A ADOÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL E A GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO

  • Gislene Lopes Maciel Chagas UFMT
  • André Luís Janzkovski Cardoso UFMT
Palavras-chave: Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado, Planejamento Estratégico Municipal, Gestão Pública, Valor compartilhado

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as contribuições da adoção do Planejamento Estratégico Municipal na Prefeitura de Poxoréu-MT para geração de valor compartilhado a partir da percepção dos secretários e servidores. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo e os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo, baseada na categorização temática. Os resultados mostram que, embora ainda não se evidencie a criação de valor compartilhado relevante, a prefeitura de Poxoréu está direcionada para tal, por aderir a projetos que podem levar a um comportamento de pessoas motivadas pela realização e alcance de seus objetivos estratégicos, com características de criatividade, comprometimento, inovação e liderança. Este trabalho contribuiu para realçar a importância do planejamento estratégico em uma organização pública, como forma de criar valor compartilhado entre a administração pública, as empresas do município e a sociedade.

Referências

ANDRE, Maristela Afonso de. Contatos de gestão: contradições e caminhos da administração pública. Rev. Adm. Empresa., Jun.1995. vol.35, n 3, p.6-12.

ARAUJO, Priscila Gomes de; PEREIRA, José Roberto. Análise da aplicabilidade do modelo gerencial na administração municipal. Rev.Adm.Pública. Out.2012, vol.46, n 5, p.1179-1199.

BAENA -SEGURA, D. S. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua a consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp. 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Livraria Martins fontes, 1977.

BRYSON, John M. A strategic planning process for public and non-profit organizations long range planning. Long Range Planning, v. 21, n. 1, p. 73-81, 1988.

CATTANI, Antonio David; FERRARINI, Adriane Vieira. Participação, desenvolvimento local e política pública: estratégias articuladas para a superação da pobreza. Ver Kátal. 2010.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. A política de combate à pobreza do Governo do Estado de São Paulo. São Paulo Em Perspectiva, 18 (4): 3-7, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

CORREA, Izabela Moreira. Planejamento estratégico e gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais. Rev. Adm. Pública [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 487-504. ISSN 0034-7612.

CROZATTI, Jaime. Modelo de gestão e cultura organizacional: conceitos e interações. Cad. estud. [online]. 1998, n.18, pp. 01-20. ISSN 1413-9251.

DEWEY, J.; Human nature and conduct: An introduction to social psychology. New York: Henry Holt and Company, 1922.

DRUMMOND, Aldemir. Criação de Valor Público. 2009. Disponível em: http://www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=191. Acesso em: 29/11/2015.

GHELMAN, S. Adaptando o balanced scorecard aos preceitos da nova gestão pública. 2006. 86f. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão pela Qualidade Total)— Universidade Federal Fluminense, Niterói.

GONZAGA, Adriana Motta; KIRSCHNER, Ana Maria. Aspectos da geração de valor compartilhado através da responsabilidade socioambiental empresarial estratégica. VI Congresso Nacional de Excelência em gestão. Niterói: Rio de Janeiro, 2010.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=510700&search=%7Cpoxoreo. Acesso em 01.11.2015.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=510700&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas. Acesso em 24.08.2014.

GOMES, Rita de Cássia da Conceição; SILVA, Anieres Barbosa da; SILVA, Valdenildo Pedro da. Gestão Social das Políticas Públicas nas pequenas cidades. Revista Eletrônica de Geografia e Ciências Sociais, 2005.

KANUFRE, Rosana Aparecida Martinez; REZENDE, Denis Alcides. Princípios da gestão orientada para resultados na esfera municipal: o caso da prefeitura de Curitiba. Revista de Administração, 2012.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

LOPES, José Rogério. Terceiro Setor: a organização das políticas sociais e a nova esfera pública. São Paulo. Perspec. Set.2004, vol.18, n 3, p.57-66.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MILIONI, Benedito. Manual de Gestão de pessoas e tendências. Volume I. São Paulo – SP. Ed. Gente, 2002.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

MPF Combate à corrupção. Disponível em: http://lavajato.mpf.mp.br/entenda-o-caso. Acesso em 05/10/2016.

PAULA, Ana Paula Paes de. Administração Pública brasileira entre gerencialismo e a gestão social. Revista Adm. Emp. Mar.2005. vol.45. p.36-49.

PEREIRA, Sérgio C. de S. O planejamento estratégico em organizações públicas: um estudo de caso das organizações militares prestadoras de serviço. In: CONGRESO INTERNACIONAL DEL CLAD SOBRE LA REFORMA DEL ESTADO Y DE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA, XI, 2006, Ciudad de Guatemala. Anais eletrônicos... Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2013.

PORTER, Michael E.; KRAMER, Mark R. Estratégia e Sociedade: o elo entre vantagem competitiva e responsabilidade social empresarial. Havard Business Review. Abr.2007.

PORTER, Michael E. e KRAMER, Mark R.Criação de Valor compartilhado. Jan. 2011. Disponível em http://hbrbr.com.br/criacao-de-valor-compartilhado. Acesso em 30/11/2015.

PORTER, Michael E.; KRAMER, M. The big Idea; Creating shared value. Havard Business Review, Boston, v.89, n 1-2, Jan./Feb. 2011.

SERRA, Rita de Cássia C.; CARNEIRO, Ricardo. Controle social e suas interfaces com os controles interno e externo no Brasil contemporâneo. Espacios Públicos, v. 15, n. 34, p.43-64, maio/agosto 2012.

SILVA, Flávia A.; GONÇALVES, Carlos A. O processo de formulação e implementação do planejamento estratégico em instituições públicas. Revista de Administração da UFSM, v. 4, n. 3, p. 458-476, set./dez. 2011.

SOUZA, André Portela. Por uma política de metas de redução de pobreza. São Paulo em perspectiva. 18 (4): 20-27, 2004.

TANGARI, Milla Fernandes Ribeiro; GONÇALVES, Renata Aparecida. Política de Inovação na Gestão Pública do Estado de Minas Gerais. V Congresso Consad de Gestão Pública. 2012.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO. Disponível em: http://www.tce.mt.gov.br/conteudo/sid/598. Acesso em 01.07.2014.

WOODRUFF, R. B.; GARDIAL, S. F. Know your customer: new approaches to understanding customer value and satisfaction. Cambridge, MA: Blackwell Publishers, 1996.

ZEITHAML, V. Consumer perceptions of price, quality, and value - a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, v. 52, p. 2-22, July 2002.

Publicado
2018-03-28
Seção
Artigos