ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO NO MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS: IMPACTOS NA AUTENTICIDADE DOS PRODUTOS

  • Ana Cristina Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Michele Morais Oliveira Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: Atuação no mercado, Cervejas Artesanais, Autenticidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar, segundo a percepção dos consumidores, a influência da mudança de atuação de mercado por cervejarias artesanais acerca da autenticidade destes produtos quando elas são adquiridas por grandes empresas. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo e de abordagem qualitativa, em que foram realizadas 29 entrevistas semiestruturadas com apreciadores de cerveja artesanal. As características e definições da cerveja artesanal pelos participantes foram divididas em características sensoriais, características do processo de produção e aspectos diferenciadores do consumo da cerveja artesanal. Com relação à percepção de autenticidade das cervejas artesanais, evidenciou-se que: 1) alguns entrevistados alegam que as cervejas perdem em autenticidade, visto que quando são comercializadas por grandes grupos cervejeiros, os produtos perdem em aspectos locais, históricos, e perdem em qualidade; 2) há entrevistados que não fazem distinção se a cerveja faz parte de um grande grupo cervejeiro, já que ela é preparada com alguma diferenciação.

Biografia do Autor

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Lavras
Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de pesquisa Organização e Mudança. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP).
Michele Morais Oliveira Pereira, Universidade Federal de Lavras

Professora do curso de Administração na Universidade Federal de Viçosa,­ Campus Rio Paranaíba. Atualmente, doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atua em pesquisas na área de Administração com enfoque nas temáticas: administração de TI, gestão de processos organizacionais, gestão ambiental e eco inovação.

Luiz Marcelo Antonialli, Universidade Federal de Lavras
É graduado em Agronomia pela antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL (1982), atual Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Administração Rural pela ESAL (1988) e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-FEA/USP (2000). Professor Titular do Departamento de Administração e Economia da UFLA. Tem experiência nas áreas de Administração estratégica e metodologia quantitativa de pesquisa.

Referências

Aleti, T., Harrigan, P., Cheong, M., & Turner, W. (2016). An investigation of how the Australian brewing industry influence consumers on Twitter. Australasian Journal of Information Systems, 20.

Aquilani, B., Laureti, T., Poponi, S., & Secondi, L. (2015). Beer choice and consumption determinants when craft beers are tasted: An exploratory study of consumer preferences. Food quality and preference, 41, 214-224.

Baldin, N., & Munhoz, E. M. B. (2011). Snowball (bola de neve): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação, I Seminário Internacional de Representações Sociais. Curitiba, 329-341.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Beltramelli, M. (2014). Cervejas, brejas e birras: um guia completo para desmistificar a bebida mais popular do mundo. São Paulo: Leya.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A cerveja no Brasil. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/a-cerveja-no-brasil>. Acesso em: 06 set 2018.

Brewers Association. Craft brewer defined. Disponível em: <http://www.brewersassociation.or g/statistics/craft-brewer-defined/>. Acesso em: 10 jun 2018.

Carrillo, E., Varela, P., & Fiszman, S. (2012). Effects of food package information and sensory characteristics on the perception of healthiness and the acceptability of enriched biscuits. Food Research International, 48(1), 209-216.

Carroll, G. R., & Swaminathan, A. (2000). Why the microbrewery movement? Organizational dynamics of resource partitioning in the US brewing industry. American journal of sociology, 106(3), 715-762.

Carroll, G. R., & Wheaton, D. R. (2009). The organizational construction of authenticity: An examination of contemporary food and dining in the US. Research in Organizational Behavior, 29, 255-282.

Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2003) Métodos de pesquisa em administração. 7 ed. São Paulo: Bookman.

Frake, J. (2016). Selling out: The inauthenticity discount in the craft beer industry. Management Science, 63(11), 3930-3943.

Gatrell, J., Reid, N., & Steiger, T. L. (2018). Branding spaces: Place, region, sustainability and the American craft beer industry. Applied Geography, 90, 360-370.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA.

Giorgi, V. V. (2015). “Cultos em cerveja”: discursos sobre a cerveja artesanal no Brasil. Sociedade e Cultura, 18(1), 101-111.

Gómez-Corona, C., Lelievre-Desmas, M., Buendía, H. B. E., Chollet, S., & Valentin, D. (2016b). Craft beer representation amongst men in two different cultures. Food quality and preference, 53, 19-28.

Gómez-Corona, C., Escalona-Buendía, H. B., García, M., Chollet, S., & Valentin, D. (2016a). Craft vs. industrial: Habits, attitudes and motivations towards beer consumption in Mexico. Appetite, 96, 358-367.

Gómez-Corona, C., Valentin, D., Escalona-Buendía, H. B., & Chollet, S. (2017). The role of gender and product consumption in the mental representation of industrial and craft beers: An exploratory study with Mexican consumers. Food Quality and Preference, 60, 31-39.

Kleban, J., & Nickerson, I. (2012). To brew, or not to brew-That is the question: An analysis of competitive forces in the craft brew industry. Journal of the International Academy for Case Studies, 18(3), 59.

Koch, E. S., & Sauerbronn, J. F. R. (2018). “To love beer above all things”: An analysis of Brazilian craft beer subculture of consumption. Journal of Food Products Marketing, 1-25.

Kraftchick, J. F., Byrd, E. T., Canziani, B., & Gladwell, N. J. (2014). Understanding beer tourist motivation. Tourism Management Perspectives, 12, 41-47.

Limberger, S. C. (2013). O setor cervejeiro no Brasil: gênese e evolução. CaderNAU, 6(1).

Limberger, S. C., & Tulla, A. (2017). A emergência de microcervejarias diante da oligopolização do setor cervejeiro (Brasil e Espanha). Finisterra-Revista Portuguesa de Geografia, (105), 93-110.

Mathews, V., & Picton, R. M. (2014). Intoxifying gentrification: Brew pubs and the geography of post-industrial heritage. Urban Geography, 35(3), 337-356.

Mejlholm, O., & Martens, M. (2006). Beer identity in Denmark. Food quality and preference, 17(1-2), 108-115.

Morado, R. (2011). Larousse de cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil.

Mudura, E., Coldea, T. E., Rotar, A. M., Pop, C., & Semeniuc, C. (2016). Characterization of Romanian Craft Beers Based on Chemical Composition and Microbiological Analysis. Bulletin UASVM Food Science and Technology, 73(1), 40-44.

Murray, A., & Kline, C. (2015). Rural tourism and the craft beer experience: Factors influencing brand loyalty in rural North Carolina, USA. Journal of Sustainable Tourism, 23(8-9), 1198-1216.

Murray, D. W., & O'Neill, M. A. (2012). Craft beer: Penetrating a niche market. British Food Journal, 114(7), 899-909.

Porter, M. E. (1992). Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior (Vol. 1). Rio de Janeiro: Campus.

Stefenon, R. (2012). Vantagens competitivas sustentáveis na indústria cervejeira: o caso das cervejas especiais. Revista Capital Científico-Eletrônica, 10(1).

Thiry-Cherques, H. R. (2009). Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Revista PMKT, 3(2), 20-27.

Publicado
2019-08-01
Seção
Artigos