“O VERDADEIRO DEUS EM CUJAS MÃOS SE ACHAM TODOS OS REINOS”: AGOSTINHO DE HIPONA, ESTATUTOS DE HUMANIDADE E OS PRESSUPOSTOS DO “IMPÉRIO” DE DEUS NA TERRA

  • Wendell dos Reis Veloso Professor de História Antiga e Medieval do curso de história EAD do consórcio UNIRIO/CEDERJ/UAB - Polo Resende; Doutorando pelo PPHR/UFRRJ com bolsa CAPES; Colaborador do LabQueer/UFRRJ

Resumo

Em um contexto de credo niceno institucionalizado, o bispo Agostinho de Hipona  elenca os supostos motivos que estariam conduzindo o Império Romano no Ocidente ao seu fim, ao passo que também forja elementos identitários para a crescente sociedade cristã. Por meio da análise de trechos de Confessiones e De Civitate Dei, objetiva-se identificar no projeto agostiniano de identidade cristã a influência da idéia de império, analisando as noções de humanidade nestas práticas discursivas e suas potenciais reverberações em práticas intolerantes direcionadas aos supostamente destoantes

Biografia do Autor

Wendell dos Reis Veloso, Professor de História Antiga e Medieval do curso de história EAD do consórcio UNIRIO/CEDERJ/UAB - Polo Resende; Doutorando pelo PPHR/UFRRJ com bolsa CAPES; Colaborador do LabQueer/UFRRJ
Professor de História Antiga e Medieval do curso de história EAD do consórcio UNIRIO/CEDERJ/UAB - Polo Resende; Doutorando pelo PPHR/UFRRJ com bolsa CAPES; Colaborador do LabQueer/UFRRJ

Referências

Documentação:

AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus: Contra os Pagãos. Bragança Paulista: 8ª ed. Tradução de Oscar Paes Leme. Editora Universitária São Francisco, 2008. (Coleção Pensamento Humano). 2 v.

______. Confissões. Tradução de J. Oliveira e A. Ambrosio de Pina. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

AUGUSTINUS, Aurelius. Confessiones. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 1963. (Biblioteca de Autores Cristianos, Tomo II)

S. AURELII AUGUSTINI HIPPONENSIS EPISCOPI CONFESSIONUM LIBRI TREDECIM. Disponível na Internet: http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0354-0430__Augustinus__Confessionum_Libri_Tredecim__MLT.pdf.html. Acessado em: maio de 2012.

S. AURELII AUGUSTINI HIPPONENSIS EPISCOPI AD MARCELLINUM DE CIVITATE DEI CONTRA PAGANOS. Disponível na Internet: http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0354-0430__Augustinus__De_Civitate_Dei__MLT.pdf.html. Acessado em: maio de 2012.

Bibliografia:

BROWN, Peter. A Ascensão do Cristianismo no Ocidente. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

BROWN, Peter Robert Lamont. Santo Agostinho: uma Biografia. Rio de Janeiro: 5ª ed. Record, 2008.

CERTEAU, Michel. A Linguagem da Violência. In: ______. A Cultura no Plural. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995, p. 87-97.

CHADWICK, Henry. Augustine of Hippo: a Life. Oxford/New York: Oxford University Press, 2009.

DRAKE, H. A. The Church, Society and Political Power. In: CASIDAY, Augustine; NORRIS, Frederick W. (Editors). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 403-428. (The Cambridge History of Christianity, V. 2)

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: Aula Inaugural no College de France, pronuciada em 2 de dezembro de 1970. 14 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

GADDIS, Michael. The political church: religion and state. In: ROUSSEAU, Philip (Ed.). A Companion to Late Antiquity. Malden: Blackwell Publishing, 2012, p. 511-524.

GARCÍA MORENTE, Manuel. Fundamentos de Filosofia I: Lições Preliminares. São Paulo: 8ª ed. Mestre Jou, 1980.

HÉRITIER, Françoise. O Eu, o Outro e a Intolerância. In: DRUCROCQ, Françoise Barret (org). A Intolerância: Foro Internacional sobre a Intolerância. Academia universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000, p. 24-27.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à Semântica dos Tempos Históricos. Rio de Janeiro: PUC-Rio Ed., 2006.

