Os LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

A Transversalidade na Nova BNCC

  • Flavia Paulina Rodrigues de Mazzi UFMS
  • Angela Maria da Silva UFMS
  • Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: BNCC. Ciências Humanas e Sociais. Livros Didáticos.

Resumo

RESUMO – As mudanças oriundas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, afetam o ensino das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, no que se refere ao modelo de oferta transversal de suas disciplinas na etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio, levantando questionamentos dos professores da área quanto à capacidade deste modelo em atender as demandas que se propõe. Esse artigo tem por objetivo analisar o atendimento dos livros didáticos utilizados para o ensino das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio, quanto ao disposto na BNCC acerca das competências esperadas nos eixos temáticos, especificamente os componentes curriculares de Filosofia e Sociologia, de forma transversal. A metodologia utilizada foi documental, com a aplicação de técnicas de coleta de dados mediante a busca em bases oficiais e sites governamentais, a BNCC, o Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul e dos livros didáticos: Multiverso Ciências Humanas (editora FTD); Prisma Ciências Humanas (editora FTD); Contexto e Ação (editora Scipione); Diálogos em Ciências Humanas (editora Ática); Humanitas (editora Saraiva). Conclui-se com esse estudo que as mudanças oriundas da reforma educacional advinda da BNCC para o ensino das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas causam impactos no desenvolvimento do processo educacional dos alunos, visto que o material analisado não atende ao que se propõe quanto à sua função de apoio pedagógico, sendo observado que as imposições oriundas desta mudança divergem em suas recomendações.

 

ABSTRACT -The changes arising from the 2017 National Common Curricular Base (BNCC) affect the teaching of Applied Human and Social Sciences, with regard to the transversal offer model of its subjects in the final stage of Basic Education, High School, raising questions from the teachers in the area as to the capacity of this model to meet the demands that it proposes. This article aims to analyze the service of textbooks used for the teaching of Applied Human and Social Sciences in High School, regarding the provisions of the BNCC about the expected competences in the thematic axes, specifically the curricular components of Philosophy and Sociology, in a transversal way. . The methodology used was documentary, with the application of data collection techniques through the search in official databases and government websites, the BNCC, the Curriculum Reference of Mato Grosso do Sul and textbooks: Multiverso Ciências Humanas (FTD publisher); Prisma Sciences Humanities (FTD publisher); Context and Action (Scipione publisher); Dialogues in Human Sciences

Biografia do Autor

Angela Maria da Silva, UFMS

Licenciada em Filosofia - UNIOESTE; Especialista no Ensino de Filosofia e Artes – FAVENI; Discente Especialização em Ensino de Sociologia UFMS

Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
adriane.queiroz@ufms.br
Orcid: 0000-0002-6177-5438
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5714018567909446

Referências

ALMEIDA, Fabiana Rodrigues de. MIRANDA, Sonia Regina. Passado, Presente e Futuro dos Livros Didáticos de História Frente a uma BNCC sem Futuro. Acesso em: 02 de Nov. 2021.
BARBOSA, Paulo Henrique. O Papel da Filosofia na Formação Humana: O Silenciamento da Filosofia no Contexto da Nova BNCC. Disponível em: Acesso em: 05 de Dez de 2021.
BOULOS A. J., SILVA E. A. C e FURQUIM L. J. MULTIVERSOS CIENCIAS HUMANAS, ciências humanas : globalização, tempo e espaço : ensino médio /1. ed. -- São Paulo : FTD, 2020.
BRASIL. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular: Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC: versão 3, Brasília, 2017a. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021.
CARVALHO, José Sergio Fonseca de. Educação uma herança sem testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
CONTEXTO E AÇÃO (Contexto e Ação: Grandes Transformações / Igor José de Renó Machado... [et al.] -- 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2020. Outros autores: Henrique Amorim, Fabiana Sanches Grecco, Leandro Galastri, Cassiano Terra Rodrigues, Glaydson José da Silva. Suplementado pelo manual do professor.)
Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental / Organizadores Hélio Queiroz Daher; Kalícia de Brito França; Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral. Campo Grande : SED, 2019. (Série Currículo de Referência; 1).
DIÁLOGOS EM CIÊNCIAS HUMANAS (Vicentino, Claudio. Dialogo em Ciências Humanas: Compreender o Mundo / Claudio Vicentino, Eduardo Campos, Eustáquio de Sene. -- 1. ed. -- São Paulo: Ática, 2020. Suplementado pelo manual do professor.)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Ed.:69- Rio de Janeiro- RJ: Paz e Terra, 1996.
HEUSER, Ester Maria Dreher. Políticas de Obliteração do Ensino de Filosofia: Uma Narrativa Sobre Escombros Filosóficos. Disponível em: Acesso em: 02 de Jan. 2022.
HUMANITAS (Vainfas, Ronaldo. Humanitas.doc: Tempo e Espaço / Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, Jorge Ferreira. -- 1. ed. -- São Paulo: Saraiva Educação, 2020. Suplementado pelo manual do professor.
MACEDO, E. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (orgs.) A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: Anpae, 2018. p. 28-33.
MÈSZÁROS, I. A educação para além do capital. In: O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2017, p. 195-224.
PRISMA CIENCIAS HUMANAS (Prisma: ciências humanas : mundo do trabalho : indivíduo e sociedade : ensino médio / Maria Angela Gomez Rama ... [et al.]. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2020. Área do conhecimento : Ciências humanas e sociais aplicadas Vários autores : Gislane Campos Azevedo Seriacopi, Isabela Gorgatti Cruz, Leandro Calbente Câmara, Reinaldo Seriacopi.
Rippel, Valderice Cecília Limberger, Ademir Batista, and Marcos Roberto Mesquita. "DIRETRIZES CURRICULARES DA SOCIOLOGIA: ÊNFASE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARANÁ." Tempo da Ciência: 101.
ROBERTSON, S.; VERGER, A. A origem das parcerias público-privada na governança global da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1133-1156, out./dez. 2012.
SAVIANI, Demerval. Filosofia da educação brasileira, Ed.: 5, Rio de Janeiro- RJ: Civilização Brasileira, 1994.
Publicado
2023-01-25