PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO

  • Caroline Keidann Soschinski Universidade Regional de Blumenau
  • Daiani Schlup Universidade Regional de Blumenau
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Ensino em contabilidade, abordagens de ensino, metodologias de ensino, aspectos de aprendizagem, ciências contábeis

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar como os processos da aprendizagem estão se desenvolvendo em relação as estruturas de relacionamento entre autores e as temáticas estudadas na área de ciências contábeis. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva a partir de um estudo bibliométrico e sociométrico, num recorte longitudinal de 2012 a 2017. Constatou-se que em todos os periódicos, o período com o maior número de publicações sobre os processos de aprendizagem foi o ano de 2015. No que tange aos periódicos com Qualis A2 a B3, destaca-se o maior número de publicações na Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade enquanto que para os periódicos com Qualis B4 e B5, destaca-se a Revista de Contabilidade da Universidade Federal da Bahia, com o maior número de publicações. Com relação as redes de cooperação, destaca-se a existência de laços fortes entre autores que representam ligações diretas, além disso, há autores responsáveis por relacionar duas redes complexas nos artigos pesquisados. As constatações desta pesquisa contribuem para o estudo da educação superior em ciências contábeis no Brasil. Além disso, amplia a literatura, demonstrando um estado da arte sobre o tema e serve como norte para novas pesquisas.

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Publicado
2019-03-28
Seção
Artigos