A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

  • Priscila Larocca
  • Kelen dos Santos Junges

Resumo

O artigo apresenta pesquisa com professores da educação básica, com vistas à captação e análise de elementos da constituição docente pertencentes ao âmbito do exercício profissional. A abordagem provém do referencial histórico-cultural; a idéia de autonomia é central nas discussões, uma vez que implica em conquista do sujeito professor, ao longo de sua trajetória, que possui forte significado social. A história oral de vida, captada através de entrevistas recorrentes, foi o suporte metodológico do trabalho. Na análise dos dados, três unidades significativas foram captadas e se referem: ao início e desenvolvimento da carreira docente, ao cotidiano profissional, às realizações e obstáculos do percurso profissional. Cada unidade contém vivências que devem ser colocadas como objeto de análise e questionamento dos próprios professores e dos cursos de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Larocca

Professora de Psicologia Educacional, lotada no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná; docente e pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação.

Kelen dos Santos Junges

Professora do Curso de Licenciatura em Informática e Licenciatura em Educação Física da FACE. Supervisora Escolar do Colégio Técnico de União da Vitória (COLTEC).

Publicado
2016-11-17
Como Citar
Larocca, P., & Junges, K. dos S. (2016). A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 10(20). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2585