ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Luis Carlos Ribeiro Alves Universidad del Salvador (USAL) SEDUC-CE
  • Esio Leite Lousada Crede 2/Seduc-CE

Resumo

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o ensino de sociologia no ensino médio brasileiro, com seus desafios e possibilidades em relação a formação dos estudantes como cidadãos plenos.. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da presença das Ciências Sociais como disciplina escolar, apontando seus princpais desafios e as possibilidades para a qualificação de seu ensino. um bom relacionamento entre professores e alunos no processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Bauman (2001) Gomez (1998), Adorno e Horkheimer (1973), e Silva (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância do ensino de sociologia no espaço brasileiro em tempos de modernidade liquida. Concluiu-se que o ensino de Sociologia na escola média brasileira é imprescindivel à qualificação do estudante para a leitura e a transformação da realidade socieal brasileira.

Biografia do Autor

Luis Carlos Ribeiro Alves, Universidad del Salvador (USAL) SEDUC-CE
Mestre em Educação pela Universidad del Salvador, Especialista em Ensino de Filosofia, Gestão Escolar integrada a Práticas Pedagógicas, Docência do Ensino Superior. Graduado em Filosofia. Professor da rede estadual do Ceará, atualmente como assessor técnico para a gestão escolar. Autor do livro: Consicência e Subjetividade em Jean-Paul Sartre (Novas Edições Acadêmicas)
Esio Leite Lousada, Crede 2/Seduc-CE

Ésio Leite Lousada é professor da rede estadual do Ceará, atuando atualmente como Superintendente Escola na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Itapipoca. É pespecialista em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e é Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Referências

BRASIL – Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 . LDB. Brasilia, 1996.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editores, 2001

BAUMAN, Z. Aprendendo a pensar com a Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2010.

DAYRELL, J.T. A Juventude no contexto do Ensino da Sociologia; questões e desafios. In MORAES, A, C. Sociologia: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2010. (Coleção Explorando o Ensino) p. 65-84

GÓMEZ, Ángel Pérez. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata, 2001.

MARTINS, C.B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MEC/SEB. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – Parte IV – Ciências Humanas e suas tecnologias, Brasília, 1999.

MEC/SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

MORAES, A, C. Sociologia: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2010. (Coleção Explorando o Ensino)

Publicado
2020-08-03