COMUNICAÇÃO DIGITAL NA REDE SOCIAL INSTAGRAM DA DOCERIA DOCE CACAU
Resumo
Desenvolver uma gestão de marketing digital eficiente se torna fundamental para o sucesso de uma empresa, motivado principalmente pelo alto nível de competitividade e volatilidade do mercado comercial. Tendo em vista que atualmente o ambiente digital deixou de ser apenas uma plataforma online com transações documentais para se tornar um ambiente em que as pessoas vivenciam interações imediatistas. A rede social Instagram apresenta nos últimos anos crescimento no número de usuários, que buscam uma interação rápida, prática e que a partir destes aspectos passam a utilizar a rede social como um mercado de oferta, compra e venda dos mais variados produtos. Incluído neste contexto de inserção e eficiência no meio virtual, apresenta-se o objeto do presente estudo, a doceria Doce Cacau. A questão de pesquisa deste estudo é: Quais as principais ações de comunicação podem impulsionar o marketing digital no Instagram da doceria Doce Cacau? Com o intuito de buscar a resposta para a questão, o objetivo trata de identificar quais ações de comunicação podem ser adotadas com o propósito de impulsionar o marketing da rede social Instagram da doceria Doce Cacau. Este estudo desenvolve-se através da pesquisa descritiva, utilizando o método de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foi aplicada a análise de redes sociais e o resultado da mesma contribuiu para o desenvolvimento de sugestões táticas para a empresa. A revisão teórica foi apresentada através dos conceitos de marketing, marketing digital, redes sociais e ações de comunicação digital. As sugestões de ações de comunicação digital foram inseridas em um calendário promocional e conversacional semestral, com indicação de atuação nas redes sociais.
Referências
AGUIAR, Sonia. Redes sociais na internet: desafios à pesquisa. Intercom. 2007. Disponível em:
AGUIRRE, E. et. al. Unraveling the Personalization Paradox: The Effect of Information Collection and Trust-Building Strategies on Online Advertisement Effectiveness. Journal of Retailing. Volume 91, Issue 1, March 2015, Pag. 34-49. Disponível em:
AMA. Tendências – Marketing digital. 2021. Disponível em:
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROSO, Patrícia Afonso. A gestão e produção de conteúdo digitais na comunicação estratégica. 2014. Dissertação de Mestrado. Disponível em:
BRAKE, David; SAFKO, Lon. A Bíblia da Mídia Social: Táticas, Ferramentas e Estratégias para construir e transformar negócios. São Paulo: Blucher, 2010.
CHIZZOTTI, Antônio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. 2006. Disponível em:
CHURCHILL. Gilbert. A Jr; PETER, Paul J. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo. Ed. Saraiva, 2000.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
FERREIRA, Kellison. Quais são os tipos de conta disponíveis no Instagram e qual você deve ter. 2019. Disponível em:
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
HONORATO, Gilson. Conhecendo o Marketing. Barueri, São Paulo: Manole, 2004.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education, 2015.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LENDREVIE, J., et. al. Comunicação e Sociedade. Revista Comunicação e Sociedade. vol. 19. p. 361-363. 2011. Disponível em:
MARÓSTICA E.; MARÓSTICA N. A. C.; BRANCO V. R. C. Inteligência de mercado. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2014.
MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais - aplicação nos estudos de transferência da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001. Disponível em:
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier 2012.
OGDEN, James R.; CRESCITELLI, Edson. Comunicação integrada de marketing: Conceitos, Técnicas e Práticas. São Paulo: Pearson, 2007.
OPINION BOX. Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram. 2021d. Disponível em:
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Revista FAMECOS, 7(12), pp. 81-92. Disponível em:
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2013. Disponível em:
RAMOS, Bianca. Como funciona o marketing viral. 2011. Disponível em:
RECUERO, Raquel. Capital Social e Redes Sociais na Internet. 2009. Disponível em:
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SILVA, Cristiane Rubim Manzina da. TESSAROLO, Felipe Maciel. Influenciadores Digitais e as Redes Sociais Enquanto Plataformas de Mídia. Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2016. Disponível em:
STATISTA. Instagram accounts with the most followers worldwide 2019. 2020. Disponível em:
TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.
TURCHI, Sandra. Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2012.
YIN, Robert K. Estudo de caso planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos e demais trabalhos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais à Revista Disclosure para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível.