https://periodicos.ufms.br/index.php/compcs/issue/feedComposição Revista de Ciências Sociais da UFMS2023-08-03T14:32:48+00:00Aparecido Francisco dos Reisaparecido.reis@ufms.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;"><strong>ISSN 1983-3784 (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;"><strong>Composição</strong> tem a missão de publicar artigos, resenhas, relatos de experiência na campo das ciências sociais e em outras áreas do conhecimento que tenham afinadade com a antropologia, a política e sociologia, sendo aberta à toda comunidade acadêmica que queira contribuir com pensamento científico. Seu processo de submissão é fluxo contínuo apenas pelo OJS e todas as colaborações são avaliadas por revisores. </p>https://periodicos.ufms.br/index.php/compcs/article/view/17947Expediente2023-08-03T14:32:48+00:00Aparecido Francisco dos Reisaparecido.reis@ufms.br2023-08-02T18:52:05+00:00Copyright (c) 2023 Composição Revista de Ciências Sociais da UFMShttps://periodicos.ufms.br/index.php/compcs/article/view/16468O O currículo como mecanismo de Socialização dos indivíduos a partir da Base Nacional Comum Curricular 2023-08-03T14:32:33+00:00Maria Cristina de Paula Sousacristinamaria1608@gmail.comAndré Soares Ferreiraandresoares@ufgd.edu.br<p>O presente artigo, fruto de um trabalho de conclusão de pós-graduação, tem por objetivo analisar o currículo escolar como mecanismo de socialização do indivíduo, utilizando a BNCC como parte primordial desse processo, analisando as unidades temáticas e as habilidades do Ensino Fundamental 1°, 2° e 3° ano. O nosso estudo se justifica pelo interesse de se compreender a Sociologia e como se estabeleceu seu início como matéria até os dias atuais e a importância da escola no processo educativo para formação da criança. Utilizamos o componente curricular de Geografia, no qual trabalha o Eu e a relação do sujeito com o mundo. A metodologia utilizada é revisão bibliográfica com destaque para os conceitos de educação entendida como processo de socialização dos indivíduos. Assim, considerando o contexto da pesquisa, entende-se que o presente estudo pode ajudar a entender a importância do papel da escola no processo de formação das crianças do Ensino Fundamental I e o desenvolvimento de um pensamento socialmente situado construído de forma interdependente em sala de aula e na realidade vivenciada.</p>2023-08-02T18:55:58+00:00Copyright (c) 2023 Composição Revista de Ciências Sociais da UFMShttps://periodicos.ufms.br/index.php/compcs/article/view/16466DA SOCIOLOGIA INTERMITENTE À INTERMITÊNCIA CURRICULAR2023-08-03T14:32:19+00:00Bruno Arantesbgrantes@gmail.comAndré Soares Ferreiraandresoares@ufgd.edu.br<p class="Corpo">A história do ensino de Sociologia na educação básica brasileira é marcada pela intermitência. A Sociologia brasileira desenvolveu reflexões sobre essa condição, que a partir da nova LDB se viu enredada aos conceitos de cidadania e interdisciplinaridade. A evolução da estruturação do sistema educacional traz a implementação do Novo Ensino Médio e da BNCC. Pretendemos participar do atual debate sobre a necessidade de reformas educacionais.</p>2023-08-02T18:58:53+00:00Copyright (c) 2023 Composição Revista de Ciências Sociais da UFMShttps://periodicos.ufms.br/index.php/compcs/article/view/18683A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO RURAL: O USO DO ALCÓOL E OS DESVARIOS DO PODER VARONIL2023-08-03T14:31:55+00:00Alexandra Lopes da Costaalexasociais@yahoo.com.br<p>Este artigo é parte de minha dissertação de mestrado e discute o fenômeno da violência contra as mulheres com e sem o uso da bebida alcoólica por homens em um assentamento de reforma agrária chamado Bebedouro, situado na zona rural do município de Nova Alvorada, no Mato Grosso do Sul (MS). Os procedimentos metodológicos foram realizados com trabalho de campo etnográfico e a história oral utilizando-se da técnica de entrevistas. As considerações da pesquisa refletem que o uso do álcool não pode ser entendido fora do contexto sócio cultural em que é exercido, assim como a educação de gênero e os valores associados ao feminino e ao masculino que interferem na composição do machismo e das práticas de violência contra o público feminino.</p>2023-08-02T19:04:52+00:00Copyright (c) 2023 Composição Revista de Ciências Sociais da UFMShttps://periodicos.ufms.br/index.php/compcs/article/view/17479RESENHA DO FILME “QUEM SE IMPORTA”2023-08-03T14:32:07+00:00Leonardo Rodrigues Ferreiralrferreira.adm@gmail.com<p>O Filme intitulado “Quem se importa” trata-se de um documentário de direção e produção da brasileira Mara Mourão, produtor executivo Fernando Dias, narração de Rodrigo Santoro, elenco (Muhammand Yunus,Wellington Nogueira, Jehane Noujaim, Dener Giovanini), ano de produção 2010, classificação livre.</p>2023-08-02T19:03:05+00:00Copyright (c) 2023 Composição Revista de Ciências Sociais da UFMS