Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate <p>A revista "GESTO-Debate" (ISSN 2595-3109) é uma revista educacional online, de fluxo contínuo e com acesso aberto e totalmente gratuito. Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores para o Desenvolvimento Sustentável – NEPFORDS, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.</p> <p>Publisher: UFMS.</p> <p>Aceitam-se textos em português, espanhol, inglês, francês e italiano.</p> <p>Esta revista se preocupa com a ética na pesquisa em educação e adota do código de ética: "Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors" do <a href="https://publicationethics.org/files/Code%20of%20Conduct.pdf">Comittee on Publications Ethics</a>. Aceitam-se textos em português, inglês e espanhol. Esta revista permite o livre acesso a seu conteúdo, bem como não cobra nenhuma taxa para o processo de submissão e avaliação de artigos.<br>Os textos publicados expressam os argumentos e opiniões exclusivamente dos autores.<br>Licença Creative Commons : Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC).</p> <p>&nbsp;</p> pt-BR r.rossi@ufms.br (Prof. Dr. Rafael Rossi) revistagestodebate@gmail.com (Revista GESTO-Debate) Sun, 28 Jan 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A BNCC: A ACOLHIDA DE UMA REFORMA CURRICULAR NO IFSUL https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20800 <p>A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio é um documento que apresenta as competências e habilidades a serem desenvolvidas em cada ano escolar, para todas as componentes curriculares. Seu processo de elaboração foi bastante controverso por ser dirigido por fundações não governamentais em detrimento de sociedades científicas. Considerando a necessidade de sua aplicação, o presente artigo tem por objetivo identificar a acolhida que os professores de Matemática realizam ao receber a BNCC. As informações foram geradas a partir das respostas de sete professores de Matemática do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, <em>Campus</em> Pelotas que foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram a resistência política dos docentes à sua implementação, que sofrem pressão realizada pelas avaliações externas e a presença da preocupação com o desempenho dos estudantes.</p> Lupi Scheer dos Santos, Elaine Corrêa Pereira Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20800 Wed, 05 Jun 2024 00:00:00 +0000 O BULLYING COMO FENÔMENO PSICOSSOCIAL NA ESCOLA https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20986 <p><span style="font-weight: 400;">A escola como ambiente coletivo, desempenha importante função no desenvolvimento social do sujeito, viabilizando as relações entre pares que constituem a base do amadurecimento psicossocial, das relações interpessoais e a própria projeção extra-escolar do sujeito. Considerando este intrincado ecossistema onde as relações entre pares possuem motivações e objetivos, diversos são os casos em que grupos de sujeitos, buscando afirmação no espaço escolar através da força e violência psicológica sistematizada, causam danos e prejuízos para determinados sujeitos estereotipados como pacíficos ou </span><em><span style="font-weight: 400;">‘deslocados’</span></em><span style="font-weight: 400;"> da maioria. Nesse sentido, tal violência sistêmica, denominada </span><em><span style="font-weight: 400;">bullying</span></em><span style="font-weight: 400;">, vem ganhando nos últimos anos notoriedade a partir dos recentes casos de ataques a escolas, protagonizados por indivíduos vitimados por este tipo de problema. Assim, este artigo, configurado num estudo bibliográfico narrativo-qualitativo, tem por objetivo discutir crítico-reflexivamente a problemática do </span><em><span style="font-weight: 400;">bullying</span></em><span style="font-weight: 400;"> como fenômeno psicossocial na escola, destacando suas origens e relações com a escola. Para isso, foram reunidos trabalhos publicados entre 2013 e 2023, presentes nos repositórios de acesso livre&nbsp; </span><em><span style="font-weight: 400;">Scielo</span></em><span style="font-weight: 400;"> e Oasisbr, sendo usados descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão para refinamento do esteio bibliográfico utilizado. A partir das reflexões e discussões apresentadas ao longo do texto, verificamos que muito ainda deve ser feito para compreender o </span><em><span style="font-weight: 400;">bullying</span></em><span style="font-weight: 400;"> como fenômeno complexo de interação entre pares na escola, possuindo este, origens múltiplas, produzindo impactos severos para as vítimas, levando a desafiadoras formas de mapeamento e intervenção por gestores e psicólogos educacionais.</span></p> KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20986 Sat, 01 Jun 2024 00:00:00 +0000 FORTALECENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20960 <p>O presente artigo tem como objetivo destacar a importância do fortalecimento das competências socioemocionais na primeira infância como um elemento fundamental para promover o desenvolvimento integral na Educação Infantil. Na primeira seção, são abordadas as competências socioemocionais na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular e as pesquisas relacionadas ao tema na Educação Infantil. Já na segunda seção, a análise se concentra no trabalho com essas competências em sala de aula, destacando o papel dos professores e dos alunos diante desse novo enfoque na Educação Infantil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica como instrumento para coleta de dados. O artigo nos proporciona pensar sobre o fortalecimento das competências socioemocionais na primeira infância como fator primordial para promover o desenvolvimento integral desde a primeira infância.