https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/issue/feed Revista GESTO-Debate2025-12-10T17:37:45+00:00Prof. Dr. Rafael Rossir.rossi@ufms.brOpen Journal Systems<p>A revista "GESTO-Debate" (ISSN 2595-3109) é uma revista educacional online, de fluxo contínuo e com acesso aberto e totalmente gratuito. Trata-se de uma iniciativa do Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável - LAPEGS, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.</p> <p>Publisher: UFMS.</p> <p>Aceitam-se textos em português, espanhol, inglês, francês e italiano.</p> <p>Esta revista se preocupa com a ética na pesquisa em educação e adota do código de ética: "Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors" do <a href="https://publicationethics.org/files/Code%20of%20Conduct.pdf">Comittee on Publications Ethics</a>. Aceitam-se textos em português, inglês e espanhol. Esta revista permite o livre acesso a seu conteúdo, bem como não cobra nenhuma taxa para o processo de submissão e avaliação de artigos.<br>Os textos publicados expressam os argumentos e opiniões exclusivamente dos autores.<br>Licença Creative Commons : Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC).</p> <p> </p>https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/24291O Ecoturismo em Bonito - MS: Uma Análise do Impacto Socioeconômico e Socioambiental2025-12-04T15:51:02+00:00Luciano Xavierlucianobortholazzi@gmail.com<p>O presente artigo analisa os impactos socioeconômicos e socioambientais do ecoturismo no município de Bonito, Mato Grosso do Sul, inserido na região Centro-Oeste do Brasil. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se em autores como Ruschmann, Lamoso & Lomba, Oliveira e Camargo, além de dados de instituições oficiais como o Ministério do Turismo e o IBGE. Discutem-se as potencialidades do ecoturismo como instrumento de desenvolvimento sustentável, associando a geração de emprego e renda à conservação dos ecossistemas locais. Os resultados apontam que o ecoturismo tem promovido transformações econômicas significativas e contribuído para a valorização da cultura e da consciência ambiental da população. Entretanto, desafios como o avanço da fronteira agrícola, a pressão sobre áreas de conservação e a necessidade de políticas públicas eficazes permanecem. Conclui-se que o equilíbrio entre o crescimento turístico e a preservação ambiental é essencial para garantir a sustentabilidade.</p>2025-11-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista GESTO-Debatehttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/23015Diseño de Espacios para el Aprendizaje: Una Perspectiva Arquitectónica2025-05-04T22:45:49+00:00Galo Roberto García Flores de Válgaz galo.garcia@uleam.edu.ecMartha Lorena Mendoza Navarretemartha.mendoza@uleam.edu.ecLuis Antonio Alcivar Villavicencioe1317866273@live.uleam.edu.ecKatherine Lisseth Moreira Meroe1315515302@live.uleam.edu.ec<p>El presente artículo explora el impacto del diseño arquitectónico de espacios educativos en el proceso de enseñanza y aprendizaje, destacando su relevancia para el rendimiento académico, el bienestar emocional y la interacción social de los estudiantes. El objetivo es analizar los espacios y</p> <p> </p> <p>estrategias de diseño arquitectónico en espacios que optimizan el aprendizaje y la interacción educativa. Para llevar a cabo esto se efectuó una revisión documental donde se recopilaron 39 documentos relevantes indexados en Scopus, SciELO y Dialnet, para garantizar la calidad y la actualidad de las fuentes utilizadas se consideraron solo documentos de los últimos 5 años. Los resultados reflejaron evidencias de que el diseño adecuado de los espacios educativos, que incluyen factores como la iluminación natural, la acústica, la flexibilidad y la conexión con el entorno, promueven la interacción, creatividad y bienestar a los estudiantes. La incorporación de nuevas tecnologías y planteamientos pedagógicos, como la neuro arquitectura, la realidad virtual y el aprendizaje basado en proyectos, facilitan un aprendizaje más personalizado, mejorando el rendimiento académico de los estudiantes. </p>2025-04-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista GESTO-Debatehttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/23206Desafios Enfrentados por Professores de Geografia na Aplicação de Atividades/Tarefas na Plataforma do Quizizz para Alunos com Tdah2025-05-26T13:34:55+00:00Luciano Xavierluciano.xavier@uel.br<p>O artigo aborda características e impactos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), um distúrbio que pode afetar crianças e persiste na vida adulta. A pesquisa é caracterizada como de abordagem quali-qualitativa, baseada em um questionário online aplicado junto a professores de Geografia em algumas escolas públicas de Londrina-Pr. No contexto escolar, o texto apresenta as funcionalidades da plataforma Quizizz relacionada com o projeto Desafio Paraná. O objetivo principal é identificar os desafios para a elaboração das atividades e tarefas pelos professores dentro da plataforma, com foco para os alunos com o transtorno. Os resultados revelam que existem obstáculos significativos: a falta de formação específica para os educadores e a inadequação das ferramentas digitais utilizadas. Para que o Quizizz seja eficaz, é essencial implementar estratégias pedagógicas adaptadas com um suporte adequado.</p>2025-05-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista GESTO-Debatehttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/23072Políticas Educacionais Federais para Estudantes da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no Brasil2025-06-12T13:51:17+00:00Ricardo Allan de Carvalho Rodriguesrallanbr@gmail.com<p>Este estudo visa debater sobre a oferta das políticas públicas educacionais federais aos estudantes do público da Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, cuja análise é qualitativa. A metodologia contemplou a seguinte organização: 1) fase da ausência de políticas e de exclusão educacional; 2) fase das políticas de assistencialismo/segregação educacional; 3) fase das políticas de integração educacional; 4) fase das políticas de inclusão. Entre suas conclusões, identificou-se que as políticas federais diversificaram quanto ao seu fundamento filosófico, científico e político, etc., não sendo uniforme e sincrônica para o atendimento das diferentes especificidades do público da Educação Especial. Ademais, observa-se que as atuais políticas federais conflitam quanto à atuação conjunta em classes inclusivas e especializadas, como ocorre na organização atual de algumas secretarias de educação dos entes federados.