COMO O PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS PODE MINIMIZAR AS RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS EM UM CENÁRIO DE DESEMPREGO EM CRESCIMENTO
Resumo
Os indicadores financeiros apontam um congelamento na economia do Brasil nos últimos anos. Com a situação financeira do país debilitada as empresas e os trabalhadores reavaliam seus orçamentos para contornarem esse cenário sem grandes danos. O objetivo desse artigo é apresentar quais práticas podem ser realizadas pelos recursos humanos de uma empresa para reduzir as ações trabalhistas. O estudo foi do tipo observacional, transversal, realizado na cidade de Ubá, Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu em março de 2017. Utilizou-se um questionário estruturado elaborado pelos próprios pesquisadores, sendo todas questões fechadas e, com analise quantitativas dos resultados Os resultados demonstraram que 30% organizações entrevistadas nos últimos três anos foram acionadas na justiça do trabalho de 1 a 3 vezes por algum trabalhador, 60% tiveram de 3 a 5 reclamações e 10% acima de 5. O profissional de recursos humanos como responsável pela gestão de pessoas nas empresas pode ser uma peça importante para desenvolver projetos para minimizar o desconforto do trabalhador que está sendo demitido, evitando assim futuros processos na justiça do trabalho. Além disso uma gestão eficiente nas rotinas de departamento de pessoal pode blindar a empresa uma vez que suas práticas estejam alinhadas a consolidação das leis trabalhistas e as convenções coletivas.
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