https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/issue/feed Desafio Online 2024-05-07T21:35:49+00:00 Arthur Caldeira Sanches desafioonline@ufms.br Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2317-949X (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Desafio Online</strong> é uma publicação quadrimestral de livre acesso&nbsp;editada pela <a href="https://esan.ufms.br/">Escola de Administração e Negócios</a> da&nbsp;<a href="https://www.ufms.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Federal de Mato Grosso do Sul</a> e tem como missão ser uma fonte de pesquisa e disseminação do conhecimento para as comunidades acadêmica e gerencial das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia. A Revista Desafio Online publica trabalhos originais inéditos. A revista não cobra dos autores taxas referentes à submissão de artigo (submission charges). A revista não cobra dos autores taxas referentes ao processamento de artigo (APC). Todos os artigos publicados nesta revista também podem ser encontrados: SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library, GoogleSchoolar, Latindex, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Dialnet.</p> <address>&nbsp;</address> https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/article/view/18309 CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO FINANCEIRO: ANÁLISE DAS EMPRESAS DE CONSUMO CÍCLICO 2024-05-07T21:34:20+00:00 Lucas Alexsander Neves da Silva alexsandersilvarr@gmail.com Lindberg Melo da Silva Neto lindberg-neto@hotmail.com Francisco Carlos da Costa Filho carlos.costa@ufrr.br Luis Eduardo Brandão Paiva edubrandas@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este estudo tem como objetivo analisar a relação do ciclo de vida organizacional com os indicadores de desempenho financeiro das empresas do setor de consumo cíclico da B3. Trata-se de um estudo descritivo quanto aos objetivos, e adota uma abordagem do problema quantitativa. São analisadas 49 empresas listadas na bolsa de valores B3 pertencentes ao setor de consumo cíclico, no período de 2019 a 2021. </span><span style="font-weight: 400;">A métrica de Dickinson (2011) é adotada para mensurar o ciclo de vida organizacional com base nas características dos fluxos de caixa das empresas, compreendendo cinco estágios: nascimento, crescimento, maturidade, turbulência e declínio. </span><span style="font-weight: 400;">E para os indicadores financeiros adota-se: liquidez corrente, preço/lucro, valor de mercado, retorno sobre o ativo, endividamento e dividendo por ação. Dentre os resultados encontrados, verifica-se que a pandemia afetou significativamente os indicadores financeiros das empresas do setor de consumo cíclico, e que o estágio de nascimento sofreu mais com a instabilidade do período. Além do retorno sobre o ativo representar o indicador que foi afetado negativamente no maior número de estágios na pandemia.</span></p> 2023-12-01T19:24:46+00:00 Copyright (c) 2023 Desafio Online https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/article/view/17973 CRISE FISCAL, REFORMAS ADMINISTRATIVAS E CONTROLE DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE LEIS NA CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS 2024-05-07T21:34:31+00:00 Victoria Moura de Araujo victoriamouraaraujo@gmail.com Fabiano Maury Raupp fabianoraupp@hotmail.com <p>Este artigo tem como objetivo identificar os custos envolvidos na produção de serviços públicos, focando nas proposições legislativas entregues à sociedade. A análise é centrada na execução orçamentária da Câmara Municipal de Florianópolis durante o exercício de 2021. A pesquisa adota uma abordagem descritiva com um estudo cunho documental, predominantemente qualitativo. A coleta de dados é realizada por meio de pesquisa documental em dados secundários. Para determinar o custo unitário das proposições, utiliza-se o método de custeio por absorção com departamentalização. Os resultados revelam os departamentos que mais consomem recursos na produção das leis e os tipos de custos mais frequentes no processo. O estudo apresenta uma análise passo a passo da aplicação do método de custeio por absorção com departamentalização para sistematizar os custos da Câmara Municipal de Florianópolis. São apresentados dados sobre os custos envolvidos nas etapas da realização das proposições legislativas, bem como os custos totais. A pesquisa oferece um diagnóstico abrangente dos custos associados à produção das proposições legislativas na Câmara Municipal de Florianópolis. Essa análise detalhada fornece insights valiosos sobre os recursos utilizados em diferentes etapas do processo e contribui para uma compreensão mais clara dos custos envolvidos na prestação de serviços públicos desse tipo.</p> 2023-12-01T19:25:44+00:00 Copyright (c) 2023 Desafio Online https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/article/view/19175 PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 2024-05-07T21:34:43+00:00 Guilherme Alves de Souza Andrade gui.souzandrade40@gmail.com Fabio Pereira da Silva fabiops@usp.br Eduardo Corneto Silva eduardo.corneto@ufms.br <p>Este artigo tem como objetivo compreender como o ensino remoto foi experienciado por um grupo de professores de Ciências Contábeis de universidades públicas e privadas brasileirasdurante a pandemia do Covid-19. Para atingir esse propósito, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, operacionalizada por meio de doze entrevistas semiestruturadas com docentes da área contábil. Utilizou-se etapas metodológicas da vertente Straussiana da Grounded Theory para a análise dos dados. Os resultados apontam que os sentimentos mais marcantes durante essa experiência foram: incômodo, frustração, ansiedade, cansaço e preocupação. Ademais, notou-se que as experiências que mais impactaram os docentes estão relacionadas a participação e interação com os alunos, o processo de adaptação ao ensino remoto e o uso de tecnologia no decorrer das aulas. Por outro lado, também foi possível constatar pontos positivos relacionados ao evento em estudo, como a economia de tempo em razão do não deslocamento para o campus de ensino, o que permitiu maior flexibilidade dos docentes em relação à sua agenda profissional e pessoal. O estudo destaca a evidenciação de informações importantes quanto aos principais entraves e desafios encontrados pelos docentes o que pode ser utilizada para o desenvolvimento de alternativas que visem aprimorar esta forma de ensino.</p> 2023-12-01T19:27:10+00:00 Copyright (c) 2023 Desafio Online https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/article/view/18650 NOVO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL E ATITUDES ÉTICAS: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS 2024-05-07T21:34:54+00:00 Camila Helfenstein camilahelfenstein@ufpr.br Ricardo Adriano Antonelli rantonelli@utfpr.edu.br Alison Martins Meurer alisonmeurer@ufpr.br Sayuri Unoki de Azevedo sayuri.unoki@ufpr.br <p>O estudo objetivou analisar de que forma as atitudes éticas condicionam o nível de concordância dos estudantes e profissionais contábeis frente ao novo Código de Ética Profissional. Por meio de um questionário, obteve-se 105 respostas válidas, analisadas por meio de técnicas estatísticas e testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os resultados demonstraram que o gênero feminino, não possuir outra graduação, sem vínculo empregatício, cursar a disciplina de ética, idade entre 21 e 22 anos e estudantes do quarto ano do curso, influenciaram nas atitudes éticas. A percepção de concordância com as mudanças no novo código de ética, foram influenciados pelas variáveis gênero feminino e ter cursado a disciplina de ética. Por fim, estudantes e profissionais contábeis com atitudes mais ética, apresentaram uma percepção de concordância maior em relação aos itens que foram incluídos e excluídos. O estudo apresenta contribuições para a literatura científica sobre o tema atitudes éticas e discussões a respeito do novo código de ética. Assim como para o campo educacional e profissional, incentivando ações relacionadas ao ensino sobre a ética no ambiente acadêmico e fomentando as políticas de oferta de treinamentos e cursos com o intuito de aperfeiçoar o comportamento éticos dos profissionais contábeis.