Educação Financeira: um estudo sobre a relevância e conhecimento dos universitários

  • Daniela Camasso de Oliveira Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
  • Dara Rodrigues Gouveia Silva Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
  • Tamires Sousa Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rayanne Silva Barbosa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Rafael Borges de Miranda Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
Palavras-chave: Educação financeira, Planejamento financeiro, Finanças pessoais

Resumo

O presente artigo buscou analisar o nível de conhecimento sobre finanças pessoais e educação financeira de estudantes universitários. Para alcance do objetivo realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de um questionário adaptado de Conto et al. (2015). Tal instrumento foi armazenado na plataforma Google Docs e enviado para estudantes universitários de uma instituição de ensino privada do estado de Goiás via e-mail, obtendo-se, ao final, 115 respostas. Observou-se que a maioria dos respondentes é do sexo feminino, cursam Ciências Contábeis, são jovens, moram com os pais e duas ou mais pessoas, trabalham e são do estado de Goiás. Os resultados da pesquisa indicam que grande parte dos discentes possui conhecimento razoável sobre finanças, porém poucos são os estudantes que estão satisfeitos com seu sistema de finanças e aproximadamente 52% da amostra considera que pode melhorar essa situação. Os respondentes também indicaram que o tema é relevante, porém, não acham necessário o ensino da educação financeira para a formação de um cidadão. Foram poucos os estudantes que afirmaram ter conhecimentos aprofundamos sobre assuntos como: bolsa de valores, consumo planejado, aposentadoria, empréstimos e financiamentos. Esse resultado demonstra que os estudantes universitários têm grande carência de conhecimento na área de finança.

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Publicado
2018-12-06