ASPECTOS DEMARCADORES DO TORNAR-SE PROFESSOR: discutindo a formação e a prática pedagógica no ensino superior

  • Mary Gracy Silva LIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Palavras-chave: Formação de professores. Prática pedagógica. Identidade profissional docente.

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a formação docente e a prática pedagógica como demarcadoras no processo de tornar-se professor do ensino superior. Esta discussão teórica é um recorte de uma pesquisa realizada que teve como objeto de estudo a constituição da identidade profissional do professor de Didática nos cursos de formação de professores. Neste artigo, propomos uma reflexão acerca dos aspectos formativos no percurso profissional do tornar-se professor, na constituição da identidade docente. Apresentamos uma breve reflexão sobre a formação docente, a prática pedagógica e os saberes docentes que configuram a natureza da profissão. Para discutir sobre essa temática, temos como suporte teórico as ideias dos seguintes autores: Candau (1997), Brito (2008), Cunha (1989), Furlanetto (2003), Gauthier (1998), Guarnieri (2005), Lima (2009), Nóvoa (1992, 2000), Perrenoud (2001), Pimenta (1997, 2001), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003), entre outros. Cabe enfatizar, portanto, que, nesse contexto reflexivo sobre aspectos formativos da profissão docente, tornou-se evidente a existência de um forte vínculo entre os processos formativos, o espaço do exercício profissional e as significações profissionais e sociais no movimento de tornar-se professor.

Biografia do Autor

Mary Gracy Silva LIMA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Doutora em Educação pela PUC/SP em Educação Currículo, Mestre em Educação pela UFPI e professora Adjunta da UEMA e UESPI

Referências

BRITO, Antonia Edna. Formar professores: rediscutindo o trabalho e os saberes docentes. In: SOBRINHO, José Augusto de Carvalho Mendes; CARVALHO, Marlene Araújo de (Org.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. São Paulo: Autêntica, 2006.

BRZENZINSKI, Iria (Org.). Profissão Professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.

CANDAU, Vera M. F. A Formação continuada de professores tendências atuais. In: REALI, Aline M. de M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça N. (Org.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUSCar, 1997, p. 139-152.

CUNHA, Maria Izabel da. O bom professor e sua prática. 18. ed. Campinas: Papirus Editora, 1989.

FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individuação e formação. São Paulo: Paulus, 2003.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas. Unijuí: UNIJUÍ, 1998.

GUARNIERI, Maria Regina (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências. In: Organização e gestão da escola. Teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004. p. 74-93.

LIMA, Mary Gracy e Silva. A Constituição da Identidade Docente: desvelando significados do ser professor de didática. 2009. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2009.

NÓVOA, Antonio (Coord.). Os Professores e sua formação. 3. ed. Lisboa-Portugal: Dom Quixote, 1992.

______ (Org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Formando Professores Profissionais. Quais estratégias? Quais Competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividades docentes. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista de Educação AEC. Universidade de São Paulo. n. 104, 1997. p. 44-60.

RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.

Publicado
2015-12-20