</p> 2023-12-01T19:28:10+00:00 Copyright (c) 2023 Desafio Online https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/article/view/17927 EVIDENCIAÇÃO E CONFORMIDADE AO CPC 29 DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DO AGRONEGÓCIO LISTADAS NA B3 2024-05-07T21:35:05+00:00 JULYERME MATHEUS TONIN julyermetonin@gmail.com Pedro Augusto Dos Reis ra114197@uem.br Joyce Menezes da Fonseca Tonin jmftonin@uem.br Neuza Corte De Oliveira ncoliveira@uem.br <p>Este estudo tem como objetivo de analisar a evidenciação e a conformidade de uma amostra de empresas do agronegócio do Brasil, em relação ao cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC29). Foram selecionadas oito empresas listadas na Bolsa Brasil Balcão (B3), abrangendo os segmentos:&nbsp; tradicional, novo mercado e Bovespa Mais. A metodologia baseou-se na Teoria da Divulgação Contábil e consistiu na análise das divulgações publicadas por cada empresa ao longo de dez anos (2011 a 2020). Os resultados revelam que as informações apresentadas nas divulgações financeiras são insuficientes para uma compressão adequada do ativo biológico e do produto agrícola. Foi constatado um baixo percentual de conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo CPC29, com algumas empresas deixando de realizar a divulgação em determinados anos. Esses achados destacam a lacuna existente na literatura e enfatizam a necessidade de maior transparência e conformidade na evidenciação contábil no setor do agronegócio.</p> 2023-12-01T19:29:32+00:00 Copyright (c) 2023 Desafio Online https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/article/view/17706 DESIGN ORGANIZACIONAL COMO SUPORTE À AMBIDESTRIA CONTEXTUAL FRENTE À INOVAÇÃO DISRUPTIVA 2024-05-07T21:35:18+00:00 Lígia Maria Silveira Saito ligiasaito@gmail.com Carlos Roberto Domingues carlos.domingues@ufu.br <p>Com intuito de contribuir para o conhecimento sobre diferentes estratégias de adaptação da estrutura de organizações brasileiras maduras diante do desafio da adoção de tecnologias digitais, o objetivo deste estudo foi analisar como as mudanças no design organizacional impactaram e suportaram o desenvolvimento da ambidestria contextual de um Contact Center. A abordagem foi qualitativa, sendo um estudo de caso com uma empresa pertencente a um grupo empresarial com mais de 12 mil funcionários. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, utilizando como técnica a análise de conteúdo. Os resultados apontam para a relação entre a estrutura organizacional e a ambidestria evidenciando aspectos da transição de uma estrutura mais burocrática para um modelo mais flexível. Também apontam para os desafios e contradições durante este processo. Com isso, contribui-se para o entendimento da ambidestria em ambientes maduros cuja velocidade de mudança e consequentes problemas na desestabilização do processo estratégico podem impactar nos resultados e sobrevivência organizacional em longo prazo. Destacam-se as pressões excessivas por padronização, ainda maiores que a busca pela inovação, as resistências ao novo modelo operacional de trabalho e as dissidências de membros do grupo, acostumados à estrutura burocrática.</p> 2024-04-11T19:26:52+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/article/view/18263 EMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE: COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E A INTENÇÃO DE EMPREENDER 2024-05-07T21:35:28+00:00 Rodrigo Celso Gheno rodrigo.gheno@unochapeco.edu.br <p>A educação empreendedora desenvolve nos indivíduos a capacidade de reconhecer oportunidades, assumir riscos e buscar o novo. Tais capacidades são potencializadas pelo desenvolvimento da autoconfiança e da proatividade, o comportamento empreendedor é uma proposta de solução para o mercado de trabalho em crise, especialmente nos períodos de mudança econômica e social. Com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), este estudo analisa a influência das competências empreendedoras sobre a intenção empreendedora (IE). A amostra foi composta por 130 estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Fronteira Sul. Para tanto, utilizou-se de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de survey, para análise dos resultados utilizou-se da análise de regressão linear múltipla. Os resultados indicaram a existência de forte influência das competências empreendedoras na intenção empreendedora. Esse resultado é explicado pela TCP, no qual se observa que as competências e a intenção empreendedora são influenciadas diretamente pelas experiências de vida do indivíduo. A educação empreendedora mostrou-se importante para melhorar as competências empreendedoras, porém não apresentou influência significativa direta na IE. O estudo contribui ao destacar que os estudantes de Administração que possuem maiores competências empreendedoras estão mais propensos a abrir e gerir um novo negócio.