LEONE, Anna. Christianity and Paganism, IV: North Africa. In: CASIDAY, Augustine; NORRIS, Frederick W. (Editors). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 231-247. (The Cambridge History of Christianity, V. 2)

MALERBA, Jurandir. Para uma Teoria Simbólica: Conexões entre Elias e Bourdieu. In: CARDOSO, Ciro F.; MALERBA, Jurandir (Orgs.). Representações: Contribuições a um Debate Transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000, p. 199-225.

MEREU, Italo. A Intolerância Institucional: Origem e Instauração de um Sistema sempre Dissimulado. In: DRUCROCQ, Françoise Barret (org). A Intolerância: Foro Internacional sobre a Intolerância. Academia universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000, p. 42-45.

MENDES, Norma Musco. Professora Norma Musco Mendes Evidencia Estudos de Roma no Brasil (Entrevista Concedida ao Pesquisador Carlos Eduardo da Costa Campos – NEA/UERJ). Philía: Jornal Informativo de História Antiga, Rio de Janeiro, n. 35, p. 4-5, jul/ago/set, 2010.

PEREIRA, Antônio Celso Alves. Estado e Soberania na Idade Média. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; CABRAL, Ricardo; MUNHOZ, Sidnei. Impérios na História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, p. 47-56.

PUERTAS, Alberto Quirogas. El obispo como Orator Christianus. In: ACERBI, Silvia, MARCOS, Mar, TORRES, Juana (Org.). El obispo en la Antigüedad Tardia: Homenaje a Ramón Teja. Madri: Trotta, 2016. p. 247-258.

SANCOVSKY, Renata Rozental. Práticas Discursivas e Campos Semânticos das Narrativas “Adversus Iudaeos”. Século IV ao VII d.C. Phoînix, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 128-145, 2010.

______. Inimigos da Fé: Judeus, Conversos e Judaizantes na Península Ibérica. Século VII. Rio de Janeiro: Imprinta Express, 2008.

UBINA, José Fernández. Origen e consolidación del episcopado monárquico. In: ACERBI, Silvia, MARCOS, Mar, TORRES, Juana (Org.). El obispo en la Antigüedad Tardia: Homenaje a Ramón Teja. Madri: Trotta, 2016. p. 37-51.

VELOSO, Wendell dos Reis. Apontamentos sobre a Tradução Cultural do Neoplatonismo Operada por Agostinho de Hipona na Antiguidade Tardia (c. 386-426). Roda da Fortuna, Barcelona, v. 3, p. 110-130, 2014.

______. O discurso antimaniqueísta como elemento demarcador da identidade católica na Primeira Idade Média. As referências na obra Confissões (c. 397) de Agostinho de Hipona. DIA-LOGOS, Rio de Janeiro, v. 10, p. 90-99, 2016.

SILVA, Gilvan Ventura da. Humanismo e tolerância religiosa: é possível aprendermos com os romanos? In: ______ (Org.). Conflito cultural e tolerância religiosa no Império Romano. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2008, p. 7-17.

SILVA, Gilvan V. da; MENDES, Norma M. Diocleciano e Constantino: a construção do DOMINATO. In: ______ (Orgs.) Repensando o Império Romano: Perspectiva Socieconômica, Política e Cultural. Rio de Janeiro; Vitória, ES: Mauad, EDUFES, 2006, p. 193-221.

SOUZA, Mauro Araujo de. Introdução. In: AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Martin Claret, 2004, p. 13-28.

VAN DAM, Raymond. Bishops and Society. In: CASIDAY, Augustine; NORRIS, Frederick W. (Editors). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 343-366. (The Cambridge History of Christianity, V. 2)

VILANI, Maria Cristina Seixas. Origens medievais do Estado moderno. Belo Horizonte: Inédita, 1999.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma Introdução Teórica e Conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. 6ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p 7-72.

Publicado
2018-12-30
Seção
Artigos