:44:21+00:00 Regina Célia Queiroga reginaqueiroga10@gmail.com Vitória Camillo da Silva Maurício camillo.vitoria@gmail.com Edilaine Albertino de Moraes edilaine.moraes@ufjf.br <p>Este artigo tem como objetivo analisar os afroempreendimentos gastronômicos de Juiz de Fora – MG, sob a ótica das mulheres negras, e refletir sobre as possibilidades de suas inserções nos eventos oficiais da cidade. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza pela perspectiva qualitativa e exploratória. Sendo assim, foram identificados os empreendimentos gastronômicos de mulheres pretas na cidade, o que permitiu analisar como esses empreendimentos se identificam com o afroempreendedorismo. Ademais, foram elencados os eventos gastronômicos oficiais da cidade que não incluem a culinária afrodescendente, o que impulsionou aventar as possibilidades de organização das mulheres pretas para reverter essa realidade. Dessa forma, o afroempreendedorismo de mulheres da área de alimentos e bebidas pode se tornar um elemento de integração socioeconômica e histórico-sócio-cultural entre a gastronomia negra e o turismo na cidade de Juiz de Fora.</p> 2024-06-19T17:40:34+00:00 Copyright (c) 2024 Regina Célia Queiroga, Vitória Camillo da Silva Maurício, Edilaine Albertino de Moraes