O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original/inédita e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico.

  • O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (desde que não ultrapasse 2MB).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Se a submissão é de um artigo, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas, com a remoção da identificação de dados da autoria do corpo do trabalho, do nome do arquivo e das informações inerentes à opção “Propriedades do Word”. Para manutenção do sigilo necessário à avaliação cega, também não são incluídos nos artigos informações sobre grupos de pesquisa ou autocitação.

  • Todos os endereços de sites, incluídos no texto submetido, estão com hiperlink ativos.
  • Textos cuja submissão estiver em desacordo às normas estabelecidas serão automaticamente recusados.

Diretrizes para Autores

1. INFORMAÇÕES GERAIS

A revista aceita artigos originais, resenhas bibliográficas e entrevistas que sejam produzidos por alunos(as) regulares de cursos de licenciatura em Letras, modalidades presencial e a distância. A colaboração inédita, enquanto fruto de pesquisa desenvolvida e/ou em andamento, deve ter seu escopo teórico-metodológico oriundo na área da Linguística ou da Literatura, em seus múltiplos diálogos (trans/inter/multi) disciplinar dentro dos estudos de linguagem.Deverá ser redigida em língua portuguesa, mas é obrigatória a produção do resumo também em inglês e espanhol – idiomas inerentes aos cursos de licenciatura em Letras que são ofertados na Universidade Federal de Mato do Grosso do Sul.

2. ENCAMINHAMENTO DOS MANUSCRITOS

Encaminhamento: O(s) autor(es) deve(m) realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção Submissões Online, preenchendo corretamente o perfil e escolhendo a opção “AUTOR”. Após haver realizado esses passos, deve(m) ir para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar as cinco etapas básicas, descritas a seguir:

 

Primeira etapa - Início: Começar o processo de submissão, confirmando estar de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção “artigos”, “resenha” ou “entrevista”.

Segunda etapa - Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome, e-mail, instituição, resumo da biografia com a titulação completa de autores(as), título do texto e resumo com 250 palavras.

Terceira etapa - Transferência de manuscritos: realizar a transferência do arquivo para o sistema.

Quarta etapa - Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice do texto principal ou como anexo a ele, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si.

 Quinta etapa - Confirmação: concluir a submissão do manuscrito.

 

Depois de cumprir as cinco fases descritas, o(s) autor(es) deve(m) aguardar o e-mail do editor. A partir do envio confirmado, é possível acompanhar todo o fluxo de seu trabalho: da submissão, avaliação, aceite (reedição do original até a publicação) e recusa (quando for o caso).


3. PREPARAÇÃO DOS ORIGINAIS

3.1. APRESENTAÇÃO

Artigos

Com extensão entre 10 e 15 páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices, são parâmetros exigidos para a submissão de artigos: Word for Windows, Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 no corpo do texto, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margens esquerda e superior 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm. O corpo do texto deve estar sempre justificado (com alinhamento à direita e esquerda das margens) e as páginas não devem estar numeradas.  A escrita deve seguir as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a ser obrigatório no Brasil a partir de janeiro de 2016. Para citações recuadas, o tamanho da fonte será 11. Nas notas de rodapé e legendas, a fonte deve assumir tamanho 10. Nas seções do artigo, a fonte exigida é tamanho 12 em maiúsculas e em negrito, alinhadas à esquerda e sem numeração de itens.

Resenhas

Com extensão entre 2 e 5 páginas, incluindo referências bibliográficas, as resenhas acadêmico-críticas devem ter como objeto capítulos ou livros recentes (publicados nos dois últimos anos). São parâmetros exigidos para a submissão de resenhas: Word for Windows, Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 no corpo do texto, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margens esquerda e superior 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm. O corpo do texto deve estar sempre justificado (com alinhamento à direita e esquerda das margens) e as páginas não devem estar numeradas. A escrita deve seguir as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a ser obrigatório no Brasil a partir de janeiro de 2016. Para citações recuadas, o tamanho da fonte será 11. Nas notas de rodapé e legendas, a fonte deve assumir tamanho 10. Após o título em negrito, centralizado e em caixa-alta, a resenha apresentar uma ficha técnica contendo os dados da publicação: título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN (Ex.: CARDOSO, Beatriz Daruj; GIL, Elis de Almeida; GONDÉ, Valéria Gil. Modelos de análise linguística. São Paulo: Contexto, 2009, 255 p. ISBN 9788572444170).

Entrevistas

Com extensão entre 3 e 8 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas explicativas, a entrevista deve ser fruto de interlocução realizada com pesquisador(a), teórico(a) e/ou personalidade de referência que possa contribuir para discussões sobre temas relevantes na área da linguagem, considerando-se o escopo da revista. Tem por objetivo expor a opinião do(a) entrevistado(a) e explora, junto com ele/ela, a complexidade do debate sobre a questão.

A submissão deve ser acompanhada de carta do(a) entrevistado(a), autorizando a publicação. O documento assinado deve ser anexado no espaço destinado à “Transferências de documentos suplementares”. São parâmetros exigidos para a submissão de entrevista: Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 no corpo do texto, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margens esquerda e superior 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm. O corpo do texto deve estar sempre justificado (com alinhamento à direita e esquerda das margens) e as páginas não devem estar numeradas. A escrita deve seguir as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a ser obrigatório no Brasil a partir de janeiro de 2016. Nas notas de rodapé, a fonte deve assumir tamanho 10. Após o título em negrito, centralizado e em caixa-alta, a entrevista deve apresentar uma apresentação breve do entrevistado e as razões que levaram à sua escolha para pronunciamento acerca do tema em pauta. O(a) entrevistador(a) também precisa situar seu lugar de fala e interesse sobre tema da entrevista.