</p> Suellen Pammela Costa Matos, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20960 Sat, 25 May 2024 00:00:00 +0000 NARRATIVAS E INCLUSÃO: EXPLORANDO O POTENCIAL DO RPG NA EDUCAÇÃO GAMIFICADA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20287 <p>O Role-Playng Game (RPG) é um jogo que pode ser explorado de diversas formas, com infinitas possibilidades. Assim, por meio de uma revisão integrativa com caráter exploratório, a pesquisa se faz para atender demandas da educação por novos meios didáticos inclusivos. Assim confirmando o potencial ferramental do RPG na acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual (PcDV) na educação. Foram identificadas barreiras enfrentadas por PcdV, e impactos que a utilização do RPG traz no ambiente educacional, como também resultados relevantes do potencial&nbsp; e seus elementos característicos como meio de acessibilidade, socialização, integração e inclusão, permeando estratégias de <em>Game design</em>. O formato simples, imaginativo e oral deste jogo pode atrair atenção e engajamento, possibilitando a integração dos mesmos, clarificando assim, que o RPG é uma ponte de acessibilidade e inclusão na educação de PcDV.</p> Willian Steffan Hoher Megiolaro, Fernanda Megiolaro, Katia Mônica Verdim Eggert Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20287 Tue, 16 Apr 2024 00:00:00 +0000 ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751 <p>O presente artigo é uma mediação por meio da qual abordamos a importância do ensino de geografia para o desenvolvimento intelectual dos alunos, com a contribuição da pesquisa e do estudo sobre práticas sustentáveis realizadas pelo agronegócio. Essa reflexão é oriunda de nossa atuação enquanto docente no curso de Pedagogia de uma universidade federal e, também, das investigações científicas que realizamos a respeito do desenvolvimento sustentável na formação de professores. Demonstramos a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável e a importância do ensino de geografia com o debate e o estudo a respeito do agronegócio em uma perspectiva sustentável. Concluímos que a compreensão da realidade espacial é um requisito indispensável para futuros pedagogos e a análise geográfica do agronegócio sustentável apresenta potencialidades relevantes para o ensino e a pesquisa acadêmica.</p> Rafael Rossi Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751 Sat, 13 Apr 2024 00:00:00 +0000 EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20344 <p>Este artigo analisa experiências internacionais de curricularização da extensão na educação superior, com o objetivo de identificar lições aprendidas e sua aplicabilidade ao contexto brasileiro. Através de uma revisão sistemática da literatura, foram examinadas iniciativas em diversos países, como Portugal, Holanda, México e Dinamarca. As análises revelam que a curricularização da extensão pode promover uma integração mais efetiva entre a universidade e a sociedade, fortalecendo o compromisso social das instituições de ensino superior. As principais lições aprendidas incluem a importância da capacitação docente, o estabelecimento de parcerias estratégicas e a promoção de uma cultura de avaliação contínua. Além disso, são discutidos os desafios enfrentados na implementação dessas iniciativas, como a resistência institucional e a escassez de recursos financeiros. Com base nas experiências internacionais, são sugeridas adaptações e ajustes para a realidade brasileira, visando superar esses desafios e maximizar os benefícios da curricularização da extensão. Espera-se que este estudo contribua para o avanço das políticas de extensão universitária no Brasil, promovendo uma educação superior mais inclusiva, democrática e comprometida com o desenvolvimento social.</p> Rodger Roberto Alves de Sousa Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20344 Wed, 27 Mar 2024 00:00:00 +0000 INCLUSIÓN Y ATENCIÓN A LA DIVERSIDAD. RETOS Y PERSPECTIVA DESDE UN PROTAGONISTA https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20339 <p>El presente estudio busca analizar los retos y perspectivas en la inclusión y atención a la diversidad de estudiantes con Necesidades Educativas Especiales, desde la experiencia de un protagonista, con el fin de promover la importancia de abordar esta problemática de manera más efectiva. Se aborda desde un paradigma interpretativo con un diseño fenomenológico, descriptivo y narrativo, que muestra el respaldo teórico de la temática y el relato de las vivencias del entrevistado. Los hallazgos revelan que los principales desafíos en la inclusión y la atención a la diversidad es la ausencia de capacitación docente, la estigmatización y la necesidad de adoptar una actitud sensible y comprensiva ante las dificultades académicas. Se aboga por un enfoque basado en derechos que reconozca la inclusión como un imperativo ético y legal, la creación de redes de apoyo que incluya la interdisciplinariedad con profesionales necesarios según las patologías y la sensibilización en la sociedad como elementos clave para promover una educación inclusiva y de calidad.