A IMAGEM ENCARNADA. Processos poéticos em Artes Visuais

  • Mauricius Martins Farina UNICAMP

Resumo

As imagens encarnadas, mais que uma metáfora retórica, têm múltiplos significados, sua relação pode ser instituída num conjunto que, para além das disparidades de forma e de tempo, têm na memória e nos relacionamentos interpenetrados uma história que demonstra as ideias possuídas pela experiência formativa, uma conexão que ajuda a pensar a presença dessas imagens como uma vida em si mesma, mas com relacionamentos complexos com a alteridade. Independentemente de selecionar apenas um período específico no tempo da sua presença, há uma impossibilidade de deter a passagem do tempo que as atravessa.

Biografia do Autor

Mauricius Martins Farina, UNICAMP
Artista visual, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, tendo sido agraciado com alguns prêmios importantes, entre eles o Prêmio Estímulo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, conferido pela UNICAMP em 2015. Graduado em Jornalismo, é Mestre em Multimeios e Doutor em Ciências da Comunicação (USP), com pós-doutorado em Artes realizado na FBAUP da Universidade do Porto/PT. É bolsista produtividade 2 do CNPq e membro avaliador externo de programas de graduação e pós-graduação nomeado pela A3ES em Portugal. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp de 2012 a 2015. Trabalha com teoria e crítica da imagem, atuando principalmente com temas relacionados com a fotografia, a pintura, a história da arte e a semiótica da cultura. Líder do grupo de pesquisa Estudos Visuais. Professor do Curso de graduação em Midialogia da Unicamp e na Pós-Graduação, integra a linha de pesquisa Multimeios e Arte e Fundamentos Teóricos junto ao PPG em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) gestão 2011/12. Foi, também, coordenador do Fórum Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Artes/Artes Visuais no biênio 2012-2014. É coordenador da Especialização em Artes Visuais, Intermeios e Educação desde 2007. Representante Regional da ANPAP do Estado de São Paulo desde 2015.

Referências

BURKE, Peter. A Escola dos Annales: a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1997.

CAUQUELIN, Anne. Frequentar os incorporais. Contribuição a uma teoria da arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

DIDI-HUBERMAN, G. Ante el tiempo. Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2008.

_____. La imagen superviente. Historia del arte y tempo de los fantasmas según Aby Warburg. Madrid: Abada, 2009.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. [Obras completas: v.5]. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e indícios. Morfologia e historia. Barcelona: Edisa, 2008.

GUASCH, Anna Maria. “Um estado de la cuestión”. In Estúdios Visuales n. 1, Murcia: Centro de Documentación y Estúdios Avanzados de Arte Contemporâneo, 2003.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.

SANTIAGO, Silviano (Org.) Glossário de Derrida, 1976.

Publicado
2017-04-25