</p> 2024-04-11T19:43:12+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/article/view/18780 BARREIRAS AO DESENVOLVIMENTO DAS STARTUPS NO ECOSSISTEMA JARAQUI VALLEY 2024-05-07T21:35:38+00:00 Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa antoniouchoa@ufam.edu.br Augusto César Soares Filho gutorodriguesf99@gmail.com Jonas Fernando Petry jonaspetry@ufam.edu.br <p>Este estudo busca compreender as razões da mortalidade, entendidas como barreiras de insucesso às startups, mediante o desenvolvimento dessas organizações e, em específico, ao ecossistema Jaraqui Valley de startups amazonenses. O estudo procura dimensionar a perspectiva teoria sobre a trajetória, as barreiras e o ecossistema de startups e, de maneira prática, elencar essas adversidades na perspectiva de seus indivíduos. O método por saturação teórica utilizou técnicas de coletada de dados por meio de roteiro de entrevistas semiestruturado, com acesso a participantes detentores de conhecimento sobre desenvolvimento de startups, possibilitando a análise de categorias a partir do contexto e experiência desses entrevistados. Os resultados e as análises demonstraram que as barreiras são vivenciadas a partir dos estágios de ideação, com entrada no estágio de validação, momento no qual precisam desenvolver um protótipo (MVP). Foi constatada a falta de profissionais qualificados em associação a uma precária mentalidade empreendedora, envolvendo administração e conhecimento especializado. Ademais, outras startups ficam estagnadas no estágio de operações, apresentando dificuldades com os clientes ou devido à utilização de uma abordagem equivocada, reflexos de uma fraca gestão dos recursos e de pessoal, envolvendo uma necessária capacitação jurídica; de vendas; capacitação contábil; marketing digital e SEO.</p> 2024-04-11T20:27:52+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://periodicos.ufms.br/index.php/deson/article/view/18071 AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE CACOAL E VILHENA, RO 2024-05-07T21:35:49+00:00 Elienai Castro da Silva dos Santos elienaicastro.santos@gmail.com José Kennedy Lopes Silva kennedysilv@gmail.com Daiane Martins Rocha daianemartins@unir.br <p>Esta pesquisa objetiva analisar as ações sustentáveis de organizações de Rondônia, a fim de compreender que concepção os gestores dessas empresas têm acerca desse tema. Os procedimentos metodológicos foram baseados na abordagem qualitativa, através de entrevistas realizadas com os gestores de quatro organizações nos municípios de Cacoal e Vilhena, e a análise dos dados foi feita a partir da análise de conteúdo. Os resultados indicam que há poucas práticas efetivas para o desenvolvimento sustentável, que em geral, resumem-se a ações isoladas como a abolição do uso de copos descartáveis, descarte adequado de produtos vencidos ou adoção de placas solares e lâmpadas de LED. A partir do tripé da sustentabilidade, da Agenda 2030 e dos Indicadores Ethos, foram apontadas algumas sugestões de ações para as organizações investigadas, que, resumidamente, seriam: desenvolver capital humano; fomentar a igualdade de gênero e inclusão social; implementar processos de produção ecologicamente corretos e; promover ações de conscientização sobre sustentabilidade. Percebe-se que as instituições de ensino têm muito a contribuir, propondo projetos de atualização do empresariado acerca do desenvolvimento sustentável. Além disso, as instituições públicas podem atuar por meio de formulação de políticas públicas eficazes que possam ampliar a atuação dos gestores nessa área.</p> 2024-04-12T14:09:45+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online