Chamada para Edição Especial - PROFMAT: Contribuições para o Ensino de Matemática - Prazo 30/08/2021

2021-04-25

EDIÇÃO TEMÁTICA ESPECIAL (SUPLEMENTAR)
Organizadores:
Prof. Dr. Fernando Pereira de Souza (CPTL/UFMS/Coordenador do PROFMAT)
Prof. Dr. André Vicente (UNIOESTE, Campus de Cascavel)
Prof. Dr. Rinaldo Vieira da Silva Júnior (UFAL, Campus de Arapiraca)
Prazo para submissão: 30/08/2021
Previsão de Publicação: 30/12/2021

A proposta da presente Edição Temática da Revista ENSIN@ UFMS, PROFMAT: Contribuições para o Ensino de Matemática, comemora dez anos do Programa no CPTL/UFMS e busca reunir artigos e relatos de experiência desenvolvidos por alunos, professores e egressos do PROFMAT sobre tema específico pertinente ao currículo de Matemática do Ensino Básico e que tenha impacto na prática didática em sala de aula. Para essa edição especial serão aceitos artigos, relatos de experiência, notas de pesquisa, resenhas e entrevistas, cujos textos estejam de acordo com a temática da revista e sigam os padrões descritos em Diretrizes para Autores.

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional e criado em 2011. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O PROFMAT surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. O objetivo do Programa é proporcionar formação matemática aprofundada e relevante para a docência na Educação Básica, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

Avaliação da CAPES: O Programa foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).