</p> GALO ROBERTO GARCÍA FLORES DE VÁLGAZ, Lilian García Flores de Válgaz, Karoline Lange García Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20339 Sat, 16 Mar 2024 00:00:00 +0000 CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOLOGIA COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19556 <p><strong>Contribuições da Fenomenologia como Perspectiva Metodológica nas Ciências Humanas</strong></p> <p><strong>Resumo: </strong></p> <p>O artigo apresenta a fenomenologia como uma perspectiva metodológica de pesquisa que pode ser aplicada em diferentes áreas do conhecimento, especialmente nas ciências humanas. A partir da perspectiva fenomenológica de Edmund Husserl, por meio da intencionalidade da consciência, da redução fenomenológica é possível pesquisar de forma qualitativa dados originários da consciência e da subjetividade humanas; bem como, o/a pesquisador/a identificar as essências universais que caracterizam a experiência do mundo-vida dos participantes. A fenomenologia contribui para a compreensão da experiência subjetiva nas ciências humanas, permitindo uma reflexão sobre a vida autêntica, ética, racional e consciente. No entanto, os pesquisadores que utilizam a fenomenologia como perspectiva metodológica enfrentam desafios, como a dificuldade de acesso às experiências subjetivas e a necessidade de um método que apreenda dos dados coletados com rigor metodológico, por meio da descrição, da suspensão dos juízos (<em>epoché</em>) e da interpretação rigorosa dos dados a partir do mundo-vida da pessoa ou grupo estudado para a captação do fenômeno oriundo da consciência, por isso, o método fenomenológico é&nbsp; fundamental para pesquisas na área de humanidades.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> fenomenologia - perspectiva metodológica - ciências humanas - redução fenomenológica - desafios.</p> Carlos Cardoso Silva Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19556 Sun, 28 Jan 2024 00:00:00 +0000 ENSINO, APRENDIZAGEM E SABERES PEDAGÓGICOS ESCOLARES: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20232 <p>O presente artigo é uma mediação por meio da qual explicitamos os vínculos entre a prática de ensino e aprendizagem, tendo como foco as potencialidades investigativas que os saberes pedagógicos podem oferecer à ciência pedagógica e, de modo mais amplo, ao próprio debate e práxis educacional. Esse procedimento metodológico é inerente à Pedagogia Humano-Processual que possui como objetivo contribuir com realizações efetivas da pedagogia compreendida como ciência da e para a educação. Nesse sentido, compreendemos que a sistematização de saberes pedagógicos oriundos da prática e refletidos teoricamente apresentam relevantes potencialidades para a pesquisa e para inspirar outras ações de agentes, em muitos casos, distantes geograficamente das abordagens iniciais.</p> Aline Cristina Santana Rossi, Rafael Rossi Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20232 Thu, 15 Feb 2024 17:14:14 +0000 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20397 <p>Este relato se origina a partir de uma prática educativa sobre a Categoria Trabalho, desenvolvida em uma Disciplina Eletiva, na Unidade Curricular de Ciências Humanas e Matemática. Os alunos da Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias, em Campo Grande – MS, no ano de 2023, aprofundaram seus estudos relacionados à temática Trabalho, onde, o mesmo foi entendido enquanto um processo de humanização do homem. Como resultado, os alunos criaram e elaboraram um <em>Blog</em> intitulado “Por um Trampo mais Humano”.</p> Milena Pellissari Bedim Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20397 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 +0000 DA PRÁXIS EDUCATIVA À CIDADANIA AMBIENTAL https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/21026 <p class="western" style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Relatamos por meio deste escrito uma atividade educativa específica sobre a Cidadania Ambiental, realizada na Disciplina de “Educação para a Cidadania”, no 2o semestre do ano 2019, junto dos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Professores para o Ensino Primário (Fundamental 1 e 2), no Instituto de Formação de Professores de Nampula (IFPN), em Moçambique. A discussão desse tema foi intercalada por uma ação prática de plantio de árvores, numa iniciativa que apelidamos por “Um aluno, Uma Planta”. Os resultados dessa ação foram </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">muito </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">importantes para a elevação da consciência subjetiva da realidade objetiva, já que cada aluno saiu conscientizado sobre a importância de uma </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">boa</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> convivência e de exercitar a cidadania ambiental. Ademais, esse é o papel da escola, humanizar o homem.</span></span></span></p> Félix Matias Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/21026 Tue, 30 Apr 2024 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO, AGRONEGÓCIO E SUSTENTABILIDADE https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/21120 <p><span class="fontstyle0">O presente texto é um meio pelo qual abordamos aspectos de educação, no ensino superior, desmistificando equívocos com relação ao conceito de agronegócio e demonstrando a importância desse setor para a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Trabalhamos com essa temática junto ao curso de Pedagogia, noturno, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e abordamos, cientificamente, as contribuições do agronegócio para a atuação dos/as pedagogos/as, bem como um para um processo de crescimento econômico de nosso país que se paute em princípios sustentáveis em todas as dimensões e escalas. Como conclusões, apontamos a necessidade de, na educação em todos os seus níveis e modalidades, trabalharmos com informações científicas e acadêmicas a respeito do agronegócio e da sustentabilidade como estratégia necessária para não incorrermos em posturas simplistas e equivocadas.</span></p> Rafael Rossi Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/21120 Sun, 12 May 2024 00:00:00 +0000