3.2 ESTRUTURA DOS TRABALHOS

3.2.1 Título

O título deve ser claro, objetivo com no máximo de 15 palavras. Deve estar digitado em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, em caixa-alta e centralizado na página.

3.2.2 Resumo

Na submissão de artigos, apresentar logo abaixo do título (deixando um espaço) um resumo justificado de, entre 150 e 250 palavras. Além da versão em português, o resumo também deve ser apresentado em espanhol (RESUMEN) e em inglês (ABSTRACT), obrigatoriamente. No resumo, devem ser apresentados objetivos (geral e específicos), referencial teórico utilizado, metodologia empregada, hipóteses e perguntas de pesquisa (quando for o caso) e resultados obtidos. Sua apresentação no texto deve ser precedida da palavra RESUMO, em caixa-alta, na segunda linha abaixo do título, sem adentramento e em espaçamento simples. A fonte deve ser a mesma do corpo do texto (Times New Roman), tamanho 12, alinhamento justificado. Após os resumos em cada uma das três línguas exigidas, devem ser apresentadas, com mesma formatação, 03 (três) Palavras-chave, em português, em espanhol (Palabras Clave) e em inglês (Key Words), que descrevam a essência do assunto tratado, visando à indexação. Elas devem estar digitadas com letra inicial maiúscula e devem ser separadas por ponto.

3.2.3 Citações

Em consonância ao que prevê as normas da ABNT 10520:2002, as citações diretas, com até três linhas, deverão ser indicadas no corpo do texto, com delimitação por aspas. Na sequência, deve ser indicado, entre parênteses, sobrenome do(a) autor(a) e, data identificadora da edição da obra e número de página, conforme exemplo: GREGOLIN (2013, p.230) ou (GREGOLIN, 2013, p.230). As citações longas (com mais de três linhas) devem ser indicadas com fonte tamanho 10, com recuo da margem esquerda de 4 cm, sem aspas ou itálico. Devem indicar, entre parênteses, sobrenome do(a) autor(a), data identificadora da edição da obra e número de página, conforme exemplo: (GREGOLIN, 2013, p.230).

3.2.4 Referências

A lista de referências deverá constar ao final do texto, apresentando apenas as referências de obras mencionadas no trabalho. Devem ser ordenadas alfabeticamente e se apresentar de acordo com a ABNT 6023:2002. O destaque dos títulos deve ser em itálico, e os nomes dos autores citados nas referências devem ser escritos por extenso.

Livro:

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis: Vozes, 2013.

BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.). Leitura, escrita e pesquisa em Letras: análise do discurso de textos acadêmicos / Valdir Heitor Barzotto ... [et al.] – Campinas-SP: Mercado de Letras, 2014.

Capítulos de livro:

GRIGOLETTO, Marisa. Lições de modelo: a escrita que engessa e a que mobiliza. In: RIOFFI, Claudia Rosa; BARZOTTO, Valdir Heitor (Orgs.).  O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise – Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011, p. 91-105.

Dissertações e tese:

PIOVEZANI, Carlos Félix. Verbo, corpo e voz: reflexões sobre o discurso político brasileiro contemporâneo. 2007. 278 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.

Artigos em periódicos:

MAFFESOLI, Michel. As máscaras do corpo. Tradução Aldo Bizzocchi. Cásper Líbero. São Paulo, Ano III, Vol. 3 N. 6, 2º semestre, 2000, p. 44-49.

Artigos em periódicos online:

BERGER, Christa Liselote.A reestruturação da política em tempos midiáticos.Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-11, janeiro/junho 1997. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/3298>. Acesso em: 3 out. 2013.

3.2.5 Ilustrações

No artigos, quando ilustrações forem necessárias, elas devem fornecer informações suficientes para que o leitor possa compreendê-las sem necessidade de uma contribuição significativa de texto. A identificação deve ser posicionada na parte inferior da ilustração precedida da palavra em que consiste a ilustração (Figura, Gráfico, Quadro) e enumerar, sequencialmente, com algarismos arábicos seguidos de travessão e respectivo título. (Ex.: Figura 1 – Enquadramento dos candidatos na mídia). Na parte posterior à ilustração, será necessário apresentar as informações sobre a(s) fonte(s) consultada(s) (Ex.: Fonte: Santos (2018, p. 231) , ou o indicativo de produção própria, quando for o caso (Ex.: Elaborado pelo autor do artigo).

3.2.6 Tabelas

Se for necessário o uso de tabelas, seu conteúdo deve ser autoexplicativo, e a identificação deve ser posicionada na parte inferior, precedida da palavra Tabela. A enumeração, sequencial, precisa conter algarismos arábicos seguidos de travessão e do respectivo título. (Ex.: Tabela 1 – Dados dos entrevistados). Na parte posterior à tabela, será necessário apresentar as informações sobre a(s) fonte(s) (Ex.: Fonte: Santos (2018, p. 231) ou “Elaborada pelo autor do artigo).

Artigos

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