LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER

possibilidades da prática docente e discussões de gênero no ensino de Ciências

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UEMS
  • Marcela dos Santos Ortiz UEMS

Resumo

Este artigo apresenta o ensino de Ciências a alunos/as dos Anos Iniciais da Educação Básica permeadas por discussões de gênero e se constitui enquanto uma tentativa de perceber a mulher como partícipe e produtora de conhecimento e do não ocultamento desta diante de suas contribuições, perpassando pela análise dos discursos e dos relatos da prática docente. O referencial teórico utilizado é Souza (2002), Hall (2006; 2016), Candau e Moreira (2013), Foucault (2000), entre outros. O objetivo desta discussão consiste em um embasamento teório para posterior aprofundamento na temática juntamente com alunos/as. Na metodologia foram utilizados revisão bibliográfica e ensaios embasados na critica biográfica apresentando possibilidades de uma atuação docente que potencialize alunos/as para uma autonomia intelectual, cultural, artística, educacional e científica. Conclui-se que partindo dos entendimentos dos sujeitos escolares enquanto produtores/as de conhecimento, existem alternativas para transpor o tecnicismo imposto pela ciência moderna e propor diálogos que emancipe/fundamentem os sujeitos em sua (re)construção, para que assim sejam capazes de sentir, pensar e agir, como também discutir questões como gênero que por vezes, de forma errônea, é considerado impróprio e inadequado.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira , UEMS

Marcos Antônio Bessa-Oliveira está realizando Estágio de Pós-doutoramente na FAALC/UFMS, é Doutor em Artes Visuais, professor da Graduação em Artes Cênicas e Professor Permanente do PROFEDUC UEMS. É coordenador do NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – UEMS/CNPq. marcosbessa2001@gmail.com.

Marcela dos Santos Ortiz, UEMS

Marcela dos Santos Ortiz é Mestranda no PROFEDUC –  Mestrado Profissional em Educação - na UEMS, é graduado em Pedagogia (2010) e Educação Física (2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Su (UFMS), professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS na disicplina de ciências do 1° ao 5° ano. Email: marcelasortiz1@gmail.com.

Publicado
2020-02-12