</p>2025-06-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista GESTO-Debatehttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/23172Contribuições da Pedagogia do Espaço de Mayumi Souza Lima na Construção da Escola Inclusiva Contemporânea2025-06-12T13:47:30+00:00Waleria Volk Magnani Rizzouirapuru.projeto@gmail.comLuis Octavio de Faria e Silvalifariaesilva@gmail.comLuiz Renato Martins da Rochaluizrenato@usp.br<p>Este artigo discute a importância da adaptação do conforto ambiental para o Público da Educação Especial (PEE) na rede regular de ensino. O estudo cruza a Pedagogia do Espaço, metodologia lúdico-participativa de Mayumi Watanabe Souza Lima, com os fundamentos da educação especial e inclusiva, propondo uma abordagem híbrida entre arquitetura escolar e inclusão. A pesquisa baseia-se em análise documental, incluindo bibliografia, relatórios da arquiteta educadora quando atuou na Conesp, e na experiência piloto da E.E. João Kopke durante a Ditadura Militar. Como estudo teórico em construção, ainda não há aplicação prática, prevista para etapa posterior. Conclui-se que a abordagem espacial de Mayumi Souza Lima pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão do PEE, indo além das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e reforçando o papel do ambiente físico na educação inclusiva.</p>2025-06-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista GESTO-Debatehttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/24264Sistemas Agroflorestais Silviculturais Medicinais e Ornamentais: Potencialidades para a Agricultura Familiar2025-12-10T17:37:45+00:00Sarita Silva de Vila Feltrinifeltrini@gmail.comEriki Miller Lima Luiz Paivaerikiterena@gmail.com<p>O estudo destaca a importância da utilização de espécies nativas do Cerrado com potencial medicinal, ornamental e ecológico em Sistemas Agroflorestais (SAFs), em consonância com a década da restauração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa identificou 78 espécies nativas do Cerrado promissoras, selecionadas por meio de revisão bibliográfica em periódicos científicos e bases de dados, com base em critérios como valor ornamental, uso medicinal tradicional, função ecológica e compatibilidade com SAFs. Os resultados evidenciam que essas espécies apresentam atributos que favorecem sistemas produtivos, resilientes e multifuncionais, além de fortalecerem práticas tradicionais e contribuírem para a valorização sociocultural e ecológica do Cerrado.</p>2025-12-09T16:47:35+00:00Copyright (c) 2025 Revista GESTO-Debatehttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/24211Ecopedagogía2025-10-10T11:38:09+00:00DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA SANTOSdouglas.pestana@unifesp.br<p>La ecopedagogía surge como un enfoque educativo crítico frente a las crisis socioambientales contemporáneas, proponiendo una concepción de enseñanza que trasciende la mera transmisión de conocimientos sobre el medio ambiente y avanza hacia la construcción de una conciencia planetaria. Basada en la pedagogía crítica de Paulo Freire (1994), la ecopedagogía problematiza las interconexiones entre los sistemas sociales, políticos, económicos y ecológicos, destacando que la degradación ambiental es inseparable de las estructuras de dominación y explotación características del capitalismo tardío (Gadotti, 2000). A diferencia de los enfoques tradicionales de la educación ambiental, que a menudo se limitan a acciones puntuales y prescriptivas, la ecopedagogía propone una educación emancipadora, orientada hacia la transformación social y ecológica. Sus principios orientan prácticas pedagógicas que fomentan el protagonismo de los estudiantes en la construcción de una relación sostenible y ética con la naturaleza. Sin embargo, este enfoque enfrenta desafíos teóricos y prácticos, especialmente en lo que respecta a la necesidad de un pensamiento más dialógico y pluralista, que contemple las perspectivas indígenas y de los pueblos tradicionales, frecuentemente marginadas en el discurso ecológico dominante (Gutiérrez & Prado, 1999). Se concluye que la ecopedagogía representa una alternativa epistemológica relevante en la construcción de una ciudadanía planetaria, comprometida con la justicia socioambiental y la sostenibilidad.</p> <p> </p>2025-10-10T11:35:31+00:00Copyright (c) 2025 Revista GESTO-Debatehttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/23041Práticas Pedagógicas Sustentáveis2025-05-04T22:41:58+00:00Zenaide Rodrigues dos Santos Coutozenaide10couto@gmail.com<p>Este estudo apresenta uma experiência pedagógica sustentável realizada em uma escola pública com alunos do 5º ano, visando integrar a educação ambiental ao aprendizado interdisciplinar. As atividades envolveram oficinas de reciclagem, horta escolar e construção de brinquedos com materiais reutilizáveis, além de saídas de campo para observação de ecossistemas locais. Os resultados demonstraram um aumento no engajamento dos alunos e na compreensão sobre sustentabilidade, promovendo mudanças de atitude em relação ao descarte de resíduos e à preservação ambiental. A participação ativa dos estudantes favoreceu a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades socioambientais. Além disso, a inclusão das famílias no processo fortaleceu a conscientização na comunidade. Conclui-se que a adoção de práticas pedagógicas sustentáveis deve ser ampliada no ambiente escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente.</p>2025-04-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista GESTO-Debate