LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER
possibilidades da prática docente e discussões de gênero no ensino de Ciências
Resumo
Este artigo apresenta o ensino de Ciências a alunos/as dos Anos Iniciais da Educação Básica permeadas por discussões de gênero e se constitui enquanto uma tentativa de perceber a mulher como partícipe e produtora de conhecimento e do não ocultamento desta diante de suas contribuições, perpassando pela análise dos discursos e dos relatos da prática docente. O referencial teórico utilizado é Souza (2002), Hall (2006; 2016), Candau e Moreira (2013), Foucault (2000), entre outros. O objetivo desta discussão consiste em um embasamento teório para posterior aprofundamento na temática juntamente com alunos/as. Na metodologia foram utilizados revisão bibliográfica e ensaios embasados na critica biográfica apresentando possibilidades de uma atuação docente que potencialize alunos/as para uma autonomia intelectual, cultural, artística, educacional e científica. Conclui-se que partindo dos entendimentos dos sujeitos escolares enquanto produtores/as de conhecimento, existem alternativas para transpor o tecnicismo imposto pela ciência moderna e propor diálogos que emancipe/fundamentem os sujeitos em sua (re)construção, para que assim sejam capazes de sentir, pensar e agir, como também discutir questões como gênero que por vezes, de forma errônea, é considerado impróprio e inadequado.
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