PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO
Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar como os processos da aprendizagem estão se desenvolvendo em relação as estruturas de relacionamento entre autores e as temáticas estudadas na área de ciências contábeis. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva a partir de um estudo bibliométrico e sociométrico, num recorte longitudinal de 2012 a 2017. Constatou-se que em todos os periódicos, o período com o maior número de publicações sobre os processos de aprendizagem foi o ano de 2015. No que tange aos periódicos com Qualis A2 a B3, destaca-se o maior número de publicações na Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade enquanto que para os periódicos com Qualis B4 e B5, destaca-se a Revista de Contabilidade da Universidade Federal da Bahia, com o maior número de publicações. Com relação as redes de cooperação, destaca-se a existência de laços fortes entre autores que representam ligações diretas, além disso, há autores responsáveis por relacionar duas redes complexas nos artigos pesquisados. As constatações desta pesquisa contribuem para o estudo da educação superior em ciências contábeis no Brasil. Além disso, amplia a literatura, demonstrando um estado da arte sobre o tema e serve como norte para novas pesquisas.
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